Festas Natalinas: NATAL / EPIFANIA Sentido Teológico...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oração Eucarística IV Nós proclamamos a vossa grandeza, Pai Santo, a sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas:
Advertisements

Oração Eucarística V Senhor, vós que sempre quisestes ficar muito perto de nós, vivendo conosco no Cristo,
EPIFANIA Sentido Teológico... “Vimos sua estrela no Oriente e viemos
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
Feliz Natal Envolto em panos.
Sinais da presença e do amor do Deus-Trindade em nossa vida
MISSA.
Vigília Pascal.
«Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados».
Vimos a Estrela.
AQUELE QUE VIRÁ, VEIO E VEM.
Quem é essa Mulher?.
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
veio morar no meio de nós
Vimos uma Estrela.
O ANO LITÚRGICO..
A liturgia desta noite nos fala de um Deus que ama os homens; por isso, não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de.
Vigiai Avançar com um clique....
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
1.
Solenidade da Epifania do Senhor ENCONTRO – CONVERSÃO – MISSÃO
A Comunidade.
Baptismo de Jesus.
FESTA DA DIVINA MISÉRICORDIA
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR Aprofundando os textos bíblicos:
Vimos uma Estrela.
Ao ver a estrela, sentiram grande alegria..
Natal do Menino Jesus.
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
A liturgia deste último Domingo do Advento refere-se repetidamente ao projeto de vida plena e de salvação definitiva que Deus tem para oferecer aos.
O Batismo.
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
A liturgia deste domingo leva-nos à manifestação de Jesus como "a luz" que atrai a Si todos os povos da terra. Essa "luz" encarnou na nossa história,
O tempo de Natal é a uma caminhada à procura de Jesus. Com a festa da EPIFANIA, concluímos esse tempo, lembrando a procura e o encontro de Jesus pelos.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
O Verbo se fez carne.
A liturgia desta NOITE nos fala de um Deus que ama os homens e não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas.
Batismo de Jesus.
Solenidade DO BATISMO DO SENHOR
NASCIMENTO DE JESUS CRISTO
Meu irmão, minha irmã, nesse tempo de “pipocar de luzes” vivemos a expectativa de uma Grande Visita. Meu irmão, minha irmã, nesse tempo de “pipocar.
Vimos a estrela e viemos
Celebrar o Natal.
DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE 3 de junho de 2012.
Mãe de Deus.
04/01/2015 A Igreja celebra a Epifania, isto é, a manifestação do Senhor ao mundo inteiro. Os Magos representam os povos de todas as línguas e nações.
Festa da Sagrada Família de Nazaré
VIEMOS DO ORIENTE PARA ADORAR O SENHOR JESUS!
NÓS ESTAMOS AQUI REUNIDOS, * COMO ESTAVAM EM JERUSALÉM, * POIS SÓ QUANDO VIVEMOS UNIDOS * É QUE O ESPÍRITO SANTO NOS VEM. NINGUÉM PÁRA ESSE VENTO.
Promulgação do Reino Batismo de Jesus.
Olhando para o Céu Ascensão.
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
Amou-nos até o fim.
Uma Estrela.
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
LIGUE O SOM Natal... Nascimento de Jesus....
Celebramos hoje a festa da EPIFANIA, que apresenta a visita dos Magos ao Menino de Belém. Epifania é uma palavra grega, que significa "Manifestação".
5º CATECISMO SEREIS O MEU POVO.
A Liturgia de hoje comemora várias realidades: - Celebra-se a solenidade da MÃE DE DEUS: "Theotokos", título atribuído no Concílio de Éfeso, em 431,
Ligue o som... É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam.
A liturgia desta NOITE nos fala de um Deus que ama os homens e não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
7º Ano de Catequese Projeto + Paróquia de Vandoma.
Celebramos hoje a festa da EPIFANIA, que apresenta a visita dos Magos ao Menino de Belém. Epifania é uma palavra grega, que significa "Manifestação".
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
Celebramos hoje a festa da EPIFANIA neste tempo litúrgico do Natal, lembrando a adoração de Jesus pelos Magos. "Epifania" significa manifestação de.
O tempo de Natal é a uma caminhada à procura de Jesus. Com a festa da EPIFANIA, concluímos esse tempo, lembrando a procura e o encontro de Jesus pelos.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Festas Natalinas: NATAL / EPIFANIA Sentido Teológico...
Transcrição da apresentação:

Festas Natalinas: NATAL / EPIFANIA Sentido Teológico...   “Hoje nasceu para vocês um Salvador, que é o Cristo, o Senhor” (Lc 2,11). Sentido Teológico...

No Natal celebramos o nascimento de Jesus, o Filho de Deus feito homem No Natal celebramos o nascimento de Jesus, o Filho de Deus feito homem. A salvação entra definitivamente em nossa história pela porta dos pequenos, e a contemplamos na singeleza do Menino de Belém, na visita dos pastores e dos magos ao presépio...

...no Batismo de Jesus no Jordão, quando o Pai o proclama que esse é seu Filho amado a quem devemos ouvir.

Este é o tema fundamental muito bem articulado pelo conjunto dos textos bíblicos e eucológicos da liturgia destas festas. Sobretudo, os vários prefácios constituem uma preciosa síntese teológico- espiritual do mistério da Encarnação.

Contemplamos o nascimento do Senhor, não como um acontecimento isolado, mas plenamente conjugado com o mistério de sua páscoa e da parusia. A manifestação que se iniciou com seu nasci mento segundo a carne, só será plena com sua morte-ressurreição- ascensão e efusão do Espírito Santo, tendo sua culminância na sua segunda vinda no final dos tempos.

O Ressuscitado se revela a nós como quem assume a nossa condição humana e a transforma. A redenção é a finalidade da encarnação do Filho de Deus e de sua consequente manifestação à humanidade.

Festas Natalinas: NATAL / EPIFANIA   Dimensão espiritual...

O mistério do Natal nos convida a uma verdadeira e total reconciliação com nossa realidade humana, pessoal e social: sermos pessoas profundamente humanas, abertas a relações fraternas, sensíveis aos dramas da humanidade e solidários com a causa dos pobres, “os pastores” de hoje a quem a boa notícia da libertação deve ser anunciada e concretizada.

Permitir, como Maria, a Serva do Senhor, o Espírito molde progressivamente em nós, a imagem do Filho amado do Pai. No Menino de Belém, o Pai nos contempla como filhos e filhas muito amadas e, nós nos encontramos como irmãos de todos.

Se estamos unidos a Jesus, o Pai confirma que somos seus filhos e filhas, com a missão de fazer crescer o Reino: “Tu és meu filho, eu hoje te gerei.” (Sl 2,7; Lc 3,22b)

O mistério de sua Epifania nos convida a uma atitude de abertura a todos os povos, a seus diferentes valores e culturas. Seguindo a estrela, adoramos o Salvador na fragilidade do Menino de Belém que se manifestou solidário à nossa condição humana e abriu a to dos a salvação.

Deus continua se manifestando em nossas buscas pessoais, sociais, políticas; na caminhada inquieta da humanidade para a fonte da Vida; manifestação aos “magos” de hoje — os que buscam a Luz, a Verdade.

Saber olhar e identificar a estrela que conduz ao Menino, ao projeto de justiça, fraternidade e paz que nos faz capazes de mudar de rumo: do caminho que leva aos Herodes de hoje, cujo projeto é matar a vida e, decididos nos abrir ao novo projeto, que brilha com a estrela da esperança, mudando os caminhos de nosso país, privilegiando a vida, a pessoa e pondo em segundo plano, o mercado, o capital, o lucro...

Ações simbólico-rituais, sinais sensíveis deste mistério:

O ponto alto das festas do Natal e Epifania é a celebração da Eucaristia, que é o sacramento de sua presença entre nós. É o momento em que o Verbo se faz carne, torna-se corpo nos sinais do pão e do vinho e da comunidade reunida. Na eucaristia se dá a epifania da Igreja, que unida a Cristo torna-se sinal e instrumento de salvação para o mundo (cf. SC, n. 2).

As leituras bíblicas — O Verbo se faz carne na comunidade reunida que ouve atenta e adere à Palavra —“o povo que andava nas trevas viu uma grande luz!”... “Hoje, um Filho nos foi dado”... Seu nascimento é “manifestação” é Palavra que dá sentido à história.

Luz: Natal, festa das luzes, que já anunciam as luzes da noite pascal (cf.1° prefácio da festa) ‘o Sol invictus’ que vence a noite; somos filhos da Luz: é a dimensão pascal do Natal e Epifania. Na Epifania o tema da luz, está ligado à estrela que guia os magos, por tanto, a luz é a fé que nos guia entre as trevas e nos faz contemplar o mistério de Deus em nossa realidade.

Cor branca — sinal da paz trazida pelo Príncipe da paz. Presépio: menino, Maria e José, os pastores, os magos - Deus se manifestando nos pequenos e em quem se abre ao seu projeto.

Outros sinais sensíveis: a pessoa humana com toda sua realidade: fragilidades e possibilidades; encontros, convivência, aproximação, presença, gestos de amizade, solidariedade, festa... o sol exuberante do verão.. O Advento indica: espera, distância, ausência, despojamento, gestação! O Natal, proximidade, encarnação, presença! A Epifania, abertura, manifestação, divulgação! Cada celebração é, ao mesmo tempo, Natal, Advento e Epifania.

Fonte: - Roteiros Homiléticos do Tempo do Advento e Natal – 8 - Projeto Nacional de Evangelização – CNBB Montagem: Pe. Renato,SJ.