O movimento e o exercício

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas de Relaxamento
Advertisements

O Corpo Humano Os Ossos.
DESVIOS POSTURAIS LORDOSE CERVICAL = Acentuação da concavidade da coluna cervical. CAUSA: - Hipertrofia da musculatura posterior do pescoço CORREÇÃO: -
Ergonomia Adaptação do trabalho ao homem.
ANATOMIA Do grego: ANA (Partes) + TOMEIN (Cortar em,)
Como se avalia a condição física?
Aptidão Física.
O Envelhecimento do Sistema Nervoso Central
PRIMEIROS SOCORROS O QUE É???
Corpo humano.
Sitema esquelético ColégioINEDI Prof. Luiz Antônio Tomaz.
ERGONOMIA Vem das palavras gregas “ergos” = trabalho e “nomos” = estudo de, ou leis naturais de. Objetivos Aumentar a eficiência do trabalho humano Reduzir.
DESLOCAR, LEVANTAR E TRANSPORTAR CARGAS MANUAIS
Exemplos de exercícios de estiramento aplicados ao Badminton
Área dos Conhecimentos
- Coração -Vasos Sanguíneos - Circulação do Sangue
A obesidade vs Atividade física aliada à Alimentação equilibrada
O nosso esqueleto.
Iuri severo Enzo Humberto Cristiano Maglioli
Ergonomia preventiva.
DESEMPENHO ESPORTIVOS E AS QUALIDADES FÍSICAS
Sistema Muscular Os ossos e as articulações fornecem a estrutura e o suporte do corpo humano mas, por si só, não conseguem mover o corpo. O movimento depende.
Vai para a academia em jejum. Não leva a garrafinha.
Exercícios no frio e na chuva (04/05)
ANATOMIA DIVISÃO DO CORPO HUMANO: CABEÇA PESCOÇO TRONCO MEMBROS.
Cap. 5 – 8º Ano Professor: Samuel Bitu
Ciências Cap. 11: O esqueleto Samuel Bitu.
TRABALHO DE INSTRUÇÃO DE BOMBEIROS Noções basicas de anatomia
Aquecimento e Condicionamento Físico
I P C A AGNALDO TREINAMENTOS S A E Ç G N U A R.
Como manter uma Boa Postura?
MARIA APARECIDA Nº28 MARIA DO CARMO Nº29 CLEUZA Nº8 JOSEIR PAULO Nº24
Cont. aula radiculopatias
O Corpo Humano Os Ossos.
POSTURA CORPORAL.
Trabalho de Atletismo Unidade III
Programa de Especialização em Massoterapia Ênfase em Ensino
Coluna Vertebral – LOMBAR II
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Capítulo 17 – Sistema Locomotor
SISTEMA RESPIRATÓRIO E EXERCÍCIO
ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
Especialização em Enfermagem de Reabilitação
Dia do Idoso 2 de Novembro de 2011.
Corpo Humano. Corpo Humano Os animais vertebrados possuem esqueleto interno. Os animais invertebrados não possuem esqueleto interno.
Anatomia Humana.
Grupo de Estágio de Educação Física 2013/2014
Microdiscotomia lombar e sua reabilitação
Basquetebol.
10º Ano Área dos Conhecimentos
Saúde e Desporto Curso Profissional Técnico de Multimédia | 10ºM
Informações para a indústria da construção
OSSOS E MÚSCULOS.
Sitema esquelético.
Batimentos Cardíacos Batimento Cardíaco se refere ao número de vezes que o seu coração bate por minuto.
MUSCULAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS.
SISTEMA LOCOMOTOR COLÉGIO SÃO JOSÉ 8º ANO CIÊNCIAS 2015
Seminários 9, 10 e 11 – Unidade I
Principais funções cardiovasculares:
Tecidos Conjunto de células semelhantes, que possuem a mesma forma e desempenham a mesma função. Tipos de tecidos: Tecido epitelial ou de revestimento.
Sistema Muscular.
Constituição dos ossos
Lesões mais frequentes no futebol
ENVELHECIMENTO DO SISTEMA MUSCULO ESQUELÉTICO
Hidrocinesioterapia.
LOCOMOÇÃO: OSSOS E MÚSCULOS
O nosso corpo.
Margarida Ferreira 3º Ano da Turma 5 Em qualquer idade, o exercício físico tem um papel importante na saúde, no bem estar e na criação de estilos de.
O ESQUELETO FICHA FORMATIVA
Iso-Stretching Juliana Carvalho.
Transcrição da apresentação:

O movimento e o exercício

O movimento e o exercício O corpo e o movimento Ao brincar, ao jogar futebol, ao tocar um instrumento musical, ao escrever e até para falar, realiza-se uma grande variedade de movimentos corporais. Mas como se produzem estes movimentos? Em primeiro lugar, é a contração dos músculos que, graças às suas propriedades de contratibilidade e de elasticidade, fazem movimentar os segmentos ósseos em que se fixam pelas articulações.

O movimento e o exercício O corpo e o movimento (cont.) Os músculos podem contrair-se, diminuindo o seu comprimento e aumentando o seu volume – contratibilidade. Também podem alongar-se, aumentando o seu comprimento e diminuindo o seu volume – elasticidade. Para dobrar o braço pela articulação do cotovelo (flexão), os músculos da parte anterior contraem-se; para efetuar o movimento contrário (extensão), contraem-se os músculos da parte posterior. Flexão Extensão

O movimento e o exercício O corpo e o movimento (cont.) Mas os músculos só se contraem ou alongam quando recebem ordens do cérebro. Este, através dos nervos, está em contacto com todos os tecidos, músculos e órgãos dos sentidos. Para receber uma bola, realizar um remate ou executar um passe, o sistema nervoso, analisando as informações fornecidas pelos órgãos dos sentidos, nomeadamente a visão, dá ordens para movimentar os músculos do corpo que permitem a execução daqueles gestos.

O movimento e o exercício O corpo e o movimento (cont.) Contudo, os músculos, para produzirem o movimento, necessitam também de energia. Esta é fornecida pelo oxigénio e pelas substâncias nutritivas que são transportadas pelos sistemas respiratório e circulatório até aos músculos em atividade. Qualquer movimento, por mais simples que seja, resulta da ação do sistema locomotor, comandado pelo sistema nervoso e alimentado pelos sistemas respiratório e circulatório.

O movimento e o exercício O corpo e o exercício O movimento corporal, quando é realizado de forma regular e com método, assume a designação de exercício físico. O organismo adapta-se progressivamente ao esforço exigido pelo exercício físico.

O movimento e o exercício Vantagens imediatas do exercício físico A prática do exercício físico provoca diversas alterações fisiológicas imediatas, tais como o aumento da frequência cardíaca e da frequência respiratória. Frequência cardíaca é o número de batimentos do coração por minuto.

O movimento e o exercício Vantagens imediatas do exercício físico (cont.) Frequência respiratória é o número de ciclos respiratórios (expiração e inspiração) por minuto.

O movimento e o exercício Vantagens a médio prazo do exercício físico Aumento do volume dos músculos e melhoria da sua irrigação sanguínea - traduz-se num aumento da força e resistência. Extensão Flexão Mede o perímetro do teu braço nas posições indicadas – extensão e flexão. Se o fizeres periodicamente, certamente encontrarás valores progressivamente mais elevados.

O movimento e o exercício Vantagens a médio prazo do exercício físico (cont.) Diminuição da frequência cardíaca em repouso – o coração, que também é um músculo, torna-se mais forte e volumoso, com maiores cavidades (aurículas e ventrículos). Um coração mais forte e com maiores cavidades permite enviar mais sangue para a circulação em cada batimento. É o que acontece quando, por teres treinado bem, estás em boa forma.

O movimento e o exercício Vantagens a médio prazo do exercício físico (cont.) Diminuição da frequência respiratória - o volume de ar de cada inspiração aumenta, o que permite o transporte de maior quantidade de oxigénio para as células. Extensão Flexão Mede o perímetro da tua caixa torácica na inspiração e na expiração. Com o treino, estes valores aumentarão, o que corresponde a um benefício.

O movimento e o exercício Vantagens a médio prazo do exercício físico (cont.) Ossos tornam-se mais fortes e articulações melhoram a mobilidade. A amplitude dos movimentos depende do grau de mobilidade das articulações.

O movimento e o exercício A «dor de burro» Existem momentos em que o esforço realizado é superior às nossas capacidades, encontrando, então, o organismo alguns sistemas de defesa. Um exemplo desses mecanismos é, por exemplo, a «dor de burro». A «dor de burro» é uma dor forte que se manifesta de lado, debaixo da caixa torácica, mais frequentemente do lado direito.

O movimento e o exercício A «dor de burro» (cont.) Para eliminar a «dor de burro», deve-se proceder do seguinte modo: 1. Diminuir a intensidade da atividade, inspirar várias vezes de forma profunda e massajar com a mão o local doloroso. 2. Se a dor persistir, deve-se andar e executar flexões de pernas. 3. Se mesmo assim a dor continuar, deve-se então parar e elevar o joelho desse lado contra o peito durante 10 segundos.

O movimento e o exercício Por curiosidade O sistema locomotor é constituído por ossos, músculos e articulações. Observa com atenção as figuras seguintes e utiliza-as para tentares encontrar, no teu próprio corpo, os ossos, os músculos e as articulações que selecionares.

O movimento e o exercício Atitude corporal correta: O corpo é constituído por três grandes regiões: cabeça, tronco e membros. Quando estas regiões estão bem equilibradas umas sobre as outras, há uma atitude corporal correta que se caracteriza por: pescoço direito; peito saliente; ombros ligeiramente para trás e ao mesmo nível; costas direitas, não arredondadas; ventre para dentro.

O movimento e o exercício Atitude corporal correta (cont.): Uma postura corporal incorreta e o enfraquecimento dos músculos do tronco (abdominais, dorsais e lombares) podem provocar desvios de uma das partes mais importantes do esqueleto – a coluna vertebral. Os exercícios incluídos na aula de Educação Física, na medida em que desenvolvem os músculos de suporte da coluna vertebral, são uma forma de evitar ou corrigir estas deformações. Mas também é necessário prestar atenção à maneira como te sentas, como estás de pé ou como transportas cargas, para não te habituares a posições incorretas. Algumas pessoas têm um ombro mais alto do que o outro. Este é um dos vários desvios que a coluna pode sofrer e que se chama escoliose.

O movimento e o exercício Conselhos para uma atitude corporal correta: 1. Manter as costas direitas. 2. Levantar corretamente objetos pesados.

O movimento e o exercício Conselhos para uma atitude corporal correta (cont.): 3. Evitar posições incorretas. 4. Manter um postura corporal correta.

O movimento e o exercício Conselhos para uma atitude corporal correta (cont.): Correr um minuto no mesmo lugar. Exercitar as regiões dorsal e lombar. Andar, equilibrando livros na cabeça. Exercitar a musculatura abdominal. 5. Cuidar diariamente da postura realizando alguns exercícios.