Karl Marx Para inserir este slide em sua apresentação  

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Não se constrói uma reputação com base no que ainda será feito.
Advertisements

Capitalismo Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
PRNCIPAIS CONCEITOS DO REFERENCIAL TEORICO DE MARX
V Jornada EJA Trabalhadores Espaços/tempos do trabalho de produzir a vida associativamente: tensões entre formação ético-política e formação técnico-produtiva.
Sistemas econômicos e sociais
Max weber busca explicar o capitalismo através de fatores externos à economia. Para Weber, o capitalismo se constitui a partir da herança de um modo de.
Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
MARXISMO UNIJUI- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
KARL HEINRICH MARX Daniela Motta Pimentel Michele Flores Lodi
Trabalho de Sociologia
CLASSE E STATUS – Cap.5 Economia e Sociedade (Max Weber)
A perda da identidade do trabalho por causa do capitalismo
KARL MARX MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO
“ A sociedade se resume à luta de classes”
“O tempo externo nos rouba o tempo interno”. Albert Einstein
(Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)
Estratificar = dividir em camadas
RESUMO DE SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados neste primeiro semestre.
KARL MARX Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,
Estratificação Social
ESTRATIFICAÇÃO, CLASSES E MOBILIDADE SOCIAL
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque
CASTAS,ESTAMENTOS E CLASSES SOCIAIS
A Economia Política de Karl Marx
Os clássicos e o trabalho
A análise do capitalismo por Karl Marx
Materialismo histórico e dialético
Desigualdades e identidades sociais
Revolução Francesa.
sociedade capitalista.
ALIENAÇÃO Karl Marx (1818 – 1883) 02/04/2017
MUNDO DO TRABALHO.
A mercadoria: O Capital, Marx afirmava que a nossa sociedade APARECE INICIALMENTE COMO UM GRANDE DEPÓSITO DE MERCADORIAS. No entanto, o que pode existir.
Sistema Piaget de Ensino
Karl Marx e a História da Exploração
Link para o texto sobre Marx
O materialismo histórico
DESIGUALDADES SOCIAIS
Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia
A sociologia de Karl Marx
Para uma visão marxista das relações internacionais
Teoria de Karl Marx Os Saltimbancos
Karl Marx. Karl Heinrich Marx nasceu em Trier (Alemanha) 05/05/1818 foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna,
Karl Marx (1818 – 1883).
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Aula de Sociologia – Karl Marx
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
Karl Marx e as modos de produção social
Karl Marx e a Sociologia
Doutrinas sociais.
3ª AULA – MARX E A CATEGORIA TRABALHO
MODOS DE PRODUÇÃO OLIVEIRA, Pérsio dos Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, Bibliografia.
Prof. Esp. Jefferson Luis Brentini da Silva
“Mais-valia” Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Modos de Produção Em Karl Marx.
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
Trabalho Assalariado e Capital
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
ESTRUTURA E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
Acadêmicos: Franklin Schappo Rodrigo Balen Tarlan Renk.
Grupos sociais.
Karl Marx e o materialismo histórico
Karl Marx.
Fundamentos de Sociologia Prof. Francisco Eduardo B. Vargas Instituto de Sociologia e Política Universidade Federal de Pelotas 2/6/2016 Curso de Filosofia.
Trabalho alienado > Consumo alienado
A Revolução Industrial O movimento operário e as ideologias pós-revolução industrial.
Socialismo X Comunismo
Transcrição da apresentação:

A desvalorização do mundo humano aumenta em proporção direta com a valorização do mundo das coisas. Karl Marx Para inserir este slide em sua apresentação   Salve este modelo como uma apresentação (arquivo .ppt) em seu computador. Abra a apresentação que conterá o slide da citação. Na guia Slides, coloque o ponto de inserção após o slide que precederá o slide da citação. Procure não selecionar o slide errado. O ponto de inserção deve estar entre os slides. No menu Inserir, clique em Slides de Arquivos. Na caixa de diálogo Localizador de Slide, clique na guia Localizar Apresentação. Clique em Procurar, localize e selecione a apresentação que contém o slide da citação e clique em Abrir. Na caixa de diálogo Slides de Arquivos, selecione o slide da citação. Marque a caixa de seleção Manter formatação original. Se você não marcar essa caixa de seleção, o slide copiado herdará o design do slide que o precede na apresentação. Clique em Inserir. Clique em Fechar.

História em Documento Lembrar e organizar no caderno As 6 questões da página 142-143 Texto de Florestan Fernandes e as classes sociais no Brasil. As 6 questões da página 148 Possíveis mudanças sociais para o Brasil de 1930 – Pagu (Patricia Galvão)

Karl Marx *1818 †1883 Página 149 Estudou na universidade de Berlim, principalmente a filosofia hegeliana, e formou-se em Iena, em 1841.  Em 1842 assumiu a chefia da redação do Jornal Renano em Colônia, onde seus artigos radical-democratas irritaram as autoridades.

Em 1844, conheceu em Paris Friedrich Engels, começo de uma amizade íntima durante a vida toda. Foi, no ano seguinte, expulso da França, radicando-se em Bruxelas e participando de organizações clandestinas de operários e exilados. Casa-se com Jenny VonWestphalen, (mulher rica e aristocrática) tem 6 filhos, mas somente 3 chegam a vida adulta – miséria e os despejos foram constantes na vida da família.

Ao mesmo tempo em que na França estourou a revolução, em 24 de fevereiro de 1848, Marx e Engels publicaram o folheto O Manifesto Comunista, primeiro esboço da teoria revolucionária que, mais tarde, seria chamada marxista. Voltou para Paris, mas assumiu logo a chefia do Novo Jornal Renano em colônia, primeiro jornal diário francamente socialista. Xangai, 1948: durante a revolução comunista, população tenta trocar cédulas prestes a perder o valor por barras de ouro

Em 1848 , quando eclodiu o movimento revolucionário em vários países europeus, Marx voltou para Alemanha. Em 1864 Marx fundou, a Associação Internacional dos Trabalhadores, depois chamada Primeira Internacional dos Trabalhadores com o objetivo de organizar a conquista do poder pelo proletariado em todo o mundo.

Salário, preço e lucro página 151 Que é, pois, o valor da força de trabalho? Como o de toda outra mercadoria, este valor se determina pela quantidade de trabalho necessário para produzi-la. A força de trabalho de um homem consiste, pura e simplesmente, na sua individualidade viva. Para poder crescer e manter-se, um homem precisa consumir uma determinada quantidade de meios de subsistência, o homem, como máquina, se gasta e tem de ser substituído por outro homem. Além da soma de artigos de primeira necessidade exigidos para o seu próprio sustento, ele precisa de outra quantidade dos mesmos artigos para criar determinado número de filhos, que hão de substituí-lo no mercado de trabalho e perpetuar a raça dos trabalhadores. Ademais, tem de gastar outra soma de valores no desenvolvimento de sua força de trabalho e na aquisição de uma certa habilidade. Para o nosso objetivo bastar-nos-á considerar o trabalho médio, cujos gastos de educação e aperfeiçoamento são grandezas insignificantes.

Devo, sem embargo, aproveitar a ocasião para constatar que, assim como diferem os custos de produção da força de trabalho de diferente quantidade, assim têm de diferir, também, os valores das forças de trabalho aplicadas nas diversas indústrias. Por conseqüência, o grito pela igualdade de salários assenta num erro: é um desejo oco, que jamais se realizará. É um rebento desse falso e superficial radicalismo que admite as premissas e procura fugir às conclusões. Dentro do sistema do salariado, o valor da força de trabalho se fixa como o de outra mercadoria qualquer, e, como diferentes espécies dessa força possuem distintos valores ou exigem para a sua produção variadas quantidades de trabalho, necessariamente têm de ter preços distintos no mercado. Pedir uma retribuição igual ou simplesmente uma retribuição justa, na base do sistema do salariado, é o mesmo que pedir liberdade na base do sistema de escravatura, o que pudésseis considerar justo ou equitativo não vem ao caso. O problema é saber o que vai acontecer necessária e inevitavelmente dentro de um dado sistema de produção.

Depois do que dissemos, o valor da força de trabalho é determinado pelo valor dos artigos de primeira necessidade exigidos para produzir; desenvolver, manter e perpetuar a força de trabalho.

Estratificação e desigualdade a estratificação social refere-se a um arranjo hierárquico entre os indivíduos em divisões de poder e riqueza em uma sociedade. É a diferenciação hierárquica entre indivíduos e grupos, segundo suas posições (status), estamentos ou classes.

Estratificação e desigualdade Estratificação serve para descrever as desigualdades que existe entre indivíduos ou grupos sociais. Historicamente 4 sistemas de estratificação escravatura castas estados classes sociais

Escravatura Desigualdade extrema, um indivíduo é dono de outro, direito de propriedade, dono da vida e da morte, imposta através da força.

Estados Relações pessoais de dever e obrigações. Estados feudais – Aristocracia e a pequena nobreza rural era consideradas o estado mais elevado (senhores), CLERO constituía outro estado POVO (servos, mercadores e artesãos) outro estado

Castas Grupo social hereditário, no qual a condição do indivíduo passa de pai para filho. O grupo é endógamo, isto é, cada integrante só pode casar-se com pessoas do seu próprio grupo.

Classes Sociais A posição social do indivíduo é alcançada pela sua capacidade de mobilidade e na riqueza da sua ocupação profissional, operando por conexão de larga escala e impessoal. Mobilidade social – indivíduo muda de classe social, possibilitando igualdade ou desigualdade econômica e social. Ìndice Gini – medida da desigualdade no mundo.

Roteiro de Trabalho Atividade para casa Organizar no caderno Responder as 5 questões da página 154 Texto de Karl Marx sobre o valor da força de trabalho.

A desvalorização do mundo humano aumenta em proporção direta com a valorização do mundo das coisas. Karl Marx Para inserir este slide em sua apresentação   Salve este modelo como uma apresentação (arquivo .ppt) em seu computador. Abra a apresentação que conterá o slide da citação. Na guia Slides, coloque o ponto de inserção após o slide que precederá o slide da citação. Procure não selecionar o slide errado. O ponto de inserção deve estar entre os slides. No menu Inserir, clique em Slides de Arquivos. Na caixa de diálogo Localizador de Slide, clique na guia Localizar Apresentação. Clique em Procurar, localize e selecione a apresentação que contém o slide da citação e clique em Abrir. Na caixa de diálogo Slides de Arquivos, selecione o slide da citação. Marque a caixa de seleção Manter formatação original. Se você não marcar essa caixa de seleção, o slide copiado herdará o design do slide que o precede na apresentação. Clique em Inserir. Clique em Fechar.