BIBLIOLOGIA IV I e I aos Tessalonicenses I e II Timóteo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A VIDA DO APÓSTOLO PAULO
Advertisements

JOVENS COMO MODELOS DE DEUS
de lamentação - Imprecatórios (I)
Paulo e os Atos dos Apóstolos
O discipulado cristão Estudo 07 na Carta aos Efésios Texto bíblico:
Filipenses Propósitos
Cartas de Paulo a Timóteo I Tm 1
Da série “As Afirmações e os Desafios da Fé Cristã”
BIBLIOLOGIA IV Efésios, Filipenses e Colossenses
ROMANOS.
BIBLIOLOGIA IV II Coríntios e Gálatas
EPÍSTOLA DE PAULO AOS ROMANOS
José Adelson de Noronha
EPÍSTOLA DE TIAGO Vencendo sua carne
EPÍSTOLA DE TIAGO José Adelson de Noronha. Autor: Tiago, de Jerusalém, aos cristãos judeus no estrangeiro Data: Cerca do ano 48. Talvez seja o primeiro.
José Adelson de Noronha
PRIMEIRA EPÍSTOLA DE PAULO AOS TESSALONICENSES
Conhecendo Cristo e crescendo nele
INTRODUCAO A CARTA AOS ROMANOS PAULO E SUAS CREDENCIAIS
“O que aborreço isso faço” O poder salvador da graça
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
Atos dos Apóstolos 11,19-26 Naqueles dias, aqueles que se haviam espalhado por causa da perseguição que se seguiu à morte de Estevão chegaram à Fenícia,
VELHO TESTAMENTO "IV" JUÍZES.
Velho Testamento 4 Juízes.
Terceira Igreja Batista do Plano Piloto
A Revelação e sua transmisão
Confissão, Perdão e Libertação
TEXTO BASE: Tito 2.1 “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina”.
Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos!
O dia do senhor ressuscitado
Pr. Eduardo Rueda Neto Capelão do Colégio Adventista de Boa Vista em Curitiba/PR, pertencente à Associação Central Paranaense.
ATOS DOS APÓSTOLOS.
Vivendo na Santidade Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. - Hebreus 12:14.
O lema do ano é para nós, Um presente do Senhor através da sua Palavra, que vai nos guiar durante todo ano.
Uma perspectiva Bíblica
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
Hebreus 7 A Aliança Superior
MÓDULO BÁSICO APOSTILA 04 TEMA: ORAÇÃO CAMINHO DE SANTIDADE
Os Sete Candelabros de Ouro
A LEI DE DEUS E A LEI DE CRISTO
Toda Igreja unida celebra
SENIB 2012 CARTAS DE PAULO EFÉSIOS.
O Progresso na Fé Cristã
Crescendo em Comunidade Os desafios da comunhão
1-Salvação ”Senhor, deixe a Salvação florescer dentro dos meus filhos, para que eles obtenham a Salvação de Cristo Jesus, com glória eterna.” (2 Timóteo.
De MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Discipulado 1 1.
Jesus Cristo a encarnação da graça
Série: Atos dos apóstolos Atos 9:
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
Um Breve Estudo na Carta aos Romanos
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 27 de outubro de 2013
Compreendo o chamado divino
Relacionamentos transformados
Tema do Trimestre - 4T14 – As Cartas de Paulo IV
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
JESUS É MARAVILHOSO! ELE SALVA, ELE CURA, ELE FAZ FELIZ!!
A HERANÇA.
Certezas Sobre o Arrebatamento
SENIB 2012 CARTAS DE PAULO EFÉSIOS MÓDULO 2.
Carta de Paulo a Filemon
Panorama histórico e divisão esquemática
IGREJA BATISTA DA LIBERDADE Aulão EBD Novembro Tema:
JOÃO, JÁ VELHINHO, FOI LEVADO
TIMÓTEO (PESSOA) Timóteo era o convertido e a companhia do apóstolo Paulo. O seu nome significa "aquele que honra a Deus". Timóteo aparece primeiramente.
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
O LÍDER DIANTE DA CHEGADA DA MORTE
Introdução à Carta SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL Primeira credencial: “Servo de Jesus Cristo”. (1.1). Servo, do grego “doulos” significa escravo. Pertencer.
CONHECENDO A CARTA AOS ROMANOS
Transcrição da apresentação:

BIBLIOLOGIA IV I e I aos Tessalonicenses I e II Timóteo

I TESSALONICENSES Gálatas provavelmente foi a primeira epístola escrita por Paulo, e I aos Tessalonicensses foi a segunda. Paulo visitou Tessalônica, capital da Macedônia, em sua segunda viagem missionária

Na Carta, Paulo trata da Vida Cristã – A ação de Deus sobre a vida do seu povo. O dever de trabalhar _ Paulo repreende aqueles que não querem trabalhar, cita o seu exemplo e de seus companheiros. (3.10) O fim do mundo = O futuro está nas mãos de Deus e não depende das forças do mal

I e II TESSALONICENSES 1 e 2Ts são bastante semelhantes em linguagem, sugerindo que Paulo escreveu a segunda carta algumas semanas após a primeira. A volta do Senhor é de importância central em ambas as cartas. 1Ts revela que alguns tessalonicenses estavam perplexos com a morte de pessoas amadas e temendo perder a volta do Senhor Jesus. Em 2Ts, surge um problema diferente, relacionado à volta do Senhor. Tanto em 1Ts como em 2Ts (1.4-7), está claro que os crentes sofreram algumas perseguições e opressão— da mesma forma que Paulo e Silas.

A volta de Cristo ocorreria no tempo que Paulo chama de “Dia do Senhor” (5.2;II Ts 2.1). Neste dia haverá uma ressurreição dos justos, para herdar a salvação na presença do Senhor (4.16; 5.10) e dos impios, para serem eternamente separados de Cristo (II Ts 1.9. O fim será precedido por uma disseminada apostasia e pela aparição do “homem” da iniquidade (II Ts 2.3. Uma vez que esta pessoa não tinha aparecido, aqueles da congregação que estavam dizendo que o “Dia do Senhor” já havia chegado estavam errados.

I e II Timóteo O trabalho para o qual Paulo nomeou Timóteo envolveu sérias dificuldades, e ele achou necessário escrever uma carta de instrução a seu jovem colaborador que enfrentava problemas. Na carta, ele ensinou Timóteo como combater os falsos mestres, como ordenar o culto da igreja, como escolher os líderes da igreja e como lidar prudentemente com as diferentes classe na igreja. Timóteo deveria ensinar a fé apostólica e levar uma vida exemplar o tempo todo.

II Timóteo Até podemos determinar, Paulo foi libertado da prisão romana pouco depois de At ter sido escrito e empenhou-se em viagens missionárias, viajando até a Espanha. Durante a era das perseguições iniciadas por Nero em 64 dC, Paulo foi preso de novo, provavelmente em Trôade (4.13), e levado pra Roma.

As circunstâncias de sua segunda prisão foram bastante diferentes daqueles de seu primeiro encarceramento. Anteriormente, ele estava em sua própria casa alugada e podia receber visitantes livremente, mas agora estava confinado a uma masmorra e os amigos quase não conseguiam vê-lo. Antes, ele esperava ser solto, mas agora ele esperava a morte (4.6-8). Ao escrever esta carta, somente Lucas estava com Paulo (4.11), tendo todos os outros partidos por vários motivos.

Embora Paulo seja conciso e direto, ele também é meigo, caloroso e carinhoso. 2Tm revela emoções de Paulo mais do que seu intelecto, pois seu coração estava falando. Conseqüentemente, a carta não era uma produção literária ordenada bem planejada, mas sim uma nota pessoal contendo a última vontade e o testamento do apóstolo.

Para Paulo, o evangelho contém mais do que declarações e proposições: é Cristo (1.8). As bênçãos espirituais, como a graça, a misericórdia, a paz e mesmo a vida em si, residem nele e derivam dele (1.1-2,9-10,13,16,18; 2.1). Jesus veio para a terra como homem (2.8) para ser nosso Salvador (1.10; 2.10; 3.15) e foi ressuscitado (2.8) logo após sua morte. Ele é fiel àqueles que o seguem (1.12; 2.11-12; 4.17-18,22) e coerente com seu propósito (2.12,13). Ele também concede a compreensão espiritual (2.7). Cristo aparecerá em sua segunda vinda como o juiz justo (4.1,8; 4.14,16).

O ES deu a Timóteo um dom e Paulo o exortou a usá-lo ativamente (1. 6) O ES deu a Timóteo um dom e Paulo o exortou a usá-lo ativamente (1.6). Além disso, o ES concede poder, amor e moderação (1.7). O ES que em nós habita nos permite ser fiéis ao evangelho confiado a nós e garantir sua pureza (1.13,14).