O QUE É POLÍTICA? O QUE É CIÊNCIA POLÍTICA?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
Advertisements

Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
Letramento: um tema em três gêneros
Dinâmica e Gênese dos Grupos
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
A questão das mudanças nas organizações
DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
DEMOCRACIA.
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
O ELITISMO COMPETITIVO DE WEBER
SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
A SOCIOLOGIA DA RELIGIÃO DE WEBER
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Multicultural, MULTICULTURALISMO E O DEBATE SOBRE IDENTIDADE
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
Sociologia DURKHEIM.
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
Parte I – As origens filosóficas da psicologia
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
O Marxismo de Adam przeworski
Curso Direito à Memória e à Verdade
A construção do Projeto Político Pedagógico: um desafio coletivo
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
Dimensões da Globalização
Educação.
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Disciplina – Teoria Sociológica II para CSO– UFSC 2011/2 Prof Juliana Grigoli.
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
O Elitismo Competitivo em Weber e Schumpeter
Aula 01 – Relações de Poder (Capítulo 21, pag 267)
Sociologia e sociologia e senso comum
Sociologia – Prof. Gildo Júnior
O que é ensinar história?
Emile Durkheim e o fato social
Aprendendo a pensar com a Sociologia (BAUMAN; MAY, 2010)
FILOSOFIA. TURMA: 3206  PROF. JOSÉ LUÍZ LEÃO  ALUNOS: ANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUESANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUES EDRIANE SILVA PEREIRAEDRIANE SILVA PEREIRA JULIANA.
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
Professor Romildo Tavares – Filosofia/Sociologia
Fundamentos de economia
Pluralismo diversidade de interesses e de opiniões na sociedade presença de múltiplas associações voluntárias - participação não obrigatória → escolha.
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
O QUE É FILOSOFIA ?.
Empreendedorismo.
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Abordagem Comportamental da Administração
O Comportamento Humano Psicologia do Consumidor
Os teóricos da Sociologia e suas obras
IDEOLOGIA.
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Servidor como Agente da Ação Estatal
PALESTRA: FÁBIO CASTRO.
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
Karl Marx e o materialismo histórico
Prof. Gabriela LottaEDS Aula 4: Weber, a Política e a Burocracia, os Tipos de Dominação Estrutura e Dinâmica Social.
Émile Durkheim
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Pierre Bourdieu - O poder simbólico
Padrões de controle.
Somos todos seres sociais
DAS “LÓGICAS DO ESTADO” ÀS “LÓGICAS DA SOCIEDADE CIVIL”: ESTADO E “TERCEIRO SETOR EM QUESTÃO” CARLOS MONTAÑO.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

O QUE É POLÍTICA? O QUE É CIÊNCIA POLÍTICA? Slides utilizados na Disciplina de Ciência Política – Curso de Ciências Econômicas/UFSC. Prof. Juliana Grigoli

ESTUDO DAS VÁRIAS FACES DO PODER...... Ciência Política O que é a Política? O que é o Estudo da Política? O que é Ciência Política? PARA MARCO AURÉLIO NOGUEIRA: ESTUDO DAS VÁRIAS FACES DO PODER...... PORQUE O AUTOR PARTE DO PRINCÍPIO QUE OS “HOMENS” POSSUEM O DESEJO DE PODER

Ciência Política PODER CONSERVAÇÃO AMPLIAÇÃO LUTA

A acumulação de PODER cria mais PODER. Ciência Política ESSA RELAÇÃO FOI DETECTADA POR MAQUIAVEL, HOBBES E RATIFICADA POR MAX WEBER “(...) Não se pode determinar com clareza que espécie de homem é mais nociva (...) os que desejam adquirir o que não possuem ou a dos que só querem conservar as vantagens já alcançadas”. (p.12) A acumulação de PODER cria mais PODER. “(...) Quem mexe com o PODER faz um pacto com potências diabólicas (...) vais descobrindo que o bem e o certo nem sempre tem um significado uniquívoco.” (p.13)

SURGE UMA NOVA PERGUNTA: QUEM EXERCE O PODER? DE ACORDO COM NOGUEIRA: Ciência Política SURGE UMA NOVA PERGUNTA: QUEM EXERCE O PODER? DE ACORDO COM NOGUEIRA: NEM TODOS EXERCEM O PODER ..... OU MESMO – NEM TODOS TEM O PODER “(...) Há uma potência na vida social (...) todos os indivíduos a rigor têm potência para fazer diversas coisas , mas nem todos podem fazer certas coisas”. (p.13) Nem toda potência pode ser exercida.

PODER = É QUANDO A POTÊNCIA SE CONVERTE EM DOMINAÇÃO. PODER SE VALE: Ciência Política Para se converter em PODER, a POTÊNCIA para ter condições de efetivação. PARA WEBER: PODER = É QUANDO A POTÊNCIA SE CONVERTE EM DOMINAÇÃO. PODER SE VALE: DA COERÇÃO E DA LEI DISSIMULAÇÃO E INTIMIDAÇÃO USO DA FORÇA APARECE NA RELAÇÃO ENTRE ESTADO x SOCIEDADE

PODE SE CONVERTER EM PODER Ciência Política PODER E FORÇA CAMINHAM JUNTAS. COMO A CIÊNCIA POLÍTICA ANALISA ESSA RELAÇÃO? FORÇA COERCITIVA E IMEDIATA PODE SE CONVERTER EM PODER

Ciência Política MAQUIAVEL – O PRÍNCIPE TRATADO SOBRE O EXERCÍCIO DO PODER POR MEIO DO USO DA FORÇA E DA ASTÚCIA - APLICADO AO CASO ITALIANO. O detentor do poder oculta suas intenções, mantém determinadas informações em segredo. Exemplos: Candidato 2 caras. Ditadura Militar.

Numa democracia – há a dissolução do segredo. POR QUE? Ciência Política Numa democracia – há a dissolução do segredo. POR QUE? Mas mesmo assim, há disputas pelo poder. A BUSCA PELO PODER, PELO EXERCÍCIO EFETIVO DA POTÊNCIA, COM OU SEM O USO DA FORÇA É UMA CARACTERÍSTICA DO SER HUMANO? NÓS NASCEMOS BONS OU MAUS?????

HÁ UM DESNÍVEL – OS QUE DETÉM PODER E OS QUE NÃO DETÉM PODER. Ciência Política NUMA COMUNIDADE HUMANA SEMPRE HÁ LIDERES, CHEFES E GOVERNANTES PARA SUGERIR METAS, OBJETIVOS, MOLDAR CONDUTAS E IMPOR MODOS DE PENSAR. HÁ UM DESNÍVEL – OS QUE DETÉM PODER E OS QUE NÃO DETÉM PODER. EXEMPLOS: RELACIONAMENTO AMOROSO. MERCADO – OS QUE CONTROLAM A PRODUÇÃO – CONTROLAM OS TRABALHADORES E OS CONSUMIDORES. COMO ANALISAR A QUESTÃO DO PODER?

Ciência Política PODER QUEM? QUANTO? QUAIS QUESTÕES?

RELAÇÕES SOCIAIS = RELAÇÕES DE PODER Ciência Política OS JOGOS DE PODER APARECEM ONDE HÁ INTERAÇÃO SOCIAL RELAÇÕES SOCIAIS = RELAÇÕES DE PODER COMO DETECTAMOS ESSA AFIRMAÇÃO? QUAL O RACIOCÍNIO?

Ciência Política PODER PODER POLÍTICO PODER SOCIAL PODER ECONÔMICO PODER MILITAR PODER IDEOLÓGICO

Ciência Política CIÊNCIA POLÍTICA INDIVIDUAL E COLETIVO FENÔMENO UNIVERSAL MODELAGEM DE UMA COMUNIDADE ANÁLISE DAS ESCOLHAS E DECISÕES ESTUDO DO COMPORTAMENTO HUMANO

QUEM DETÉM O PODER POLÍTICO? PERSONIFICAÇÃO? Ciência Política QUEM DETÉM O PODER POLÍTICO? PERSONIFICAÇÃO? EXERCICIO DA AUTORIDADE PODER SOBERANO PUNIÇÕES BUROCRACIA RESTRIÇÕES VINCULOS ESTADO PROCEDIMENTOS LEGAIS APARATO ORGANIZACIONAL

É POSSÍVEL SE OPOR AO PODER POLÍTICO, MAS NÃO PODEM DESTRUÍ-LO. Ciência Política É POSSÍVEL SE OPOR AO PODER POLÍTICO, MAS NÃO PODEM DESTRUÍ-LO. PODEMOS VERIFICAR ESSA AFIRMAÇÃO POR MEIO DA ANÁLISE DOS MOVIMENTOS SOCIAIS...... DA TENDÊNCIA DE CRIMINALIZAR OS MOVIMENTOS QUE COLOCAM NO LIMITE O SISTEMA SOCIAL VIGENTE. NESSE SENTIDO, PERCEBEMOS QUE O EXERCÍCIO DO PODER DO ESTADO É INTENCIONAL. EXEMPLO - ESTADO + MEDIDAS ECONÔMICAS COM ISSO, PERCEBEMOS QUE NEM SEMPRE A ESFERA POLÍTICA DETÉM 100% DO PODER POLÍTICO.

A POLÍTICA PERDE PODER QUANDO A DEMOCRACIA AVANÇA!!!!!! Ciência Política EXEMPLOS: DITADURA MILITAR – PODER CENTRALIZADO E ALTAMENTE CONTROLADOR. DEMOCRACIA – PODER ESTÁ SUBMETIDO A UM CONTROLE, APESAR DAS DECISÕES NASCEREM DE UM CONSENSO, MAS ISSO NÃO É O SUFICIENTE PARA NEUTRALIZAR O PODER..... ENTRETANTO, A POLÍTICA PERDE PODER QUANDO A DEMOCRACIA AVANÇA!!!!!! E QUANDO ALTERAM OS EQUILÍBRIOS SOCIAIS E A RELAÇÃO DAS PESSOAS COM O PODER.

CRISES E AMPLIAÇÃO DO CONSUMO Ciência Política EXEMPLO DA GLOBALIZAÇÃO. PARA ESTUDAR NO CAMPO DA CIÊNCIA POLÍTICA É PRECISO ENTENDER COMO OCORRE A RELAÇÃO ENTRE: PODER ESTADO GOVERNO LEIS MERCADO CRISES E AMPLIAÇÃO DO CONSUMO SOCIEDADE INDIVÍDUOS COLETIVO

NA VISÃO DE BAUMAN: LIBERDADE QUE LIBERDADE É ESSA? Ciência Política NA VISÃO DE BAUMAN: LIBERDADE QUE LIBERDADE É ESSA? SERÁ QUE ESTA QUESTÃO ESTÁ RESOLVIDA? POR QUE DETECTAMOS CONTRADIÇÕES? COMO CONVIVEMOS COM ISSO?

A AQUISIÇÃO DESSA PERCEPÇÃO NOS ESTIMULA A AÇÃO OU AO CONFORMISMO? Ciência Política ALGUMA COISA MUDARIA PARA MELHOR SE TIVÉSSEMOS CONHECIMENTO DAS RESPOSTAS? A AQUISIÇÃO DESSA PERCEPÇÃO NOS ESTIMULA A AÇÃO OU AO CONFORMISMO? QUAL A CONTRIBUIÇÃO DA CIÊNCIAS SOCIAIS ? BOURDIEU – “(...) entender os complexos mecanismos sociais não imediatamente visíveis que moldam a nossa condição são entendidos de duas maneiras”: CÍNICA CLÍNICA

O QUE É PÚBLICO NOS PROBLEMAS PRIVADOS? Ciência Política O QUE BAUMAN PRETENDE É AFIRMAR QUE: PÚBLICO PRIVADO LIBERDADE INDIVIDUAL POTÊNCIA COLETIVA O QUE É PÚBLICO NOS PROBLEMAS PRIVADOS?

OS LAÇOS DE SOLIDARIEDADE ESTÃO ESGARÇADOS: Ciência Política OS LAÇOS DE SOLIDARIEDADE ESTÃO ESGARÇADOS: “Oportunidades de extravasão surgem por vezes em festivais de compaixão e caridade(...), em eclosões de agressividade acumulada contra um inimigo público(...), Copa do Mundo (...), morte da princesa Diana (...)”. (p.11) E quando o lampejo de união se vai, “os solitários acordam tão solitários quanto antes”. (p.11) PARA O AUTOR A CHANCE DE MUDANÇA É AGORA!!!!! No espaço que não é privado nem público....público e privado ao mesmo tempo.

Liberalismo – “auto-apologia da rendição”. (p.12) Ciência Política Procurar coletivamente alavancas controladas e poderosas para tirar a sociedade da miséria sofrida em particular. Segundo Castoriadis e Mermet – “Os políticos são impotentes...Já não tem programa, seu objetivo é manter-se no cargo”. (p.12) Liberalismo – “auto-apologia da rendição”. (p.12) Não há alternativa, há uma apatia no ar.... O que há no horizonte é o sofrimento humano... Incerteza, insegurança e falta de garantia.

“A liberdade individual só pode ser produto do trabalho coletivo”. Ciência Política Decorrente: Falta de participação política, espaço público politicamente institucionalizados. Precisamos resgatar a capacidade de questionamento diante dos fatos.... Idéia do livro: “A liberdade individual só pode ser produto do trabalho coletivo”. Só pode ser assegurada e garantida coletivamente. Mas estamos caminhamos rumo a privatização dos meios de garantir a liberdade individual.