Livros Proféticos Introdução

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Bíblia é uma biblioteca de livros
Advertisements

A Beleza e a Importância do Antigo Testamento para a Vida Cristã
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias (2) Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) O Apocalipse no Antigo Testamento.
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) O Apocalipse no Antigo Testamento.
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias (4) Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) O Apocalipse no Antigo Testamento.
“Atende oração de teu servo, ó Senhor”
“E disse:Ouvi a voz as minhas palavras; se entre vós houver profetas, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer ou em sonhos falarei com ele.” ( Números.
A a ordem dos slides pode ser alterada de acordo com sua preferência.
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA BÍBLIA Antônio Mesquita Galvão
Profetas pós-exílio: Ageu Zacarias Malaquias
“BÍBLIA: PALAVRA DE DEUS”
Ezequiel José Adelson de Noronha
Profetas no Exílio José Adelson de Noronha
no Evangelho de S. Marcos
VISÃO PANORÂMICA DOS PROFETAS DO ANTIGO TESTAMENTO
As quatro grandes proclamações
A compreensão da justiça de Deus
Tiago / Pedro / João Judas Os benefícios da vida cristã
A Doutrina da Palavra de Deus
Joel – O Derramamento do Espírito Santo
Atos dos Apóstolos 15, 7-21 Naqueles dias, depois de longa discussão, Pedro levantou-se e falou aos apóstolos e anciãos: "Irmãos, vós sabeis que, desde.
INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
O QUE VIMOS NA AULA PASSADA...
Livros Proféticos Velho Testamento F.
VELHO TESTAMENTO E.
VELHO TESTAMENTO "IV" JUÍZES.
Livros Proféticos Velho Testamento F.
VELHO TESTAMENTO 5.
OSÉIAS ÉPOCA DO MINISTÉRIO: a.C
Velho Testamento 4 Juízes.
Quem sou eu? Ezequiel 36:26-27.
A pessoa e obra do Espírito
AS PROFECIAS DO VELHO TESTAMENTO
Seja homem como Jesus: Siga a Justiça!
Vocês aprenderam a manejar a Bíblia
Os Profetas Menores Lições 3 e 4.
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
Expondo a Palavra IPJG 1 O Cristão Contemporâneo Ouça o Espírito, Ouça o Mundo Expondo a Palavra.
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
TEMA: INTRODUÇÃO AOS PROFETAS
Sábado o Selo de Deus 4 Jesus e o Sábado Peter P. Goldschmidt
A História de Deus Parte 2
“Não desprezeis as profecias...” 1Tessalonicenses 5:20
Pastor Washington Roberto Nascimento.  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus.
IBFT – Escatologia Bíblica - 1

SENIB – SEMINÁRIO DA NOVA IGREJA BATISTA
Panorama do Antigo Testamento
GUIA DE ESTUDO BÍBLICO VERDADE E VIDA.
A Viúva E O Juiz Iníquo- Lucas 18:1-8
Lucas, o Evangelho da libertação
O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA IGREJA
INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1
No Apocalipse temos a Revelação de que a igreja de Deus tem o testemunho de Jesus, que é o espírito da profecia. Também há referências no Apocalipse.
EDICAT – Escola Diocesana de Catequese
A Bíblia é a palavra de deus
Os Profetas em Geral A palavra profeta não significa necessariamente "aquele que prediz o futuro", mas sempre designa "aquele que fala em nome de Deus",
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Introdução ao Trimestre.
REVELAÇÃO: é o ato divino pelo qual Deus revela aquilo que o homem não poderia descobrir por si próprio.
“Não retarda o Senhor a Sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça,
V.T - História dos Hebreus – A.C.
A Bíblia apresenta: Unidade de Pensamento Rigor Científico Exatidão Histórica Praticidade Capacidade Profética Poder de Transformar Vidas.
“Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos.
ANTIGO TESTAMENTO Livros Históricos
Bíblia Sagrada.
MALAQUIAS José Adelson de Noronha
Livros Históricos e Proféticos II Curso Panorama Bíblico Paróquia São Jorge.
II unidade Livros proféticos “OS LIVROS PROFÉTICOS E O PROFETISMO NA VIDA DE ISRAEL” “O profeta, como homem que tem uma comunicação direta e imediata.
Transcrição da apresentação:

Livros Proféticos Introdução José Adelson de Noronha http://verboeterno.wordpress.com

“Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação;

porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (2 Pe 1:19-21)

Deus sempre levantava, dentre seu povo, homens tementes a Ele e sensíveis à Sua voz, que tinham a incumbência de exortar o povo ao arrependimento, a voltarem-se para Deus, deixando a idolatria e os maus costumes.

Eram chamados de profetas ou videntes e tanto podiam vir dentre os nobres, quanto dentre os mais pobres e humildes, sem distinção.

Quem eram os profetas:   Eram um tipo de voz da consciência, de professor do povo de Deus. Os professores eram de dois tipos: 1. Ordinários - Levitas, sacerdotes, Juízes, intérpretes da Lei 2. Extraordinários – Profetas ou também chamados de videntes

Ser profeta significa falar antes que acontecer. Este poder veio de Deus pois o homem, em si, não tem este poder. O propósito do profeta era de falar com autoridade, em confirmar a fé, avisar de julgamento e dar conforto e instrução

O tempo dos profetas foi do nono ao quarto século A. C O tempo dos profetas foi do nono ao quarto século A.C., isto é, por cerca de quinhentos anos. Depois houve um período chamado pelos estudiosos de silêncio profético (ou período interbíblico) até o surgimento do último profeta do Antigo Testamento: João Batista

É comum entre eles os seguintes avisos: - dispersão – cativeiro; - retorno à terra, mediante arrependimento; - a vinda do Messias e - o reino do Messias sobre a terra

Nem todos os profetas deixaram escritos, mas nem por isso tinham menos importância ou eram menos inspirados por Deus, como por exemplo: Elias, Eliseu, Moisés, João Batista, Samuel, etc..

A profecia mostra a divindade de Deus “Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade” (Is 46:9,10)

Os livros proféticos, de tão importantes que são, ocupam quase um terço do AT. Nenhuma outra religião possui profecias em seus livros sagrados, pois somente Deus pode dizer, com milhares de anos de antecedência, o que irá acontecer. É a presciência de Deus!

A Seção Profética na Bíblia Os preceitos cerimoniais eram deixados de lado pelos profetas, na maioria dos casos, e isso mostra como Cristo, nos Evangelhos, tem superioridade da lei de Moisés.

A Seção Profética na Bíblia Prediz os acontecimentos de Cristo, Seu reino, a Sua redenção pela graça tanto que mostrou que a lei seria cumprida em Cristo. Então, por Cristo ser visto como superior da lei de Moisés e pelo fato que a lei seria cumprida em Cristo, convém que a seção profética venha entre a Lei e os Evangelhos.

LIVROS PROFÉTICOS São dezessete livros proféticos, divididos segundo dois critérios: 1) Segundo o tamanho do texto bíblico publicado; 2) Segundo a cronologia de escrita

Segundo o tamanho do texto Os livros são classificados em: Profetas Maiores e Profetas Menores.

Profetas maiores são 5: Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel Profetas menores são 12: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.   Talvez os "menores" tenham pregado tanto quanto os "maiores". Só não escreveram tanto quanto eles.

Segundo a Cronologia de Escrita São classificados em: Antes do Exílio na Babilônia; Durante o Exílio e Pós exílio na Babilônia.  

Para facilitar, podemos memorizar da seguinte forma: 3 profetas após o exílio: Ageu, Zacarias e Malaquias 2 profetas durante o exílio: Daniel e Ezequiel Todos os demais profetas são antes do exílio

Antes do Exílio: 1) Jonas 7) Obadias 2) Amós 8) Naum 3) Oséias A Ordem de estudo no curso será segundo a cronologia na história de Israel: Antes do Exílio: 1) Jonas 7) Obadias 2) Amós 8) Naum 3) Oséias 9) Sofonias 4) Isaías 10) Habacuque 5) Miquéias 11) Jeremias 6) Joel 12) Lamentações

No Exílio: 13) Daniel 14) Ezequiel Pós Exílio: 15) Ageu 16) Zacarias 17) Malaquias

Download disponível no site: http://verboeterno.wordpress.com

GRAÇAS A DEUS POR JESUS CRISTO!