Ciências da Natureza e suas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A teoria Cinética da Materia (IV)
Advertisements

A teoria Cinética da Materia (III)
Teoria Cinética dos Gases
Química Aplicada /2012 Professor Valentim Nunes, Departamento de Engenharia Química e do Ambiente Gabinete: J207 – Campus.
Teoria Cinética dos Gases
Aula 05 Calor e Trabalho.
CLIQUE O MOUSE PARA NOVAS INFORMAÇÕES
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
Mecânica dos Fluidos Problemas resolvidos
FÍSICO-QUÍMICA LICENCIATURA EM FÍSICA
O que você deve saber sobre
Estudo do Estado Gasoso
E suas características
Teoria cinético- corpuscular da matéria
Regra de Três Simples e Composta
Termodinâmica Sistema e Vizinhança
Gases Equação dos Gases Perfeitos e Constantes dos Gases Perfeitos
Estudo dos Gases Chaos = caos
GASES PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 2º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1.
CALORIMETRIA.
Marcos Germano Degenhardt
GASES PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 2º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1.
Ibrahim Pedro Henrique Yuri 16986
Caderno 2 Capítulo Os gases perfeitos
Termodinâmica.
1. A região conhecida como “O Triângulo das Bermudas” detém um grande número de desaparecimentos de navios e aeronaves, sem causa conhecida. Baseados na.
Gases Ideais Prof Leonis Lourenço.
Estudo dos Gases Gases são fluídos facilmente compressíveis:
Transformações gasosas
TERMODINÂMICA Módulo 03 Física 01 Pág
Teoria Cinética dos Gases
TRANSFORMAÇÕES PARTICULARES
Gás ideal e primeira lei da Termodinâmica Professor: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva Tutor: Gustavo Luz.
FASES DA MATÉRIA Hêda Míriam
Processo Adiabático Além dos processos ideais tratados na aula passada (isobárico e isovolumétrico), um quarto tipo de processo tem grande importância.
Propriedades Moleculares da Matéria
Integrantes: Fernando Henrique Finatte Luiz Augusto Guimarães da Silva
Prof Marcus Felipe Colégio Energia Barreiros
Estado de agregação: gasosos
QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição
O estado gasoso Gases Química.
ESTUDO DOS GASES.
Ciências da Natureza e suas Equações termoquímicas
GASES.
EQUAÇÃO DE ESTADO DOS GASES PERFEITOS
GASES Guilherme Pego de Andrade Rafael Silva de Almeida 14243
Estudo dos Gases Profª.:Patrícia Regina de S.Carneiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
Ciência e Tecnologia de Vácuo
1 de 15 GASES GASES César dos Santos Guimarães Rafael de Campos Braga Cordeiro Data: 05/09/2008 Curso: EME Universidade Federal de Itajubá.
CAPÍTULO 10 – GASES Michel Francisco Nagme Rachid Costa – 14459
Teoria Cinética dos Gases
Teoria Cinética dos Gases
ESTUDO DOS GASES.
Ciência e Tecnologia de Vácuo
TERMOMETRIA, CALORIMETRIA E TERMODINÂMICA – Aula 7
TERMOMETRIA, CALORIMETRIA E TERMODINÂMICA – Aula 6
Lab. Dias 19 e 21 de agosto Lei de Boyle.
AULA 01 É NA ADVERSIDADE QUE CONHECEMOS NOSSOS AMIGOS
Superintensivo Professor John Disciplina Física E.
TERMOLOGIA Professor John Disciplina Física E.
Teorema da Energia Cinética
Gases.
Equação de estado do gás ideal PV = nRT 1º Caso: Problemas diretos Fornecidas três variáveis Pede-se a quarta. 2º Caso: Comparação entre gases diferentes.
I. Gás Ideal ou Gás Perfeito
Não esqueçam, por favor, de organizar os grupos para a terceira etapa do trabalho de CTSA.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Hildegarton Nogueira.
Hidrodinâmica Aula 09 (1 0 Sem./2016) 1. O Teorema do Momentum 2.
CENTRO DE MASSA E MOMENTO LINEAR
Ciências da Natureza e suas
Transcrição da apresentação:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Ensino Médio, 2º Ano Teoria cinética

Física, 2º Ano do Ensino Médio Teoria Cinética dos Gases Ao fazermos um estudo dos gases, devemos levar em conta um modelo hipotético de gás, que não condiz necessariamente com os gases reais encontrados livremente na natureza. A este modelo chamamos de gás ideal (ou perfeito). Para caracterizar o estado de um gás, observamos três grandezas que interagem entre si. São elas: pressão, volume e temperatura, chamadas de variáveis de estado de um gás. Embora o gás ideal seja apenas um modelo, os gases reais apresentam comportamento semelhante a ele, quando em altas temperaturas e baixas pressões. Possivelmente, em certo momento da vida, você já se questionou por que alguns corpos flutuam na água ou também por que os corpos imersos em água aparentam ser mais leves. A resposta para estas perguntas é bem simples e se baseia em uma grandeza física vetorial chamada empuxo.

Física, 2º Ano do Ensino Médio Teoria Cinética dos Gases Para iniciar este estudo, podemos nos indagar sobre algumas propriedades que notamos visivelmente em um gás. Por que um gás se expande e se difunde por pequenos orifícios? Por que um gás pode ser comprimido? Por que um gás se mistura facilmente com outro? Por que a densidade dos gases é baixa?

Física, 2º Ano do Ensino Médio Teoria Cinética dos Gases Para responder a esses questionamentos, adotamos um modelo de gás que apresenta as quatro características a seguir. O movimento de suas moléculas é caótico, ou seja, cada molécula se movimenta aleatoriamente em relação às outras e atende às leis da Mecânica Clássica. Exemplo do movimento desordenado das moléculas de um gás ideal. Possivelmente, em certo momento da vida, você já se questionou por que alguns corpos flutuam na água ou também por que os corpos imersos em água aparentam ser mais leves. A resposta para estas perguntas é bem simples e se baseia em uma grandeza física vetorial chamada empuxo. Imagem: Sharayanan / GNU Free Documentation License.

Física, 2º Ano do Ensino Médio Teoria Cinética dos Gases As moléculas de um gás ideal não interagem entre si, exceto quando colidem. Em consequência disso, descrevem um movimento retilíneo uniforme (MRU). As moléculas de um gás podem colidir entre si ou contra as paredes do recipiente no qual estão confinadas. Em ambos os casos, as colisões são perfeitamente elásticas, ou seja, as moléculas conservam sua energia cinética e sua quantidade de movimento. a) b) c) No exemplo das figuras a, b e c, as partículas do gás mantêm constante o módulo de suas velocidades mesmo depois da colisão, conservando sua energia cinética e sua quantidade de movimento.

Física, 2º Ano do Ensino Médio Teoria Cinética dos Gases As dimensões das moléculas do gás são desprezíveis quando comparadas com as distâncias entre elas. Logo, o volume do gás corresponde ao volume do espaço entre suas moléculas, que no total é o volume do recipiente no qual ele está contido. Em resumo, essas características, embora hipotéticas, sugerem que o gás é um grande espaço vazio onde as moléculas movimentam-se intensamente em diversas direções, colidindo entre si e com as paredes do recipiente e atendendo às leis da Mecânica Clássica, ou seja, conservando sua energia e sua quantidade de movimento.

Física, 2º Ano do Ensino Médio Teoria Cinética dos Gases Conforme dito anteriormente, os gases reais podem se comportar como um gás ideal, atendendo a duas condições: Pressupõe-se um número menor de moléculas por unidade de volume, pois poucas moléculas acarretam poucas colisões nas paredes do recipiente e, consequentemente, menor pressão. Baixa pressão Moléculas com elevada velocidade média. Alta temperatura

Física, 2º Ano do Ensino Médio Teoria Cinética dos Gases Com base no que foi exposto, podemos responder aos questionamentos feitos na introdução. O gás se expande e se difunde através de orifícios, devido ao intenso movimento de suas moléculas. Por isso o perfume de um frasco aberto espalha-se rapidamente pelo ambiente. O gás é facilmente compressível devido à enorme distância entre suas moléculas. Um gás mistura-se facilmente com outro porque suas moléculas não encontram dificuldade em ocupar os espaços vazios entre as moléculas do outro gás. O gás se expande e se difunde através de orifícios devido ao intenso movimento de suas moléculas. Por isso o perfume de um frasco aberto espalha-se rapidamente pelo ambiente. Os gases são facilmente comprimíveis devido à enorme distância entre suas moléculas. Um gás mistura-se facilmente com outro porque suas moléculas ocupam os espaços vazios entre as moléculas do outro gás. Um gás apresenta baixa densidade porque a massa e suas moléculas é muito pequena quando comparada com o volume que ele ocupa. Em outras palavras, o volume de um gás é composto praticamente de espaços vazios. Um gás apresenta baixa densidade porque a massa de suas moléculas é muito pequena, quando comparada com o volume que ele ocupa. Em outras palavras, o volume de um gás é composto, praticamente, de espaços vazios.

Determinação da pressão de um gás Física, 2º Ano do Ensino Médio Teoria Cinética dos Gases Determinação da pressão de um gás Por definição, pressão é a relação entre o módulo de uma força e a área sobre a qual ela atua. Logo, quanto maior a força com a qual a molécula de um gás colide contra a parede do recipiente que o contém, maior é a pressão exercida pelo gás dentro do recipiente. O gás se expande e se difunde através de orifícios devido ao intenso movimento de suas moléculas. Por isso o perfume de um frasco aberto espalha-se rapidamente pelo ambiente. Os gases são facilmente comprimíveis devido à enorme distância entre suas moléculas. Um gás mistura-se facilmente com outro porque suas moléculas ocupam os espaços vazios entre as moléculas do outro gás. Um gás apresenta baixa densidade porque a massa e suas moléculas é muito pequena quando comparada com o volume que ele ocupa. Em outras palavras, o volume de um gás é composto praticamente de espaços vazios. A pressão gasosa é o resultado das colisões de bilhões e bilhões de moléculas que compõem o gás contra as paredes do recipiente.

Física, 2º Ano do Ensino Médio Teoria Cinética dos Gases Quando um gás é comprimido sob temperatura constante, o número de colisões das moléculas com as paredes do recipiente se intensifica, fazendo aumentar a pressão do gás. Ao contrário, quando é expandido, essa quantidade de colisões é menor, em virtude de as moléculas percorrerem distâncias maiores dentro do recipiente, fazendo diminuir a pressão do gás. O gás se expande e se difunde através de orifícios devido ao intenso movimento de suas moléculas. Por isso o perfume de um frasco aberto espalha-se rapidamente pelo ambiente. Os gases são facilmente comprimíveis devido à enorme distância entre suas moléculas. Um gás mistura-se facilmente com outro porque suas moléculas ocupam os espaços vazios entre as moléculas do outro gás. Um gás apresenta baixa densidade porque a massa e suas moléculas é muito pequena quando comparada com o volume que ele ocupa. Em outras palavras, o volume de um gás é composto praticamente de espaços vazios. a) b) As figuras a e b demonstram a relação inversamente proporcional entre a pressão e o volume de um gás, descrita na lei de Boyle.

Física, 2º Ano do Ensino Médio Teoria Cinética dos Gases O y z x Para calcular a pressão exercida por um gás dentro de um recipiente, podemos considerar esse recipiente um cubo de aresta L contendo um gás com N moléculas. Sabendo que o movimento das moléculas é aleatório, podemos supor que o efeito produzido seria o mesmo, caso 1/3 delas se movimentassem em cada uma das direções x, y e z. Quando uma molécula de massa m0 e velocidade v colide com uma face do cubo, o módulo de sua velocidade não se altera, conforme as figuras a, b e c. O gás se expande e se difunde através de orifícios devido ao intenso movimento de suas moléculas. Por isso o perfume de um frasco aberto espalha-se rapidamente pelo ambiente. Os gases são facilmente comprimíveis devido à enorme distância entre suas moléculas. Um gás mistura-se facilmente com outro porque suas moléculas ocupam os espaços vazios entre as moléculas do outro gás. Um gás apresenta baixa densidade porque a massa e suas moléculas é muito pequena quando comparada com o volume que ele ocupa. Em outras palavras, o volume de um gás é composto praticamente de espaços vazios. a) v b) c) -v

Logo, a variação da sua quantidade de movimento é dada por Física, 2º Ano do Ensino Médio Teoria Cinética dos Gases Logo, a variação da sua quantidade de movimento é dada por ∆Q = m0v – (– m0v) = 2m0v Entre duas colisões consecutivas, uma molécula percorre duas vezes a distância da aresta L, portanto o tempo ∆t que uma molécula gasta para percorrer essa distância é ∆t = 2L v O gás se expande e se difunde através de orifícios devido ao intenso movimento de suas moléculas. Por isso o perfume de um frasco aberto espalha-se rapidamente pelo ambiente. Os gases são facilmente comprimíveis devido à enorme distância entre suas moléculas. Um gás mistura-se facilmente com outro porque suas moléculas ocupam os espaços vazios entre as moléculas do outro gás. Um gás apresenta baixa densidade porque a massa e suas moléculas é muito pequena quando comparada com o volume que ele ocupa. Em outras palavras, o volume de um gás é composto praticamente de espaços vazios. Pelo teorema do impulso, I=∆Q, onde I=F.∆t. Determinamos, então, a força F escrevendo: m0 v² L F . 2L v F . ∆t = 2 m0v  = 2 m0v  F =

Física, 2º Ano do Ensino Médio Teoria Cinética dos Gases Aplicando o conceito mecânico de pressão visto no slide 11 para 1/3 das N moléculas, temos: L³ equivale ao volume V do cubo, e o produto N m0 resulta na massa total m do gás. Assim, obtemos a equação da pressão exercida por um gás perfeito: O gás se expande e se difunde através de orifícios devido ao intenso movimento de suas moléculas. Por isso o perfume de um frasco aberto espalha-se rapidamente pelo ambiente. Os gases são facilmente comprimíveis devido à enorme distância entre suas moléculas. Um gás mistura-se facilmente com outro porque suas moléculas ocupam os espaços vazios entre as moléculas do outro gás. Um gás apresenta baixa densidade porque a massa e suas moléculas é muito pequena quando comparada com o volume que ele ocupa. Em outras palavras, o volume de um gás é composto praticamente de espaços vazios.

Deteminação da energia cinética de um gás Física, 2º Ano do Ensino Médio Teoria Cinética dos Gases Deteminação da energia cinética de um gás A energia cinética de um gás equivale ao somatório das energias cinéticas de suas moléculas, que é dada por mv² 2 Ec = Como o produto mv² também se apresenta na equação da pressão do gás vista no slide 13, podemos escrever mv²=3PV, e substituir na equação acima, obtendo: O gás se expande e se difunde através de orifícios devido ao intenso movimento de suas moléculas. Por isso o perfume de um frasco aberto espalha-se rapidamente pelo ambiente. Os gases são facilmente comprimíveis devido à enorme distância entre suas moléculas. Um gás mistura-se facilmente com outro porque suas moléculas ocupam os espaços vazios entre as moléculas do outro gás. Um gás apresenta baixa densidade porque a massa e suas moléculas é muito pequena quando comparada com o volume que ele ocupa. Em outras palavras, o volume de um gás é composto praticamente de espaços vazios. 3PV 2 Ec =

Física, 2º Ano do Ensino Médio Teoria Cinética dos Gases Pela equação de Clapeyron, sabemos que PV=nRT, logo a energia cinética do gás pode ser dada em função de sua temperatura assim: Onde n é o número de mols do gás e R é a constante universal dos gases ideais, que vale 8,31 J/mol.k. O gás se expande e se difunde através de orifícios devido ao intenso movimento de suas moléculas. Por isso o perfume de um frasco aberto espalha-se rapidamente pelo ambiente. Os gases são facilmente comprimíveis devido à enorme distância entre suas moléculas. Um gás mistura-se facilmente com outro porque suas moléculas ocupam os espaços vazios entre as moléculas do outro gás. Um gás apresenta baixa densidade porque a massa e suas moléculas é muito pequena quando comparada com o volume que ele ocupa. Em outras palavras, o volume de um gás é composto praticamente de espaços vazios.

Deteminação da velocidade média das moléculas de um gás Física, 2º Ano do Ensino Médio Teoria Cinética dos Gases Deteminação da velocidade média das moléculas de um gás Sendo o número n de mols do gás a razão entre sua massa m e sua massa molar M, escrevemos a energia cinética do gás: O gás se expande e se difunde através de orifícios devido ao intenso movimento de suas moléculas. Por isso o perfume de um frasco aberto espalha-se rapidamente pelo ambiente. Os gases são facilmente comprimíveis devido à enorme distância entre suas moléculas. Um gás mistura-se facilmente com outro porque suas moléculas ocupam os espaços vazios entre as moléculas do outro gás. Um gás apresenta baixa densidade porque a massa e suas moléculas é muito pequena quando comparada com o volume que ele ocupa. Em outras palavras, o volume de um gás é composto praticamente de espaços vazios. Logo, verifica-se que a temperatura é uma medida do grau de agitação das moléculas do gás.

Deteminação da energia cinética média por molécula Física, 2º Ano do Ensino Médio Teoria Cinética dos Gases Deteminação da energia cinética média por molécula Considerando N moléculas de um gás e EC sua energia cinética, podemos determinar a energia cinética média por molécula assim: O quociente N/n corresponde a um mol de moléculas, ou seja, ao número de Avogrado NA. Consequentemente: O gás se expande e se difunde através de orifícios devido ao intenso movimento de suas moléculas. Por isso o perfume de um frasco aberto espalha-se rapidamente pelo ambiente. Os gases são facilmente comprimíveis devido à enorme distância entre suas moléculas. Um gás mistura-se facilmente com outro porque suas moléculas ocupam os espaços vazios entre as moléculas do outro gás. Um gás apresenta baixa densidade porque a massa e suas moléculas é muito pequena quando comparada com o volume que ele ocupa. Em outras palavras, o volume de um gás é composto praticamente de espaços vazios.

Logo, a energia cinética média por molécula do gás é dada por: Física, 2º Ano do Ensino Médio Teoria Cinética dos Gases Como R e NA são valores constantes, seu quociente resulta em outra constante, a qual chamamos de constante de Boltzmann, que no Sinstema Internacional de Unidades vale: Logo, a energia cinética média por molécula do gás é dada por: O gás se expande e se difunde através de orifícios devido ao intenso movimento de suas moléculas. Por isso o perfume de um frasco aberto espalha-se rapidamente pelo ambiente. Os gases são facilmente comprimíveis devido à enorme distância entre suas moléculas. Um gás mistura-se facilmente com outro porque suas moléculas ocupam os espaços vazios entre as moléculas do outro gás. Um gás apresenta baixa densidade porque a massa e suas moléculas é muito pequena quando comparada com o volume que ele ocupa. Em outras palavras, o volume de um gás é composto praticamente de espaços vazios. Podemos concluir, portanto, que a energia cinética média por molécula de um gás não depende de sua natureza, e sim de sua temperatura.

Analisando microscopicamente, a temperatura de um gás representa: Física, 2º Ano do Ensino Médio Teoria Cinética dos Gases EXERCÍCIO 1. Analisando microscopicamente, a temperatura de um gás representa: o calor que ele absorve do sistema. a soma da energia cinética de suas moléculas. o número de colisões de suas moléculas com as paredes do recipiente por minuto. o quociente entre sua pressão e seu volume. o fluxo de calor liberado pelas suas moléculas. Resp.: b) De acordo com a equação , verifica-se que, como o número de mols n de um gás confinado não varia, assim como a constante R, o que determina a sua temperatura T é a sua energia cinética EC. O gás se expande e se difunde através de orifícios devido ao intenso movimento de suas moléculas. Por isso o perfume de um frasco aberto espalha-se rapidamente pelo ambiente. Os gases são facilmente comprimíveis devido à enorme distância entre suas moléculas. Um gás mistura-se facilmente com outro porque suas moléculas ocupam os espaços vazios entre as moléculas do outro gás. Um gás apresenta baixa densidade porque a massa e suas moléculas é muito pequena quando comparada com o volume que ele ocupa. Em outras palavras, o volume de um gás é composto praticamente de espaços vazios.

Física, 2º Ano do Ensino Médio Teoria Cinética dos Gases 2. Certa massa de gás ideal contida num recipiente varia sua temperatura de 300 K para 1200 K. Qual a razão entre a velocidade média de suas moléculas antes e depois dessa variação? A velocidade média das moléculas de um gás é dada por . Calculando a razão entre seus valores antes e depois, temos: O gás se expande e se difunde através de orifícios devido ao intenso movimento de suas moléculas. Por isso o perfume de um frasco aberto espalha-se rapidamente pelo ambiente. Os gases são facilmente comprimíveis devido à enorme distância entre suas moléculas. Um gás mistura-se facilmente com outro porque suas moléculas ocupam os espaços vazios entre as moléculas do outro gás. Um gás apresenta baixa densidade porque a massa e suas moléculas é muito pequena quando comparada com o volume que ele ocupa. Em outras palavras, o volume de um gás é composto praticamente de espaços vazios.

Física, 2º Ano do Ensino Médio Teoria Cinética dos Gases 3. (Fuvest-SP) Um cilindro de oxigênio hospitalar (O2) de 60 litros contém, inicialmente, gás a uma pressão de 100 atm e temperatura de 300 K. Quando é utilizado para respiração de pacientes, o gás passa por um redutor de pressão, regulado para fornecer oxigênio a 3 atm, nessa mesma temperatura, acoplado a um redutor de fluxo, que indica, nessas condições, o consumo de oxigênio em litros/minuto. O gás se expande e se difunde através de orifícios devido ao intenso movimento de suas moléculas. Por isso o perfume de um frasco aberto espalha-se rapidamente pelo ambiente. Os gases são facilmente comprimíveis devido à enorme distância entre suas moléculas. Um gás mistura-se facilmente com outro porque suas moléculas ocupam os espaços vazios entre as moléculas do outro gás. Um gás apresenta baixa densidade porque a massa e suas moléculas é muito pequena quando comparada com o volume que ele ocupa. Em outras palavras, o volume de um gás é composto praticamente de espaços vazios. Imagem: Netha Hussain/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.

O número N0 de mols de O2, presentes inicialmente no cilindro. Física, 2º Ano do Ensino Médio Teoria Cinética dos Gases Considere o O2 como gás ideal. Suponha a temperatura constante e igual a 300 K (27 ºC). Seja a constante universal dos gases ideais R = 8 x 10 ² atm.litros/mol.K. Assim, determine: O número N0 de mols de O2, presentes inicialmente no cilindro. volume do cilindro ocupado pelo gás: V0 = 60 litros pressão do gás dentro do cilindro: P0 = 100 atm temperatura dentro e fora do cilindro: T = 300 K P0 .V0 = N0 .R .T 100 . 60 = N0 . 0,08 . 300 6000 = 24 N0 N0 = 6000 / 24 N0 = 250 mols O gás se expande e se difunde através de orifícios devido ao intenso movimento de suas moléculas. Por isso o perfume de um frasco aberto espalha-se rapidamente pelo ambiente. Os gases são facilmente comprimíveis devido à enorme distância entre suas moléculas. Um gás mistura-se facilmente com outro porque suas moléculas ocupam os espaços vazios entre as moléculas do outro gás. Um gás apresenta baixa densidade porque a massa e suas moléculas é muito pequena quando comparada com o volume que ele ocupa. Em outras palavras, o volume de um gás é composto praticamente de espaços vazios.

Física, 2º Ano do Ensino Médio Teoria Cinética dos Gases b) O número n de mols de O2, consumidos em 30 minutos de uso, com o medidor de fluxo indicando 5 litros/minuto. fluxo de oxigênio:  = 5 litros /min tempo de uso: t = 30 min volume consumido: V =  . t = 5 .30  V = 150 litros pressão de saída: P = 3 atm P .V = n .R .T 3 .150 = n . 0,08 . 300 450 = 24 n n = 450 / 24 n = 18,75 mols O gás se expande e se difunde através de orifícios devido ao intenso movimento de suas moléculas. Por isso o perfume de um frasco aberto espalha-se rapidamente pelo ambiente. Os gases são facilmente comprimíveis devido à enorme distância entre suas moléculas. Um gás mistura-se facilmente com outro porque suas moléculas ocupam os espaços vazios entre as moléculas do outro gás. Um gás apresenta baixa densidade porque a massa e suas moléculas é muito pequena quando comparada com o volume que ele ocupa. Em outras palavras, o volume de um gás é composto praticamente de espaços vazios.

Física, 2º Ano do Ensino Médio Teoria Cinética dos Gases O intervalo de tempo t, em horas, de utilização do O2, mantido o fluxo de 5 litros/minuto, até que a pressão interna do cilindro fique reduzido a 40 atm. volume do cilindro: V = 60 litros pressão interna final: P = 40 atm P .V= n .R .T 40.60 = n .0,08 .300 2400 = 24 n n = 100 mols (restantes no cilindro) Logo, de um total de 250 mols, foram consumidos 150 mols. Com os dados do item anterior (b), podemos determinar o tempo t, solicitado. O gás se expande e se difunde através de orifícios devido ao intenso movimento de suas moléculas. Por isso o perfume de um frasco aberto espalha-se rapidamente pelo ambiente. Os gases são facilmente comprimíveis devido à enorme distância entre suas moléculas. Um gás mistura-se facilmente com outro porque suas moléculas ocupam os espaços vazios entre as moléculas do outro gás. Um gás apresenta baixa densidade porque a massa e suas moléculas é muito pequena quando comparada com o volume que ele ocupa. Em outras palavras, o volume de um gás é composto praticamente de espaços vazios. 30 min ______ 18,75 mols t ______ 150 mols t = 4 h

Apenas I e II estão corretas. Apenas I é incorreta. Física, 2º Ano do Ensino Médio Teoria Cinética dos Gases 4. Com relação a um gás perfeito confinado em um recipiente de volume invariável, analise as afirmações: A energia cinética de suas moléculas depende da massa de cada molécula, que varia conforme a substância que forma o gás. Aumentando-se a temperatura do gás, sua pressão aumentará proporcionalmente. A velocidade das moléculas do gás não interfere na pressão que ele exerce no recipiente. Apenas I e II estão corretas. Apenas I é incorreta. Todas são incorretas. Apenas II é correta. Todas são corretas. O gás se expande e se difunde através de orifícios devido ao intenso movimento de suas moléculas. Por isso o perfume de um frasco aberto espalha-se rapidamente pelo ambiente. Os gases são facilmente comprimíveis devido à enorme distância entre suas moléculas. Um gás mistura-se facilmente com outro porque suas moléculas ocupam os espaços vazios entre as moléculas do outro gás. Um gás apresenta baixa densidade porque a massa e suas moléculas é muito pequena quando comparada com o volume que ele ocupa. Em outras palavras, o volume de um gás é composto praticamente de espaços vazios.

Física, 2º Ano do Ensino Médio Teoria Cinética dos Gases Resp.: d) A afirmação I é incorreta, pois se ec = 3kT/ 2, fica evidente que a energia cinética média das moléculas de um gás perfeito depende apenas de sua temperatura. A afirmação II é correta, pois se o número de mols do gás e seu volume não variam, de acordo com a equação PV = nRT , a pressão P do gás é diretamente proporcional à sua temperatura T. A afirmação III é incorreta, pois pela equação P=mv²/3V constata-se que a pressão de um gás perfeito depende diretamente do quadrado da velocidade de suas moléculas, logo a velocidade interfere na pressão do gás no recipiente. O gás se expande e se difunde através de orifícios devido ao intenso movimento de suas moléculas. Por isso o perfume de um frasco aberto espalha-se rapidamente pelo ambiente. Os gases são facilmente comprimíveis devido à enorme distância entre suas moléculas. Um gás mistura-se facilmente com outro porque suas moléculas ocupam os espaços vazios entre as moléculas do outro gás. Um gás apresenta baixa densidade porque a massa e suas moléculas é muito pequena quando comparada com o volume que ele ocupa. Em outras palavras, o volume de um gás é composto praticamente de espaços vazios.

Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso   4 Sharayanan / GNU Free Documentation License http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Kinetic_theory_of_gases.svg 27/08/2012 21 Netha Hussain/ Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license. http://wikimediafoundation.org/wiki/File:Oxygen_cylinder.jpg 28/08/2012