O PROCESSO EMPREENDEDOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovens Investigadores: que Futuro?
Advertisements

Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
Perfil do Empreendedor
Empreendedorismo por José Dornelas.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Estratégias e Tomada de Decisão
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
EMPREENDEDORISMO Empreendedorismo A Administração da revolução “O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do.
Apresentação do Projeto
+ = EMPREENDEDORISMO = Negócio Tecnologia Economia do Futuro
Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá-Tecnópolis Indagações e Perplexidades.
Empreendimentos em Informática
Empreendedorismo.
Empreendedorismo, Liderança e Responsabilidade Social
Empreendedorismo nas Empresas
Seguir carreira publica seguir carreira em companhias privadas ou abrir sua própria empresa O que fazer ? br strategi 3.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Definições e histórico de empreendedorismo – O espírito empreendedor
Empreendedorismo Administrador X Empreendedor Planejar Inovador
SEJA O SEU PATRÃO Quebre as regras, inove, corra riscos;
Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
A importância da jovem liderança empreendedora
“A Administração no Empreendedorismo”
PLENÁRIA FINAL.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Talentos para Inovação
Vahan Agopyan Secretaria de Desenvolvimento do Estado de S. Paulo
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Rodrigo Pacca / Daniel Novaes Desenvolvendo o Empreendedorismo na Universidade.
A estabilidade econômica e a manutenção do regime democrático têm criado oportunidades para novas conquistas da atividade empreendedora. De 2001 a 2008,
MBA em Gestão Empreendedora1 15/9/2014 José Bezerra,Dr 1 MBA em Gestão Empreendedora: Criação e Gestão de Negócios Coordenador: Prof. Dr. José Bezerra.
Programa Postgrado Ideia- Universidad Americana Empreendedorismo Prof. Marcelo Bárcia Jan/2013
A POIO AO E MPREENDEDORISMO Marília Soares 6 de Julho de 2012.
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Pós-Graduação - EAD FACINTER
EMPREENDEDORISMO.
Histórico Comitê de Empreendedorismo e Inovação em 2005, com o objetivo de fomentar empreendedorismo e a inovação na região. Rede Gaúcha de Tecnologia.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Empreendedorismo.
Aula 01 Prof. Adriana M. Martins
EMPREENDEDORISMO. Administrador x Empreendedor As principais funções do administrador são: planejar, organizar, dirigir e controlar. O trabalho do administrador.
Universidade de Pernambuco – UPE Mestrado em Gestão de Desenvolvimento Local Sustentável - GDLS Disciplina: Empreendedorismo e Inovação Professores: Emanuel.
Palavra de origem francesa, "entreprende" ou "entrepreneur" =
Origem e Importância do Empreendedorismo e o Empreendedorismo no Brasil Rose Grossi - Fagen - UFU Aula
O EMPREENDEDOREMPREENDEDOR São pessoas ou equipes de pessoas com características especiais, que são visonárias visonárias, que questionam questionam,
MAIO DE 2002 INOVAÇÃO FINANCEIRA E CAPITAL DE RISCO PARA MPES -SEMINÁRIO ALIDE-
O PROCESSO EMPREENDEDOR.
Aquilo que guia e arrasta o mundo não são as máquinas.
Carlos Visão Global Social
A FIGURA E A AÇÃO DOS EMPREENDEDORES PROCESSO DE CRIAÇÃO DE EMPRESAS
Técnicas de Empreendedorismo
Pós-Graduação - EAD FACINTER
Transformando idéias em negócios
Empreendedorismo Profº. Mario L Broglio.
Empreendedorismo Professora Rosilene Silva – Agosto 2010
Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (Introdução)
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
DESAFIOS E TENDÊNCIAS DE GESTÃO DE PESSOAS
EMPREENDEDORISMO Fabiana J. Pignata Fernandes.
Empreendedorismo + Inovação + ??? = Prosperidade.
Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (roteiro da entrevista com empreendedor) Prof. Dr. José Dornelas.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
EMPREENDEDOR X ADMINISTRADOR
Jorge Mario Campagnolo, D.Sc. Secretário Substituto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Programa Nacional.
42 países Abrangência GEM 2006 Europa - 21 Américas - 10 (6 da América do Sul) Ásia - 9 África - 1 Oceania - 1.
EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS E O CONTEXTO DAS MPE. Presença das MPE Industriais nas Exportações  As micro e pequenas empresas industriais brasileiras exportaram,
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

O PROCESSO EMPREENDEDOR Livro: Manual do Empreendedor José Dornellas ALUNOS: Beatriz Palin 784629 Fabiana Azevedo 771637 Felipe dos Santos 784625 Giovana Machado 784613 Juliane Martendal 784623 Rita Gabrielle 784550 Natália Bosco 784622

REVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO Invenções no séc REVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO Invenções no séc. XX – Inovação -pessoas visionárias, que arriscam.

A ERA DO EMPREENDEDORISMO ● Quebra de barreiras comerciais e culturais. ● Diminuição das distâncias: globalizando e renovando conceitos econômicos. ● Criação de novos empregos e relações de trabalho. ● Geração de riqueza para a sociedade.

GERAÇÃO DE NEGÓCIOS GRANDIOSOS Conjunto de: ● Idéias inovadores, know-how, planejamento, trabalho em equipe, motivação e capital. ● A importância do empreendedorismo no Brasil e no mundo: preocupação de escolas e Universidades que inserem esta disciplina no currículo. Programas de incubação e Parques Tecnológicos – Suporte ao Empreendedorismo.

CONFERÊNCIA EM 2006 “EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NA EUROPA” ● Comprometimento da Comunidade Européia: incentivos. ● Discussão de currículos de ensino fundamental, médio e superior.

MAIOR EXEMPLO DE COMPROMISSO COM O EMPREENDEDORISMO ● Acontece nos EUA. ● Impulsor do crescimento econômico local. ● Centenas de iniciativas do governo e de entidades privadas no apoio ao Empreendedor. ● Governo: Investimento de centenas de milhões de dólares neste segmento. ● Espelho para outros países. ● Vencer a crise 2007/2008.

Projeto GEM em 1997 ● Iniciativa de Babson College – EUA e London Business Scholl – Inglaterra. ● Objetivo: medir a capacidade empreendedora dos países e observar o crescimento econômico. ● Projeto ambicioso e de maior impacto: acompanhamento do empreendedorismo nos países.

EMPREENDEDORISMO NO BRASIL ● Começou cerca de 1.990. ● Criação do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas. ● Criação do Softex (Sociedade Brasileira para Exportação de Software). ● Programa Brasil Empreendedor, do Governo Federal: capacitação de mais de 6 milhões de empreendedores. Investimento de R$ 8 bilhões. De 1.999 a 2.002. ● SEBRAE: Empretec e Jovem Empreendedor. ● Crescimento de incubadores no país: em 2.008 eram mais de 400.

EMPREENDORISMO NO BRASIL ● Em 2.007, no relatório GEM, no Brasil, em cada 100 pessoas, 13 desenvolviam atividade empreendedora. ● Empreendedorismo de Oportunidade e de Necessidade. ● Empreendedorismo de Necessidade: mais comum em países em desenvolvimento. Reversão na tendência: ● Em 2.007 no Brasil: 57% de oportunidade e 43% de necessidade.

ADMINISTRADOR E EMPREENDEDOR ● Fayol e o Administrador: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. ● Hampton (1.991), Existem dois tipos de Administradores: de nível hierárquico. ● Stewart (1.982), Empreendedor e Administrador – demanda, restrições e alternativas. ● Empreendedor: características extras dos Administradores.

CARACTERÍSTICAS DOS EMPREENDEDORES ● São visionários. ● Fazem a diferença. ● Sabem explorar as oportunidades. ● São determinados e dinâmicos. ● São dedicados e otimistas. ● São independentes e líderes. ● Bom relacionamento e organização. ● Planejam e conhecem. ● Assumem os riscos. ● Criam valor para a sociedade.

MITOS ● Empreendedores são natos. ● São jogadores e assumem riscos altíssimos. ● Não conseguem trabalhar em equipe.

OBRIGADA!