Tecnologias e ferramentas para garantir a segurança de informações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Procedimento de uso do Token em
Advertisements

A FORMA SEGURA DE NAVEGAR NA REDE
Sistemas da Informação e Tecnologia Prof. Luciel Henrique de Oliveira Tecnologias e Ferramentas para Garantir a segurança Trabalho 6 – Adriano Montico.
Trabalho 6 – Tecnologias e Ferramentas para garantir a Segurança
Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança
TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA Aluno: Alexander Foldes Professor: Luciel.
Trabalho 6 Ferramentas para garantir a segurança
Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Prof. Luciel Henrique de Oliveira Trabalho 6 - Alexsandra Amicucci.
O que é o modelo de certificação digital da ICP-Brasil?
TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA.
Trabalho 6 Fernando Baliani da Silva. Certificação digital Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança.
Professor: Alex Avellar
Conceituação de Assinatura e Certificação Digital
Certificação Digital na CAIXA
Aluno: Monica de Brito Figueiredo 2009
Infra-estrutura de Chaves Públicas
Certificação Eletrônica e Assinatura Digital ANVISA
Segurança em documentos eletrônicos Softplan/Poligraph
Infra-estrutura de Chaves Públicas
Nota Fiscal Eletrônica
PROJETO.
Certificação Digital.
Certificação Digital ICP-Brasil
AR FACSI (11) CERTIFICADO DIGITAL AR FACSI (11)
SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA PARA O NOVO CENÁRIO FISCAL ?
Certificação Digital Assinatura Digital.
Projeto Nota Fiscal Eletrônica
Public Key Infrastructure PKI
Autoridades de Certificação
Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Trabalho 6 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a.
TRABALHO 6: Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança
TRABALHO 6 FABIO BONAMIN. FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA ICP é a Infra-estrutura de Chaves Públicas Documento eletrônico que permite efetuar transações.
Benefícios.
DigiSign A solução mais segura para proteção de direitos autorais digitais na publicação e distribuição de e-books.
CERTIFICADO DIGITAL Portaria nº 268/2013 MTE.
Dr. Walter Galhardo Tarcha
Sistemas Seguros 3.2 Certificados Digitais 3.3 ICP-Brasil.
 É uma assinatura eletrônica, obrigatória para todas empresas com mais de 10 funcionários, desde de 1º de Julho de 2012, e para todas as demais empresas.
Nota Fiscal Eletrônica e o Certificado Digital
SIT – T9 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança
SIT – T9 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Marcio Luiz Angeli.
Sistema de Informação e Tecnologia Trabalho 09 – Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Gestão Estratégica de Produção Marcel Fernando de.
LUIZ DANIEL DE AZEVEDO BORGES Trabalho 9. Pesquisar sobre o modelo de certificação digital estabelecido pelo governo, através da ICP-Brasil (sistema de.
Importação e Exportação Bachup’s e cópia de segurança.
SPED e Certificação Digital
SPED – SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL
CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA RAFAEL F P BRIARD TRABALHO 9.
Procuração Eletrônica Como outorgá-la na Receita Federal do Brasil.
Segurança Online Entenda e aprenda a driblar os perigos de compartilhar informações pessoais online.
MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
6 Certificados Digitais
Tecnologias e Ferramentas para garantir a Seguranca
Nota Fiscal Eletrônica NF-e Apresentação: LUCIANARA NEHLS AUDITORA FISCAL - SEFA/PR.
Segurança de Redes de Computadores Prof. Paulo Fernando da Silva Faculdades SENAC Florianópolis Pós-Graduação em Segurança da Informação.
ICP-BRASIL CERTIFICADO DIGITAL
Sistemas de Informação Segurança e Auditoria de Sistemas SI19 – Criptografia – Parte E Prof. Edson Yassuo
SIT – Trabalho 6 Fernando Lange Guerra.
NOTA FISCAL ELETRÔNICA Equipe: Fabiane Poplade Rafaella Santana Rodrigo Nascimento Pereira Vanessa de Lara Barbosa.
Universidade Estadual de Campinas Gestão estratégica da Produção Trabalho 6: Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Cláudio José de Sousa.
Talita Amaral. Introdução Atualmente, há outras formas para comprovar a autenticidade de documentos expressar concordância com determinados procedimentos,
Garantia Disponibilidade Redução no tempo Agilize seus processos internos, eliminando entradas paralelas de NF-e ao digitar o DANFE. Agilidade.
Segurança de Redes de Computadores Prof. Paulo Fernando da Silva.
Conceituação de Assinatura e Certificação Digital
TECNOLOGIA E FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA.
GED e Assinatura Digital
CERTIFICADO DIGITAL FÁBIO DE MORAIS SILVANA TAKEDA MISAKI WILLIAM TZI WEI FERREIRA LEE.
+110 mil Clientes +40 milhões de Usuários +de 40 mil novos Usuários/dia 188 Países, 43 Línguas
Certificação Digital e Assinatura Digital. A Certisign *Ponto de Atendimentos Fonte: Revista Exame Melhores e Maiores Escritórios Porto Alegre.
ASSINATURA DIGITAL.
Transcrição da apresentação:

Tecnologias e ferramentas para garantir a segurança de informações Rafael Romao

Certificado digital Um certificado digital é um arquivo de computador que contém um conjunto de informações referentes a entidade para o qual o certificado foi emitido (seja uma empresa, pessoa física ou computador) mais chave publica refere a chave primada que é de posse unicamente da entidade especificada no certificado. Um certificado digital normalmente é usado para ligar uma entidade a uma chave pública. Para garantir digitalmente, no caso de uma Infraestrutura de chaves publicas (ICP), o certificado é assinado pela autoridade certificadora (AC) que o emitiu e no caso de um modelo de teia de confiança o certificado é assinado pela propria entidade e por outros que dizem confiar nela. Um certificado normalmente inclui: Informações refentes a entidade para o qual o certificado foi emitido (nome, email, CPF/CNPJ, PIS etc.) A chave pública referente a chave privada de posse da entidade especificada no certificado O período de validade A localização do "centro de revogação" (uma URL para download da LCR, ou local para uma consulta OCSP) A(s) assinatura(s) da(s) AC/entidade(s) que afirma que a chave pública contida naquele certificado confere com as informações contidas no mesmo

Valor da assinatura digital A entidade que deseja emitir o certificado gera um par de chaves criptográficas (uma chave pública e uma chave privada). Em seguida a entidade gera um arquivo chamado Certificate Signing Request (CSR) composto pela chave pública da entidade e mais algumas informações que a AC requer sobre a entidade e é assinado digitalmente pela chave privada da própria entidade e envia o CSR cifrado pela chave pública da AC. Então é necessário o comparecimento físico de um indivíduo responsável por aquela identidade em uma autoridade de registro (AR) para confirmação dos dados contidos no CSR e se necessario o acrescimo de mais algum dado do responsavel Finalmente o CSR é "transformado" em um certificado digital assinado pela AC e devolvido ao cliente. Então o browser/aplicativo de gerência de certificados combina o certificado + a chave privada criando o conceito de "Identidade digital", normalmente salvando a chave privada em um cofre protegido por uma frase senha que será necessária para o posterior acesso a chave privada.

Aplicações A Certificação hoje já é uma realidade nas empresas e para muitas pessoas que necessitam utilizar algum serviço que envolve tecnologia. Com isso já se pode notar os benefícios da utilização da Certificação Digital traz para sociedade, como redução de custos, desburocratização e agilidade de processos, e ganhos ambientais com o uso inteligente do papel, sempre com segurança e respaldado pela medida provisória 2.200.  Para você: A versão eletrônica do CPF garante a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas de pessoas físicas. Com ele você tem acesso a todos os serviços oferecidos pela Receita Federal na Internet com a conveniência de não precisar deslocar-se até um posto de atendimento, além de assinar contratos e emails digitalmente. Para sua empresa: A versão eletrônica do CNPJ  garante a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas de pessoas jurídicas. Com este documento digital é possível realizar consultas e atualizar dados na Receita Federal, emissão de Nota Fiscal Eletrônica, assinar contratos e emails digitalmente.

DDA Débito Direto Autorizado (DDA) é um sistema no Brasil criado pela FEBRABAN e bancos brasileiros associados que substitui a emissão de boletos de cobrança impressos pela cobrança eletrônica das obrigações. Com a criação do DDA, a intenção é gerar menos documentos, o que reduz consideravelmente os custos dos bancos com o envio de correspondência para seus clientes. Ademais, o DDA contribui para o desenvolvimento sustentável, pois reduz a utilização de papel. O sistema permite que todas as cobranças sejam recebidas eletronicamente , por meio dos sistemas dos bancos. As transações são 100% de forma eletrônica e os valores das transações são debitados na conta dos clientes de maneira imediata