A CARTOGRAFIA TEMÁTICA E A ESTATÍSTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cássio Luís Fernandes de Oliveira
Advertisements

Estatística Descritiva Aula 02
Medidas de Tendência Central DADOS AGRUPADOS
Medidas de Posição e Dispersão
MEDIDAS E INCERTEZAS O Que é Medição?
ALGUMAS MEDIDAS ASSOCIADAS A VARIÁVEIS QUANTITATIVAS
ESTATÍSTICA BÁSICA.
Estatística Prof: Msc Engª Heloísa Bernardo
Estatística Descritiva
Estatística e Probabilidade
Estatística Descritiva
Probabilidade e estatística-Mat013
Aula 0. Doces Lembranças de MAE0219
Estatística Descritiva (I)
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Medidas de Dispersão ou de Variabilidade:
Estatística Para um dado conjunto de dados, podemos calcular as seguintes grandezas: 1) Medidas de posição 2) Medidas de dispersão 3) Parâmetros de simetria.
ESTATÍSTICA DECRITIVA
O que é Estatística, afinal de contas?
SÉRIES ESTATÍSTICAS TABELA: É um quadro que resume um conjunto de dados dispostos segundo linhas e colunas de maneira sistemática. De acordo com a Resolução.
Capítulo 10 - Estatística 10.1 Introdução:
CLASSES: SÃO INTERVALOS DE VARIAÇÃO DA VARIÁVEL.
ACOMPANHAMENTO ESTATÍSTICO DA QUALIDADE DO PRODUTO.
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Medidas de Tendencia Central Média, Moda e Mediana
Aula 05 Distribuição de freguência Prof. Diovani Milhorim
Matemática Financeira
Medidas de localização
CURSO DE ARQUIVOLOGIA CCBSA - UEPB – Campus V
Estudo dos gráficos Objetivos: Como construir um gráfico.
Estatística Descritiva
Medidas Descritivas ESTATISTICA Aula 5 PROF: CÉLIO SOUZA.
Estatística Descritiva
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Medidas Descritivas ESTATISTICA Aula 5 PROF: CÉLIO SOUZA.
Tratamento de Infomações
Estatística Descritiva. 2 oO que é a estatística ? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são.
13/10/2009 Medidas Descritivas. 13/10/2009 Notações de algumas estatísticas. MedidasParâmetrosEstimadores Número de Elementos Nn MédiaμX, com barra acima.
Definição de Estatística
Medidas Estatísticas.
Separatrizes Quartis Decis Percentis TIPOS:
Estatística Descritiva
Plano de Aula Análise Qualitativa Características Métodos e Técnicas Cenas dos Próximos Capítulos.
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
Tabela de frequência: Consiste num resumo onde é listado as respostas a uma pergunta e o número de vezes que a mesma foi citada. Exemplo: Qual a profissão.
Noções de Estatística - I
Medidas de posição e de dispersão
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Estatística Descritiva
Introdução à Estatística
Probabilidade Análise Exploratória de Dados: Medidas de Centro
É o conjunto de métodos estatísticos usados no tratamento da variabilidade nas ciências médicas e biológicas. A Bioestatística fornece métodos para decisões,
ANÁLISE DE DADOS EM BIOLOGIA
É o conjunto de métodos estatísticos usados no tratamento da variabilidade nas ciências médicas e biológicas. A Bioestatística fornece métodos para decisões,
Albertazzi.Tratamento de Dados.Descritores (1.1) Tratamento de Dados 1.
MEDIDAS DE POSIÇÃO MÉDIAS MODA MEDIANA QUARTIS PERCENTIS.
Variância A variância baseia-se nos desvios em torno da média aritmética, porém determinando a média aritmética dos quadrados dos desvios (lembremos que.
ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA
Prof. Josenildo dos Santos MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS ÀS CIÊNCIAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE ESTRATÉGICA 2º MÓDULO.
Distribuição. de freqüência
MIM 2011/2012 FMUC ESTATÍSTICA DESCRITIVA Bárbara Oliveiros Biomatemática.
Módulo 1 Estatística Básica.
Estatística Aplicada à Administração Prof. Alessandro Moura costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
Marcos Antonio Estremote – Aula 2.  Estatística Descritiva:  Resumo ou descrição das características importantes de um conjunto conhecido de dados populacionais.
Medidas de Tendência Central.. São valores centrais que representam uma determinada característica geral do grupo observado. MÉDIA ARITMÉTICA; MEDIANA;
Análise descritiva de dados (4) Medidas de dispersão.
Marcos Antonio Estremote – Aula 3.  Determina a característica de variação de um conjunto de dados.  Amplitude  Desvio  Desvio médio ou desvio absoluto.
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
Transcrição da apresentação:

A CARTOGRAFIA TEMÁTICA E A ESTATÍSTICA Profa. Dra. Andréia Medinilha Pancher Prof. Ms Juliano Oliveira Martins Coelho

Processo de mapeamento 1 - Análise das características dos dados. 2 - Conhecimento da distribuição espacial do fenômeno. 3 - Escolha da escala de medida para a representação do fenômeno. 4 - Seleção e Ordenamento dos dados. 5 - Tratamento dos dados. 6 - Arredondamento dos valores. 7- Agrupamento dos dados. 8 - Escolha do método de mapeamento 9 - Escolha de uma legenda.

Processo de mapeamento 1 - Análise das características dos dados. 2 - Conhecimento da distribuição espacial do fenômeno. 3 - Escolha da escala de medida para a representação do fenômeno. 4 - Seleção e Ordenamento dos dados. 5 - Tratamento dos dados. 6 - Arredondamento dos valores. 7- Agrupamento dos dados. 8 - Escolha do método de mapeamento 9 - Escolha de uma legenda.

Processo de mapeamento 1 - Análise das características dos dados. Qualitativo ou quantitativo. Concreto ou abstrato. Quantidade e amplitude dos dados. Como foram obtidos.

Processo de mapeamento 2 - Conhecimento da distribuição espacial do fenômeno. Discreta ou contínua. Transição suave ou abrupta.

Processo de mapeamento 3 - Escolha da escala de medida (mensuração) para a representação do fenômeno. Nominal. Classificar, rotular e dar nome. Ordinal. Ordenar segundo algum critério. De intervalo. Ordinal com intervalos conhecidos partindo de um ponto zero arbitrário. De razão. Ordinal de intervalo, sendo que o ponto zero é uma origem verdadeira.

Processo de mapeamento 4 - Seleção e Ordenamento dos dados. Fonte dos dados. Ordem alfabética ou numérica. Ordem crescente ou decrescente.

Processo de mapeamento 5 - Tratamento dos dados. Dados absolutos. Dados derivados.

Processo de mapeamento 6 - Arredondamento dos valores. Redução do número de casa decimais.

Processo de mapeamento 7- Agrupamento dos dados. Número de classes. Intervalo de classes.

Processo de mapeamento 8 - Escolha do método de mapeamento. Preparo do mapa básico e temático.

Processo de mapeamento 9 - Escolha de uma legenda. Símbolos, cores, textos e dados complementares.

5 - Tratamento dos dados Dados qualitativos ou quantitativos. Dados quantitativos absolutos (ex.: população) Dados quantitativos derivados (ex.: densidade demográfica)

Dados Derivados Densidades. Razões. Análises estatísticas.

Dados Derivados - Densidade D = N/A Onde: N = número total em uma unidade A = área da unidade considerada (km2, m2, ou ha)

Dados Derivados - Razões Taxa. na/nb Ex. pop urbana / pop. rural Proporção. na/N Ex. pop urbana / pop. total Porcentagem. na/N x 100 Onde: na = n° de ocorrências de uma categoria. nb = n° de ocorrências em outra categoria. N = n° total das categorias.

Dados Derivados – Análise Estatística Medidas de tendência central. Medidas de variabilidade ou dispersão.

Medidas de tendência central Média Aritmética. Moda. Mediana.

Medidas de tendência central Média Aritmética. É soma dos valores, dividida pelos número de valores observados. x = Σx/n Onde: Σx= soma de todos os valores n= no de vezes que x ocorre

Medidas de tendência central Moda. É o valor que ocorre com mais frequência em um conjunto de dados.

Medidas de tendência central Mediana. É o valor que ocupa a posição central em um conjunto de dados organizados em ordem crescente.

Medidas de tendência central Mediana. É o valor que ocupa a posição central em um conjunto de dados organizados em ordem crescente. O modo de obtenção da mediana varia em função do número total de dados, podendo ser ímpar ou par.

Relações entre média, mediana e moda. http://www.tuveras.com/estadistica/estadistica02.htm

Curva de distribuição normal Espera-se que ocorram mais valores perto da média aritmética. Espera-se que ocorram menos valores quanto maior for o desvio da média. E que a curva normal descreva este tipo de distribuição. http://www.fem.unicamp.br/~instmed/Incerteza.htm

Medidas de variabilidade ou dispersão Amplitude total. Desvio quartílico. Desvio médio. Variância e desvio padrão.

Medidas de variabilidade ou dispersão Amplitude total. Representa a amplitude total de variação dos dados. X(max.) – X (min.) Primeira impressão sobre a dispersão dos dados.

Medidas de variabilidade ou dispersão Desvio quartílico. 1 - obtém-se a mediana, dividindo os dados em duas partes iguais (50% dos dados) 2 - cada parte é subdividida, dividindo o conjunto em quatros grupos iguais (25% dos dados).

Medidas de variabilidade ou dispersão Desvio médio. 1 - Calcula-se os desvios de cada ocorrência em relação à média aritmética. 2 – Os desvios são apresentados em valores absolutos. 3 - Calcula-se então a média aritmética dos desvios obtidos.

Medidas de variabilidade ou dispersão Variância e desvio padrão. A variância é obtida em função dos desvios quadráticos. Para se evitar desvios negativos, a unidade de medida será a unidade considerada para medir os dados ao quadrado. S2 = Σ(x –X)2/n – 1 S= √Σ(x –X)2/n - 1 Onde: (x –X)2 o desvio em relação à média para cada valor Σ(x –X)2 a soma dos desvios quadráticos n = o número de valores ou dados

6 - Arredondamento dos dados Definir: Valores Inteiros, ou Valores Decimais (no de casas) Exemplos: 3,54 Þ 3,5 3,56 Þ 3,6 3,556 = 4 3,554 = 3

6 - Arredondamento dos dados O arredondamento é permitido quando: Não modifica a essência do trabalho e caso os dados não sejam precisos; A facilidade do tratamento das informações é mais importante do que a precisão Os números das tabelas são resultantes de vários cálculos que levam a uma certa generalização, como médias e taxas.

7 - Determinação do número e do intervalo das classes Considerações para Mapas Estatísticos 4 a 8 classes No de classes: Tipo de simbolização – método de mapeamento Distribuição do tema Amplitude dos dados: máximo e mínimo valor

Determinação do número de classes Fórmula de Sturges: 1 + (3,3 X log n) n = 29 no de classes = 5,38 n = freqüência ou número de dados Método do quíntuplo do logaritmo de n 5 x log 29 = 5,8 Obs.: o método mais empregado é o de Sturges.

Determinação do intervalo das classes Método da amplitude. Método dos quantis. Método do gráfico da dispersão de frequência. Método do histograma.

Referências GERARDI, L.H.O.;SILVA, B.N. Quantificação em Geografia. São Paulo: Difel, 1981. LOCH, R.E.N. Cartografia: representação, comunicação e visualização de dados espaciais. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2006.