EE IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA E SILVA NOVA ANDRADINA - MS REUNIÃO SEMESTRAL
OBJETIVOS: Discutir a realidade contemporânea; Apresentar alguns pontos a refletir e pensar em mudanças para o 2º semestre Apresentar, analisar e refletir a respeito do uso da STE da escola do período noturno no 1º semestre; Apresentar relação nominal dos professores que utilizaram a STE no 1º semestre; Apresentar cronograma de ações do 2º semestre;
CALL behaviorista (1950-1970) CALL comunicativo (1970-1980) CALL integrative (1980-1990) - Teoria behavorista; - Computador considerado um tutor mecânico; - Explicações gramaticais e tradução de textos. -Teorias cognitivas; - PC - Foco na interação entre os alunos enquanto trabalham no computador; - Atividades com foco no uso das formas; - Ensino implícito da gramática; - Encorajar os alunos a produzir enunciados originais; - Programas de reconstrução de textos e simulações. - Teoria sócio-cognitiva; - Computador multimídia; - Aprender a ler, escrever e comunicar por meio do computador; - Foco no uso da língua em contextos sociais autênticos; - Task-based, project-based, content-based - Integrar a tecnologia mais completamente no processo de aprendizado.
A contemporaneidade: as crenças que prevalecem (BRITO, 2007) Repelir as tecnologias e tentar ficar fora do processo; Apropriar - se da técnica e transformar a vida em uma corrida atrás do novo; Fazer uso dos processos, desenvolvendo habilidades que permitam o acesso e o controle das tecnologias e seus efeitos.
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: PARADIGMAS Direcionada ao ensino de programas e aplicativos (usa- se a informática pela informática); Vê no computador uma ferramenta auxiliar do processo de ensino- aprendizagem (VALENTE, 2005); Dimensão estruturante do modo de pensar e agir das pessoas ao interagir com essa tecnologia (LÉVY, 1993)
Realidade de uso da STE nos meses de março – abril – maio - junho
MARÇO, ABRIL, MAIO E JUNHO NOTURNO MARÇO, ABRIL, MAIO E JUNHO PROFESSORA LUCIENE
MARÇO
ABRIL
MAIO
JUNHO
3- Identificação dos professores que usaram as tecnologias efetivamente no 1º semestre e os que não utilizaram e qual turno apresentou menos uso. Noturno Nunca utilizaram: Filosofia e sociologia Mais utilizaram: Educação Física/ LínguaPortuguesa Língua Inglesa Média de aulas ociosas: 42,53 Média de aulas utilizadas: 57,47
UTILIZARAM A STE NO 1º SEMESTRE RELAÇÃO DOS PROFESSORES QUE UTILIZARAM A STE NO 1º SEMESTRE
CRONOGRAMA DE AÇÕES 2º SEMESTRE
Alguns exemplos Leitura e escrita divertida MSN – ferramenta de leitura e escrita
Pontos a refletir Agendamento; As aulas devem ser planejadas com objetivos claramente definidos; A aula será registrada em portfólio online; Plano de aula entregue com antecedência; Realização de projetos interdisciplinares;
REFLEXÃO: “O que nos cabe, como educadores que somos, é saber que estaremos sempre diante de obstáculos, que nunca estaremos prontos, e que crescemos a cada dia com nossas experiências e com as de nossos alunos. Ou seja, cada professor deve ser um eterno aprendiz” (VIEIRA, 28/07/2009).