AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
BUROCRACIA AMBIGÜIDADE DO TERMO:
Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte
Para abrir as ciências sociais:
A Psicologia Sócio-Histórica
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
Professora: Karina Oliveira Bezerra
Max WEBER IDEALISMO ALEMÃO ESCOLA SOCIOLÓGICA
Max Weber foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista.
O ELITISMO COMPETITIVO DE WEBER
O ELITISMO COMPETITIVO DE WEBER
SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Multicultural, MULTICULTURALISMO E O DEBATE SOBRE IDENTIDADE
MAX WEBER ( ).
Max Weber Os tipos ideais.
Abordagem Clássica Escola Burocrática.
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Max Weber.
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
O QUE É SOCIOLOGIA?.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
ATUALIDADE DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
Curso de Pós-Graduação Gestão Social de Políticas Púbicas UNISUL - Campus Tubarão Profª. Ms. Silvana Marta Tumelero.
O Marxismo de Adam przeworski
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A sociologia de Dürkheim;
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
UDESC Ética Profissional Prof.ª Kênia Gaedtke
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Blog do curso: edspraca.wordpress.com
E o Espírito do Capitalismo
Disciplina – Teoria Sociológica II para CSO– UFSC 2011/2 Prof Juliana Grigoli.
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
O Elitismo Competitivo em Weber e Schumpeter
Fundamentos das Ciências Sociais
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
A sociologia de Max Weber
A construção do conhecimento em Durkheim, Weber e Marx
Max Weber.
A Sociedade humana: generalidades
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Tipos Puros de Dominação Legítima
Max Weber e as ações sociais
Sociedades Humanas por que tantas ?
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Estrutura e Dinâmica Social
Servidor como Agente da Ação Estatal
A sociologia como ciência
Max Weber Introdução. Sociologia Compreensiva. Conceitos Sociológicos Fundamentais. Tipologia da Ação Social.
Maximilian Karl Emil Weber (Max Weber)
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
Émile Durkheim ( ) David Émile Durkheim foi um sociólogo, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente criou a disciplina acadêmica e,
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Max Weber e a educação.
MAX WEBER Ao contrário de Durkheim, Weber não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles,
Max Weber.
Uso de técnicas qualitativas e quantitativas
Abordagem sociológica do sistema jurídico
Max Weber Luciano Mendes.
DIREITO NATURAL  E Existem basicamente duas formas de conceber o direito natural.
Transcrição da apresentação:

AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli

Alemão jurista e economista É considerado um dos funda SOCIOLOGIA APLICADA Nasceu em Erfurt em 1864 Morreu em Munique em 1920 Alemão jurista e economista É considerado um dos funda dores da sociologia Racionalidade Desencanto do mundo Influência da filosofia kantiana Razão apreende o objeto e Através da racionalidade da ex plicação lógica para a realidade

Fruto da relação entre a razão e os objetos do mundo. SOCIOLOGIA APLICADA Pensamento de Kant : “embora todo o nosso conhecimento comece com a experiência não é verdadeiro que ele derive tudo dessa experiência”. Conhecimento é: Fruto da relação entre a razão e os objetos do mundo. Como se conduz o ato de conhecer? Idealismo alemão – inaugura uma nova forma de objetividade do conhecimento humano.

SOCIOLOGIA APLICADA Os acontecimentos não são apenas vividos, mas pensados e compreendidos. Por isso a ciência pode apreendê-los não apenas pela sua exterioridade, mas como são interiorizados pelos indivíduos.

SOCIOLOGIA APLICADA Weber, Com o objetivo de estipular um cerne conceitual característico para o seu arcabouço teórico: Refuta a idéia de ausência de conflito e o modelo de ciência durkheimiano Questiona a abordagem econômica e a definição de sociedade fundamentada no conceito de classe social de Karl Marx.

SOCIOLOGIA APLICADA Comprometido em propor uma ciência social diferente das demais, Weber se dedicou a criar um referencial teórico oriundo da fusão entre as tendências racionais das ciências sociais e a hermenêutica do campo da psicologia. Dessa fusão surgiu a sociologia compreensiva no final do século XIX, isto é, uma ciência social capaz de compreender o sentido que cada ator dá a sua própria conduta.

SOCIOLOGIA APLICADA O método definido por Weber também reflete parte de seu diálogo com outras tendências teóricas das ciências humanas. Weber defendia: Uma visão de ciência contrária aos pressupostos de neutralidade axiológica positivista. Uma ciência social comprometida com o rigor da pesquisa investigatória, e com a capacidade de identificar e analisar os fenômenos sociais em dois níveis Geral – aspectos gerais notados a partir de observação que definem comportamentos similares entre os indivíduos de um mesmo grupo social.

SOCIOLOGIA APLICADA Específico - aspectos singulares que não podem ser traduzidos de acordo com as proposições gerais. Nesse sentido, verificamos que o esquema analítico de Weber propõe o estabelecimento de uma correlação entre: as ações dos sujeitos e dos atores sociais com o sistema de crenças associado a um contexto histórico-cultural específico.

SOCIOLOGIA APLICADA Num esforço para tornar a matéria inteligível, Weber cria os tipos ideais - parâmetros analíticos que permitem identificar os diversos perfis de sujeitos sociais. O método de Weber também inclui a realização de investigações empíricas. Por isso valoriza o trabalho de campo, a coleta de informações e dados e o contato com os sujeitos e atores sociais.

Weber inovou também no campo da teoria política ao considerar: SOCIOLOGIA APLICADA Weber inovou também no campo da teoria política ao considerar: Complexidade, a heterogeneidade e a diversidade como fenômenos característicos das sociedades industriais. Defende o modelo de democracia representativa como uma modelo de governo ideal para as sociedades modernas, em especial para a sua Alemanha da época.

Competição entre os partidos políticos pelas cadeiras no parlamento. SOCIOLOGIA APLICADA Convém ressaltar que Weber defendia uma democracia representativa fundamentada: Competição entre os partidos políticos pelas cadeiras no parlamento. Partidos políticos – representantes dos diversos grupos que compõem uma elite. Seleção de líderes qualificados e competentes. Voto como exercício de participação.

Na visão de Weber, a condução da política deveria ficar a cargo: SOCIOLOGIA APLICADA Na visão de Weber, a condução da política deveria ficar a cargo: Partidos e das lideranças políticas. Estado deveria operar de acordo os aparatos administrativos fundamentados num modelo de racionalidade-legal, conhecido como burocracia. O gerenciamento das instituições do Estado fica sob a responsabilidade dos funcionários públicos especializados que seriam regidos por leis e regras estabelecidas e reguladas pelo direito.

SOCIOLOGIA APLICADA Os tipos ideais pensados pelo autor alemão para compreender as relações políticas são: a) tradicional - liderança política arraigada aos costumes tradicionais; b) carismático - liderança política com características sentimentais, capaz de criar um vínculo emotivo com a sociedade; c) racional-legal – liderança política determinada por uma conduta ética, neutra e especializada.