AMARRIBO - Amigos Associados de Ribeirão Bonito

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
El Salvador Nome Oficial: República de El Salvador
Advertisements

Brasil Maior país e maior população da América do Sul
PARTICIPAÇÃO POPULAR E PODER PÚBLICO.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Situação no Rio de Janeiro
QUEM SOMOS A Parceiros Voluntários é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos e apartidária, especializada em estimular, captar, qualificar.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão Ministério Público Federal 04 de dezembro de 2008 Experiências da Fundação Orsa na Promoção da Nutrição na.
Avaliação como Mecanismo de Accountability
O Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
Tema central : SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: Megatendências e situação nacional.
Visão Missão Influir Fazer Mobilização Programas
Câmara Municipal de Belo Horizonte
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
População Mundial e do Brasil
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO 1º Encontro Regional pela Excelência na Gestão Pública Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GESPÚBLICA GESPÚBLICA.
Cidade Educadora, Cidade Saudável
Movimento Brasil Competitivo Porto Alegre, 30 de abril de 20202
Correção da Prova 4° Bimestre.
O Mundo Urbano Brasileiro
Movimento Apaeano O maior movimento social pela dignidade e inclusão social das pessoas com deficiência.
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
Fabiano André Vergani
AJET - ASSOCIAÇÃO DOS JOVENS EMPREENDEDORES DE TUBARÃO FUNDADA EM 1988 QUEM SOMOS? - JOVENS EMPRESÁRIOS - JOVENS FILHOS DE EMPRESÁRIOS - JOVENS PROFISSIONAIS.
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Agenda da sustentabilidade
Surgimento Mobilização dos diversos segmentos da sociedade: cidadãos, gestores públicos e organizações Todos por uma causa: tornar Florianópolis uma.
Prefeitura do Recife Coordenadoria da Mulher
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
no contexto do Arranjo Metropolitano
Painel: Aspectos destacados
BOM DIA, Campanha Paraná sem corrupção Campanha nacional o que você tem a ver com a corrupção? Porque o Ministério Público? O QUE É O MINISTÉRIO PÚBLICO?
Longevidade.
Observatórios Sociais
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
HOLANDA.
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
Nossa Várzea - Cidadania e Sustentabilidade na Amazônia Brasileira
ÁGUEDA – Cultura: diferentes públicos, diferentes palcos, uma oferta integrada IV Seminário para o Associativismo Às sextas na Cidade.
Slide 2/17 Etapas do PLHIS PLHIS POTIM METODOLOGIA METODOLOGIA DIAGNÓSTICO PLANO DE AÇÃO AGO/SET 2011 SET/NOV 2011 NOV/DEZ 2011.
Jeferson Dahmer Mestrando em Administração UDESC-ESAG
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
Controle Social.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno Local: Tribunal de Contas da União.
ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO RIO URUGUAI
FÓRUNS DE CIDADANIA E POLÍTICA O que é política? Como participar exercendo nosso papel na democrácia? Como votar com informação e responsabilidade? Público.
Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia: turismo comunitário em territórios rurais Salão do Turismo 2009.
Parcerias entre cidades e o mundo rural
Prefeitura Municipal de Santo André
A Controladoria Geral do Município de São Paulo São Paulo, agosto de 2014 Divisão de Fomento ao Controle Social Coordenadoria de Promoção da Integridade.
Atuação dos agentes de Controle Social
Movimento Nossa São Paulo 1.
O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Aula para a prova do 9º ano
CAT.
MECANISMOS E PR Á TICAS DA GESTÃO DEMOCR Á TICA EM CURITIBA.
Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Projeto Circuito Gastronômico do Bem. Agenda Um pouco sobre a Prato Cheio Nossos números O projeto – Circuito Gastronômico do Bem Como ajudar Benefícios.
Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Transcrição da apresentação:

AMARRIBO - Amigos Associados de Ribeirão Bonito

Onde fica? Aprox. 12.000 habitantes; Urbana: 9.959 Rural: 1.287 Fundação:  5 de março de 1890 (119 anos); Atividade agropecuária (cana-de-açúcar, bovinos, aves), café, cereais, laranjas. Possui uma área de 471,498 km Densidade demográfica (hab./km²): 23,85 Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 14,46 Expectativa de vida (anos): 71,99 Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,65 Taxa de alfabetização: 87,67% Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,781

Quem atua? O que faz? ONG que atua conjuntamente com: sociedade civil, a administração pública, lideranças políticas, iniciativa privada, Acompanha a gestão dos bens públicos e a preservação dos valores e do patrimônio cultural da cidade de Ribeirão Bonito, em São Paulo.

Quem atua? Reúne pessoas que tenham vínculo com a localidade: pessoas amigas, nascidas, residentes, ex-residentes simpatizantes Pessoas que oferecem voluntariamente seu tempo, seu talento, competências e habilidades para a construção sociocultural, econômica e ambiental da cidade. Busca deixar claro que não busca substituir o poder público nas suas atribuições, e não possue vínculo político partidário.

Missão Promover o desenvolvimento humano; Estimular o desenvolvimento sustentável; Criar instrumentos para a promoção e a qualidade de vida das famílias da região; Contribuir para o combate à corrupção na administração pública.

Histórico Entre os anos de 1970 e 2000, ocorreu grande êxodo rural; A estrutura do município passou a apresentar as dificuldades comuns a este contexto; Um grupo de cidadãos buscava averiguar irregularidades administrativas, apesar de não haver evidências para comprovar o fato; Em 1999 os jovens decidiram contribuir;

Nesse mesmo ano ocorreu o movimento de restauração do principal ponto da cidade: O Morro do Bom Jesus. Primeiras incitações da necessidade de participação popular.

Surgimento da AMARRIBO Com o sucesso do movimento de revitalização do Morro do Bom Jesus, surgiu a idéia da criação da ONG; Fundada em 14 de novembro de 1999;  Encontro Anual dos Filhos e Amigos de Ribeirão Bonito (aproximar as pessoas que moram ou que tenham afinidade pela cidade).

Exemplo de atuação De inicio houve distanciamento do poder publico; Após as eleições em 2000, surgiram indícios de corrupção contra o prefeito; A medida que se investigava o assunto, a entidade entrava em conflito com a Administração que de fato estava envolvida em um grande caso de corrupção; Com o assunto levado a tona, os cidadãos se mobilizaram, comprovaram legalmente os fatos, abrindo pedido de cassação. O mesmo renunciou em 2002, sendo preso no mesmo ano por improbidade administrativa;

Resultados da experiência Um deles é a cartilha “O Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil”; Mostra de maneira didática indícios de conduta ilegal na administração municipal;

Resultados da experiência 155 palestras em 20 estados; Parcerias com 155 organizações de rede; Relações com 1300 cidades do pais; Caso apresentado no Canadá, EUA e Inglaterra (parceria com ALVINA/ ETHOS) Desenvolvimento de portal com objetivo de controlar a corrupção (www.redecontrolesocial.org.br).

Diversos projetos são realizados Telecentro, 2007 Lixo reciclável, 2007 Assembléia na Câmara, 2007 Proj. Plantio de Mudas, 2007 Proj. Orçamento Cidadão, 2007