V CINFORM Encontro Nacional de Ciência da Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Um Novo Conceito Tecnológico SLTI/MP
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
Propriedade Intelectual e a Lei de Inovação
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
REDE DE TECNOLOGIA DO PARANÁ
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
TELECENTROS Informação e Negócios III Encontro Internacional de Empreendedorismo Recife, 29 de setembro de 2004 Ministério do Desenvolvimento, Indústria.
As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência.
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
Apresentação do Projeto
POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INDUSTRIAL Manuel Lousada Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior CONFERÊNCIA NACIONAL PREPARATÓRIA.
Financiadora de Estudos e Projetos
Governo Eletrônico para Todos
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Desenvolvimento Local e Sustentabilidade Gilson Domingues Cardoso Gerente de Desenvolvimento e Planejamento Vitória 19 de novembro de ª Gestão das.
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
A SOCIEDADE EM REDE CULTURA, ECONOMIA E MERCADO DE TRABALHO
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Movimento Brasil Competitivo Porto Alegre, 30 de abril de 20202
Movimento Brasil Competitivo
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
A Cadeia Produtiva do Etanol
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
Cidades Digitais abril/2011 Lino Kieling Diretor Técnico.
Fabiano André Vergani
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
Mandic Partner Program
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
Talentos para Inovação
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Panorama da Saúde no Brasil
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
VISÃO DO MOMENTO DE MERCADO O MOMENTO DA CONJUNTURA O MOMENTO DA INDÚSTRIA OS IMPACTOS NA ÁREA DE CONSULTORIA DE PROJETOS AS AMEAÇAS OS DESAFIOS AS OPORTUNIDADES.
Políticas Publicas de Apoio aos APLs no Brasil
5a. Reunião do Comitê Temático Tecnologia e Inovação Brasília – 09 de junho de 2010.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
Premissas Dados das Microrregiões.
II Encontro Nacional do Programa ALI Agentes Locais de Inovação
Micro e Pequenas Empresas
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior 31 de Março de 2004 Construindo o Brasil do Futuro.
1 INSTITUTO SOLON TAVARES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL GRUPO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 2007.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
ZONA FRANCA DE MANAUS Prof. Joel Brogio
CLIENTE SEBRAE-MG CASE INSTITUCIONAL Feira do Empreendedor 2010.
A SOCIEDADE EM REDE CULTURA, ECONOMIA E MERCADO DE TRABALHO
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Iniciando na logística empresarial
Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Competitividade e Inovação Influenciando o Crescimento Empresarial: a perspectiva dos empreendedores de empresas de base tecnológica Fernando Paiva IV.
Seminário Nordeste de Políticas para Arranjos Produtivos Locais APLs
Parques tecnológicos no Brasil – Estudo, Análise e Proposições ADM 015 Empreendedorismo IV PROFª. MS. ANDRÉA MINEIRO Amanda Oliveira – Ana Alice.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
CARIACICA Espírito Santo Brasil
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Telecentro de Informação e Negócios “Gênios encontram problemas, Talentos encontram soluções.” Hans Krailsheimer ( ) aforista alemão.
FNE INOVA Ç ÃO Orienta ç ões para o financiamento.
AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL TEMA “PARQUE TECNOLÓGICO E O DESENVOLVIMENTO DO DF” DATA: 19/04/2016 HORÁRIO: 8H45MIN.
1 Gestão em TIC Explicação da Avaliação Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo.
Transcrição da apresentação:

V CINFORM Encontro Nacional de Ciência da Informação Política de Informação Pública Salvador, 28 a 30 de junho de 2004

Política de Informação Pública Inclusão Digital de Micro e Pequeno Empresa Telecentros de Informação e Negócios Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior Coletâneas Sistema de Informação em Semicondutores Setores Tradicionais Comunidades Virtuais Complexo Industrial do Automotivo Informação Empresarial Educação Corporativa Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Telecentros de Informação e Negócios Política de Informação Pública Telecentros de Informação e Negócios Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Telecentros de Informação e Negócios Objetivo Geral Inserir o micro e pequeno empresário brasileiro na Sociedade da Informação com vistas a ampliar as oportunidades de negócios e de trabalho, induzindo o crescimento da produção e potencializando a geração de emprego e renda. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Telecentros de Informação e Negócios Objetivos Específicos Melhoria do desempenho de microempresas Geração de emprego e renda Integração de microempresas Expansão sustentável do uso de TIC Inclusão social Aumento da competitividade empresarial Alfabetização digital do pequeno empresário Incentivo ao surgimento de novos empreendimentos Estímulo a novas parcerias Melhoria do nível de qualidade e competitividade Melhoria e apoio à organização dos arranjos produtivos Incentivo ao comércio exterior

Telecentros de Informação e Negócios Linhas de Ação Infra-estrutura e Expansão Acompanhamento e Avaliação Conteúdos e Serviços Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Telecentros de Informação e Negócios Infra-estrutura e Expansão Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Telecentros de Informação e Negócios THIN CLIENT FULL PC ADSL Custo SLDD DIAL UP REDAÇÃO Franquia CONTABILIDADE Navegação CURSOS INFO SEBRAE URBANO RURAL LIVRE PROPRIETÁRIO ALTO BAIXO PATROCINIO CAPACITAÇÃO COMÉRCIO Identificação de Variáveis

Telecentros de Informação e Negócios THIN CLIENT FULL PC ADSL Custo SLDD DIAL UP REDAÇÃO Franquia CONTABILIDADE Navegação CURSOS INFO SEBRAE URBANO RURAL LIVRE PROPRIETÁRIO ALTO BAIXO PATROCINIO CAPACITAÇÃO COMÉRCIO Identificação de Variáveis

Telecentros de Informação e Negócios FULL PC Custo DIAL UP Navegação INFO RURAL PROPR ALTO PATROCINIO CAPACITAÇÃO EMBRAPA Identificação de Variáveis

Telecentros de Informação e Negócios Plano de Desenvolvimento Identificar e organizar o processo de contribuição dos atores envolvidos no planejamento Identificar tendências tecnológicas, necessidades e aplicações Identificar fatores relevantes para a geração do modelo de referência – tecnologia, produto, mercado e modelos de negócios Caracterizar de forma clara os elementos da cadeia de valor e sua interdependência Identificar requisitos para adequação usuário/ conteúdo/ aplicativos/ tecnologia Sintetizar as variáveis e correlações das alternativas tecnológicas e elaborar o modelo de planejamento.

Telecentros de Informação e Negócios Infra-estrutura Mínima de Informática 11 Computadores conectados em rede acesso à internet: 1 servidor, 10 clientes, 1 impressora, 1 scanner Estrutura para provimento de acesso Servidor de e-mail, servidor de web, roteadores, etc Softwares básico: Windows, Unix Software de apoio: Word, Excel, Star Office Software de aplicação: comércio eletrônico, aplicativos comerciais. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Telecentros de Informação e Negócios Infra-estrutura de Recursos Humanos Especialistas em: Gestão de projetos Tecnologia de Informação, Comunicação e Aplicativos Hardware e plataformas Sistemas operacionais e software básico Sistemas abertos e Software livre Gestão de negócios para Micro e Pequenas Empresas Análise de Negócios Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Telecentros de Informação e Negócios Acompanhamento e Avaliação Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Telecentros de Informação e Negócios Comunidades Virtuais Administradores de Telecentros Formulários de avaliação de desempenho Retroalimentação de Conteúdos Observatório dos Telecentros Identificação das condições sócio-econômicas da região Monitoramento do processo de inclusão digital e de desempenho das empresas Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Telecentros de Informação e Negócios Conteúdos e Serviços Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Telecentros de Informação e Negócios Informação Especializada Tipologia Técnica Gerencial Procedimental Localização Centralizada Descentralizada Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Telecentros de Informação e Negócios Formas Semi-Ativa Passiva Ativa

Telecentros de Informação e Negócios Conteúdos Horizontais Conteúdos Verticais Conteúdos Regionais Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Telecentros de Informação e Negócios http://www.telecentros.desenvolvimento.gov.br

Telecentros de Informação e Negócios Parcerias – 47 acordos assinados Para expansão Para fornecimento de conteúdos Para provimentos de ferramentas Setor Público Setor Privado Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Telecentros de Informação e Negócios Impactos Esperados Espaço multiuso de alta tecnologia Inclusão digital de empreendedores Facilidade no processo de negócios Desenvolvimento econômico e social de setores relevantes da indústria e comércio, de comunidades e do País Orientação empresarial E-banking Informações via Internet Redução de custo Facilidade de aquisição Aumento das vendas Capacitação profissional Melhoria do pós-venda Automação comercial Mais oportunidades Maior rentabilidade Modelos de Negócios Inclusão digital Oportunidades de Negócios Empreendedores e APLs Indústria de Informática e Telecomunicações Conteúdos e Aplicativos Geração de Valor

Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior Política de Informação Pública Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior Opções Estratégicas e Portadores de Futuro Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior Opções estratégicas Coletâneas de artigos e Sistemas de Informação Bens de Capital - Abimaq Fármacos - Abifina Semicondutores - Embratel Software – Em negociação Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior Síntese Inovação de produto, processo e gestão Integração das ações governamentais e interação com o setor privado e a comunidade cientifica e tecnológica Aumento da eficiência produtiva e da competitividade das empresas brasileiras Capacitação tecnológica do País em áreas de futuro Criação de um ambiente propício ao investimento público e privado Ações coordenadas com os Estados, regiões metropolitanas e governos locais Geração de emprego e renda sustentáveis

Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior Opções estratégicas Bens de Capital Fármacos Semicondutores Software Portadores de Futuro Biotecnologia Nanotecnologia Biomassa Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior Opções estratégicas Coletâneas de artigos e Sistemas de Informação Bens de Capital - Abimaq Fármacos - Abifina Semicondutores - Embratel Software – Em negociação Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior Semicondutores Responsável pelas transformações na base produtiva Impõe desafio ao capital intelectual Irradia progresso tecnológico Contribui para melhoria da balança comercial Conhecimento é determinante no engrandecimento das nações Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior Opções estratégicas Sistema de Informação em Semicondutores Navegação Hiperbólica Produtos Etapas da Cadeia Produtiva Especialidades Consultoria Especializada Parcerias Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Política de Informação Pública Setores Tradicionais Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Setores Tradicionais Fóruns de Competitividade de Cadeias Produtivas Selecionadas Comunidades Virtuais Facilitar o processo de gestão Favorecer o gerenciamento de informações Subsidiar o desenvolvimento de conteúdos Potencializar a atuação dos GT Sociabilizar disseminar o conhecimento Estimular a integração Informações por demanda Sistema de Informação do Complexo Automotivo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Política de Informação Pública Educação Corporativa Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Educação Corporativa Educação Corporativa, Universidade Corporativa ou Educação Empresarial, é o conjunto de subestruturas organizacionais capazes de empreender um vigoroso processo de gestão do conhecimento, consoante com a visão e missão da empresa. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Educação Corporativa I e II Oficina de Educação Corporativa Portal da Educação Corporativa Especialistas Universidades Corporativas Documentos Teóricos Artigos Palestras http://www.educor.desenvolvimento.gov.br

Política de Informação Pública Por que fazer? Aumentar a competitividade e o valor de mercado da Empresa aumentando o valor das pessoas Instalar, desenvolver e consolidar competências empresariais Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior