AS INVASÕES BÁRBARAS E A FORMAÇÃO DA EUROPA MODERNA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AULAS 7 E 8 ALTA IDADE MÉDIA
Advertisements

1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
BIZÂNCIO.
CRISTIANISMO: A religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. Essa região estava sob domínio do Império Romano neste período. Criada.
FORMAÇÃO DO FEUDALISMO
A Formação dos Reinos Bárbaros
Alta Idade Média Período do século V ao século IX é caracterizado pela formação do Sistema Feudal. Neste período observa-se os seguintes processos históricos:
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
1 – OS POVOS BÁRBAROS: Povos fora das fronteiras (sem cultura greco-romana). Germânicos – principal grupo (suevos, lombardos, teutônicos, francos, godos,
Idade Média.
A FORMAÇÃO DA EUROPA FEUDAL
A Formação do feudalismo
Idade Média A Idade Média é computada de 476 d.C. até 1453, quando ocorre a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos e consequente queda do Império.
OBJETIVOS EXPLICAR A PAX ROMANA
A transição do Império Romano para o Feudalismo / POVOS BÁRBAROS
Idade Média.
A Queda do Império Romano
1 – O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego.
IMPÉRIO CAROLÍNGIO CAPÍTULO 1 Da página 11 até 23.
IMPERIO CAROLÍNGIO SÉCULO V AO SÉCULO IX.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Alta Idade Média Em busca de uma vida melhor
Os primeiros povos Feito por : Pedro Miguel Gomes Carmo e
OS BÁRBAROS Povos que viviam além das fronteiras do Império Romano, de cultura diferente e que não falavam o grego ou o latim. Foram esses povos que desintegraram.
Os "bárbaros" A Imagem ao lado é, no sentido
Gonçalo Filipe Lage Pires Nunes
ROMA Profº MARCELO HOLANDA.
Reino Franco e Império Carolíngio.
IDADE MÉDIA.
AS INVASÕES BÁRBARAS CONCEITO DE “BÁRBARO”: Os Bárbaros, segundo os romanos, eram todos aqueles que não eram propriamente romanos e viviam assim em um.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Lara Eufémia Gonçalves Fernandes Mikaela Cristina Santos Silva
FEUDALISMO.
História
-Migrações - Invasões.
A Queda do Império Romano
REINO FRANCO/IMPÉRIO CAROLÍNGIO
Conceito de Idade Média
IDADE MÉDIA (476 – 1453) Profº Paulo Henrique.
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
Depois da queda do império romano do ocidente
REINO FRANCO & FEUDALISMO.
Queda do Império Romano e Reinos Bárbaros
“Bárbaros” para os Romanos
Alta Idade Média Período do século V ao século IX é caracterizado pela formação do Sistema Feudal. Neste período observa-se os seguintes processos históricos:
IDADE MÉDIA – 476 D.C / 1453 Idade das trevas?.
Professor Romildo Tavares
Joana Machado Marques Kelber Filho Costa Simão
Ano lectivo de A barbarização da Hispânia e o fim do Império romano do Ocidente.
Reinos Germânicos.
FRANCOS Povo de origem germânica que fixou-se na atual França a partir do Século V dC DINASTIA MEROVÍNGIA Meroveu – Líder franco que comandou a conquista.
Idade Média Bárbaros e feudalismo.
A Idade Média Periodização: 476 d.C. (queda do Império Romano do Ocidente) até 1453 (queda do Império Romano do Oriente) Quase 1000 anos! Por isso, a Idade.
Aula 10 Prof. Fernando Gondim
Idade Média Alta Idade Média.
OTO LUNA | HISTORIA GERAL
Francos Professor Romildo Tavares. Surgimento do Reino Franco No Século V, os Francos ocuparam a região da Gália (Atual França). A diferença deles para.
Evolução dos Modos de Produção
A Europa do século VI ao XII
A Europa do século VI ao século XI. As invasões germânicas Decadência do Império Romano -Crises económico-sociais - crises políticas -Divisão do império.
DA CIDADE DE ROMA À FORMAÇÃO DE UM IMPÉRIO
Alta Idade Média Aula 18 Migrações bárbaras Reino dos Francos.
Reino Franco e Império Carolíngio.
IDADE MÉDIA Prof. Iair ALTA IDADE MÉDIA (SÉC V – X) 1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS: Formação e apogeu do Feudalismo. Período de constantes.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Queda de Roma e formação da Europa Medieval
IDADE MÉDIA – FEUDALISMO ALTA IDADE MÉDIA (SÉC V – X) 1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS: Formação e apogeu do Feudalismo. Período de constantes invasões e deslocamentos.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Transcrição da apresentação:

AS INVASÕES BÁRBARAS E A FORMAÇÃO DA EUROPA MODERNA

QUEM ERAM OS BÁRBAROS? OS GREGOS E DEPOIS OS ROMANOS CHAMAVAM DE “BÁRBAROS” OS POVOS QUE VIVIAM ALÉM DOS DOMÍNIOS DE SUA CIVILIZAÇÃO E SE MOSTRAVAM AVESSOS À SUA CULTURA. EM RELAÇÃO A ROMA, BÁRBARO ERA O POVO NÃO-SUBMETIDO AO IMPÉRIO, QUE FALAVA LÍNGUA DIVERSA D LATIM E DO GREGO, ADOTAVA OUTRAS REGRAS JURÍDICAS E UM MODO DE VIDA DIFERENTE DO ROMANO.

PRINCIPAIS “DEFEITOS” DOS BÁRBAROS VISTOS PELA ÓTICA DO POVO ROMANO. COSTUME DE UNTAR O CABELO COM MANTEIGA RANÇOSA NÃO TOMAR BANHO CHEIRAR A ALHO E CEBOLA ROUPAS RÚSTICAS FEITAS DE PELES DE ANIMAIS

BÁRBAROS VISIGODOS OSTROGODOS BORGUNDIOS FRANCOS VANDALOS LOMBARDOS... 1 -GERMÂNICOS BÁRBAROS TURCOS AVAROS HUNOS 2 -ASIÁTICOS CITAS SARMATAS ALANOS 3 -IRANIANOS

OS GERMANOS ANGLOS SAXÕES VISIGODOS OSTROGOS SUEVOS VÂNDALOS FRANCOS BURGÚNDIOS LOMBARDOS ALAMNOS

A ENTRADA DOS GERMANOS NO IMPÉRIO ROMANO FASE DAS MIGRAÇÕES: SÉCULOS III E IV Os germanos entraram nos domínios do Império romano de forma pacífica, por meio de acordos com o próprio governo de Roma FASE DAS INVASÕES: A PARTIR DO SÉC. V Corresponde ao período em que os germanos entraram no Império Romano de forma violenta e brutal

CARACTERÍSTICAS DOS POVOS GERMÂNICOS Modo primitivo → organização romana Assembléias de guerreiros Instabilidade política Curta duração dos reinos Propriedade coletiva → propriedade privada Economia agrária, fome constante e alto índice de mortalidade Camponeses livres → dominação de uma nobreza Comitatus Famílias patriarcais Wergeld = preço do sangue Religião politeísta = forças da natureza, valquírias, paraíso x heill Escrita = caracteres rúnicos

CAUSAS DAS “INVASÕES BÁRBARAS” PESTES EM SUAS TERRAS NO ORIENTE GRANDES ONDAS DE FOME, FORÇANDO A BUSCA POR ALIMENTO GUERRAS ENTRE OS POVOS ASIÁTICOS, FORÇANDO A FUGA.

OS FRANCOS

UNIFICAÇAO = CLóVIS. REIS INDOLENTES =Administração por conta dos prefeitos dos palácios ↓ PEPINO O BREVE = destronou o rei Childerico III iniciando assim a DINASTIA CAROLíNGIA Derrotou os lombardos (ameaçavam a igreja católica) C A R O L í N G I ← CARLOS MARTEL = conteve o avanço dos muçulmanos na Batalha de Poitiers em 732 d.C ↓ 843 Tratado de Verdum = divisão do reino entre os netos de Carlos Magno: Luiz o Germânico, Carlos o Calvo e Lotario. CARLOS MAGNO = religioso, prestou serviços a igreja católica : lutas a favor da Igreja Rei guerreiro : expansionismo, reconhecido como o ressurgimento do Império Romano Coroado em 800 d.C como Imperador Romano Divisão do império em marcas (margraves e Missi dominici) Serviço militar obrigatório Academia palatina → ↓ 987 : nobres elegem como Rei HUGO CAPETO. DINASTIA CAPETINGIA

OS HUNOS

HUNOS: UM MODO DE VIDA O historiador Amiano marcelino, que era oficial do exército romano, descreveu algumas características dos hunos: Os Hunos tem um modo de vida muito rude. Não cozinham, nem temperam os alimentos. Comem raízes de plantas e carne semi-crua de qualquer animal.

HUNOS Vestem-se com tecidos de linho ou com peles de animais cozidas umas às outras. Depois de vestir suas roupas, não as tiram do corpo, até que o tempo as desfaçam em pedaços.

HUNOS Não possuem casas, nem cabanas, nem constroem túmulos para seus mortos. Vivem sempre montados em seus cavalos. É assim que compram e vendem, comem e bebem . Agarrados ao pescoço do cavalo, dormem em sono profundo.

HUNOS Os hunos não se dedicam à agricultura. Passam a vida andando pelas montanhas e florestas. Não tem nenhuma forma de organização estável. Parece que estão sempre fugindo em seus cavalos e carroças.