MERCADO 1. Conceito Mercado 1 Mercado 2 Mercado 3

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO Para Marshall a análise do funcionamento do sistema de mercado, para a determinação dos preços, começava com o estudo do comportamento dos produtores.
Advertisements

- Estruturas de Mercado
Análise Microeconômica FACCAT
OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
Sumário, aula 6 1) Mercado Curva da Procura Curva da Oferta
COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS
Cleber Archanjo de Souza AULA 4 – 23/11/06 ENGENHARIA ECONÔMICA I.
ELASTICIDADES (CONTINUAÇÃO) E ESTRUTURAS DE MERCADO. AULA 6
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
DEMANDA A demanda (procura) de um indivíduo por um determinado bem (ou serviço) refere-se à quantidade desse bem que ele está disposto e capacitado a comprar,
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
Análise da Oferta de Mercado
O Modelo da Procura e Oferta
Demanda, oferta e equilíbrio de mercado
DIFERENTES tipos DE MERCADO
O que é um Mercado? Um mercado diz respeito a um conjunto de compradores e vendedores que interagem e à possibilidade de compras e vendas resultantes dessa.
Estruturas do Mercado de Fatores de Produção
Microeconomia Aula 5 Prof. Karine R. de Souza.
Análises de Demanda e Oferta
Estruturas de Mercado Fundamentos de Economia para a Gestão Financeira
Estrutura de Mercado Prof. Me. Diego Ferber.
Bibliografia: VASCONCELOS, M. A. S. & GARCIA, M. E
Teoria Econômica AULA 4 Profª Karine R. de Souza.
Microeconomia – aula 14 Microeconomia para Administração
DEMANDA.
Economia e Mercado 4ª AULA.
Módulo 2 - Noções Gerais de Microeconomia
Trabalho realizado por: Sandra Leal. 10º3A
Introdução a Microeconomia
MERCADO Profª. Econ. Msc. Jarmonielle de Oliveira
MICROECONOMIA.
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
LUCROS NO MERCADO DE CONCORRÊNCIA PERFEITA APENAS AS FIRMAS CUJOS PRODUTOS POSSUEM PREÇOS MENORES E CUJOS CUSTOS SÃO MENORES PERMANECEM NO MERCADO NO.
ESTRUTURAS DE MERCADO Variáveis condicionantes das estruturas de mercado: -número de empresas -tipo de produto -barreiras ao acesso.
Universidade Paulista - UNIP As estruturas do mercado.
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
DETERMINANTES DA PROCURA
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
DEMANDA x OFERTA.
FAPAN - Faculdade de Agronegócio
FUNDAMENTOS NEOCLÁSSICOS PARA A LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
Introdução à Microeconomia
Economia da Educação Pedro Telhado Pereira Paulo Manuel Oliveira.
PREÇO.
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
uma aspiração, um desejo de comprar e não a realização do desejo;
OFERTA E DEMANDA: COMO O MERCADO TRABALHA
MERCADO Rossetti (2003,p.395)”dizia respeito a um lugar determinado onde os agentes econômicos realizavam suas transações.
Assuntos preliminares
Formação de Preços Aula 1 – O Ambiente de Negócios.
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
Determinantes das estruturas
MICROECONOMIA.
DEMANDA.
Oferta de Mercado Aula 5.
Oferta e Demanda.
Cézar Augusto Lins de Andrade
O MECANISMO DE MERCADO O MECANISMO DE MERCADO OU SISTEMA DE PREÇOS É O RESULTADO DA INTERAÇÃO ENTRE A OFERTA E A DEMANDA INDIVIDUAL. O PREÇO DE MERCADO.
Microeconomia Aula 4.
Economia de Mercado Bruno Oliveira de Araújo Divisão do Estudo Econômico Microeconomia: é o ramo da Teoria Econômica que estuda o funcionamento do mercado.
Prof. Jorge Sant' Anna Aula 02
Prof. Jorge Sant' Anna Teoria da Oferta e do Equilíbrio
Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Aula 05 Fluxo Circular da Renda e os conceitos de Demanda, Oferta e Estrutura de.
Fundamentos de Economia e Mercado
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Formação de Preços Fatores de influência  Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda.
17/05/061 O Mercado: A Classificação da Marchal A classificação de J. Marchal, sintetiza parte da mesma linha de diferenciação adotada por Stackelberg.
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado
Transcrição da apresentação:

MERCADO 1. Conceito Mercado 1 Mercado 2 Mercado 3 Onde se encontram quem quer comprar e quem quer vender Onde ocorrem os processos de negociação Determinam o preço e a quantidade do bem a ser transacionado/trocado entre ambos Mercado 2 Local onde pode-se obter alguns dos bens de que se precisa Mercado 3 Possibilidade de encontrar bens, serviços e fatores de produção Conhecer o respectivo preço

Mercado 3 Variável chave : PREÇO Situação “ideal” Confrontam as intenções de produção dos produtores (oferta) Solicitações de consumo dos consumidores (procura) Resulta o “preço de mercado” Variável chave : PREÇO No mercado chega-se à compatibilização entre a oferta e a procura de um bem, para um certo preço Procura Conjunto de bens e serviços que os consumidores estão dispostos a comprar aos diferentes preços Comportamento dos consumidores Relação existente entre os preços dos bens e as quantidades que os consumidores desejam consumir

FATORES QUE INFLUENCIAM A PROCURA Lei da Procura A quantidade da procura de um bem varia na razão inversa do respectivo preço Quanto mais elevado for o preço, menor a quantidade procurada FATORES QUE INFLUENCIAM A PROCURA O preço dos bens Variações do rendimento dos consumidores Variações no gosto dos consumidores Variação no preço dos bens complementares /sucedâneos Sazonalidade Aumento da população Publicidade

OFERTA Conjunto de bens e serviços que os produtores estão dispostos a vender para cada preço Descreve o comportamento dos produtores Estabelece a relação existente entre os custos de produção e o preço de venda dos bens e serviços LEI DA OFERTA A quantidade oferecida de um bem varia na razão direta do respectivo preço Quanto mais elevado o preço, maior é a quantidade oferecida pelos produtores

FATORES QUE INFLUENCIAM A OFERTA O preço de venda Alteração dos fatores de produção (alterações dos preços das matérias-primas, variações salariais; preço dos combustíveis, etc.) Mudanças tecnológicas Alteração dos preços dos bens complementares e dos bens sucedâneos A sazonalidade Condições climáticas dos produtos agrícolas Previsões do produtor relativamente à relação preço-custo

Mercado de bens de consumo (Ex: mercado das batatas) 2.2 Exemplos de mercado Mercado de bens de consumo (Ex: mercado das batatas) Mercado dos fatores produtivos (Ex: mercado petrolífero, mercado financeiro ou mesmo mercado de trabalho). Mercado de trabalho também existe um encontro entre a oferta (famílias/trabalhadores) e a procura (empresas/empregadores), formando-se um preço que regulará esse mercado (o salário) Mercado financeiro existe o encontro entre quem tem dinheiro para emprestar ou aplicar e quem dele necessita, formando-se um preço que é a taxa de juros.

Concorrencia perfeita 2.3 Tipos de mercado Concorrencia perfeita Existe muitos compradores e muitos  vendedores Ninguém influi sobre o preço das mercadorias Atomicidade,fluidez e liberdade Ex:  Feira-Livre/mercado agrícola, minerais(commodities) Concorrência imperfeita Não existe atomização e  nem  homogeneidade Procura não flui Consumidores estão presos a marca do produto a sua publicidade Mercado fica  compartimentado Ex: Calça jeans da Diesel

Oligopólio Oligopsônio Poucos compradores. Oligo=poucos polén= vender Pequeno número de  empresas Controlam a oferta e o mercado Poucos vendedores e muitos compradores Vendedores exercem controle  sobre preço do produto final Ex: Industria automobilística Oligopsônio Muitos vendedores Poucos compradores. Os compradores dominam o mercado Ex:indústria de latícinios / fiação / agroindústria

Monopólio Monopsônio Monopólio bilateral Apenas um vendedor que  define  o preço e a quantidade Não há concorrencia ou um produto substituto Ex: Armas Monopsônio Um comprador para  vários  vendedores do  serviço Ex: Produtos rurais e industriais Monopólio bilateral Modelo abstrato Existe um vendedor e um comprador apenas O oposto a concorrência  perfeita Ex: Industria nuclear