AGRESSÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Medicina 3o Ano Prof. Jefferson Mendes
Advertisements

“O Mal-estar na Civilização” de Sigmund Freud
Quem é o homem ?.
As origens do medo – Causas de medo, podem ser de origem:
Teorias do Desenvolvimento
da palavra/do diálogo/ de visão crítica
Genes, Ambiente e Comportamento
Preconceito.
Ajuda e Altruísmo.
O que é que acontece a quem tem diabetes?
O Início da Comunicação
Imagens da infância Crenças e valores das mães com filhos na escola primária De Paula Castro e Maria Benedicta Monteiro.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Instituto Nacional de Educação de Surdos
ORIGEM DA SOCIEDADE Profª: Fernanda Silva Borges adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
VIOLÊNCIA.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Violência contra idosos
FORMAS E DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA 26 E 31/10/2011
Esquizofrenia Eduardo Padão nº Eduardo Carvalho nº
A influência dos psicofármacos na auto-regulação
Saúde Individual e Comunitária Ciências Naturais
Qual o papel do Estado, da sociedade e, em particular, de cada um de nós na reinserção social dos indivíduos dependentes de drogas?
Comportamento suicida
A CONDIÇÃO HUMANA.
Aula 3 –Behaviorismo Comportamentalismo
Dimensões biológicas e sociais dos processos mentais
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
MERCADO DE CONSUMO: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR – Prova 2
Os elementos Químicos no corpo Humano
Economia e Mercado 2ª AULA.
A PSICOLOGIA E O COMPORTAMENTO HUMANO.
IFSC/Joinville Disciplina: Sociologia Professora: Danielli Vieira
COMPORTAMENTO ANTI-SOCIAL: AGRESSÃO
Definição As compulsões, comportamentos compulsivos ou aditivos são hábitos aprendidos e seguidos por alguma gratificação emocional, normalmente um alívio.
Processos conativos Psicologia, 12º ano.
Enem.
Comportamento agressivo
Agressão, Violência e Desigualdade Social.
Processos Psicológicos Básicos
Escola Secundária da Ramada
Violência contra as mulheres
DOMINIO CURSOS ONLINE CAPACITAÇAO A DISTÂNCIA. Quais são os principais transtornos afetivos?  Na tríade família, escola e sociedade, o ser em desenvolvimento.
As Teorias de Emoções e seus Circuitos
Crueldade com os Animais
Abandono de Animais Você abandonaria seu filho? Animais são como crianças, o abandono não tem desculpa.
INFÂNCIA ROUBADA.
O objecto da Psicologia
X GENÉTICA E INTELIGÊNCIA Maria Clarissa Zonaro - RA
A Psicologia científica e suas implicações DOCENTE:Gisele Andrade
Sistema Límbico.
Sigmund Freud ( ).
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Saúde direito universal
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Gabriela Marques Miriam Oliveira
Prevenção Níveis de Intervenção(consumo) IntervençãoAlvoMetasConteúdos UniversalTodosImpedir o inicio do consumo Habilidades para vida /educação geral.
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
Escola EB 2,3/S da Chamusca “A violência na nossa escola”
ESTRUTURAS DA PERSONALIDADE
Teoria da Evolução e do Reforço: Evolucionismo versus criacionismo: A noção de “continuidade das espécies”. O que nos diferencia das outras espécies?
Emoções Biologia e Cultura
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
ESQUIZOFRENIA.
PSICOLOGIA GERAL. O BEHAVIORISMO: Comportamento  Watson – 1913 (EUA)  Rompeu com a introspecção e com a tradição filosófica na psicologia.  Estudava.
Escola Comportamental Allan Carlos André Leal Diego Albuquerque Eduardo Ramos.
AGRESSÃO. Comportamento físico ou verbal que visa a fazer mal a alguém.
Transcrição da apresentação:

AGRESSÃO

Agressão Por que se manifestam comportamentos agressivos? São instintivos? São aprendidos? Qual a sua origem? Quais as soluções?

Agressão Em 2006, 39 mulheres portuguesas foram mortas pelos maridos. (relatório da Amnistia Internacional, 2008) Sob o título “Alegações de maus tratos pela polícia e subsequente impunidade”, o relatório dá conta do caso Albino Libânio, um recluso do Estabelecimento Prisional de Lisboa, que teria sido alegadamente espancado por sete guardas prisionais em 2003. Os guardas foram, porém, absolvidos em tribunal, em Maio de 2007 – quatro anos depois dos factos – por ausência de prova em julgamento.

Agressão Agressão é qualquer forma de comportamento destinado a prejudicar ou ferir outro ser vivo (Baron & Byrne, 1992). É o comportamento cuja intenção é o dano físico ou psicológico de uma outra pessoa.

agressão "A análise de Hobbes mostra que a agressão não é um impulso primitivo e irracional, tampouco uma "patologia". Em vez disso, ela é o resultado quase inevitável da dinâmica dos organismos sociais racionais movidos pelo auto-interesse". Steven Pinker

Factores explicativos da agressão - Biológicos (1) Instintos:   Sigmund Freud, na teoria psicanalítica, afirma que os impulsos agressivos são inatos, e por isso, instintivos. Segundo a Etologia, ciência que estuda o comportamento animal, a agressão contribui para a sobrevivência dos mais aptos, evita a superpopulação e permite que os animais mais fortes conquistem um parceiro e se reproduzam (Lorenz, Morris et al.).

Factores explicativos da agressão – Biológicos (cont.) (2) Genes: A genética predispõe para temperamentos agressivos, mas a interacção é complexa e depende também da experiência social e do comportamento de cada indivíduo. O Homem, como evoluiu de ancestrais instintivamente violentos, é portador de impulsos destrutivos na sua composição genética.  

Factores explicativos da agressão – Biológicos (cont.) (3) Cérebro e sistema nervoso:   A estimulação eléctrica ou lesão de partes específicas do cérebro de um animal tem efeito directo sobre a agressão. Os “centros de agressão” são o hipotálamo, a amígdala e outras partes do sistema límbico. Lesões, nestas áreas, podem causar comportamentos agressivos.

Factores explicativos da agressão – Biológicos (cont.) José Delgado (1969), implantando radioreceptores sensíveis ao hipotálamo de gatos, macacos e outras espécies, conseguiu electronicamente activá-lo e controlar o comportamento agressivo. Contudo, os estudos de estimulação cerebral proporcionam resultados pouco consistentes. Pois, neles, alguns animais não manifestam agressão, a menos que se observem certas condições ambientais.

Factores explicativos da agressão – Biológicos (cont.) (4) Desordens mentais:   A esquizofrenia pode desencadear comportamentos agressivos. Embora a imprensa explicite casos de crimes cometidos por esquizofrénicos, a realidade é que apenas uma pequena fracção destes sujeitos são perigosos. Quando episódios agressivos ocorrem é porque a doença não foi tratada ou não tem sido tratada, porque teve um tratamento inadequado ou refractário.

Factores explicativos da agressão – Biológicos (cont.) (5) Hormonas e neurotransmissores (substâncias químicas produzidas pelos neurónios):   A testosterona, que é uma hormona masculina, está ligada ao espoletar de comportamentos agressivos. Baixos níveis dos neurotransmissores de serotonina e Gaba também.

Factores explicativos da agressão – externos  (1) Cultura: Algumas práticas culturais geram mais agressividade que outras. Ex.º: crianças desde pequenas são estimuladas no Japão a valorizar a harmonia social, mas nos EUA são estimuladas ao individualismo.

Factores explicativos da agressão – externos (cont.) A proposta de que a cultura moderna instiga à agressão em relação a culturas indígenas ou pré-históricas é baseada na filosofia do “bom selvagem” de Rousseau e da "tabua rasa" de Locke. Foi descartada pela evidência de que essas sociedades eram proporcionalmente mais agressivas que a nossa.

Factores explicativos da agressão – externos (cont.) CULTURA: Correlação entre o arsenal de armas e a taxa de homicídios? Os números indicam que sim. Estudo de Nisbett (1993): subcultura da violência do Sul dos EUA: o n.º de homicídios é duas a três vezes mais elevado que no Norte. Nisbett estudou as atitudes dos Sulistas face à agressão.

Factores explicativos da agressão – externos (cont.) CONCLUSÕES: Mais a favor das guerras, dos castigos corporais e da venda livre de armas; Valorização da auto-protecção; Sensibilidade particular ao insulto que gere uma resposta agressiva; Ripostar é uma tradição; Cultura de honra; Pobreza.

Factores explicativos da agressão – externos (cont.) (2) Filmes violentos: Desencadeiam: (a) aprendizagem: Os media contribuem para a aprendizagem por modelação (modelos) e facultam ideias. Se o agressor for simpático, ao ponto de ocorrer identificação com ele, a agressão sai reforçada. A exposição à agressividade televisiva ou a jogos de entretenimento tendem a aumentar o comportamento agressivo (Fishhoff, 1999; Freedman, 1984; Freedman, 1996; Freedman, 2002; Renfrew, 1997).

Factores explicativos da agressão – externos (cont.) (b) Facilitação: Tornam os espectadores mais violentos, activam esses comportamentos; (c) Desinibição: os espectadores aprendem a não recear cometer um certo acto, por ele ser recompensado ou não punido; (d) Dessensibilização: alimenta a banalização e a neutralização à agressão, se bem que, nas crianças, provoque ansiedade e pesadelos.

Factores explicativos da agressão – externos (cont.) (e) Visão paranóica do mundo: acreditar que o mundo se assemelha à imagem projectada pela televisão e outros media e, por isso, viver amedrontado. Caso dos idosos.

Factores explicativos da agressão – externos (cont.) (3) Acesso a armas de fogo Não há nenhuma correlação observável entre o acesso a armas de fogo e agressão, apesar desse instrumento tornar a agressão mais efectiva e fácil. Análises estatísticas sugerem que a correlação pode ser até inversa (Lott, 1998). A presença próxima da arma incita ao comportamento agressivo.

Factores explicativos da agressão – externos (cont.) (4) Abuso de certas substâncias:   O abuso de substâncias entorpecentes, principalmente o álcool, acarreta consequências sociais tais como: violência doméstica e maus tratos, roubos, assassinatos, esfaqueamentos…