Projeto - A escola e o meio ambiente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDUZIR REUTILIZAR RECICLAR.
Advertisements

TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
Projeto: Coleta seletiva do lixo
O espaço geográfico e as atividades humanas
Desperdiçar ou economizar
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
Prof. Esp. Dircélia F. Dias Caccia Prof. Maria Vanderlan Santos Rahal
Lixo O lixo é uma das maiores fontes de poluição da Terra, e prejudica o meio ambiente, e esta pondo em risco a sobrevivência no planeta. Felipe nº5 Fernando.
ESTUDO SOBRE OS PROBLEMAS DA EXPLORAÇÃO DO AMBIENTE PELO HOMEM
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
O mundo em nossas mãos 6ºA.
Dia 22 de março: Dia Mundial da Água
A CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
Mais Educação - Projeto Meio Ambiente
Educação Ambiental - GPEEA
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
Professor: Eunice Shizue Koguchi Garcia Séries que leciono: 6ª, 7ª e 8ª. Escola: Dr. Augusto Mariani - Andradina. Título: Água Duração: três semanas.
Agrupamento de Escolas de Alijó
O que é Zona rural: Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo,
MOVIMENTO CONSCIÊNCIA BRASIL
O problema do lixo termina
Ambiente e Poluição.
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Educação para a Sustentabilidade
Sustentabilidade.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
“Por um mundo melhor” é o tema do ano escolhido pelo Expoente. Ele tem por objetivo provocar uma mudança de comportamento em relação ao nosso papel.
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
PROJETO ÁGUA Água, a importância do uso consciente, através das Tecnologias da Informação e Comunicação. Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedicto.
PROJETO: PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
COMPONENTES:CAROLINE
Escola E.B 2/3 do Couto Mineiro
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Keyton Kylson Fonseca Coelho
O Meio Ambiente e o Agente Administrativo Educacional – Apoio.
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
DIA MUNDIAL DO AMBIENTE No dia 5 de Junho -Dia Internacional do Ambiente, a Escola EB1 Serra das Minas nº 1, sita na Av. João de Deus, realizou um desfile.
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
Profª Márcia Velista Cavalcante
Meio Ambiente Vera Cristina Ramos.
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
QUADRO EXPLICATIVO DO PROJETO. OBJETIVO DO PROJETO Proporcionar mediações conducentes a uma tomada de posição sobre o sentido da existência, contribuindo.
A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM Fernanda Rodrigues da Silva
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ Wagner Santos, Lis Peixoto Rocha,
Projeto UCA: Blogs do Ecossistema Limoeirense. Autor: Prof. Adauto Andrade Público Alvo: Alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Jerônimo M.
Região Carbonífera Vice – Presidente: Luis Ernani Ferreira Alves ( Chacrinha ) - Guaíba Temática de Trabalho Meio Ambiente e Saneamento Comissão: Presidente:
SUSTENTABILIDADE COMO ESTÁ A SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE?
Nesta Campanha, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação do cuidado com a Casa Comum, o lugar onde habitamos. A Casa Comum.
SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DA COMUNIDADE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE SALGADO DE SÃO FELIX Andréa Amorim Leite -
15 anos.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Publico Alvo: Colégio Inteiro. Equipe: Melina Gonçalves, Marília Andrade, Millena Sampaio, Grazielly Lima, Elloisa Fonseca Pedro Davi, Kid Alencar.
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Reaproveitamento de Águas. Objetivo do Projeto: Implantar e incentivar a implantação de sistemas de captação e utilização de águas pluviais e reutilização.
“Água, Fonte de Vida”. CURSISTAS: Adaídes Facundes Francisca Fernandes, Raimunda Diniz Roza Mel o ESCOLA: Estadual José Costa Soares LOCAL: Guaraí/TO TURMA/CLASSE:
Dia Mundial da Água EE Prof. José Mazella. Justificativa A água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela.
TRABALHO MULTIDISCIPLINAR 2012 “ CUIDAR PARA NÃO FALTAR” 2º ANO A e B.
EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” Aprendizagem por investigação Um mergulho no conhecimento Gisele Flavia Alves Oliveira Giachetto Prefeitura.
Transcrição da apresentação:

Projeto - A escola e o meio ambiente Área de conhecimento: Língua portuguesa e geografia Nível: Ensino Fundamental Série: 5º ano -2º bimestre

Justificativa O mundo passou por grandes transformações após a era da industrialização e urbanização, e o ser  humano passou a consumir mais, causando sérios prejuízos ao meio ambiente em função do seu consumismo sem medida. Diante disso, o meio ambiente começou a degradar-se, com conseqüências sérias ao planeta.  É necessária a tomada de consciência, da importância de certas atitudes diárias para a preservação do meio, como: evitar o desperdício, separar seu lixo, reduzi-lo, reciclá-lo, reutilizá-lo, comprar produtos com embalagens que não prejudicam o ambiente, economizar água e energia elétrica.  

Faz-se necessário o estudo das conseqüências causadas pela ação do homem ao meio ambiente e, projetar perspectivas de conscientização sobre a restauração e reestruturação para a sobrevivência do planeta. O estudo da temática possibilita a compreensão das relações humanas, sua responsabilidade  quanto ao meio em que vive, o consumo e preservação do nosso planeta.

Objetivo Conscientizar os alunos sobre a importância de preservar o meio em que vivem, bem como, onde estudam, envolvendo-se com atitudes simples e necessárias para sua preservação.  

Objetivos específicos - Reconhecer o meio ambiente como parte da vida do se humano; - Demonstrar através de sua prática cotidiana, maior valor amo meio, ajudando-o a preservá-lo; -Identificar-se como elemento ativo na defesa do meio ambiente biótico e abiótico.

- Buscar ao poder municipal, informações da existência  e conservação da rede de esgoto, aterro sanitário, coleta seletiva do lixo: - Ajudar a implantar um programa de embelezamento, ajardinamento da escola. - Buscar junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Empresas particulares a aquisição de mudas de plantas ornamentais para o projeto de ajardinamento da escola. -Reconhecer através de palestras e pesquisas a importância da Conservação da Camada de Ozônio, para continuação da vida no planeta;

- Envolver e conscientizar a comunidade escolar e onde vive  na coleta e manutenção do ambiente. - Proporcionar uma reflexão sobre a importância do gerenciamento integrado do lixo urbano para a diminuição do volume de resíduos nos aterros sanitários e para o controle da poluição ambiental; - Pesquisar e produzir textos críticos sobre o uso indiscriminado de produtos tóxicos que atuam negativamente sobre o ambiente; - Conscientizar-se da importância da reciclagem do lixo, como dever do cidadão. - Reconhecer a importância da água potável, bem como preservar fontes, poupá-la para não faltar às futuras gerações.  

Conceitos essenciais: Relação local/global Reações sócio-culturais Cultura Memória Identidade Ideologia GEOGRAFIA Espaço/tempo Paisagem Meio ambiente População Leis ( Constituição Federal, Estadual e Municipal) Sociedade de consumo Consumo X consumismo Serviços públicos Estrutura hídrica no Brasil – hidrelétricas Fontes de energia Industrialização – tecnologia – barragens – alagamentos Fenômenos decorrentes da poluição

Língua portuguesa Produção textual a partir de outros textos Ortografia, pontuação, classes gramaticais, encontros consonantais, dígrafos, morfologia, verbos. Leitura e análise dos mais diferentes textos informativos, literários,persuasivos, propagandas, crônicas, poesias, contos relacionados ao tema. A destruição da natureza através da ação do homem e suas conseqüências. Ecologia em quadrinhos.

Tecnologias utilizadas Computador - Aparelho de Cd - Aparelho de som Contexto O projeto será executado durante as aulas e no computador. Cronologia 60 horas / aulas

Metodologia - Texto informativo sobre o meio ambiente e os problemas causados pelos seres humanos. - Debate sobre o tema abordado. - Pesquisa sobre a temática. - Socialização do grupo sobre a pesquisa. - Leis que abordam a destruição do meio ambiente. - Palestra sobre o meio ambiente, com um biólogo. - Vídeo O meio ambiente pede socorro.

- Entrevistas com pessoas da comunidade sobre as ações que estão sendo desenvolvidas com relação: coleta de lixo, rede de esgoto, preservação dos Rios: Lajeado São José e Passo dos Índios. - Busca de informações sobre o tema abordado: entrevista, pesquisa, telejornais, revistas, internet; - Montagem de um mural ecológico; - Caminhada pelo bairro observando e registrando através de fotografias as condições do meio ambiente, quantidade de lixo jogado nas ruas, poluição causada pelo esgoto, saneamento básico e condições de moradia.

- Produção de slides apresentando o que foi registrado no passeio- trabalho em grupo - Apresentação e debate sobre os registros - Produção de um texto coletivo, alertando a comunidade dos problemas e dando soluções para eles. - Execução do Projeto de embelezamento de ajardinamento da nossa unidade escolar. - Criação de grupos de observadores ou agentes no recreio, para que os mesmos orientam os colegas sobre o lixo encontrado no pátio e seu destino.

- Providenciar lixeiras nas salas de aula para a coleta de material orgânico e reciclável. - Acesso a internet e pesquisar alternativas para preservar o meio ambiente com atitudes simples no dia-a-dia, criando um panfleto para entregar na comunidade escolar e bairro. - Apresentação da música “Planeta água” de Guilherme Arantes

Avaliação Culminância A avaliação acontecerá em todos os trabalhos e atividades relacionadas ao tema Culminância Apresentações de peças teatrais criadas pelos alunos, alertando os colegas e a comunidade, quanto a preservação do meio em que vivem e escolar.