PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof.: ROGÉRIO ARAGÃO Bacharel e licenciado
Advertisements

Dinâmica e Gênese dos Grupos
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
Teoria dos Sistemas Abertos
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual
Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Prof.a Andréia Chagas Pereira
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Representações Sociais
PERSONALIDADE.
Educação Ambiental.
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Educação Ambiental.
A atitude e a experiência filosófica
Determinismo e liberdade na acção humana
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
6ª. Aula – Cap. 7 - Personalidade e Comportamento
O QUE É ÉTICA? Ética vem do grego ethiké, e que abarca dois ramos de definição. Filosoficamente quer dizer costume (um bom costume). O verbete ethíké.
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Educação Sexual na Adolescência
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
PERSONALIDADE.
PSICANÁLISE.
Ou quem e o que o constitui
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Psicologia Pastoral Pr. Esdras C. Guimarães Jr..
Liderança e Relações Interpessoais
Psicologia da Personalidade questionário
A Sociedade humana: generalidades
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Profª. Taís Linassi Ruwer
A Psicologia ou as Psicologias
Dicotomias Psicologia, 12º ano.
O objecto da Psicologia
O homem, ser sociocultural
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
C OMPORTAMENTO H UMANO T RINÔMIO : CORPO, ALMA E MENTE. “Vocês, brancos, são loucos. Impelidos pelas suas máquinas, se matam de trabalhar até os 60 anos,
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
24/04/2015 (arquivo editado pelos alunos).  Valorização da experiência  “saber é poder – aproximação entre o conhecimento e a técnica. O conhecimento.
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
PERSONALIDADE Estudo da Psicologia.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
TIPOS DE PERSONALIDADE
CULTURA.
Profº. Antonio Luiz Alexandre
Teorias Educacionais.
Envelhecimento Tarsila Cunha.
PERSONALIDADE: por que estudar?
A PERSONALIDADE HUMANA
Em busca da felicidade.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Somos todos seres sociais
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE

O QUE É? Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo.

A definição tende a ser ampla e acaba por incluir habilidades, atitudes, crenças, emoções, desejos, o modo de comportar-se.

O termo é usado em linguagem comum com o sentido de "conjunto das características marcantes de uma pessoa", de forma que se pode dizer que uma pessoa "não tem personalidade"; esse uso no entanto leva em conta um conceito do senso comum e não o conceito científico aqui tratado.

Define-se a personalidade como tudo aquilo que distingue um indivíduo de outros indivíduos, ou seja, o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo

O termo deriva do grego persona, com significado de máscara, designava a "personagem" representada pelos atores teatrais no palco. O termo é também sinônimo de celebridade.

Pode-se definir também personalidade por um conceito dinâmico que descreve o crescimento e o desenvolvimento de todo sistema psicológico de um indivíduo, outra definição seria: a organização dinâmica interna daqueles sistemas psicológicos do indivíduo que determinam o seu ajuste individual ao ambiente.

Mais claramente, pode-se dizer que é a soma total de como o indivíduo interage e reage em relação aos demais.

A estrutura da personalidade é a base que organiza e une entre si as diferentes condutas e disposições do indivíduo, é a organização global que dá consistência e unidade à conduta.

A psicanálise afirma que esta estrutura está formada, como base, por volta dos 4 ou 5 anos; Piaget coloca que a personalidade começa a se formar muito mais tarde, entre 8 e 12 anos.

Os conteúdos desta estrutura da personalidade estão relacionados com as vivências concretas do indivíduo no seu meio social, cultural, religioso, etc.

Caráter É um termo que os teóricos preferem não usar devido à diversidade de usos existentes, para designar os aspectos morais dos indivíduos. Eventualmente, podemos encontrá-lo na referência a reações afetivas, ou, mais comumente, para designar aquilo que diferencia um indivíduo de outro, a marca pessoal de alguém.

Temperamento Deve ser entendido como uma alusão aos aspectos da hereditariedade e da constituição fisiológica que interferem no ritmo individual, no grau de vitalidade ou emotividade dos indivíduos. Pode-se dizer que os indivíduos têm uma quantidade de energia vital, amior ou menor, que dará a tonalidade de seus comportamentos. Ex. Mais calmo, mais agitado.

Teorias da Personalidade Determinismo Ambiental – “Tábula Rasa” – O homem vai adquirindo estrutura e conteúdo pela estimulação do meio, pelas inúmeras situações de aprendizagem que compõem o cotidiano e a vida inteira. O homem é pensado como passivo e reativo

Teorias da personalidade Hereditariedade - O ambiente atua sobre uma base biológica, o organismo. Há uma estrutura biológica que determina o desenvolvimento físico e a modelagem de comportamento.

As inúmeras concepções de personalidade, os diferentes modos de compreender sua estrutura e funcionamento refletem a diversidade de concepções filosófica sobre o que é o homem, o que é a ciência.

As diferentes teorias são diferentes recortes de um mesmo homem, que pensa, sente, age, se autoconhece e se transforma. Não há uma teoria que englobe todos os conhecimentos acumulados nesta área de estudo e suopere esta diversidade.

Necessidades do ser humano 1) De relacionamento (p/ assegurar o cuidado mútuo, a compreensão) 2) De transcendência ( capacidade de raciocinar, imaginar, criar, - p/ superar sua natureza animal, instintiva) 3) De Segurança (solidariedade, fraternidade) 4) De Identidade ( desenvolver seu potencial) 5) De orientação (p/ pautar sua conduta)

A personalidade de cada um desenvolve-se de acordo com as “oportunidades” e condições que a sociedade oferece. Se a sociedade faz exigências contrárias à propria natureza humana – por exemplo – não lhe oferecendo as condições de se desenvolver enquanto ser criativo, de segurança – frustra e determina a alienação de sua condição humana.