Marketing Digital
Objetivo do Marketing Digital Usar o poder da rede mundial de computadores interconectados para realizar um novo tipo de comunicação e de relacionamento com os consumidores (marketing interativo), onde o relacionamento é bidirecional, isto é, o consumidor não é passivo, mas sim ativo ao longo do processo.
A Internet Iniciada em 1965 com o objetivo de conectar universidades e laboratórios de pesquisa militar. Hoje, constitui-se de milhões de computadores conectados em centenas de países. Dados e informações são codificados em HTML (linguagem padrão criada em 1989) e que possibilitou a criação da WWW (Wide World Web).
World Wide Web No final de 2000, 300 milhões de usuários e 2,7 bilhões de páginas. Pode ser acessada através de provedores de serviço à Internet (PSI) ou de redes locais ou regionais. Tipos de acesso : Linhas telefônicas Cabos Redes de computadores Wireless (meios sem fios)
Pontos a Considerar na Escolha do Provedor de Serviço à Internet 1. Deve oferecer um pacote completo de aplicações básicas para a Internet (grupos de discussão, listas de discussão, e-mail etc.), incluindo a possibilidade de usar ferramentas de busca e multimídia. 2. Não deve ter restrições que afetem os objetivos da empresa. 3. Deve ter um foco de marketing nos serviços oferecidos. 4. Os custos devem ser compatíveis com a capacidade de investimento da empresa e o porte do projeto. 5. Deve fornecer um bom serviço de backup. 6. Deve oferecer bom suporte técnico.
Vantagens do Marketing Digital Mais agilidade Baixo custo Formas múltiplas de mensuração Marketing um a um Informação sobre os clientes Distribuição irrestrita da informação Crescimento de usuários
Tipos de Marketing Digital Criação de um site Web Shopping centers virtuais Marketing por e-mail Microssite Banner Sponsoring advertising Interstitial
Criação de um site Web O que você deve fazer em seu site : Ofereça informação Capacite o cliente (download, FAQs) Atualize e dê atenção ao site Responda aos e-mails
Processo de Criação de um Site Web Planejamento (tipo de informações, recursos) Análise (informações sobre os sites dos concorrentes) Design (propósito do site, público a ser atingido, sinergia com as demais variáveis da CIM) Implementação Promoção (relações públicas) Inovação
O que não se deve fazer ao criar um site Não usar todo o orçamento na construção do site. Não criar promoções amplas demais. Não tratar as promoções on-line e off-line da mesma maneira. Não deixar os clientes fugirem. Perceber a diferença entre vendas e marketing. Não ficar obcecado por um nome de domínio. Não projetar o site pensando em si mesmo. Não tentar economizar hospedando o site em um provedor barato. Não deixar o pessoal técnico fora do planejamento. Não fornecer informação que não interesse a ninguém. Menos é mais: mantenha-o simples.
Vantagens do Marketing por E-mail A informação é administrada na tela, eliminando a necessidade de cópias impressas. A entrega é instantânea. É relativamente barato. É confiável. As mensagens podem ser armazenadas sem necessidade de espaço adicional ou tempo para arquivamento. Permite filtragem.