PREPARAR A CATEQUESE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

Catequese e Iniciação Cristã
Capítulo II Nas fontes da espiritualidade educativa passionista
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
Catequese orante ao redor da mesa
Leitura Orante da BÍBLIA Leitura Orante da BÍBLIA.
UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL.
( Catechesi Tradendae n° 20)
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
Ser Quem Quer Quem Quer Ser Quem Quer Ser w Existem 3 ajudas:
O catequista da iniciação cristã
ASSEMBLEIAS REGIONAIS
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE RESPONSÁVEIS
A espiritualidade do catequista Vivência e transmissão da fé
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
Um novo olhar para uma nova prática
Um novo olhar para uma nova prática
Amai-vos com Eu vos amei
Bíblia e Catequese A catequese, por excelência, é a atividade da transmissão da Revelação contida na Sagrada Escritura.
2007 7ºCatecismo - Projecto + 8ºCatecismo - Somos +
º Catecismo º Catecismo
"Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para Deus e não para as pessoas". Ef 6,7 “Nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista.
A Alegria do Evangelho.
Encaminhamento para o AGIR
Catequese Paroquial Como organizá-la? Maria José Vale.
Objetivos das URGÊNCIAS
A PRIMEIRA ETAPA – INSERÇÃO NA COMUNIDADE
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
O catecumenato Paróquia Nossa Senhora do Cabo
Departamento Arquidiocesano da Catequese
(Catequistas. Século XXI. p ; )
O Pão da Palavra e da Eucaristia
Eucaristia, Força e Vida
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
A eucaristia Começar.
A alegria de ... SER Catequista.
Espiritualidade do Catequista
APRESENTAÇÃO ANO DA FÉ.
CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL
Pais. Pais Precede Acompanha Enriquece todas as outras formas de catequese (CT 68; DGC 227, 255)
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
"A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte da água viva
Um novo olhar para uma nova prática
“Hoje gostaria de falar de uma realidade muito bela da nossa fé, ou seja, da “comunhão dos santos”. O Catecismo da Igreja Católica nos recorda que com.
A Lei.
JESUS NO LITORAL FORMAÇÃO PARA EVANGELIZAÇÃO
COORDENADORES DE COMUNIDADE
ENCONTROS DE CATEQUESE COM ADULTOS Itinerário de vida cristã
A paz esteja convosco! 3º DOMINGO DA PÁSCOA 22 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 3, ; Salmo 4; 1Jo 2,1-5a; Lucas 24,35-48.
Ide e Evangelizai.
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
Formação Catequética Catequista.
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
Rede de Formação Bíblico-ministerial iV encontro
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
Com a quarta feira de cinzas, iniciamos hoje um tempo sagrado na vida da Igreja e de todo cristão: a QUARESMA. Na Bíblia, o número 40 tem um sentido.
D IRETÓRIO N ACIONAL DE C ATEQUESE (D OC. 84) Alguns textos mais significativos sobre:
SOMOS+ DESENVOLVIMENTO 2 - Identificar as sessões mais propícias para desenvolver o tema da caridade; 3 - Trabalho de Grupos: Sugestões de gestão de períodos.
Metodologia Catequética
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
Celebramos hoje a festa da ASCENSÃO do Senhor. A Ascensão faz parte do Mistério Pascal de Cristo. Cristo terminou a sua missão terrena elevando-se ao.
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO
PREPARAR A CATEQUESE.
PREPARAR A CATEQUESE.
Transcrição da apresentação:

PREPARAR A CATEQUESE

COMO PREPARAR A CATEQUESE?

OS 3 MOMENTOS DA PREPARAÇÃO ANTES - PROGRAMAÇÃO 2º momento: DURANTE – REALIZAÇÃO 3º momento: DEPOIS - AVALIAÇÃO

PONTO DE PARTIDA... TER EM CONTA O QUE É A CATEQUESE: Momento da acção evangelizadora da Igreja: Visa “formar” (ou fazer nascer) o cristão

O GRANDE OBJECTIVO: Finalidade da catequese: Visa promover a comunhão com Jesus Cristo (DGC nº 30) «A finalidade última da catequese é pôr as pessoas não apenas em contacto, mas em comunhão, em intimidade, com Jesus Cristo». Toda a acção evangelizadora tem como objectivo favorecer a comunhão com Jesus Cristo. A partir da conversão «inicial» de uma pessoa ao Senhor, suscitada pelo Espírito Santo, mediante o primeiro anúncio, a catequese propõe-se dar um fundamento e fazer amadurecer esta primeira adesão. (DGC nº 80)

OBJECTIVO CONCRETIZADO EM TAREFAS: OBJECTIVO ESPECÍFICO: 1 Desenvolver a fé da Igreja Transmiti-vos o que eu mesmo havia recebido (1 Cor 15, 1) Confiança e conhecimento (cf DGC 85,92)

OBJECTIVO CONCRETIZADO EM TAREFAS: OBJECTIVO ESPECÍFICO: 2 A educação litúrgica A comunhão com Jesus Cristo leva a celebrar a Sua presença Liturgia e sentido comunitário (cf DGC 85)

OBJECTIVO CONCRETIZADO EM TAREFAS: OBJECTIVO ESPECÍFICO: 3 A educação moral Jesus retoma o decálogo com o espírito das bem-aventuranças Testemunho e Palavra vivida (cf DGC 85)

OBJECTIVO CONCRETIZADO EM TAREFAS: OBJECTIVO ESPECÍFICO: 4 Ensinar a Rezar (Oração) O Pai-nosso é o modelo... A catequese deve ser envolvida num clima de oração... Louvor, Súplica, Contemplação... (cf DGC 85)

OBJECTIVO CONCRETIZADO EM TAREFAS: OBJECTIVO ESPECÍFICO: 5 Educação para a Vida comunitária Cultivar o amor fraterno, a humildade, o perdão, a unidade Unidade e ecumenismo (cf DGC 86)

OBJECTIVO CONCRETIZADO EM TAREFAS: OBJECTIVO ESPECÍFICO: 6 Iniciação para a Missão Prepara os discípulo de Jesus para uma presença cristã no mundo e suscita vocações missionárias Anúncio e diálogo inter-religioso (cf DGC 86)

QUAL O CAMINHO ? PARTIR DA EXPERIÊNCIA VITAL: A fé enraiza-se na experiência (DGC 87); Tem em conta a psicologia do destinatário (cf DGC 133); Como Jesus, partir da realidade para o mistério (cf DGC 252); Experiências humanas profundas (cf DGC 279).

QUAL O CAMINHO ? O MOMENTO (CENTRAL) da PALAVRA: A fonte donde brota a mensagem da catequese é a Palavra de Deus: A catequese há-de beber sempre o seu conteúdo na fonte viva da Palavra de Deus, transmitida na Tradição e na Sagrada Escritura... (Cf DGC 94). Introduzida (dar o contexto); Proclamada (de preferência pela Bíblia); Interiorizada (em ordem à conversão); Interpretada com a fé da Igreja (Catecismo Ig.Católica)!

QUAL O CAMINHO ? EXPRESSÃO DE FÉ: Celebração: ORAÇÃO como resposta à Palavra (Cf DGC 145); GUARDAR NA MEMÓRIA E NO CORAÇÃO (Síntese) (Cf DGC 154); COMPROMISSO (VIVER A PALAVRA) - Slogan! (Cf DGC 362).

PREPARAÇÃO PRÓXIMA: LEITURA PRÉVIA: - Tema, obejectivos, ideia principal IDENTIFICAR OS MOMENTOS: - Experiência, Palavra,Expressão VER ESTRATÉGIAS E MATERIAIS: - Músicas, canetas, dinâmicas LEITURA FINAL SISTEMATIZADA: - Atenção à interiorização da Palavra

AVALIAÇÃO Avaliar: o desenvolvimento da catequese, os avanços do grupo e cada uma das pessoas, as minhas atitudes de EDUCADOR O ambiente geral que se viveu!

O CATEQUISTA TEM QUE PREPARAR: CRITÉRIOS PRÁTICOS? PREPARAR... O CATEQUISTA TEM QUE PREPARAR: O tema que vai trabalhar, com todo o seu desenvolvimento e as partes que o compõem; Os elementos (materiais) que vai utilizar durante o desenvolvimento para conseguir os objectivos; O lugar onde vai fazer a catequese (acolhimento ambiental); Preparar-se a si mesmo (espiritual e pedagogicamente)... Estudo, oração e partilha!

NÃO ESQUECER! PREPARAR REALIZAR AVALIAR

PREPARAR A CATEQUESE