COMO OS MUNICÍPIOS PODEM AJUDAR ?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DROGAS, e eu com isso? Dra Fernanda Livani Médica do Trabalho - REPLAN
Advertisements

1.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
PLANO OPERATIVO ESTADUAL – DISTRITO FEDERAL   Atenção Integral à Saúde dos Adolescentes  em Conflito com a Lei,  em Regime de Internação e Internação Provisória.
Rede Nacional de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde
Centro de Referência Especializado para a população em Situação de Rua
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
RECUPERAÇÃO - Assistência e Manutenção Fernanda M C Livani Médica do Trabalho Especialista em Dependência Química.
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
Crianças e Adolescentes
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
13° Conferência Nacional de Saúde
ÁREA SOCIAL Grupo 1.
Projetos Financiados em 2010
PROVIDA PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA Wélvia Maia e Katia Omori.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
SEMAS Secretaria Municipal de Assistência Social.
NASF - Angra dos Reis Núcleo de Apoio á Saúde da Família
POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
Modelo anterior de atendimento. Modelo atual de atendimento Escola.
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
Modelo anterior de atendimento
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
Rio Mulher.
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
Alexandre de Araújo Pereira
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC Operacionalização das Ações Sócio Educativas do.
PLANO DE ASSISTENCIA SOCIAL – 2014/2017 QUADRO DE ATUALIZAÇÃO DE METAS
Secretaria de Assistência Social - SEAS Em abril de 2014, a SEAS assinou termo de aceite junto ao MDS, pactuando o reordenamento de 90 vagas para o acolhimento.
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
09/20/09 Subsídios para uma nova política de drogas : consumo de crack e saúde pública.
Psicopedagogo clínico
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Dr. Luiz Alberto Chaves de Oliveira (Dr. LACO)
SEMINÁRIO PRÓ – CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
Fórum Permanente de Combate CENTROS DE CONVIVÊNCIA INFANTIL
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
“REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE FALTAS DE ALUNOS À ESCOLA ” Diretoria de Ensino da Região de São Bernardo.
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
A Prevenção do Uso de Drogas na perspectiva da Associação Terra da Sobriedade Belo Horizonte 2015.
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
Centro de Referência de Assistência Social
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Como lidar com o problema das drogas? Deusimar Wanderley Guedes Escola / Família !!
O OLHAR DO VISITADOR NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS DEFICIÊNCIAS.
Faculdade de Tecnologia e Ciências IV Semestre – Psicologia Saúde Coletiva Amélia Guimarães Jeciana Botelho Thamires Lima Sumaia santos.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO.
CASA DA CRIANÇA PENIEL Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande MS Unidade I e II Rua. Caiová nº 1684, Chácara Vendas Campo Grande.
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
CRIAÇÃO DO NASF.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
Coordenadoria de Atenção Básica Secretaria de Estado de Saúde Diretoria-Geral de Atenção à Saúde 1° Seminário Estadual Intersetorial.
Transcrição da apresentação:

COMO OS MUNICÍPIOS PODEM AJUDAR ? Da Prevenção à Recuperação Dra Fernanda M C Livani Médica do Trabalho/ EMSP Especialista em Dependência Química/ UNIFESP Médica Perita MBA Gestão de Saúde/FGV

Níveis de Prevenção Universal - população em geral; Seletiva - grupos com fatores de risco; Indicada - indivíduos com padrões de risco acentuados ou comportamentos de risco.

PREVENÇÃO - Objetivos Início do consumo; Continuação do uso e do abuso; Passagem do uso ao uso nocivo ou abuso e à dependência.

Violência Doméstica sexual (31,6%); maus tratos físicos (27,7%); negligência (24%); abuso psicológico (15,8%).

http://www.boliviacultural.com.br/ver_noticias.php?id=366

Fatores de Risco Exposição em excesso a conteúdo violento influencia a infância, a adolescência e tem conseqüências inclusive na fase adulta.

DE ...e de Proteção

Vamos Trabalhar JUNTOS Educação Saúde Promoção Social Segurança Pública Esportes e Cultura Conselho Tutelar Finanças Promotoria Pública

Quais os Núcleos mais Importantes para a Formação de um INDIVÍDUO?

FAMÍLIA: aprender formas de lidar com os filhos, transmitir bons exemplos, acolher e amparar. Educadores: conhecer a realidade dos jovens, clareza de ensinamentos. Servir como exemplo, identificar sinais de risco.

Educação Capacitação dos Professores; Instituir Professor Visitador; Escola Integral, ampliar opções de escolas; Utilização de processos lúdicos; Terapias alternativas, como música, teatro, dança e oficinas; Espaços de convivência extracurricular. Estímulo ao Curso Técnico, Bolsa Ensino técnico, Estimular o Empreendorismo.

ESTÍMULO DISCIPLINA CARINHO

Saúde PSF: fazer prevenção primária, triagem precoce e orientação ou encaminhamento para tratamento. Centros especializados: formação de equipe em número adequado para atendimento; PARCERIAS: comunidades terapeuticas, outras municipalidades, fundação CASA, etc. Atuar em parceria com as demais secretarias.

Segurança Pública Capacitação da GM para lidar com DQ; Atuar em parceria com Promoção Social no resgate de DQ; Medidas restritivas ao tráfico; Controle de venda de bebida alcoolica; Restrição de menores nas ruas/ Fechamento dos bares em horário determinado; Vigilância de jovens em bares e boates.

http://www.idt.pt/PT/Tratamento/Paginas/ObjetivosTratamento.aspx

NTA- National Treatment Agence for Substance Misuse), UK

Equipe Transdisciplinar Convênio com Clínicas e acompanhamento da metodologia utilizada na assistência; Consultas de abordagem bio-psico-social, enfermagem e médicos; Apoio psicoterapêutico com diferentes modelos; Grupos específicos, crianças e jovens, grávidas, doentes com patologia mental concomitante, famílias e filhos de pessoas toxicodependentes; Grupos de suporte terapêutico.

Promoção Social Proteção dos Jovens, programação para tempo ocioso, grupos vocacionais; Participar no acolhimento em atendimento de rua, na Moradia Assistida, encaminhamento de Menores na Rua ao Conselho Tutelar; Na Recuperação:Reabilitação vocacional, Capacitação profissional, Espaços para desenvolvimento profissional, Criar parcerias para geração de trabalho; Acompanhar através de equipes trans-disciplinares Parcerias: Saúde, Educação, Segurança, Defesa Civil, Voluntários, Comunidade, Saúde Ocupacional, ...

Esportes e Cultura Engajamento MOTIVACIONAL; Atividade Física; Lazer e cultura para todos; Atividades lúdicas; Oficinas culturais; Música, teatro, dança (extracurriculares); Estímulo a Competição...corridas de rua, jogos intermunicipais, olímpiadas, gincanas

Finanças Atuar em Parceria com as demais Secretarias; Buscar parcerias empreendedoras; Isenção tributária para garantir parcerias; Instituir prêmios empresas parceiras; Ocupar espaços vazios.

Ações Conjuntas Políticas Públicas Previdência Social Carga tributária Parceiros Incentivos Sociedade Comunidades

CIESP – maio 2012 Nível de Emprego da Indústria _ SP Amostra -3.000 indústrias, 1.150.000 Franca – 1,53% Fonte: http://www.fiesp.com.br/economia/pdf/paper%2005-2012.pdf

CIESP – maio 2012 Nível de Emprego da Indústria Amostra com 3.000 indústrias, 1.150.000 empregos. Franca – 1,53% Fonte

CAPACITAR

Como o TRABALHO ajuda? Gerenciamento do tempo; Melhora da auto-estima; Aumenta a auto-confiança; Estratégias; Construção de uma vida “normal”; Reconhecimento familiar; Aceitação pela Sociedade; Motivação e GRATIDÃO. Fonte: UKDPC 2008, NTA

Liderança pelo EXEMPLO Por que REABILITAR? Liderança pelo EXEMPLO ¼ da população é usuária de alguma SPA; A população jovem está desassistida; Existe deficit de mão de obra qualificada;

Como? Trabalhos de Prevenção; Estímulo a Educação; Qualificação Profissional (SESI, SENAI); Estímulo a Empresas (incentivos fiscais para absorção de mão de obra); Parceria com Países com Experiências bem sucedidas.

NTA- National Treatment Agence for Substance Misuse), UK

REDUZ A CRIMINALIDADE E FORTALECE COMUNIDADES”. E o mais importante “A reabilitação de dependentes químicos importa a eles e à Sociedade como um todo, REDUZ A CRIMINALIDADE E FORTALECE COMUNIDADES”. Terry Kirby (NTA- National Treatment Agence for Substance Misuse), UK.

“Quantas vezes acordados temos dificuldade para enxergar”. Obrigada “Quantas vezes acordados temos dificuldade para enxergar”.