Sintaxe de Concordância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Concordância Verbal.
Advertisements

Profa. Eugênia Fernandes
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Prof. Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Verbal.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Nominal.
ESQUEMA DE ESTUDO CONCORDÂNCIA VERBAL.
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
Concordância verbal Romão Júnior.
Concordância Verbal Concordância é o modo pelo qual as palavras alteram suas terminações para se acomodarem a outras palavras. A concordância verbal trata.
PROFª ANDRÉA FÁVARO REIS BARONI
Concordância verbal – 9º ano EF Profª Andréa Fávaro Reis Baroni
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
Concordância Na voz passiva.
Análise Sintática: sujeito
Revisão – termos da oração
Concordância do Verbo Ser
INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA
Concordância verbal.
Concordância Verbal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
Apostila 3 página 207 – módulo 19 CONCORDÂNCIA VERBAL
CONCORDÂNCIA NOMINAL Acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele.
O modelo morfossintático
Profª Giovana Baggio Schubert
OITAVO IV.
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
“COMPARECERAM à reunião todos os diretores.”
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
CONCORDÂNCIA VERBAL REVISÃO.
Capítulo 2 Concordância verbal X SAIR STILLFX/SHUTTERSTOCK
Concordância verbal coletivo Verbo no singular
Concordância Verbal.
Concordância verbal ·Regra geral: O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Ex: Bancários iniciam campanha eleitoral.
Concordância Verbal I Prof. Júnior Oliveira.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Profª Adriana Guimarães
Termos essenciais da oração.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Concordância Verbal II
CONCORDÂNCIA VERBAL Língua Portuguesa Profª Synara Vilar.
Concordância Verbal I.
Termos essenciais da oração
EU x MIM Ele pediu para EU ler (1-SUJEITO) o texto com calma.
Surgiram Aconteceram CONCORDÂNCIA VERBAL
CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre entre o verbo e o sujeito.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
CONCORDÂNCIA VERBAL II
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Concordância Verbal Professora France Lima.
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
Concordância verbal Prof. Aramis de Cássio Língua Portuguesa
CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS
O verbo concorda com o sujeito (SIMPLES) em número e pessoa.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
Crase Professora France Lima.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com o seu sujeito.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Por : Suzete Beppu CRASE.
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito.
CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso.
CONCORDANCIA VERBAL. A regra básica da concordância verbal manda que o verbo concorde com o sujeito gramaticalmente. O verbo, porém, pode concordar, por.
Transcrição da apresentação:

Sintaxe de Concordância Cursinho Vitoriano Profª. Beatriz

Essa louça está suja. “Louça” e “está” (3ªpessoa do singular) “Essa”, “louça” e “suja” (feminino/singular) - As palavras variáveis sofrem mudanças de flexão a fim de se adequarem umas às outras dentro da frase.

2 tipos de concordância: Concordância Verbal: o verbo é flexionado em número e pessoa para se adequar ao sujeito. Concordância Nominal: os elementos que acompanham um substantivo, como artigo, adjetivo, numeral e pronome adjetivo, são flexionados em gênero e número para se adequarem a ele.

Concordância Verbal Regra Geral: O verbo concorda em pessoa e número com o sujeito. Eu farei o almoço de hoje Nós vamos passear esta tarde A mãe e a filha estiveram na festa. Aconteceram muitas tragédias Faltaram cinco alunos

Sujeito Composto Sujeito composto antes do verbo: verbo no plural O diretor e os alunos saíram. Sujeito composto depois do verbo: verbo no plural ou concordando com o núcleo mais próximo. Saíram o diretor e os alunos. Saiu o diretor e os alunos.

Sujeito Composto de pessoas gramaticais diferentes Se houver primeira pessoa do singular: verbo vai p/ a primeira pessoa do plural. O aluno e eu saímos Eu, tu e o aluno chegamos Sujeito composto formado por 2ª e 3ª pessoa: verbo na 2ª pessoa do plural. Tu e ele saístes Tu e ele saíram  devido ao desuso da forma “vós”

Núcleos de sujeito unidos por “ou” Havendo exclusão de um dos núcleos: verbo no singular. Felipe ou André seria o sacrificado. Havendo retificação: concordância com o núcleo mais próximo. Os filhos ou o filho receberá a herança. O aprovado ou os aprovados assumirão o cargo.

A ação se refere a todos os núcleos: verbo no plural. O receio ou o momento atenuaram tudo. A distancia ou a estrada atrasaram a viagem.

Núcleos de sujeito unidos por “com” Verbo no plural O presidente com sua comitiva acabaram de chegar. O professor com seus alunos efetuaram a pesquisa. Observação: querendo-se enfatizar apenas o primeiro sujeito  verbo no singular. Nesses casos, o segundo núcleo é reduzido a adjunto adverbial de companhia. O presidente com sua comitiva acabou de chegar. O professor com seus alunos efetuou a pesquisa.

Núcleos de sujeito unidos por “nem” Verbo preferencialmente no plural. É possível o uso no singular principalmente quando o sujeito está posposto ao verbo. Nem a vida nem a morte comoviam-me. Não nos atendeu nem ele nem o sócio.

“um e outro” Verbo no plural ou no singular Um e outro estudou/estudaram Um e outro amigo visitava-me/ visitavam-me “um ou outro” Verbo no singular Uma ou outra patrulha voltava à base.

“nem um nem outro” Verbo no singular. Embora alguns autores defendam o uso no plural. Nem um nem outro chegaria à conclusão almejada.

Desafio: Após a colisão, o motorista e dono do carro compareceu à delegacia para prestar depoimento. Após a colisão, o motorista e o dono do carro compareceram à delegacia para prestar depoimento.

O sujeito é o pronome “que” O verbo concorda com o antecedente desse pronome. Fui eu que contei a história. Fomos nós que contamos a história

O sujeito é o pronome “quem” O verbo concorda com esse pronome: 3ª pessoa do singular. Fui eu quem contou a história Foi o aluno quem disse a mentira.

Sujeito coletivo Verbo na 3ªp.s. A multidão gritava entusiasmada. Um bando de aves voava alegremente.

Verbo com índice de indeterminação do sujeito Verbo na 3ªp.s. Precisa-se de digitadores com prática. Trabalha-se em lugares poluídos.

Verbo na voz passiva sintética O verbo da voz passiva concorda normalmente com o sujeito expresso na oração. Vende-se casa no campo Vendem-se casas no campo

Verbos Impessoais “Haver”: indicando tempo ou com sentido de “existir”. “Fazer”: indicando tempo. Verbo na 3ªp.s. Havia muitos livros na biblioteca. Faz dois dias que ele não toma banho. Devia haver muitos livros na biblioteca. Vai fazer dois dias que ele não toma banho.

Lembre: O verbo “existi” não é impessoal, isto é, ele tem sujeito e deve concordar com ele. Ex: Existiam muitos livros na biblioteca

Verbo “ser” Este verbo muitas vezes deixa de concordar com o sujeito para concordar com o predicativo: Quando, na oração, houver pronome pessoa, o verbo “ser” concordará com ele. Os responsáveis somos nós Nós somos os responsáveis O professor sou eu Eu sou o professor

Quando o sujeito for pronomes interrogativos: Que são células? Quem foram os responsáveis? Verbo “ser” impessoal (indicando tempo, data ou distância): É uma hora. Daqui até a escola são cinco quilômetros. São vinte e sete de novembro

Atenção: Na indicação de data, a concordância pode ser feita com predicativo, conforme a regra, ou com a palavra dia, que se considera subentendida. Hoje são vinte e sete de novembro. Hoje é (dia) vinte e sete de novembro.

Quando o sujeito é um dos pronomes isto, isso, aquilo, tudo, o e o predicativo é um substantivo plural. Isto são histórias populares Tudo são flores Nas expressões é muito, é pouco, é mais de, é menos de, cujo sujeito denota medida, quantidade, peso, preço. Duas toneladas é muito Mil dólares seria pouco.

Quando o substantivo representa coisa, opondo-se à pessoa, e o predicativo é um substantivo plural. O destino são os esforços de cada um. Na expressão expletiva é que. Eles é que desconheciam o assunto Nós é que falamos.

Observação: Quando o sujeito é nome de pessoa, o verbo “ser” sempre concordará com ele. Rosária era as distrações da família.

“um grande número de”, “a maior parte de”, “a maioria de” Facultativo: o verbo pode ir no singular ou no plural. A maior parte dos jovens tentam passar no vestibular. A maior parte dos jovens tenta passar no vestibular.

O sujeito é um número percentual Regra geral: o verbo concorda com o número. Trinta por cento da produção cafeeira perderam-se devido às condições climáticas. Uso moderno (sujeito antes do verbo): concordância com o termo posposto ao número Trinta por cento da produção cafeeira perdeu-se devido às condições climáticas.

Verbo anteposto ao número: concordância obrigatória com este. Perderam-se trinta por cento da produção cafeeira devido às condições climáticas. Número determinado por artigo ou pronome no plural: verbo no plural. Esses trinta por cento da produção cafeeira representarão uma grande perda para a economia.

“um dos que” Verbo no plural. Um dos que mais argumentavam era ele. Bernardo foi um dos que menos estudaram o assunto. Será ela uma das que terão primazia na escolha.

Caso especial: reciprocidade “mais de um” Verbo no singular Mais de um amigo procurou-o. Mais de uma viagem seria empreendida. Caso especial: reciprocidade No Natal, mais de um inimigo se reconciliam

“qual de nós”, “qual de vós”, “qual dentre nós” Verbo na 3ªp.s concordando com o pronome interrogativo “qual” Qual de nós não cairia no mesmo engano? Se o pronome estiver no plural (quais): Verbo na 3ªp.p ou concordando com o pronome “nós”/ “vós” Quais de nós estão/estamos conscientes? Quais de vós são/sois como eu?

O sujeito é um pronome de tratamento Verbo na 3ª pessoa. Vossa Excelência permanece voltado para sua família. Vossas Senhorias comandarão as atividades.

Sujeito representado por nomes próprios na forma plural O verbo concorda com o número do artigo que acompanha o nome próprio. Os Estados Unidos representam o poderio ocidental O Amazonas é uma planície líquida no meio da floresta. Nomes próprios sem artigo: verbo na 3ªp.s. Minas Gerais esconde tesouros.

Sujeito composto formado por sinônimos ou com gradação Embora a forma plural seja a preferida com sujeito composto, se os núcleos forem sinônimos ou apresentarem uma gradação de ideias o verbo poderá ir para o singular. O amor e a caridade______________(confundir-se) com a conta bancária. R: confundiram-se ou confundiu-se

“...e entrava a girar em volta de mim, à espreita de um juízo, de uma palavra, de um gesto, que lhe __________ (aprovar) a recente produção.” R: aprovasse

Núcleos relacionados por conjunção comparativa. “A vida, como o sonho, ______ (ser passageiro).” R: é passageira (comparação = singular) “Santos como Guarujá ______ cidade(s) praiana(s).” R: são cidades praianas (adição = plural)

Sujeito resumido por pronome-aposto tudo, nada, ninguém, alguém, algo, etc. “Finanças, ações, empreendimentos, tudo _________ (representar) o homem.” R: representa “Planejamento, estudos sérios, pesquisa, algo_________ (dever) ser feito.” R: deveria

O sujeito é um verbo no infinitivo Verbo no singular, em geral: “Apenas comer e dormir não _______ (dever) ser a meta de ninguém” R: deve Infinitivos determinados: verbo no plural “O comer e o dormir não _______ (dever) ser a meta de ninguém” R: devem

Infinitivos antitéticos: verbo no plural. “Nascer e morrer _______ (fazer) parte da vida.” R: fazem

Sujeito antecedido pelo pronome cada: Verbo no singular: “Cada atleta, cada diretor, cada auxiliar ______ (ter) sua parte na conquista do campeonato”. R: tem

Verbo parecer “As paredes ________ (parecer estremecer)” O mesmo acontece com o verbo ver “As paredes ________ (parecer estremecer)” Estrutura: parecer + infinitivo  2 tipos de concordância. “As paredes parecem estremecer” (construção mais utilizada) “As paredes parece estremecerem” (construção literaria)

Oração desenvolvida: parecer no singular. “As notícias ______ (parecer) que têm asas.” R: parece (Parece que as notícias têm asas)

“Haja vista” Hajam vista os candidatos de promessas fáceis. “Haja vista os candidatos de promessas fáceis.” “Haja vista aos candidatos de promessas fáceis” Vejam-se Por exemplo Atente-se