MERCADO 1. Conceito Mercado 1 Mercado 2 Mercado 3 Onde se encontram quem quer comprar e quem quer vender Onde ocorrem os processos de negociação Determinam o preço e a quantidade do bem a ser transacionado/trocado entre ambos Mercado 2 Local onde pode-se obter alguns dos bens de que se precisa Mercado 3 Possibilidade de encontrar bens, serviços e fatores de produção Conhecer o respectivo preço
Mercado 3 Variável chave : PREÇO Situação “ideal” Confrontam as intenções de produção dos produtores (oferta) Solicitações de consumo dos consumidores (procura) Resulta o “preço de mercado” Variável chave : PREÇO No mercado chega-se à compatibilização entre a oferta e a procura de um bem, para um certo preço Procura Conjunto de bens e serviços que os consumidores estão dispostos a comprar aos diferentes preços Comportamento dos consumidores Relação existente entre os preços dos bens e as quantidades que os consumidores desejam consumir
FATORES QUE INFLUENCIAM A PROCURA Lei da Procura A quantidade da procura de um bem varia na razão inversa do respectivo preço Quanto mais elevado for o preço, menor a quantidade procurada FATORES QUE INFLUENCIAM A PROCURA O preço dos bens Variações do rendimento dos consumidores Variações no gosto dos consumidores Variação no preço dos bens complementares /sucedâneos Sazonalidade Aumento da população Publicidade
OFERTA Conjunto de bens e serviços que os produtores estão dispostos a vender para cada preço Descreve o comportamento dos produtores Estabelece a relação existente entre os custos de produção e o preço de venda dos bens e serviços LEI DA OFERTA A quantidade oferecida de um bem varia na razão direta do respectivo preço Quanto mais elevado o preço, maior é a quantidade oferecida pelos produtores
FATORES QUE INFLUENCIAM A OFERTA O preço de venda Alteração dos fatores de produção (alterações dos preços das matérias-primas, variações salariais; preço dos combustíveis, etc.) Mudanças tecnológicas Alteração dos preços dos bens complementares e dos bens sucedâneos A sazonalidade Condições climáticas dos produtos agrícolas Previsões do produtor relativamente à relação preço-custo
Mercado de bens de consumo (Ex: mercado das batatas) 2.2 Exemplos de mercado Mercado de bens de consumo (Ex: mercado das batatas) Mercado dos fatores produtivos (Ex: mercado petrolífero, mercado financeiro ou mesmo mercado de trabalho). Mercado de trabalho também existe um encontro entre a oferta (famílias/trabalhadores) e a procura (empresas/empregadores), formando-se um preço que regulará esse mercado (o salário) Mercado financeiro existe o encontro entre quem tem dinheiro para emprestar ou aplicar e quem dele necessita, formando-se um preço que é a taxa de juros.
Concorrencia perfeita 2.3 Tipos de mercado Concorrencia perfeita Existe muitos compradores e muitos vendedores Ninguém influi sobre o preço das mercadorias Atomicidade,fluidez e liberdade Ex: Feira-Livre/mercado agrícola, minerais(commodities) Concorrência imperfeita Não existe atomização e nem homogeneidade Procura não flui Consumidores estão presos a marca do produto a sua publicidade Mercado fica compartimentado Ex: Calça jeans da Diesel
Oligopólio Oligopsônio Poucos compradores. Oligo=poucos polén= vender Pequeno número de empresas Controlam a oferta e o mercado Poucos vendedores e muitos compradores Vendedores exercem controle sobre preço do produto final Ex: Industria automobilística Oligopsônio Muitos vendedores Poucos compradores. Os compradores dominam o mercado Ex:indústria de latícinios / fiação / agroindústria
Monopólio Monopsônio Monopólio bilateral Apenas um vendedor que define o preço e a quantidade Não há concorrencia ou um produto substituto Ex: Armas Monopsônio Um comprador para vários vendedores do serviço Ex: Produtos rurais e industriais Monopólio bilateral Modelo abstrato Existe um vendedor e um comprador apenas O oposto a concorrência perfeita Ex: Industria nuclear