Petróleo Surgimento do petróleo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLUIÇÃO DO AR.
Advertisements

Do petróleo ao plástico
FONTES DE ENERGIA Diógenes Luís.
GEOGRAFIA B AULA 03 FONTES DE ENERGIA
Chuvas ácidas.
Política e meio ambiente
BIOMASSA Energia alternativa.
Reações químicas.
FONTES DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
COLEGIO INEDI QUÍMICA, TURMA 301 PROF. LUIZ ANTÔNIO FONTES DE COMPOSTOS ORGÂNICOS.
Por que o petróleo é tão cobiçado no mundo?
HIDROCARBONETOS Hidrocarbonetos aromáticos são geralmente compostos caracterizados por apresentar como cadeia principal um ou vários anéis benzênicos,
A auto-suficiência de petróleo pode transformar o Brasil em uma potência mundial? Quais as relações entre o óleo e as Guerras do Oriente Médio?
QUÍMICA ORGÂNICA E SEUS DERIVADOS
PETRÓLEO PROF. FERENC.
Carvão, crude, gás natural
AULA 3 – 1ª Parte: CLASSIFICAÇÃO DOS DERIVADOS DO PETRÓLEO
Lucilio Monteiro Turma G9 Nº 5.
Biomassa.
Petróleo e Gás natural Petróleo e Gás natural.
Biomassa.
Energia Renovável e Não Renovável
ENERGIA A PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
Fontes alternativas de combustíveis para automóveis disciplina: ciências do ambiente professora: Márcia Maria Rios Aluno: moisés pessoa nunes.
Colegio Salvatoriano Bom Conselho Carvão
Fontes de Energia.
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
ENERGIA FONTES ALTERNATIVAS
Fonte de energia não renovável
Energy Management and Policy
Combustões completas e incompletas
2005 Gás Boliviano: Mm³/d Gás Argentino: Mm³/d Produção Nacional: Mm³/d Gás Natural Liquefeito: Mm³/d TOTAL: Mm³/d Consumo.
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO MUNDO
Energias renováveis e não-renováveis
Química Orgânica e os derivados do petróleo
Estruturas Geológicas
Química Orgânica 2014 – prof Marcelove
BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2.
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
Problemas Ambientais Meio Ambiente.
Capítulo 21 – A produção mundial de energia
Fontes de Energia.
PETRÓLEO Colégio Madre Francisca Lampel Disciplina: Geografia
Petróleo Petróleo.
PETRÓLEO Líquido oleoso e viscoso, de coloração escura.
Fontes de Energia.
Petróleo e Gas Natural.
PETRÓLEO.
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
Hulha.
Processos Industriais Orgânicos
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Segmento: Ensino Fundamental
Geopolitica dos Recursos Naturais..
Carvão, crude, gás natural
PETRÓLEO Mistura de Hidrocarbonetos(moléculas formadas por carbono e hidrogênio: CxHy )
3 Analisar perturbações ambientais Habilidades
Petróleo.
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
Consumo energético e meio ambiente
Água – fundamental para vida.
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
FORMAÇÃO DO PETRÓLEO Etimologia: Petra – “pedra”; Oleum – “óleo”.
Geração e distribuição de energia elétrica
Escola: EEEP Osmira Eduardo de Castro Cidade: Morada Nova-CE Profª: Oberlania Alves.
PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Começou a ser utilizado em larga escala, como fonte de energia, na época da Revolução Industrial (século XVIII). Nesta época era usado para gerar energia.
Universidade Federal do Tocantins Curso: Ciências Biológicas Disciplina: Física para Ciências Biológicas Aluno: Porto Nacional TO.
Transcrição da apresentação:

Petróleo Surgimento do petróleo Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Substância inflamável possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos). Uso e derivados  Além de gerar a gasolina, que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação. Maiores países produtores de petróleo  Os países que possuem maior número de poços de petróleo estão localizados no Oriente Médio, e, por sua vez, são os maiores exportadores mundiais. Os Estados Unidos da América, Rússia, Irã, Arábia Saudita, Venezuela, Kuwait, Líbia, Iraque, Nigéria e Canadá, são considerados um dos maiores produtores mundiais.

Petróleo no Brasil  No Brasil, a primeira sondagem foi realizada em São Paulo, entre 1892-1896, por Eugênio Ferreira de Camargo, quando ele fez a primeira perfuração na profundidade de 488 metros; contudo, o poço jorrou somente água sulfurosa. Foi somente no ano de 1939 que foi descoberto o óleo de Lobato na Bahia.  A Petrobras foi criada, em 1954, com o objetivo de monopolizar a exploração do petróleo no Brasil. A partir daí muitos poços foram perfurados. Atualmente, a Petrobras está entre as maiores empresas petrolíferas do mundo.  O petróleo é uma das principais commodities minerais produzidas pelo Brasil. Tipos de petróleo: - Petróleo Brent: petróleo produzido na região do Mar do Norte, provenientes dos sistemas de exploração petrolífera de Brent e Ninian. É o petróleo na sua forma bruta (crú) sem passar pelo sistema de refino. - Petróleo Light: petróleo leve, sem impurezas, que já passou pelo sistema de refino. - Petróleo Naftênico: petróleo com grande quantidade de hidrocarbonetos naftênicos. - Petróleo Parafínico: petróleo com grande concentração de hidrocarnonetos parafínicos. - Petróleo Aromático: com grande concentração de hidrocarbonetos aromáticos.

Carvão Mineral Definição O carvão mineral, que possui cor preta, é um combustível de origem fóssil (formado a partir da fossilização de  materiais orgânicos, principalmente madeira). Ele é encontrado em jazidas localizadas no subsolo terrestre e extraído pelo sistema de mineração. O carvão mineral é composto por: carbono (grande parte), oxigênio, hidrogênio, enxofre e cinzas. Começou a ser utilizado em larga escala, como fonte de energia, na época da Revolução Industrial (século XVIII). Nesta época era usado para gerar energia para as máquinas e locomotivas. Até hoje é usado como fonte de energia. A queima do carvão mineral para gerar energia lança no ar partículas sólidas e gases poluentes. Estes gases atuam no processo do efeito estufa e do aquecimento global. Portanto, o carvão mineral não é uma fonte de energia limpa e deveria ser evitada pelo ser humano. Porém, em função de questões econômicas (em algumas regiões do mundo é uma fonte barata), ainda é muito utilizado para gerar energia eletrica em usinas termo-elétricas. As maiores reservas de carvão mineral no Brasil situam-se nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Gás Natural Definição Gás Natural, encontrado no subsolo terrestre ou marítimo, é constituído por uma mistura de hidrocarbonetos (composto químico formado por átomos de carbono e hidrogênio). Grande parte do gás natural (cerca de 70%) é formada pelo gás metano. Fazem também parte da composição do gás natural o propano, nitrogênio, oxigênio, etano e enxofre. O gás natural é formado a partir da decomposição de materiais orgânicos que são acumulados em rochas durante milhares de anos. Neste processo de decomposição atuam microorganismos de forma anaeróbica. O gás natural é muito usado como fonte de energia (combustível) nas indústrias, residências e veículos. O GNV (Gás Natural Veicular) tem sido muito utilizado como combustível para veículos. Além de ser mais barato do que o álcool e a gasolina, o GNV gera um baixo índice de poluentes atmosféricos em comparação aos combustíveis fósseis. Portanto é considerado uma fonte de energia limpa. Muitas vezes o gás natural é encontrado no subsolo junto às jazidas de petróleo.  Embora a Petrobrás produza grande quantidade de gás natural, o consumo deste combustível tem aumentado tanto nos últimos anos que o Brasil necessita importar da Bolívia. O transporte é feito através do gasoduto Brasil-Bolívia.