Tratado de Maastricht.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Advertisements


O que é a U.E É um bloco económico, social e politico de 27 países europeus que participam de um projecto de integração politica e económica. E foi a.
ESTE TRABALHO DEVERÁ SER VISUALIZADO COM O SOM DO COMPUTADOR LIGADO
Países Europeus e as suas Capitais
A União Europeia Daniel Tavares 2/2/2009.
A UNIÃO EUROPEIA Actualização: Professor Vaz Nunes (2007)
Escola Secundária Sá da Bandeira – Santarém
Globalização e as novas fronteiras do mercado e dos conflitos.
Imagem: A União Europeia Imagem: Elaborado por: Marlene Maciel.
PROCESSO LEGISLATIVO ORDINÁRIO
Maria João Palma Consultora Jurídica
UNIÃO EUROPÉIA.
O Comércio multilateral e os blocos regionais Antonio Neto
Associação e integração entre países
Prof. Jeferson C. de Souza
União Europeia.
União Europeia.
União europeia SÓNIA VICENTE.
DIREITOS DOS CIDADÃOS EUROPEUS
União Europeia.
Docente: Pedro Moreira
Tratado de Lisboa Uma apresentação
O ESTADO E A ORDEM INTERNACIONAL
UNIÃO EUROPÉIA A BANDEIRA AZUL, SALPICADA DE ESTRELAS DOURADAS, JÁ PODE SER VISTA JUNTO ÀS BANDEIRAS NACIONAIS DE ALGUNS PAÍSES EUROPEUS. É A BANDEIRA.
© Dezembro, 2009 TRATADO DE LISBOA. © Dezembro, 2009 Tratado de Lisboa O Tratado de Lisboa foi assinado pelos Chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-
Escola Secundária Gabriel Pereira Construção Europeia: da C.E.E. à UE Marisa Pardal.
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
A EUROPA DOS 28.
União Européia.
COMÉRCIO INTERNACIONAL
O Tratado da União Europeia
O que é a União Europeia? Uma parceria económica e política com características únicas entre 27 países europeus democráticos.
União Européia O Bloco Europeu.
A cidadania europeia.
O Maior Bloco Econômico do Planeta Prof. Joel Brogio
A formação da União Europeia
Textos: Miguel Gorjão-Henriques Technical Adviser : Paula Cristina Lopo.
Este trabalho foi realizado por:
Escola Secundária Ferreira Dias Vitrinismo Disciplina de Ai Trabalho sobre a construção Europeia. Os tratados da construção Europeia Anna karolyna, n 3.
União Européia: Sonho ou Realidade
Tratados da União Europeia
Sistemática de Importação e Exportação
EUROPA – ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS
Elaborado por: Vanessa Miguelito.
 Liberdade de circulação: Não há escola que se iguale a um lar decente, nem professores que se igualem a pais virtuosos e honestos. (Mahatma Ghandi).
Cozinheiros Da Economia
UNIÃO EUROPÉIA.
Natureza jurídica da UE
União Europeia: A Europa dos 28.
Finalidade: desenvolver o comércio de determinada região.
Como funciona a União Europeia
UNIÃO EUROPÉIA.
A construção da Cidadania Europeia
União Europeia Sílvia Neto.
Departamento de Ciências da Educação Ciências da Educação 1ºciclo Educação Comparada Docente Nuno Fraga.
Professor Luiz Felipe Geografia
Objectivo - Eliminar progressivamente os controlos das fronteiras internas e estabelecer um regime de Livre Circulação para todas as pessoas que sejam.
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
A EUROPA DOS 27.
Milena Barbosa de Melo. Internacionalização 1. Processo de Internacionalização do Direito 2. Aumento da Interdependência global 3. Maior Integração entre.
OUTROS ORGANISMOS. Outros organismos (1) UNIÃOEUROPEIA Instituições ÓrgãosConsultivos ÓrgãosFinanceiros ÓrgãosInterinstitu-cionais Agências OutrosÓrgãos.
CONSOLIDAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA. INTEGRAÇÃO DAS NOVAS ECONOMIAS DA EUROPA DO SUL Ideia de uma europa unida conduziu à formação da europa dos nove, em 1973,
O ano de 2013 foi instituído pelo Parlamento Europeu como o “Ano Europeu dos Cidadãos” tendo como lema: “Tem a ver com a Europa, tem a ver consigo. Participe.
Dia da Europa 9 de Maio Da C.E.E. à U.E. Cronologia Principais datas.
BLOCOS ECÔMICOS:UNIÃO EUROPEIA(E.U.) Fábio Alencar Dias N 8 Eric V. Guardiano N 7 Prof: Wilsom.
BLOCOS ECÔMICOS:UNIÃO EUROPEIA(E.U.) Fábio Alencar Dias N 8 Eric V. Guardiano N 7 Prof: Wilsom.
O O caminho para a União Europeia. Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) França Alemanha Itália Holanda Bélgica Luxemburgo1951 Assinatura do Tratado.
1.Os portugueses sabem muito ou pouco sobre a Europa ? MuitoNadaBastanteNormalPouco 2,0.
Blocos Econômicos Professor: Jeferson Melo Blocos Econômicos Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros.
Transcrição da apresentação:

Tratado de Maastricht

Data e local de assinatura 7 de Fevereiro de 1992 na cidade holandesa de Maastricht. ...

Alteração mais evidente que o promoveu Deixou de se chamar C.E.E. e passou a chamar-se U.E.

Principais Pilares 1º pilar: Trata de assuntos relacionados com a agricultura, ambiente, saúde, educação, energia, investigação e desenvolvimento. A legislação neste pilar é adoptada conjuntamente pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho. O Conselho delibera por maioria simples, por maioria qualificada ou por unanimidade. Em assuntos tais como fiscalidade, a indústria, fundos regionais, investigação exigem deliberação por unanimidade.

(Cont.) 2ºpilar: Trata de assuntos de politica externa e segurança comum.

(Cont.) 3ºpilar: Trata de assuntos de cooperação policial e judiciária em matéria penal. No 2º e 3º pilares compete ao Conselho deliberar por unanimidade em matérias de maior relevância. Na maior parte dos assuntos é suficiente a maioria qualificada e em matérias de menor relevância é apenas a maioria simples.

Direitos e Privilégios Cidadãos da Área Económica Europeia gozam do direito de viajar e trabalhar livremente em qualquer país da União Europeia sem um visto, embora algumas disposições transitórias possam restringir os direitos dos cidadãos dos novos estados membros a trabalhar em outros países.

Acordo de Schengen O Acordo de Schengen é uma convenção entre países europeus sobre uma política de livre circulação de pessoas no espaço geográfico da Europa. São 24 nações da União Europeia (Bulgária, Roménia e Chipre aguardam a implementação) e mais outros quatro países europeus membros da EFTA (Islândia, Noruega e Suiça; Liechenstein aguarda implementação).

Acordo de Schengen (cont.) O Espaço Schengen permite a livre circulação de pessoas dentro dos países signatários, sem a necessidade de apresentação de passaporte nas fronteiras. Porém, é necessário ser portador de um documento legal como, por exemplo, o Bilhete de Identidade. Além do mais, o Espaço Schengen não se relaciona com a livre circulação de mercadorias (embargos, etc.) cuja entidade mediadora é a União Europeia e os outros membros fora do bloco económico.