EE IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA E SILVA NOVA ANDRADINA - MS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Núcleo de Tecnologia Educacional - SANTAREM Contribuir para a formação de cidadãos críticos e criativos utilizando as tecnologias como recurso no proceso.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA PLANO DE AÇÃO.
EE SEN. FILINTO MULLER ANGÉLICA - MS REUNIÃO SEMESTRAL.
EE DRº JOSÉ M. F. FRAGELLI ANGÉLICA - MS
EE BRAZ SINIGÁGLIA BATAYPORÃ - MS
EE LUIZ SOARES ANDRADE NOVA ANDRADINA - MS
EE PADRE ANCHIETA NOVA ANDRADINA - MS
EE ANTONIO JOAQUIM DE MOURA ANDRADE NOVA ANDRADINA - MS
EE GUAICURU ANAURILÂNDIA - MS
EE MARIA JOSÉ ANAURILÂNDIA - MS REUNIÃO SEMESTRAL.
EE EZEQUIEL BALBINO ANAURILÂNDIA - MS REUNIÃO SEMESTRAL.
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
O WIKI como ferramenta para construção de Portfólio Reflexivo online
MOMENTO DE REFLEXÃO.
EE DR MARTINHO MARQUES TAQUARUSSU - MS
EE DR MARTINHO MARQUES TAQUARUSSU - MS REUNIÃO SEMESTRAL.
E. E. ANGELINA JAIME TEBET NTE – NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
ensinando através de jogos
ESTRUTURAS MOLECULARES EM 3 D
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
A utilização da sala de informática
A informática na Educação Indígena
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
Vídeo Educar – Rubem Alves
Reunião de Pais 2012.
A Educação Mediada pela Tecnologia
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Informática na Educação
Contextos de formação de Professores
A atividade de ensino e aprendizagem de línguas
Projeto EJA & Inclusão Digital
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Mestranda: Camila Kami
Programa Ler e Escrever
PLANEJAMENTO ESCOLAR 2014.
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Propostas de layout Modelo 1
Licenciatura em Pedagogia a Distância
O uso de novas mídias nas escolas
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Decisões.
Tipologia de softwares educativos
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia – Docência, Gestão e Tecnologia Educacional Discente : Lucíola Alves Junho / 2008.
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Ensinando e Aprendendo com as TIC
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
Divulgando a Pesquisa.
MISTÉRIO DOS SONHOS Vamos sonhar? PESQUISA FGV O jogo Mistério dos Sonhos está sendo usado como base da pesquisa Cognitiva Sócio Emocional realizada.
1ª Formação de Professores Coordenadores
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
RESPONSÁVEIS  Euzebio - Sala de tecnologias  Célia - Professora regente  Alunos do 5º Ano Vespertino.
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: E. E. ANTONIO JOAQUIM DE MOURA ANDRADE e E. E. DR. MARTINHO MARQUES MSN COMO FERRAMENTA.
José Alexandre Ducatti DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR UNORP 2009 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR UNORP 2009.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
Transcrição da apresentação:

EE IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA E SILVA NOVA ANDRADINA - MS REUNIÃO SEMESTRAL

OBJETIVOS: Discutir a realidade contemporânea; Apresentar alguns pontos a refletir e pensar em mudanças para o 2º semestre Apresentar, analisar e refletir a respeito do uso da STE da escola do período noturno no 1º semestre; Apresentar relação nominal dos professores que utilizaram a STE no 1º semestre; Apresentar cronograma de ações do 2º semestre;

CALL behaviorista (1950-1970) CALL comunicativo (1970-1980) CALL integrative (1980-1990) - Teoria behavorista; - Computador considerado um tutor mecânico; - Explicações gramaticais e tradução de textos. -Teorias cognitivas; - PC - Foco na interação entre os alunos enquanto trabalham no computador; - Atividades com foco no uso das formas; - Ensino implícito da gramática; - Encorajar os alunos a produzir enunciados originais; - Programas de reconstrução de textos e simulações. - Teoria sócio-cognitiva; - Computador multimídia; - Aprender a ler, escrever e comunicar por meio do computador; - Foco no uso da língua em contextos sociais autênticos; - Task-based, project-based, content-based - Integrar a tecnologia mais completamente no processo de aprendizado.

A contemporaneidade: as crenças que prevalecem (BRITO, 2007) Repelir as tecnologias e tentar ficar fora do processo; Apropriar - se da técnica e transformar a vida em uma corrida atrás do novo; Fazer uso dos processos, desenvolvendo habilidades que permitam o acesso e o controle das tecnologias e seus efeitos.

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: PARADIGMAS Direcionada ao ensino de programas e aplicativos (usa- se a informática pela informática); Vê no computador uma ferramenta auxiliar do processo de ensino- aprendizagem (VALENTE, 2005); Dimensão estruturante do modo de pensar e agir das pessoas ao interagir com essa tecnologia (LÉVY, 1993)

Realidade de uso da STE nos meses de março – abril – maio - junho

MARÇO, ABRIL, MAIO E JUNHO NOTURNO MARÇO, ABRIL, MAIO E JUNHO PROFESSORA LUCIENE

MARÇO

ABRIL

MAIO

JUNHO

3- Identificação dos professores que usaram as tecnologias efetivamente no 1º semestre e os que não utilizaram e qual turno apresentou menos uso. Noturno Nunca utilizaram: Filosofia e sociologia Mais utilizaram: Educação Física/ LínguaPortuguesa Língua Inglesa Média de aulas ociosas: 42,53 Média de aulas utilizadas: 57,47

UTILIZARAM A STE NO 1º SEMESTRE RELAÇÃO DOS PROFESSORES QUE UTILIZARAM A STE NO 1º SEMESTRE

CRONOGRAMA DE AÇÕES 2º SEMESTRE

Alguns exemplos Leitura e escrita divertida MSN – ferramenta de leitura e escrita

Pontos a refletir Agendamento; As aulas devem ser planejadas com objetivos claramente definidos; A aula será registrada em portfólio online; Plano de aula entregue com antecedência; Realização de projetos interdisciplinares;

REFLEXÃO: “O que nos cabe, como educadores que somos, é saber que estaremos sempre diante de obstáculos, que nunca estaremos prontos, e que crescemos a cada dia com nossas experiências e com as de nossos alunos. Ou seja, cada professor deve ser um eterno aprendiz” (VIEIRA, 28/07/2009).