trabalhando com PENSAMENTOS AUTOMÁTICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Relação Terapêutica: Aplicação à Terapia Cognitiva
Advertisements

Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Psicologia e Ética Profissional
Portfólio de matemática.
experiências INESQUECÍVEIS!
“Desafios”. “Desafios” Vamos fazer uma “viagem” por meio de algumas imagens interessantes... O porque da mão no bolso... Apresentação...
Tente ler sem chorar!!!.
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
" Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer
A formulação de Caso cognitivo - comportamental
A fonte do contentamento, da paz, da segurança e da coragem no dia a dia da vida Lucas 12:13-21.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
2PPM Como os filhos sabem que cresceram?. Idade: 15 à 20 anos Trabalho: Internos/Externos diversos setores Classe: B e C Graduação: Ensino médio/ Cursando.
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
”Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer”
VOCÊ É UM SUCESSO Zíbia Gasparetto.
Esta Animação foi Desenvolvida Exclusivamente para Você.
Psicóloga Deise Azevedo Ajala dos Santos
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
O Quebra-Cabeças e a Vida.
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
APRENDIZ DA VIDA!.
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
“sou rotaractiano” Qual o MEU papel?.
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
“LIBERDADE: MEU PRIMEIRO PASSO”
TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL AVALIAÇÃO INICIAL
Liderança Começa com uma Atitude
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
CRENÇAS INTERMEDIÁRIAS
Teorias e Práticas Psicoterápicas Frederico M R Pinheiro.
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
Aprendi Clique.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Teorias e Práticas Psicoterápicas Frederico M R Pinheiro
Aproveite o poder mental das palavras
Cognitivo-Comportamental
ESTRUTURA DAS SESSÕES Terapia Cognitiva
Teorias e Práticas Psicoterápicas Frederico M R Pinheiro
História da Terapia Cognitiva
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Conceitualização (Conceituação) Cognitiva
MITOS E CONCEPÇÕES EQUIVOCADAS SOBRE A TERAPIA COGNITIVA
Terapia Cognitivo-Comportamental AVALIAÇÃO INICIAL 1ª. Sessão
A Relação Terapêutica Empirismo colaborativo
SITUAÇÕES.
Trabalhando com Pensamentos Automáticos
Estratégias Cognitivas
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
PENSAMENTOS AUTOMÁTICOS
FACULDADE DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA
A Relação Terapêutica Empirismo colaborativo
4 – FUNDAMENTOS PSIQUICOS EM VENDAS
Conceitualização Cognitiva
Os 12 erros de pensamento na Terapia Cognitivo-Comportamental
Formulação de casos Prof. Márcio Ruiz.
“o oponente dentro da cabeça de alguém é mais extraordinário do que aquele do outro lado da rede."
APRENDIZ DA VIDA!.
Identificando e modificando crenças intermediárias
IDENTIFICANDO PENSAMENTOS AUTOMÁTICOS
O PODER DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Conceituação Cognitiva
Depressão.
UNIP Profª Lina Sue UNIP Profª Lina Sue PSICOTERAPIA COGNITIVA BECK, J. S. Terapia Cognitiva: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed,1997. Profª Lina Sue.
Transcrição da apresentação:

trabalhando com PENSAMENTOS AUTOMÁTICOS Profa. Msc. Eliana Melcher Martins Profª Lina Sue Matsumoto

PENSAMENTO AUTOMÁTICO (PA) Base do tratamento na TCC Promove a flexibilidade Cognitiva Fases sobrepostas: 1) Identificação Pensamentos Automáticos Negativos (PAN) 2) Modificação Pensamentos Automáticos Negativos (PAN) Métodos para identificar o PAN: Reconhecimento das mudanças de humor Psicoeducação Descoberta Guiada Registro de Pensamentos Exercícios de Imagem Mental Exercícios de “Role Play” Uso de Inventários

RECONHECIMENTO DAS MUDANÇAS DE HUMOR “A emoção é a estrada real para a cognição” (Beck, 1989) Padrões de pensamentos ligados à expressão emocional intensa, carregada  oportunidades ricas para trazer à tona alguns PA e ESQUEMAS importantes a serem trabalhados em terapia. Além disso há um impacto significativo na memória. A carga emocional propicia maior lembrança dos eventos a serem trabalhados. Video 4 – TCC para Doenças Graves

IMPORTANTE IDENTIFICAR OS ESTADOS DE HUMOR As emoções = importância primária = TC. Meta importante TC  alívio de sintomas (redução no nível de aflição = quando ele modifica PA disfuncional). A emoção negativa intensa é dolorosa  disfuncional quando interfere na capacidade do paciente de pensar claramente, resolver problemas, agir efetivamente ou obter satisfação. Os pacientes com um transtorno psicológico, frequentemente experimentam uma intensidade de emoção que é excessiva ou inapropriada à situação. Podem sentir-se cansados (não reconhecer depressão) ou sentirem-se nervosos (não reconhecerem ansiedade). Também a raiva, a vergonha e a culpa são estados de humor problemáticos comuns a muitas pessoas.

PSICOEDUCAÇÃO Ensinar ao paciente, se possível com exemplos próprios, a origem dos PAN. Explicar como o pensamento influencia a emoção e o comportamento Vídeo 1 – TCC sessões breves

COMO IDENTIFICAR MEUS PA’s ? Durante esta aula  Você pode perceber alguns níveis no seu pensamento. Você pode estar tendo alguns pensamentos avaliativos rápidos... Não decorrentes de deliberação ou raciocínio... Esses pensamentos são chamados de PA, pois eles parecem surgir automaticamente, de repente, e são, com frequência, bastante rápidos e breves. Você pode aprender a identificar seus PA prestando atenção às suas mudanças de afeto.

COMO IDENTIFICAR MEUS PA’s ? Tendo identificado seu PA, você pode avaliar a validade dos seus pensamentos. Em termos cognitivos, quando pensamentos disfuncionais são sujeitos à reflexão racional, nossas emoções, em geral, mudam. Vamos entender de onde vem os PA’s...

Ei, isso faz sentido... Finalmente uma aula interessante! Ah! Isso é ridículo... Nunca vai funcionar... Essa aula tá muito chata! Que desperdício de dinheiro... Isso é difícil demais... Eu nunca vou aprender essa TCC... Arrrgh... essa aula *$%@#*... Eu preciso mesmo aprender tudo isso? E se eu não conseguir?

Isso é difícil demais... E nunca vou aprender essa TCC... COMO IDENTIFICAR as CRENÇAS ? Isso é difícil demais... E nunca vou aprender essa TCC... Desde a infância, as pessoas desenvolvem determinadas crenças sobre si mesmas, outras pessoas e seus mundos. CC são entendimentos que são tão fundamentais e profundos, que as pessoas frequentemente não os articulam, sequer para si mesmas. São idéias consideradas (pela pessoa) como verdades absolutas, é o nível mais fundamental de crença; elas são globais, rígidas e supergeneralizadas.

Isso é difícil demais... Eu nunca vou aprender essa TCC... COMO IDENTIFICAR as CRENÇAS ? CRENÇA CENTRAL = “Eu sou incompetente” CC = é ativada na aula = autocrítica = interpretação da situação negativada. VIÉS CONFIRMATÓRIO = desconsiderada e desconta as evidências contrárias à CC. MANUTENÇÃO DA CC = mesmo que seja imprecisa, não verdadeira, disfuncional. Isso é difícil demais... Eu nunca vou aprender essa TCC...

CRENÇAS INTERMEDIÁRIAS As CC influenciam o desenvolvimento de uma classe intermediária de crenças: atitudes, regras e suposições. As CRENÇAS INTERMEDIÁRIAS (CI) influenciam como a pessoa pensa, sente e se comporta. “é horrível ser incompetente” ATITUDE REGRA SUPOSIÇÃO “Eu devo estudar muito, o tempo todo” “Se eu estudar o mais que puder, posso ser capaz de ser tão bom como os meus colegas”

DESCOBERTA GUIADA Utilize suas habilidades de empatia. Coloque-se no lugar do paciente e pense como ele pode estar pensando. Essa prática leva a uma maior competência do terapeuta. Faça questionamentos que estimulem a EMOÇÃO = Elas balizam seu caminho. Seja específico = Situações específicas (discussão de tópicos gerais leva a relato de cognições difusas). Focalize em eventos recentes. Mantenha-se em uma linha de questionamento e um único tópico.

DESCOBERTA GUIADA Vá fundo e questione: ”Quais outros pensamentos você teve na situação?” ”Vamos tentar nos manter nisso um pouco mais?” ”Você se lembra de mais algum pensamento que pudesse estar passando por sua cabeça?” Conte com a formulação de caso para saber que caminho tomar. Pode dirigir o questionamento mesmo no início. O conhecimento dos diagnósticos diferenciais ajudam na formulação de perguntas para dirigir os pacientes aos seus focos problemáticos. Vídeo 13 – TCC para problemas graves

REGISTRO DE PENSAMENTOS DISFUNCIONAIS (RPD) No papel ou no computador Dá início ao empenho espontâneo de rever ou corrigir cognições desadaptativas Pode ser um trampolim para intervenções mais específicas do terapeuta para modificar PANs Apresentado na fase inicial do tratamento de modo simples No início, usar apenas duas ou três colunas, primeiro na sessão e depois como tarefa de casa

IMAGENS MENTAIS Utilizada quando o paciente tem dificuldade de identificar pensamentos automáticos. Utilização de perguntas que estimulem imagens vívidas de uma situação ocorrida. Necessita de preparação para ser eficaz.

COMO AJUDAR OS PACIENTES NESTA TÉCNICA Explique  Use um tom de voz incentivador e que mostre acolhimento, demonstrando a utilidade e segurança do método. Peça que tente lembrar o que se passava em sua cabeça antes do incidente: “O que o levou pra essa situação?” ”O que se passava em sua mente enquanto estava na situação?” ”Como estava se sentindo antes da interação começar?”

COMO AJUDAR OS PACIENTES NESTA TÉCNICA Faça perguntas do tipo: “Quem estava lá?” “Como era o lugar?” “Como a outra pessoa apareceu?” “Você se lembra de algum som ou cheiro naquele momento?” “O que você estava vestindo?” “O que mais você consegue lembrar da cena antes que tenha sido dito qualquer coisa?” Conforme a cena for sendo descrita, utilize perguntas estimulantes que intensifiquem a imagem e ajudem o paciente a ir mais fundo e lembrar dos pensamentos automáticos.

“ROLE PLAY” (DRAMATIZAÇÃO) O terapeuta encena o papel de uma figura significativa do paciente e dramatiza uma cena = que está relacionada com a causa problema. Num segundo momento eles trocam de papel. O objetivo é trazer à tona PANs.

IMPLICAÇÕES PARA UTILIZAÇÃO ROLE PLAY NA RELAÇÃO TERAPÊUTICA “ROLE PLAY” (DRAMATIZAÇÃO) IMPLICAÇÕES PARA UTILIZAÇÃO ROLE PLAY NA RELAÇÃO TERAPÊUTICA Como o “role-play”, nesta situação específica, com essa figura importante da vida do paciente, afetaria a relação terapêutica? O teste de realidade do paciente é forte o suficiente para ver essa experiência como uma dramatização e retornar ao trabalho depois do “role-play”? Esse “role-play” tocaria em questões relacionais de longo tempo ou seria focado em um evento mais restrito?

INVENTÁRIOS PARA PENSAMENTOS AUTOMÁTICOS BDI - Escala de Depressão (Beck Depression Inventory) (Mede a intensidade da depressão) BAI - Escala de Ansiedade (Beck Anxiety Inventory) (Mede a intensidade da ansiedade) BHS - Escala de Desesperança (Beck Hopelessness Scale) (Medida de pessimismo –indícios sugestivos risco de suicídio) BSI - Escala de Ideação Suicida (Beck’s Suicidal Ideation Scale) (Detecta a presença de ideação suicida – mede extensão da motivação e planejamento)

LISTA DE PENSAMENTOS AUTOMÁTICOS MARQUE UM X AO LADO DE CADA PENSAMENTO AUTOMÁTICO NEGATIVO QUE VOCÊ TENHA TIDO NAS 2 ÚLTIMAS SEMANAS (WRIGHT, 2008) __ Eu deveria estar me dando melhor na vida. __ Ele/ela não me entende. __ Eu o/a decepcionei __ Eu simplesmente não consigo achar mais graça em nada. __ Por que sou tão fraco(a)? __ Eu sempre estrago as coisas. __ Minha vida está sem rumo. __ Não consigo lidar com isso. __ Estou fracassando. __ Isso é demais para mim. __ Não tenho muito futuro. __ As coisas estão fora de controle. __ Estou a fim de desistir __ Com certeza, alguma coisa ruim vai acontecer. __ Alguma coisa deve estar errada comigo.

(RPD - DIAGRAMA 5 PARTES) EXERCÍCIO PRÁTICO (RPD - DIAGRAMA 5 PARTES) Escolha um colega para fazer o papel de paciente e você terapeuta. Utilize a mudança de humor para identificar um pensamento automático disfuncional (PAD) Agora troque de papel: seu colega vira terapeuta e você paciente.

Exercício  RPD - DIAGRAMA 5 PARTES

Exercício  RPD - DIAGRAMA 5 PARTES Diálogo do paciente MARK Neste final de semana saí para fazer compras com minha esposa e paramos num café para comer alguma coisa. Pensei ter visto uma marca de batom na xícara de café e então me senti muito mal, muito preocupado e ansioso. Eu me senti inquieto, nervoso e tenso... Minhas mãos começaram a suar muito... Meu coração acelerou... Eu me senti muito mal... Eu sabia que não poderia tomar café naquela xícara, mas pensei que minha mulher ficaria brava comigo por eu não ser capaz nem mesmo de tomar alguma coisa sem que isso seja um problema... Por fim, eu fingi beber naquela xícara e, quando ela foi ao banheiro, passei a minha xícara para uma mesa vazia... Aí me livrei da xícara e me senti melhor... Eu tive muito medo de que pudesse ser sangue ou saliva naquela xícara e eu contraísse o HIV... Se eu bebesse naquela xícara eu sei que iria me contaminar...