Teste de Software.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

Introdução a Algoritmos
Metodologia de testes Nome: Gustavo G. Quintão
Fundamentos de Engenharia de SW
Débora da Silva Orientadora: Maria Inés Castiñeira
Técnicas de Teste de Software
Identificando requisitos
Definição de Casos de Teste Funcionais a partir de Casos de Uso
Engenharia de Software
Tópicos Motivação para teste Por que algumas empresas não testam
Professor Sílder Lamas Vecchi
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
Adélia Barros Requisitos Adélia Barros
Professora: Aline Vasconcelos
Revisões de Software Parte 1
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
Análise e Projeto de Sistemas
Técnicas de Teste de Software
Abordagem Estratégica ao Teste de Software
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Testes – visão geral Vanilson Burégio.
Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso
Principios e Conceitos de Projeto
Engenharia de Software
Introdução aos conceitos de Teste de Software
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Fundamentos de Engenharia de SW
Prof. Esp. Fernando Barreto
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza . 1.
Análise e Projeto de Sistemas
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
Engenharia de Software com o RUP - Workflow de Testes Parte I
Teste de Sistemas de Software
Qualidade Qualidade é um dos principais objetivos da Engenharia de Software. Muitos métodos, técnicas e ferramentas são desenvolvidas para apoiar a produção.
Análise e Projeto de Software CSTDS Profº. Henrique Vila Nova 1.
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO
Etapas do Projeto DC.IC.15 Data Revisão: 07/04/2017 Início Fim
Analises de sistemas ESTRUTURADA Analise de sistema estruturada.
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Teste de Software Conceitos iniciais.
Bruno Silva Desenvolvido a partir de
Introdução à Engenharia de Produção
ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Engenharia de Software II
Gestão de defeitos.
Introdução a Teste de Software
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Modelagem de Processos de Negócio
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 5
Testes de SW Aula 24.
Engenharia de Software
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
Engenharia de Software
Processo e Qualidade.
Gerenciamento de Qualidade
Estimativa, Teste e Inspeção de Software
Verificação e Validação
Abordagem Sistemática Guilherme Amaral Avelino Avaliação e Controle de Sistemas de Informação.
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
Profa. Reane Franco Goulart. É uma representação de engenharia de algo que vai ser construído. Para a engenharia de software o projeto foca em quatro.
Engenharia de Software
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
Teste de Software Equipe: Camila Debora Elis. Definição "Teste é um processo de executar um programa ou sistema com a finalidade de encontrar erros.“
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
TESTES DE SOFTWARE – AULA 1 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

Teste de Software

Teste de Software O desenvolvimento de software utilizando as metodologias, técnicas e ferramentas da Engenharia de Software não oferece a total garantia de qualidade do produto obtido, apesar de melhorá-la significativamente. Por esta razão, uma etapa fundamental na obtenção de um alto nível de qualidade do software a ser produzido é aquela onde são realizados os procedimentos de teste, uma vez que esta é a última etapa de revisão da especificação, do projeto e da codificação.

Teste de Software Fundamentos A atividade de teste é o processo de executar um programa com a intenção de descobrir um erro; Um bom caso de teste é aquele que apresenta uma elevada probabilidade de revelar um erro ainda não descoberto; Um teste bem sucedido é aquele que revela um erro ainda não descoberto.

Teste de Software O projeto de casos de teste A realização, com sucesso, da etapa de teste de um software deve ter, como ponto de partida, uma atividade de projeto dos casos de teste deste software. Projetar casos de teste para um software pode ser uma atividade tão complexa quanto a de projeto do próprio software, mas ela é necessária como única forma de conduzir, de forma eficiente e eficaz, o processo de teste.

Teste de Software Princípios Básicos Conhecida a função a ser desempenhada pelo produto, testes são executados para demonstrar que cada função é completamente operacional, este primeiro princípio deu origem a uma importante abordagem de teste, conhecida como o teste de caixa preta (black box); Com base no conhecimento do funcionamento interno do produto, realiza-se testes para assegurar de que todas as peças destes estão completamente ajustadas e realizando a contento sua função; à abordagem originada por este segundo princípio, foi dado o nome de teste de caixa branca (white box), devido ao fato de que maior ênfase é dada ao desempenho interno do sistema (ou do produto).

Teste de Software O software e o teste de caixa preta Quando o procedimento de teste está relacionado ao produto de software, o teste de caixa preta refere-se a todo teste que implica na verificação do funcionamento do software através de suas interfaces, o que, geralmente, permite verificar a operacionalidade de todas as suas funções. É importante observar que, no teste de caixa preta, a forma como o software está organizado internamente não tem real importância, mesmo que isto possa ter algum impacto na operação de alguma função observada em sua interface.

Teste de Software O software e o teste de caixa branca Um teste de caixa branca num produto de software está relacionado a um exame minucioso de sua estrutura interna e detalhes procedimentais. Os caminhos lógicos definidos no software são exaustivamente testados, pondo à prova conjuntos bem definidos de condições ou laços. Durante o teste, o “status” do programa pode ser examinado diversas vezes para eventual comparação com condições de estado esperadas para aquela situação. Apesar da importância do teste de caixa branca, não se deve guardar a falsa idéia de que a realização de testes de caixa branca num produto de software vai oferecer a garantia de 100% de correção deste ao seu final. Isto porque, mesmo no caso de programas de pequeno e médio porte, a diversidade de caminhos lógicos pode atingir um número bastante elevado, representando um grande obstáculo para o sucesso completo desta atividade..

Teste de Software Modalidades de Teste Testes Estáticos: São aqueles realizados sobre o código-fonte do software, utilizando como técnica básica a inspeção visual. Este tipo de teste é de simples implementação, uma vez que não há necessidade de execução do programa para obter-se resultados. Eles podem ser utilizados utilizando a técnica de leitura cruzada, onde um leitor é atribuído para avaliar o trabalho de cada programador do software. Uma outra forma de realizar o teste é por inspeção, onde uma equipe designada analisa o código à luz de um questionário especialmente concebido — a check list.

Teste de Software Modalidades de Teste Testes Dinâmicos: Os testes dinâmicos são os procedimentos baseados na execução do código binário do programa, sendo esta execução realizada com base em subconjuntos de dados — o jogo de teste. A escolha do subconjunto de dados a ser utilizado para o teste pode ser feita com base em aspectos estruturais do software (obtido a partir do código-fonte) ou em aspectos funcionais (a partir da especificação do programa).

Teste de Software Modalidades de Teste Teste de Unidade: O teste de unidade objetiva a verificação de erros existentes nas unidades de projeto do mesmo, à qual daremos o nome de módulo. Nesta modalidade de teste, é importante utilizar as informações contidas no documento de projeto detalhado do software, as quais servirão de guia para sua aplicação. O teste de unidade é, de certa forma, uma técnica de teste de caixa branca, podendo ser realizado em paralelo sobre diferentes módulos.

Teste de Software Modalidades de Teste Teste de Integração: O Teste de Integração, como o nome indica, objetiva a busca de erros surgidos quando da integração das diferentes unidades componentes do software. É importante lembrar que, o fato de se ter analisado os módulos do software de forma exaustiva (através de procedimentos de teste de unidade), não há nenhuma garantia de que estes, uma vez colocados em conjunto para funcionar, não apresentarão anomalias de comportamento. Uma das maiores causas de erros encontrados durante o teste de integração são os chamados erros de interface, devido, principalmente, às incompatibilidades de interface entre módulos que deverão trabalhar de forma cooperativa..

Teste de Software Modalidades de Teste Teste de Validação: Ao final do teste de integração, o software é finalmente estruturado na forma de um pacote ou sistema. A forma mais simples de definição do teste de validação é a verificação de que o software como um todo cumpre corretamente a função para a qual ele foi especificado. É importante lembrar que, no documento de especificação do software, quando no início da sua concepção, são definidos os chamados critérios de validação, que servirão de guia para o julgamento de aprovação ou não do software nesta etapa de testes.