Caravaggio. (Milão, 29 de Setembro de 1571 – Porto Ercole, comuna de Monte Argentario, 18 de Julho de 1610) foi um pintor Italiano atuante em Roma, Nápoles,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Arte Barroca O surgimento da arte denominada "barroca" ocorreu no século 17, na Itália, provocado por uma série de mudanças econômicas, sociais e, principalmente,
Advertisements

O Barroco Barroco é um termo há muito utilizado para designar o período que vai de 1600 a 1750, refletindo a religiosidade européia. INTRODUÇÃO No final.
Barroco.
Escola Angelina Jaime Tebet.
Barroco Flamengo.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
História da Cultura e das Artes A cultura do palco: As artes barrocas
Esse termo era usado para caracterizar ornamentos excessivos.
Renascimento Cultural
RENASCIMENTO.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
Alex Bernardo é Especialista em Arte-Educação em Teatro,
Trabalho de História Giotto Di Bondone. Prof.:Vânia. Série:7º ano A.
Humanismo e individualismo
Renascimento – principais regiões de atuação
BARROCO.
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Tintoretto.
Cândido Portinari.
Barroco e Rococó 8º Ano 2º Bimestre.
Portugal, Espanha, Holanda
Solenidade de São Pedro e São Paulo
Comunicação, Arte e Cultura
Esse termo normalmente refere-se a trabalhos de arte baseados na observação dos objetos que representam e não em estilizações ou conceitos pré-forjados.
Florença, Galleria degli Uffizi
Prof. Everton da Silva Correa
Agnolo Bronzino.
1.
David, Galeria da academia de Florença
História da Arte Desafio Cultural I
Reviver os ideais da cultura greco-romana
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
“A arte dos contrastes”
Pintura barroca Temas favoritos: sacros ou mitológicos (grego-romano)
A arte e a mentalidade barrocas
ALEIJADINHO
Barroco no Brasil ( ).
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
A Arte do Renascimento Trabalho realizado por: Guilherme Pereira nº 14
Escola Estadual Professora Maria Audenir de Carvalho. Arte
Prof. Elane Albuquerque
AFRESCO.
A INFLUÊNCIA DA MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
RENASCIMENTO Profª Patricia.
Leonardo da Vinci.
São Pedro e São Paulo Apóstolos.
Renascimento Séculos XIII / XIV
René Lalique.
Aula 2 MICHELANGELO.
Relação das partes entre si e de cada parte com o todo.
A ARTE BARROCA NA EUROPA
DEBRET FICOU NO BRASIL ATÉ 1831 E PRODUZIU UMA OBRA IMENSA: RETRATOS DA FAMÍLIA REAL, CENÁRIOS PARA O TEATRO SÃO JOÃO E TRABALHOS DECORATIVOS PARA.
Denise Dubiella.
Barroco Prof.ª Jéssica Gravino.
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
ESCOLA MUNICIPAL SÃO ROQUE
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
História da arte: breves considerações
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
IMPRESSIONISMO.
O BARROCO.
ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX
Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. 1.Arte do período paleolítico superior; 2.Apresentava pintura nas rochas e cavernas, extremamente realistas representando.
Transcrição da apresentação:

Caravaggio

(Milão, 29 de Setembro de 1571 – Porto Ercole, comuna de Monte Argentario, 18 de Julho de 1610) foi um pintor Italiano atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e é normalmente identificado como um artista Barroco, estilo do qual ele é o primeiro grande representante. Caravaggio era o nome da aldeia natal de sua família, que ele adotou como nome artístico. (Milão, 29 de Setembro de 1571 – Porto Ercole, comuna de Monte Argentario, 18 de Julho de 1610) foi um pintor Italiano atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e é normalmente identificado como um artista Barroco, estilo do qual ele é o primeiro grande representante. Caravaggio era o nome da aldeia natal de sua família, que ele adotou como nome artístico.Milão29 de Setembro1571Porto ErcolecomunaMonte Argentario18 de Julho1610ItalianoRomaNápolesMaltaSicília BarrocoMilão29 de Setembro1571Porto ErcolecomunaMonte Argentario18 de Julho1610ItalianoRomaNápolesMaltaSicília Barroco

Mesmo ainda vivo, Caravaggio era considerado enigmático, fascinante e perigoso. Nascido em Milão, onde seu pai, Fermo Merisi, era administrador e arquiteto-decorador do Marquês de Caravaggio, Michelangelo Merisi surgiu na cena artística romana em 1600 Mesmo ainda vivo, Caravaggio era considerado enigmático, fascinante e perigoso. Nascido em Milão, onde seu pai, Fermo Merisi, era administrador e arquiteto-decorador do Marquês de Caravaggio, Michelangelo Merisi surgiu na cena artística romana em 1600 Caravaggio1600 Caravaggio1600

Caravaggio reagiu às convenções do maneirismo e opôs a elas uma pintura natural, direta, e até mesmo brutal, que por sua franqueza renovou a natureza morta( cesta de frutas, Milão, Biblioteca Ambrosiana), e as cenas profanas (Baco Doente, Roma, Galeria Borghese), bem como os temas religiosos ( Descanso durante fuga para o Egito). Caravaggio reagiu às convenções do maneirismo e opôs a elas uma pintura natural, direta, e até mesmo brutal, que por sua franqueza renovou a natureza morta( cesta de frutas, Milão, Biblioteca Ambrosiana), e as cenas profanas (Baco Doente, Roma, Galeria Borghese), bem como os temas religiosos ( Descanso durante fuga para o Egito).

Os contrastes de forma e luz sublinham formas maciças que, na maior parte de suas obras, emergem vigorosamente de um fundo negro. A influência que deixou na Europa, através do Caravaggismo, foi muito importante. Caravaggismo - Corrente pictórica originária da obra de Caravaggio, Os contrastes de forma e luz sublinham formas maciças que, na maior parte de suas obras, emergem vigorosamente de um fundo negro. A influência que deixou na Europa, através do Caravaggismo, foi muito importante. Caravaggismo - Corrente pictórica originária da obra de Caravaggio, Caravaggismo

caracterizada pelo realismo das representações e pelo vigor dos contrastes de sombra e luz. Caravaggio pintou versões próprias desses temas - A conversão de São Paulo, a caminho de Damasco e Crucificação de São Pedro - que ilustram bem como foi capaz de igualar, senão de superar seus mestres. caracterizada pelo realismo das representações e pelo vigor dos contrastes de sombra e luz. Caravaggio pintou versões próprias desses temas - A conversão de São Paulo, a caminho de Damasco e Crucificação de São Pedro - que ilustram bem como foi capaz de igualar, senão de superar seus mestres.

Obras Baco ( ) - Uffizi, Florença Baco ( ) - Uffizi, Florença BacoUffiziFlorença BacoUffiziFlorença Tocador de Alaúde (1594) - Museu Ermitage, São Petersburgo Tocador de Alaúde (1594) - Museu Ermitage, São Petersburgo Tocador de AlaúdeMuseu Ermitage São Petersburgo Tocador de AlaúdeMuseu Ermitage São Petersburgo Canastra de Fruta (1595) - Biblioteca Ambrosiana, Milão Canastra de Fruta (1595) - Biblioteca Ambrosiana, Milão Canastra de FrutaMilão Canastra de FrutaMilão Repouso na Fuga para o Egito ( ) - Galeria Doria Pamphili, Roma Repouso na Fuga para o Egito ( ) - Galeria Doria Pamphili, Roma Repouso na Fuga para o Egito Galeria Doria PamphiliRoma Repouso na Fuga para o Egito Galeria Doria PamphiliRoma A Ceia em Emmaus (1596) - National Gallery, Londres A Ceia em Emmaus (1596) - National Gallery, Londres A Ceia em EmmausNational Gallery Londres A Ceia em EmmausNational Gallery Londres

São Mateus e o Anjo (c. 1602) - Igreja de São Luís dos Franceses, Roma São Mateus e o Anjo (c. 1602) - Igreja de São Luís dos Franceses, Roma São Mateus e o AnjoIgreja de São Luís dos FrancesesRoma São Mateus e o AnjoIgreja de São Luís dos FrancesesRoma Martírio de São Mateus ( ) - Igreja de São Luís dos Franceses, Roma Martírio de São Mateus ( ) - Igreja de São Luís dos Franceses, Roma Martírio de São MateusIgreja de São Luís dos FrancesesRoma Martírio de São MateusIgreja de São Luís dos FrancesesRoma Crucificação de São Pedro ( ) - Capela Cerasi, Igreja de Santa Maria del Popolo, Roma Crucificação de São Pedro ( ) - Capela Cerasi, Igreja de Santa Maria del Popolo, Roma Crucificação de São PedroIgreja de Santa Maria del PopoloRoma Crucificação de São PedroIgreja de Santa Maria del PopoloRoma O Sacrifício de Isaac (1603) O Sacrifício de Isaac (1603) O Sacrifício de Isaac O Sacrifício de Isaac

Nascimento29 de Setembro de 1571 Milão, ItáliaMorte18 de Julho de 1610 (38 anos) Porto Ercole, comuna de Monte Argentario, ItáliaNacionalidadeItaliano, Nascimento29 de Setembro de 1571 Milão, ItáliaMorte18 de Julho de 1610 (38 anos) Porto Ercole, comuna de Monte Argentario, ItáliaNacionalidadeItaliano,29 de Setembro1571 MilãoItália18 de Julho 1610 Porto ErcolecomunaMonte Argentario ItáliaItaliano29 de Setembro1571 MilãoItália18 de Julho 1610 Porto ErcolecomunaMonte Argentario ItáliaItaliano

OcupaçãoPintorMovimento estéticoBarrocoPrincipais trabalhosA Deposição de Cristo OcupaçãoPintorMovimento estéticoBarrocoPrincipais trabalhosA Deposição de CristoPintorBarrocoA Deposição de CristoPintorBarrocoA Deposição de Cristo

E.E.Senador Filinto Muller Alunos:Ana Claúdia,Jeferson,Maísa e Pamela Alunos:Ana Claúdia,Jeferson,Maísa e Pamela prof: Rosiani prof: Rosiani Disciplina:Artes Disciplina:Artes