LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS MÉTODOS – UMA VISÃO MAIS APROFUNDADA Prof. Thiago Pereira Rique <thiagorique2011@gmail.com> http://thiagorique.wordpress.com/

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estruturação de Linguagens (Pascal e C++)
Advertisements

Programação orientada a objetos
Programação em Java Prof. Maurício Braga
Nivelamento de C: Tipos Estruturados de Dados
Programação Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS CLASSES ABSTRATAS
APLICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS COMPONENTES GUI – PARTE III Prof. Thiago Pereira Rique
APLICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS COMPONENTES GUI – PARTE II Prof. Thiago Pereira Rique
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INTRODUÇÃO AOS APLICATIVOS JAVA Prof. Thiago Pereira Rique
INTRODUÇÃO AOS APLICATIVOS JAVA
Prof. Thiago Pereira Rique
LÓGICA MATEMÁTICA ARGUMENTOS E REGRAS DE INFERÊNCIA
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INSTRUÇÕES DE CONTROLE – PARTE II Prof. Thiago Pereira Rique
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INSTRUÇÕES DE CONTROLE – PARTE I Prof. Thiago Pereira Rique
APLICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS ACESSO A BANCO DE DADOS COM O JDBC Prof. Thiago Pereira Rique
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS CLASSES E OBJETOS – UMA VISÃO MAIS APROFUNDADA Prof. Thiago Pereira Rique
Pearson Education Slide 1. Pearson Education Slide 2 Cap í tulo 3 Criado por Frederick H. Colclough, Colorado Technical University Fundamentos das Funções.
Interação entre objetos
Adaptação dos acetatos originais do livro: Java- An Introduction to Problem Solving & Programming, 4ª Edição Autor: Walter Savitch, ISBN © 2005.
Orientação a Objetos: Encapsulamento e Classificação
Introdução à Programação
De 17 1 Linguagens de Programação Orientadas a Objetos Pós-Gradução(Lato-Sensu) em Sistemas de Banco de Dados - UFPa Marco Fagundes Aula.
Linguagem de Programação II
Wagner Santos C. de Jesus
Membros estáticos.
Métodos Programação II 1 Métodos de Programação II (Mestrado Integrado em Engenharia de Comunicações) 1º Ano, 2º Semestre Elementos de Classe, class wrappers.
Classes e objetos Arrays e Sobrecarga
Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace.
Introdução a Programação JAVA
Estrutura de Dados em Java
Classes, Objetos e Encapsulamento
DSC/CCT/UFCG Profs.: José Eustáquio Rangel de Queiroz Roberto Medeiros de Faria Ulrich Schiel José Eustáquio Rangel de Queiroz Roberto.
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Programação Orientada a Objetos com Java
JAVA Orientação a Objetos
Interfaces.
Atributos, Encapsulamento e Interface em Java
Programação I Aula 2 (Métodos)
Entendendo as definições de classe
Introdução a aplicativos Java
Expressões e Instrução de Atribuição
Classes, Objetos, Atributos e Métodos JAVA
UTFPR – Campus Curitiba - DAELN Cursos de Eng. Eletrônica/Eng. da Computação IF62C - Fundamentos de Programação Semana 12 – Overloading X Overriding Prof.a.
By Ducheno Kelly Centro de Formação São Domingos.
Professora: Lucélia Alves de Oliveira
Wagner Santos C. de Jesus
Programação Orientada a Objetos - Java
Programação Orientada a Objetos - Java Professor: Jean Carlo Mendes.
Programação Orientada a Objetos - Java
Linguagem de Programação JAVA Técnico em Informática Professora Michelle Nery.
Prof. Gilberto Irajá Müller
Orientação a Objetos e Java Graduação em Ciência da Computação  Centro de Informática, UFPE Alexandre Mota
Implementação Orientada a Objetos – Aula 05 Construtores e sobrecarga de métodos Prof. Danielle Martin Universidade de Mogi das Cruzes
Funções Matemáticas e de String
M ÉTODOS DA C LASSE S TRING. FUNÇÕES COM STRING Uma string é um tipo texto que corresponde à união de um conjunto de caracteres. Em Java, as strings são.
Implementação Orientada a Objetos – Aula 06 Conversão de tipos e métodos estáticos Prof. Danielle Martin Universidade de Mogi das Cruzes
Aula prática 3 Aprofundando em Funções Parâmetros de uma função Uso do return Execução Variáveis Global, local e estática Monitoria de Introdução à.
JAVA Sintaxe.
Aula Prática 5 05/05/2010. //Estrutura do método public int subtrair (int a, int b){ //Calcule a operação desejada. int resultado = a – b; //Retorne o.
Certificação Marco Antonio. Introdução A compreensão desse capítulo é muito importante pois trata de um assunto essencial em qualquer linguagem de programação,
Aula Prática 1 Monitoria IP/CC (~if669) (A partir do slide elaborado por Luís Gabriel)
Programação II Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Copyright 1998, Departamento de Informática da UFPE. Todos os direitos reservados sob a legislação em vigor. Variáveis e métodos estáticos, Passagem de.
Classes abstratas São classes das quais não se pode instanciar objetos. São classes das quais não se pode instanciar objetos. Seu objetivo é ser herdada.
Profa. Maria Augusta Constante Puget
PARADIGMAS DE LINGUAGENS EXPRESSÕES E INSTRUÇÕES DE ATRIBUIÇÃO
Laboratório de Programação II Método main Dados e Métodos de Classes.
Módulo I Capítulo 7: Funções e Procedimentos William Ivanski Curso de Programação C#
Java Como Programar, 8/E Deitel/Deitel, 8e. Java – Como programar Copyright © 2010 Pearson Education Slide 1.
Laboratório de Computação Aula 06 e 07 – Implementação de classes Prof. Fábio Dias
Transcrição da apresentação:

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS MÉTODOS – UMA VISÃO MAIS APROFUNDADA Prof. Thiago Pereira Rique <thiagorique2011@gmail.com> http://thiagorique.wordpress.com/

Agenda Módulos de programa em Java Métodos static, campos static e classe Math Declarando métodos com múltiplos parâmetros Promoção e coerção de argumentos Escopo das declarações Sobrecarga de método

Módulos de programa em Java Módulos em Java Métodos, classes e pacotes Programas Java Novos métodos e classes do programador + métodos e classes predefinidas na Java API (biblioteca de classes Java)

Módulos de programa em Java Métodos Como um método é invocado?

Métodos static, campos static e classe Math Métodos static (ou métodos de classe) Geralmente realizam alguma tarefa que não depende do conteúdo de nenhum objeto. Para declarar um método deste tipo, coloque a palavra reservada static antes do tipo de retorno do método. Chamada a um método static NomeDaClasse.nomeDoMetodo(argumentos)

Métodos static, campos static e classe Math Possui vários métodos static que realizam cálculos matemáticos comuns. Ex: Raiz quadrada de 900 Math.sqrt(900.0); O método sqrt aceita um argumento do tipo double e retorna um resultado do tipo double (30.0). System.out.println(Math.sqrt(900.0));

Métodos static, campos static e classe Math

Métodos static, campos static e classe Math Constantes da classe Math PI e E Math.PI = relação da circunferência de um círculo com seu diâmetro Math.E = valor da base para logaritmos naturais Estes campos são declarados na classe Math com os modificadores public, final e static. public: permite que você use esses campos nas suas classes. final: representa uma constate. Seu valor não pode ser modificado depois de inicializado. static: permite que eles sejam acessados pelo NomeDaClasse + ponto separador (como os métodos static).

Métodos static, campos static e classe Math Campos static (variáveis de classe) Todos os objetos da classe compartilham uma cópia do campo static.

DECLARANDO MÉTODOS COM MÚLTIPLOS PARÂMETROS

DECLARANDO MÉTODOS COM MÚLTIPLOS PARÂMETROS

DECLARANDO MÉTODOS COM MÚLTIPLOS PARÂMETROS

PROMOÇÃO E COERÇÃO DE ARGUMENTOS Exemplos: System.out.println(Math.sqrt(4)); O Java converte o valor int 4 no valor double 4.0 e retorna o resultado 2.0.

PROMOÇÃO E COERÇÃO DE ARGUMENTOS Exemplos: Suponha que o método square calcule o quadrado de um inteiro e, assim, requeira um argumento do tipo int. Para chamarmos square com um argumento double, a chamada do método deveria ser assim: square( (int) doubleValue ); //operador de coerção Assim, se o valor do argumento doubleValue for 4.5, o método receberá o valor 4 e retornará 16, não 20.25.

ESCOPO DAS DECLARAÇÕES Regras básicas de escopo O escopo de uma declaração de parâmetro é o corpo do método em que a declaração aparece; O escopo de uma declaração de variável local é do ponto em que a declaração aparece até o final desse bloco; O escopo de uma declaração de variável local que aparece na seção de inicialização do cabeçalho de uma instrução for é o corpo da instrução for e as outras expressões no cabeçalho; O escopo de um método ou campo é o corpo inteiro da classe.

Sobrecarga de método Sobrecarga de métodos Métodos com o mesmo nome podem ser declarados na mesma classe, contanto que tenham diferentes conjuntos de parâmetros (determinados pelo número, tipos e ordem dos parâmetros). O método adequado é chamado examinando-se o número, os tipos e a ordem dos argumentos na chamada. Ex: Math abs, min e max são sobrecarregados com quatro versões: Uma com dois parâmetros double; Uma com dois parâmetros float; Uma com dois parâmetros int; Uma com dois parâmetros long.

Sobrecarga de método Declarando métodos sobrecarregados

Sobrecarga de método Declarando métodos sobrecarregados

Sobrecarga de método Declarando métodos sobrecarregados

Sobrecarga de método Declarando métodos sobrecarregados

Sobrecarga de método Distinguindo entre métodos sobrecarregados Assinatura do método Combinação do nome do método e número, tipos e ordem dos seus parâmetros. Tipos de retorno dos métodos sobrecarregados As chamadas de métodos não podem ser distinguidas por tipo de retorno. Veja exemplo no próximo slide...

Sobrecarga de método Tipos de retorno dos métodos sobrecarregados

Sobrecarga de método Tipos de retorno dos métodos sobrecarregados

REFERÊNCIA DEITEL, H.M; Java Como Programar. 8ª ed. Ed. Pearson, 2010.