Gestão Ambiental e Responsabilidade Social A AGENDA 21

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Agenda 21 como instrumento de construção de Sociedades Sustentáveis
O Mito do Desenvolvimento Sustentável e a Economia Verde na Rio+20
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
A Trajetória da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo
Estrutura Legal e Regulatória para a Implementação da GIRH
PLANO DE GESTÃO.
Conservação e desenvolvimento sustentável
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO
A Reunião CNUMAD ou Cúpula da Terra
Meio Ambiente e Desenvolvimento
& DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
Ciências do Ambiente Professora: Márcia Ribeiro Aluno: Fernando A
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PROGERIRH / PRODHAM.
A Agenda 21 é dividida em quatro seções:
Conhecendo a Carta da Terra
PROTOCOLO DE KYOTO E AGENDA 21
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Políticas territoriais e meio ambiente
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável
Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável
AS GRANDES CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Professora: Andréa Carla Lima Rodrigues
DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
Concurso Banco do Brasil Prof. Guilherme Soares Beltrami Anos 2012 / 2013 Londrina(PR) - Maringá(PR)
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
A CNPL E A QUESTÃO AMBIENTAL AS ATIVIDADES DA COMISSAO DO MEIO AMBIENTE 2002 A 2005.
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
Profª: Cristiane M. Zanini
Premissas Dados das Microrregiões.
ELISA SOUSA CLC - TURMA S. Não foi a presença do homem, neste meio seria considerado somente como meio físico natural: constituintes físico-químicos da.
AGENDA 21 Luciana Braga Silveira Janete Gonçalves Evangelista.
CAMINHO SUSTENTÁVEL A opção consciente
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Fórum Nacional de Educação
Sustentabilidade.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Evolução histórica da questão ambiental
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
O desenvolvimento sustentável apresenta-se como um desafio global
PRINCÍPIOS DA DECLARAÇÃO DO RIO - 92
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
Oficina de Educadores Sociais Gepes – Salvador BA Período: 10 a Educador: Cláudio Diniz Guimarães
Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP)
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
OTTAWA CARTA DE INTENÇÕES - SAÚDE PARA TODOS NO ANO 2000 E APÓS.
1. Compreender soluções que procuram atenuar os contrastes de desenvolvimento
AGENDA 21 PLANO DE AÇÃO MUNDIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO GUIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PLENA REALIZAÇÃO DO CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO.
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
A ÇÕES E VISÃO DO BID NO CAMPO DO TURISMO NA A MÉRICA L ATINA Alexandre Meira da Rosa Gerente do Setor de Infra-Estrutura e Meio Ambiente – BID Fortaleza,
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
twitter.com/funasa.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Transcrição da apresentação:

Gestão Ambiental e Responsabilidade Social A AGENDA 21 Profª Patrícia K. S. Paris

A Agenda 21 resultou da conferência Eco-92 ou Rio-92 A Agenda 21 resultou da conferência Eco-92 ou Rio-92. É um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais. Cada país desenvolve a sua Agenda 21 e no Brasil as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS). A Agenda 21 se constitui num poderoso instrumento de reconversão da sociedade industrial rumo a um novo paradigma, que exige a reinterpretação do conceito de progresso, contemplando maior harmonia e equilíbrio holístico entre o todo e as partes, promovendo a qualidade, não apenas a quantidade do crescimento.

A Agenda 21 propicia uma construção política das bases de um plano de ação e de um planejamento participativo em âmbito global, nacional e local, de forma gradual e negociada, tendo como meta um novo paradigma econômico e civilizatório, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente.

As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são: - Programas de inclusão social (acesso a toda a população à educação, saúde e distribuição de renda); - Sustentabilidade urbana e rural; - Preservação dos recursos naturais e minerais; - A ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável. - Planejamento de sistemas de produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício.

A Agenda 21 é acompanhada, já tendo ajustes e revisões A Agenda 21 é acompanhada, já tendo ajustes e revisões. Primeiro, na conferência Rio+5 (1997) na sede da ONU (NY); posteriormente, com a adoção da agenda complementar denominada metas do desenvolvimento do milênio (Millenium development goals), com ênfase em políticas de globalização e erradicação da pobreza e da fome (199 países na 55ª Assembléia da ONU em 2000); e a mais recente, a Cúpula de Johannesburgo, cidade sul-africana, em 2002 (com a assinatura de 179 países).

Estrutura e conteúdo Os temas fundamentais da Agenda 21 estão tratados em 40 capítulos organizados em um preâmbulo e quatro seções: Seção I. Dimensões sociais e econômicas - Cooperação internacional para acelerar o desenvolvimento sustentável dos países em desenvolvimento das políticas internas conexas - Luta contra a pobreza - Evolução das modalidades de consumo - Dinâmica demográfica e sustentabilidade - Proteção e fomento da saúde humana - Fomento do desenvolvimento sustentável dos recursos humanos - Integração do meio ambiente e o desenvolvimento na tomada de decisões

Seção II . Conservação e gestão dos recursos para o desenvolvimento - Proteção da atmosfera - Enfoque integrado do planejamento e da ordenação dos recursos das terras - Luta contra o desmatamento - Ordenação dos ecossistemas frágeis: luta contra a desertificação e a seca - Ordenação dos ecossistemas frágeis: desenvolvimento sustentável das zonas montanhosas - Fomento da agricultura e do desenvolvimento rural sustentável - Conservação da diversidade biológica - Gestão ecologicamente racional da biotecnologia - Proteção dos oceanos e dos mares de todo tipo, incluídos os mares fechados e semi-fechados e as zonas costeiras, e o uso racional e o desenvolvimento de seus recursos vivos - Proteção da qualidade dos recursos de água doce: aplicação de critérios integrados para o aproveitamento, ordenação e uso dos recursos de água doce - Gestão ecologicamente racional dos produtos químicos tóxicos, incluída a prevenção do tráfico internacional ilícito de produtos tóxicos e perigosos - Gestão ecologicamente racional dos rejeitos perigosos, incluída a prevenção do tráfico internacional ilícito de rejeitos perigosos - Gestão ecologicamente racional dos rejeitos sólidos e questões relacionadas com as matérias fecais - Gestão inócua e ecologicamente racional dos rejeitos radioativos

Seção III. Fortalecimento do papel dos grupos principais Preâmbulo - Medidas mundiais em favor da mulher para atingir um desenvolvimento sustentável e equitativo - A infância e a juventude no desenvolvimento sustentável - Reconhecimento e fortalecimento do papel das populações indígenas e suas comunidades - Fortalecimento do papel das organizações não-governamentais associadas na busca de um desenvolvimento sustentável - Iniciativas das autoridades locais em apoio ao Programa 21 - Fortalecimento do papel dos trabalhadores e seus sindicatos - Fortalecimento do papel do comércio e da indústria - A comunidade científica e tecnológica - Fortalecimento do papel dos agricultores

Seção IV. Meios de execução - Recursos e mecanismos de financiamento - Transferência de tecnologia ecologicamente racional, cooperação e aumento da capacidade - A ciência para o desenvolvimento sustentável - Fomento da educação, a capacitação e a conscientização - Mecanismos nacionais e cooperação internacional para aumentar a capacidade nacional nos países em desenvolvimento - Acordos institucionais internacionais - Instrumentos e mecanismos jurídicos internacionais - Informação para a adoção de decisões

Enfim... Percebe-se que a AGENDA 21, como um processo político e um plano de ação, consolida mais e mais um fato que todo cidadão precisa levar em consideração: as questões socias e ambientais ‘caminham’ juntas...

Atenção. - Organizar os grupos das apresentações Atenção! - Organizar os grupos das apresentações. - Combinar as atividades e datas programadas pras aulas do 2º bim.