ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Ana Cláudia Giroto Carlos Roberto das Virgens
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Carlos Roberto das Virgens
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
EE GUAICURU ANAURILÂNDIA - MS
EE EZEQUIEL BALBINO ANAURILÂNDIA - MS REUNIÃO SEMESTRAL.
O WIKI como ferramenta para construção de Portfólio Reflexivo online
Projeto Ensino com novas metodologias Professora Marta Roque Branco
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Prof. Azenaide A. S. Vieira Prof. Luciana B. O. Catarino
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
Educação Digital.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Escola Estadual Senador Filinto Muller
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET João e o Pé de Feijão Ariana Fernanda Nery Gonçalves.
Produção de historias em quadrinho e textos.
Produção de historias em quadrinho e textos.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Plano de Trabalho Docente
“Feliz aquele que transfere o
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Curso de Capacitação Docente
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
Santarém Março a Julho de 2007
Benevid Félix da Silva Professor Supervisor do Estágio Supervisionado I André Luiz Borges Milhomem Professor Supervisor do Estágio Supervisionado II Waghma.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PROJETO PAPA – LÉGUAS: VAMOS ACELERAR JUNTOS?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Mapas Conceituais.
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Tecnologias na Educação: ensinando.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Conteúdos e Cronograma do curso
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
O computador como Meio e como Fim...
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
Elaboração de Projetos. Propiciar aos multiplicadores do ProInfo, gestores e professores de escolas o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos.
Transcrição da apresentação:

ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens Ivinhema-MS-2011

2. ORGANIZAÇÃO DO CURSO: Duração de 8 a 10 semanas; Três eixos conceituais – Projeto, Currículo e Tecnologias; 1º Encontro presencial – Data 14-05-2011 Eixo 1 de estudos e prática: Projeto, com duração de três semanas; 2º Encontro presencial- Data- 18-06-2011 Eixo 2 de estudos e prática: Currículo, com duração de três semanas; 3º Encontro presencial- Data- 16/0/2011 Eixo 3 de estudos e prática: Tecnologia, com duração de duas semanas.

Eixo 2

Eixo 2 No eixo 2 do curso Elaboração de Projetos, nos dedicaremos ao desenvolvimento do PITEC – Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo, em articulação com estudos que propiciem melhor compreender o que seja o currículo que se constrói à medida que se desenvolve o projeto.

ATIVIDADE 2_2 PAINEL DA PROPOSTA DO PROJETO Apresentação da proposta do projeto; Elaborar até 06 slides ou movi maker (3 minutos); 05 minutos nos Maximo para a apresentação; Postar na biblioteca material do aluno. (Atividade terá que ser postada no encontro).

Atividade 2_2 – Projeto em Ação. RELATAR AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO. Postar no fórum “Projeto em ação”.

Atividade 2_3_Currículo COMO SE CARACTERIZA O CURRÍCULO QUE SE DESENVOLVE COM O USO DE COMPUTADORES E INTERNET NAS ATIVIDADES DE SALA DE AULA! Segundo os PCNs. O Currículo Escolar é um projeto que estabelece um elo entre os princípios e a prática, incluindo tanto a matéria a ser ministrada quanto as características da região. Torna-se, assim, um roteiro para orientação do professor. Postar no fórum e contribuir. (Obs. No fórum participa duas vezes).

Atividade 2_4_Analise do projeto em ação Após analisamos a concepção de curriculo (“o que”, “como”, deve ser aprendido”, “e por que ensinar certos conhecimentos”. Interrogar o andamento do projeto em relação aos seguintes aspectos. Conforme o roteiro (na wikipaces do curso) www.proinfoivinhema.wikispaces.com

Atividade 2_5_PODCAST COM LÉA FAGUNDES VOCÊ EDUCADOR, ESTÁ PRONTO PARA A CULTURA DIGITAL? PARA OUVIR O PODCAST ACESSAR O WIKI http://proinfoivinhema.wikispaces.com/Videos Postar no fórum-

ATIVIDADE_2_6 Fazer uma reflexão pessoal sobre esse eixo Postar no diário de bordo. Interação-diario de bordo-nova anotação- abri uma caixa-escreve-incluir.

Eixo 3

Atividade_3_1_Apresentação do projeto APRESENTAR O RESULTADO FINAL DO PROJETO (FOTOS, FILMES). No maximo 10 minutos. POSTAR NA BIBLIOTECA ,MATERIAL DO ALUNO.

Atividade_3_2 Responder “Papel das tecnologias integradas no currículo” Postar no fórum.

Atividade 3_3_PITEC REFORMULAR O PITEC. (“arrumar o projeto inscrito na 1_5). Ex. Elaborar Capa, contracapa, sumário, cronograma, erros ortográficos, mudanças de metodologia...Etc. Colocar os anexos..Ex. Fotos ( 4 MB) Imprimir uma Cópia e apresentar na escola que você leciona (Direção e Coordenação) . Marketing Pessoal . Postar o projeto na sua Wiki, wiki do curso, wiki da escola que você leciona , blog pessoal , blog da escola ( Formato PDF). POSTAR NA BIBLIOTECA MATERIAL DO ALUNO. ativ_elaboracaodopitec_carlos

atividade_3_3_a_mapa_conceitual Elaborar um Mapa conceitual do PITEC. Mapa Conceitual: são ferramentas gráficas visando a organizar e representar o conhecimento. São estruturados a partir de conceitos fundamentais e suas relações. Usualmente, os conceitos são destacados em caixas de texto. A relação entre dois conceitos é representada por uma linha ou seta, contendo uma "palavra de ligação" ou "frase de ligação" Pode ser no Word, ou aplicativos (Cmap), ou outro. Tem um video explicativo na wiki do curso.

Neste terceiro eixo – o último – do curso Elaboração de Projetos, vamos analisar e sistematizar a experiência realizada com o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo – PITEC.

ATIVIDADE_3_4 FAZER UM RELATO SOBRE O CURSO. POSTAR NO DIARIO DE BORDO.

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO 1. O projeto do curso deverá contemplar ações em torno das Tecnologias Educacionais. 2 . Todas as etapas de execução do projeto (tanto formação como ensino) deverão ser registradas para posterior elaboração da apresentação.

(...) Qualquer pessoa pode “começar", mas apenas os ousados “terminarão". (...) Napoleon Hill