Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final de cada espiral chegas ao mesmo resultado. Data : + 75 + 8 - 15 - 2 - 40 - 6 + 17 + 14 + 12 + 16 + 10 12 - 2 + 26 8 - 20 - 4 - 8 + 8 - 10 + 12 - 6 = = + 15 + 14 + 12 + 18 - 20 - 4 + 18 + 21 - 17 - 19 - 8 - 7 + 7 + 9 + 22 + 4 + 30 32 - 12 + 16 80 - 24 - 3 - 12 + 8 - 12 + 10 - 12 = = + 22 + 14 + 13 + 6 - 30 - 16
Nome : Completa com o número que falta, de forma a que a soma seja 50. Estratégia : soma primeiro as parcelas cujo resultado seja 10 ou múltiplo de 10. Data : EXEMPLO EXEMPLO 16 7 21 9 16 + 10 + 7 + 4 + 13 = 50 50 50 23 14 2 + 6 + 18 + 4 + 4 = 50 22 9 12 25 16 + 5 + 3 + 25 + 7 = 50 50 50 8 5 3 + 1 + 9 + 7 + 13 = 50 12 9 50 50 22 + 11 + 7 + 8 + 9 = 50 18 11 31 6 26 + 4 + 12 + 4 + 8 = 50 13 16 50 50 17 15 14 17 5 + 10 + 1 + 9 + 5 = 50
Nome : Continua as séries numéricas, completando os três algarismos seguintes. Data : A B C D 11 15 6 59 29 8 10 6 69 14 20 10 58 2 2 80 26 5 5 2 70 17 25 10 48 20 23 30 14 47 E F G H 36 10 16 13 28 7 15 3 44 10 26 14 12 7 4 1 20 7 5 2 52 10 27 15 60 13 37 25
Nome : Cada série tem um número que está mal, que não pertence à série. Procura-o e escreve à direita a sua letra. Combinando todas as letras poderás formar o nome de um país. Data : EXEMPLO h j k l b a c z g s n v c u b y A 1 7 12 12 15 15 18 16 21 21 80 70 65 50 40 30 20 10 u e b d s q p i h l y j n f r w 2 8 42 38 34 30 26 22 18 12 128 64 32 16 12 4 2 1 t a g f d h v x l m u y t w o p 3 9 24 28 30 33 36 39 42 45 140 120 100 80 40 40 20 Combina as letras e forma o nome de um país. Começa por A e termina em NA y g c e b u o m 4 2 4 8 10 32 64 128 256 n x q a m t r h 5 16 20 20 24 24 28 30 32 l g k d z c i p 6 15 22 25 30 35 40 45 50
Nome : Faz os cálculos e assinala o número correspondente no gráfico. Une os pontos com linhas rectas pela ordem dos cálculos efectuados. Estratégia : Soma primeiro os números iguais ou que sejam múltiplos de 10. Data : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 76 + 3 + 4 + 20 = 1 103 100 23 + 55 + 30 + 15 = 2 123 110 30 + 12 + 88 + 1 = 3 120 20 + 75 + 75 + 1 = 4 130 40 + 14 + 50 + 40 = 5 140 150 5 + 60 + 60 + 20 = 6 160 4 + 90 + 4 + 80 = 7 170 30 + 8 + 65 + 35 = 8 180 Exemplo : O primeiro resultado é 103, por isso está marcado um ponto na grelha de 3 vertical e 100 horizontal. O segundo resultado é 123, e o ponto está marcado na grelha de 3 vertical e 120 horizontal. A linha a tracejado serviu para unir os dois pontos (resultados). Deverás continuar utilizando os resultados. 70 + 30 + 13 + 13 = 9 13 + 13 + 40 + 40 = 10 3 + 71 + 9 + 20 = 11
Nome : Une os resultados iguais. Utiliza a estratégia de somar primeiro as quantidades que resultem num múltiplo de 10. Data : 1 36 + 8 + 4 16 + 21 + 4 9 45 + 12 + 5 23 + 16 + 7 2 5 + 7 + 15 8 + 7 + 12 10 61 + 7 + 9 15 + 11 + 15 3 22 + 13 + 8 18 + 17 + 12 11 4 + 35 + 6 26 + 22 + 14 4 3 + 19 + 7 1 + 9 + 19 12 12 + 19 + 28 13 + 22 + 7 5 38 + 7 + 2 15 + 13 + 15 13 27 + 16 + 3 35 + 23 + 15 6 11 + 21 + 9 21 + 8 + 19 14 14 + 21 + 6 21 + 15 + 9 7 44 + 25 + 6 3 + 11 + 17 15 9 + 32 + 1 17 + 19 + 23 8 8 + 11 + 12 22 + 15 + 38 16 5 + 63 + 5 18 + 17 + 42
Nome : Completa com o número que falta, de forma a que a soma seja 80. Estratégia : soma primeiro as parcelas cujo resultado seja 10 ou múltiplo de 10. Data : EXEMPLO EXEMPLO 33 7 41 9 18 + 19 + 12 + 20 + 11 = 80 80 80 36 4 24 + 15 + 24 + 15 + 16 = 80 2 19 23 35 13 + 5 + 3 + 17 + 15 = 80 80 80 48 15 11 + 2 + 29 + + 38 = 80 8 19 80 80 23 + 19 + 11 + 7 + = 80 42 21 44 16 14 + 4 + 12 + 26 + 8 = 80 51 27 80 80 9 18 14 23 15 + 41 + 1 + 9 + 5 = 80
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final de cada espiral chegas ao mesmo resultado. Data : + 50 + 12 - 7 - 5 - 18 - 2 + 27 + 15 + 25 + 32 + 28 24 - 3 + 50 6 - 20 - 6 - 9 + 6 - 15 + 14 - 12 = = + 13 + 39 + 24 + 19 - 18 - 9 + 25 + 22 - 15 - 12 - 16 - 10 + 50 + 11 + 12 + 18 + 26 100 - 24 + 40 35 - 11 - 22 - 6 + 8 - 18 + 15 - 8 = = + 14 + 25 + 13 + 16 - 23 - 5
Nome : Continua as séries numéricas, completando os três algarismos seguintes. Data : A B C D 60 80 65 60 70 80 75 80 50 70 55 70 90 90 90 90 80 90 85 70 40 70 50 50 30 60 40 60 E F G H 20 20 31 20 15 15 21 10 30 30 41 18 1 2 5 5 11 12 35 35 51 28 45 45 61 26
Nome : Cada série tem um número que está mal, que não pertence à série. Procura-o e escreve à direita a sua letra. Combinando todas as letras poderás formar o nome de um país. Data : EXEMPLO h j v h b a c z h s n v c p b t 1 7 1 12 23 34 45 55 67 78 20 20 40 40 80 85 160 160 i s b d m q p c h t y j n f l w 2 8 70 62 52 42 32 22 12 2 128 62 32 16 8 4 2 1 t d o f p h v x v m d y h w o p 3 9 25 30 36 40 45 50 55 60 30 60 90 110 150 180 210 m z c s b k o l s m d y o w a p 4 10 236 128 64 32 16 8 4 2 220 190 160 130 110 70 40 10 n x q z m t p h Combina as letras e forma o nome de um animal. Começa por H e termina em MO. 5 40 40 20 20 10 10 6 5 j s k d z o b p 6 95 90 80 75 65 50 50 45