Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Espaço Confinado  Processo/Sistema de Autorização
Advertisements

Espaço Confinado  Vigia
Programa 5S- 1º S: “SEIRI”- SENSO DE UTILIZAÇÃO
Osny Ferreira de Camargo
Segurança no Transporte dos Trabalhadores do
Bloqueio Elétrico e Travamento Mecânico Lock-out and Tag-out - LOTO
ENTRADA EM ESPAÇO CONFINADO AUTORIZAÇÃO NECESSÁRIA
NBR APLICAÇÃO E SITUAÇÃO PRINCIPAIS ITENS.
TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
CURSO DE SMS PARA CONTRATOS
Gerência de Engenharia, Gerência de Engenharia, Saúde, Meio Ambiente e Segurança e Segurança GESMS CURSO DE SMS PARA CONTRATOS.
TREINAMENTO INTEGRAÇÃO
Kaizen – Melhoria contínua
DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PRONTUÁRIO DA INSTALAÇÃO ELÉTRICA
Os trabalhadores autorizados a
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
Bloqueio Elétrico e Travamento Mecânico Lock-out and Tag-out - LOTO
SENSIBILIZAÇÃO DE SMS PARA AS EMPRESAS CONTRATADAS
Instalações e Serviços em eletricidade
NBR APLICAÇÃO E SITUAÇÃO PRINCIPAIS ITENS.
PLANEJAR PARA EXECUTAR
Integração de Segurança
NR-35 TRABALHO EM ALTURA Publicação D.O.U.
Elaboração: Rosane Schlatter Revisão: Nadine Clausell
Pontos Relevantes e Contribuições para a Segurança dos Trabalhadores
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
P SEGURANÇA PARA MANUTENÇÃO DAS CALDEIRAS DE RECUPERAÇÃO 1, 2 e 3
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
NR-33 SEGURANÇA E SAÚDE NOS TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS
Daiane Camini Tuane Sehnem Rubem Zimmer Clarice T. Formagini.
Auditoria da Qualidade
Projeto: Capacitação em GP
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE - SMS Engenheiro de Equipamentos
No passado os mineiros costumavam levar pássaros para as minas No passado os mineiros costumavam levar pássaros para as minas. Era uma precaução fundamental.
Manual de Qualidade Procedimento Operacional Padrão
Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS
Calços de Segurança.
PGR- Programa de Gerenciamento de Riscos
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
ENTRADA EM AMBIENTES CONFINADOS
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
ANÁLISE DE SEGURANÇA DA TAREFA
PERMISSÃO DE TRABALHO - PT
TB 100%.
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Programas de Segurança e Saúde do Trabalho CAP – X (PAG 428 PLT)
NR-9 PPRA A NR 9 trata do PPRA, ou Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. O Objetivo dessa norma é garantir a saude e a integridade física do trabalhador.
Fonte:OIT. Abordagem sobre a elaboração de PCMAT (incluindo o PPRA) do ponto de vista do TEM e das empresas.
NR-12 SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
APT - ANÁLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA
Trabalho em Altura.
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
TUBULAÇÃO INDUSTRIAL 11. Acoplamentos roscados para tubos
DIÁLOGO DE SAÚDE E SEGURANÇA “FECHANDO AS PORTAS PARA O ACIDENTE”.
PROGRAMA DE ACOLHIDA É a maneira mais gostosa de dizer que você neste momento faz parte do time QUATRO A.
Lockout-Tagout (Trancar e Avisar)
RESPONSABILIDADES Imperícia Empregado não treinado ou não preparado para tarefa que lhe foi designada. Imprudência Não utilizar equipamentos de proteção.
PREPARAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE
15 anos.
TRABALHO E ENTRADA EM ESPAÇO CONFINADO AUTORIZAÇÃO NECESSÁRIA
4.4 Implementação e Operação
ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELANO UNIFENAS2006 Rosanna Tavares V. Hernandez.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Missão do cargo Assegurar o cumprimento das metas de produção, dentro dos padrões de qualidade, quantidade, custos.
Legislação Definição de Espaço Confinado
PROJETO DA FUTURA NR “PROCEDIMENTOS PARA EVITAR RISCOS DE QUEDA”
REQUISITOS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho NR 10 – Permissão para Trabalho

PERMISSÃO PARA TRABALHO Objetivo - O objetivo é assegurar que qualquer serviço considerado como “PERIGOSO” venha a ser acompanhado de ações voltadas a evitar incidentes de qualquer natureza.

PERMISSÃO PARA TRABALHO Autorização dada por escrito, para a execução de qualquer trabalho envolvendo manutenção, montagem, desmontagem, construção reparos ou inspeções em equipamentos ou sistemas que envolvam riscos de acidentes.

PERMISSÃO PARA TRABALHO Definições de responsabilidades Responsável pelo trabalho - Supervisor da área onde está será realizado a tarefa; Executantes - Funcionários habilitados que realmente conduzirão a tarefa deseja; Equipe de apoio - Pessoa responsável por tornar reais as recomendações da segurança (pode ser um membro da Seg. Ind. ou não);

PERMISSÃO PARA TRABALHO Definições de responsabilidades (Cont.) Segurança Industrial - Responsável por avaliar as condições de risco do trabalho, sugerir medidas eficazes e ajudar na implementação destas.

PERMISSÃO PARA TRABALHO Responsável pelo trabalho - Supervisor da área deve: Assegurar que somente pessoal habilitado execute a tarefa; Drenar, limpar, despressurizar qualquer tanque, linha ou equipamento; Solicitar a presença da Seg. Ind.; Tomar as precauções básicas do local; Fazer ou solicitar ajuda para bloqueio elétrico/travamento mecânico;

PERMISSÃO PARA TRABALHO Responsável pelo trabalho - Supervisor da área deve: (Cont.) Providenciar iluminação se necessário; Supervisionar a execução da tarefa; Informar a Seg. Ind. se houver risco com substâncias químicas; Acompanhar a retirada do bloqueio elétrico ou travamento mecânico; Dar por encerrada a tarefa;

PERMISSÃO PARA TRABALHO Responsável pelo trabalho - Supervisor da área deve: (Cont.) Verificar as condições de limpeza dos equipamento e local; Fazer um teste de funcionamento se houver necessidade.; Devolver a Seg. Ind. a Permissão de Trabalho corretamente preenchida.; Providenciar ventilação do local se necessário;

PERMISSÃO PARA TRABALHO Segurança Industrial Promover o treinamento no procedimento; Avaliar o risco e indicar quais as ações a serem tomadas; Ajudar na disponibilização das ações de segurança; Disponibilizar EPIs necessários; Disponibilizar equipamentos para uma emergência;

PERMISSÃO PARA TRABALHO Segurança Industrial (Cont.) Isolar a área de trabalho; Monitorar nível de oxigênio e/ou explosividade e bloqueio elétrico / travamento mecânico; Verificar se a Permissão está correta; Atuar em ações de emergência; Arquivar as Permissões para auditoria; Avaliar anualmente o programa;

PERMISSÃO PARA TRABALHO TRABALHADOR HABILITADO Empregado da empresa ou de empresa contratada treinado, avaliado e aprovado para atender as atribuições previstas nesta Norma, segundo os critérios definidos pela empresa.

PERMISSÃO PARA TRABALHO Executantes devem: Estarem a parte com os riscos existentes na tarefa; Solicitar esclarecimento de dúvidas; Colaborar com a segurança da tarefa a todo momento; Ter noções de como proceder em caso de emergência;

PERMISSÃO PARA TRABALHO Executantes devem: (Cont.) Informar a supervisão qualquer mudança das condições de trabalho; Saber reconhecer uma situação de risco; Deixar a Permissão em lugar visível; Limpar a área após término dos serviços.

PERMISSÃO PARA TRABALHO Tipos de trabalhos cobertos pela Permissão Trabalho em altura superior a 2m Trabalho com corte e/ou solda for a da área da oficina Equipamentos / painéis elétricos, subestações em qualquer lugar Espaço confinado conforme lista do procedimento

PERMISSÃO PARA TRABALHO Tipos de trabalhos cobertos pela Permissão Escavação em qualquer lugar; Trabalho com inflamáveis em qualquer lugar; Içamento / movimento de carga em qualquer lugar; Radiações ionizantes em qualquer lugar; Pressão acumulada em qualquer lugar;

PERMISSÃO PARA TRABALHO Tipos de trabalhos cobertos pela Permissão Com risco químico em qualquer lugar; Outros que haja real perigo ao envolvido ou a propriedade;

PERMISSÃO PARA TRABALHO ÁREA LIBERADA - Local com limitações estabelecidas pela PT, onde, por tempo determinado, foram levantados os riscos e ações foram tomadas para manter as condições sob controle.

PERMISSÃO PARA TRABALHO IMPORTANTE: UMA PERMISSÃO DE TRABALHO SOMENTE É VÁLIDA PARA UM TURNO OU NO HORÁRIO NELA ESTIPULADO.

PERMISSÃO PARA TRABALHO OUTRAS RECOMENDAÇÕES Há trabalhos que será necessário o uso de uma Lista de Verificação adicional. Trabalho em espaço confinado será conduzido após avaliação médica interna ou externa nos funcionários envolvidos.

PERMISSÃO PARA TRABALHO OUTRAS RECOMENDAÇÕES Trabalho em espaço confinado somente após ventilação e monitoração do ambiente. Trabalho em altura segue os mesmos preceitos do item anterior.

PERMISSÃO PARA TRABALHO OUTRAS RECOMENDAÇÕES Trabalhos de corte e solda somente com inspeção pela Segurança Industrial nos equipamentos. Trabalho com alta tensão somente após bloqueio elétrico. Outros de acordo com instruções da Segurança Industrial.

PERMISSÃO PARA TRABALHO NÍVEL DE SEGURANÇA ADEQUADO É aquele em que os riscos do equipamento e da área onde se realiza o trabalho e das áreas adjacentes estão controlados e não sofre alterações dos padrões de segurança ao longo do tempo.

PERMISSÃO PARA TRABALHO CANCELAMENTO Descumprimento de qualquer uma recomendação contida na PT Alteração na situação de risco inicial Situações de emergência

PERMISSÃO PARA TRABALHO ENCERRAMENTO DA PERMISSÃO Ao término do trabalho, do prazo de validade fixado na PT ou do período de trabalho do responsável, o executante deve comparecer à presença do Responsável da PT, a fim de efetuar o encerramento da mesma.

Modelo da Permissão de Trabalho

Modelo da Permissão de Trabalho