C.3 - Portugal na Segunda Metade do Século XIX (1ª Parte)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA E O ARRANQUE DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Advertisements

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
Sistemas econômicos e sociais
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Os Transportes Inicialmente, e durante muitos séculos, o Homem deslocava-se a pé ou a cavalo. Esta situação só se alterou no séc. XVIII, com a Revolução.
A Revolução Industrial Séc. XVIII
Segunda Revolucao industrial Luana e Mariana prof luiz ribeiro
A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada.
Revolução Industrial.
PARTE I – Crescimento económico moderno numa perspectiva global
- CAPITALISMO INDUSTRIAL.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OBJETIVOS.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A 2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OBJETIVOS.
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Revolução Industrial Revolução ou evolução ?
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
3.1. Mudanças nos transportes, nas comunicações e no ensino
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.
AS CIÊNCIAS FÍSICAS E QUÍMICAS
A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA E O ARRANQUE DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A economia da Regeneração
Revolução Industrial( )
MUDANÇA DO ESPAÇO URBANO
Governo de D. Maria I Tempo de mudança ou tempo de ajustamento? Rumos da economia 2009 / 10 / 28.
Revolução Industrial Aluno(a): Cassiane Côrtes Foletto
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Revolução Demográfica no século XIX
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Transformações no mundo do trabalho
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afeta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
O desenvolvimento da produção – Substituição do trabalho artesanal pelo trabalho mecanizado: 1.1. Etapas do processo de produção: * Artesanal: O.
PURITANOS X ANGLICANOS
Revolução Industrial na Europa (Séc. XVIII e XIX)
Aula Multimídia.
EBI da TORREIRA Cristina Peixinho Nº3 Elisabete Silva Nº6 João Soares Nº8 Joice Pereira Nº11 Disciplina H.G.P Professora da disciplina: Carla Bernardes.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL É TAMBÉM CONSIDERADA UMA DAS REVOLUÇÕES LIBERAIS-BURGUESAS DA TRANSIÇÃO DA IDADE MODERNA PARA A CONTEMPORÂNEA.
América Platina.
Revolução Industrial Slide já disponível em
Índice Introdução Transportes: Estradas Mala-posta ou diligência
Profª. Graziele Maciel Estratégias para ambientes organizacionais Estrutura industrial: histórico evolutivo Da Revolução Industrial aos dias atuais
A partir do século XVIII
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: transformação radical no processo de produção de produtos para o consumo, que provocou mudanças nas estruturas.
Escola Básica e Secundária da Povoação
“Criação de Produções Multimédia com POWERPOINT”
Emigração E Cultura no sec. XIX.
UFRN- CERES PIBID - GEOGRAFIA EEAA - ENSINO MÉDIO INOVADOR
Os recursos naturais e as inovações tecnológicas
Máquinas para Restauração Florestal
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
A indústria.
A MODERNIZAÇÃO DA INDUSTRIA NA 2º METADE DO SÉCULO XIX HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL.
Mutações Económicas e Evolução Política A Regeneração /01/30.
Características da indústria em Portugal
Transformações do capitalismo no século XVIII: Revolução Industrial.
Finais do Século XIX, início do Século XX. Contexto sociocultural no mundo  A Revolução Industrial consistiu num conjunto de mudanças tecnológicas com.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Israel Frois. Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político.
Revolução Industrial. O que foi? Onde ocorreu? Conjunto de transformações ocorridas na Europa Ocidental, que substituiu o trabalho artesanal pelo trabalho.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Aula 66 – Capítulo 32. Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político.
Geohistoriaenem.blogspot.com.br REVOLUÇÃO INDUSTRIAL DEFINIÇÃO:  TRANSFORMAÇÕES TÉCNICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS QUE ALTERARAM A ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO.
Transcrição da apresentação:

C.3 - Portugal na Segunda Metade do Século XIX (1ª Parte) A Modernização do Reino

Ao longo do século XIX, Portugal viveu duas épocas muito diferentes: guerras, instabilidade política, atraso económico até meados do século; paz, estabilidade política e progresso económico na 2ª metade do século XIX.

Vamos ver, em seguida, como se deu o desenvolvimento e crescimento do nosso país, na 2ª metade do século XIX. Agricultura Os governos liberais tomaram medidas para aumentar as áreas de cultivo, como a supressão dos morgadios e a venda de terras das ordens religiosas.

Para aumentar a produção agrícola, introduziram-se: Novas técnicas de cultivo; Máquinas agrícolas.

II) Indústria A indústria portuguesa da 2ª metade do século XIX beneficiou de importantes inovações técnicas vindas do estrangeiro, como: a máquina a vapor (de capital importância para a mecanização e progresso da indústria em geral);

Outras importantes inovações técnicas foram: teares mecânicos (para a indústria têxtil); altos fornos (para a indústria metalúrgica).

Com a mecanização, a tradicional produção artesanal deu lugar à produção industrial. Então: construíram-se fábricas, com diversa maquinaria a vapor (a nova fonte de energia) e muitos operários.

No nosso país, os principais centros industriais eram: Porto – Braga – Guimarães – Portalegre – Covilhã (Indústria têxtil); Lisboa - Barreiro – Setúbal (Indústria metalúrgica e indústria química)

III) Meios de Transporte e Vias de Comunicação Os governos liberais – e sobretudo o de Fontes Pereira de Melo – modernizaram o país com a construção de: estradas macadamizadas; caminhos de ferro;

faróis junto à costa marítima. pontes; portos; faróis junto à costa marítima.

Entraram em funcionamento, também, redes de telégrafos, de telefones e de cabos submarinos.

Todas estas inovações facilitaram a: mobilidade de pessoas; circulação de mercadorias; divulgação de notícias e de culturas.

Emigração portuguesa para o Brasil, entre 1854-1911 Em resultado do ambiente de paz e de crescimento económico, a população portuguesa cresceu e movimentou-se ao longo da 2ª metade do século XIX. Período N.º de Emigrantes 1854-1864 76 000 1864-1878 116 000 1878-1890 151 000 1890-1900 219 000 1900-1911 299 000 Total 861 000 Emigração portuguesa para o Brasil, entre 1854-1911

a nobreza e o clero perderam regalias; Com o liberalismo, a sociedade portuguesa sofreu as seguintes alterações: a nobreza e o clero perderam regalias; a burguesia tornou-se o grupo social mais importante.

Por outro lado, com o desenvolvimento da indústria, surgiu um novo grupo social - o operariado, que trabalhava nas fábricas e vivia em más condições de vida.

Os governos liberais tomaram ainda medidas de grande impacto social e humanitário: desenvolveram o ensino em todos os graus; aboliram a pena de morte e a escravatura.