PROGRAMAÇÃO INICIANTE – EV3 LIÇÃO #1

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Moodle para Professores
Advertisements

Introdução à Programação usando Processing Programação Gráfica 2D Animações Exercício Animações 14/10/09 Bruno C. de Paula 2º Semestre 2009 > PUCPR >
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL COMUNIDADE EVANGÉLICA LUTERANA SÃO PAULO Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681 de 07/12/89 – DOU de 11/12/89 Campus.
Apostila para o 7º ano Profª Yandra
Profa. Ligia Flávia Antunes Batista
ES723 - Dispositivos Eletromecânicos
Estatística Básica Utilizando o Excel
Para ações em Vigilância do Óbito
Login na Rede ********* Nome do Usuário Senha
IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária
1 3. Ao fazer as alterações no slide master, estas irão ser aplicadas a todos os diapositivos "dependentes" dele.
1 Surge uma caixa de diálogo onde deve indicar se pretende ou não que o som seja reproduzido automaticamente durante a apresentação de diapositivos.
CURSO DE LINUX EDUCACIONAL
Personalizando Tabelas
MANUAL CAF – CONTROLE ACADÊMICO FINANCEIRO
Instalação e Configuração
Como usar os blocos do Mindstorms 2.0 para programação
VI – Concurso de Robótica FAA
EBSCOhost Acesso móvel.
Impressão de etiquetas
Fundamentos Corel Draw Aula I Prof. David Bianchini
Apresentando o PowerPoint
Criando Apresentações
Conteúdos do tutorial O que é um Slide Mestre?
Salas de Matemática.
Tela e comandos do Lego Mindstorms
VÍDEO: MOVIE MAKER 1. PREPARE AS IMAGENS * Comece selecionando as fotos que entrarão no clipe (vídeo) e coloque- as numa pasta especial. Se alguma imagem.
Inserir crédito para cliente
Diagrama de Atividades
Cinemática de uma Partícula Cap. 12
POWER POWER POINT POINT.
Introdução e Busca Cega
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Referência rápida para © 2013 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Tela inicial do Lync A tela inicial do Lync tem blocos no hub à esquerda.
Linguagem e Ambiente Scratch
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Somatório e Produtório
PROJETO LEGO MINDSTORMS EV3
ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
APRESENTANDO O TECLADO
PROGRAMAÇÃO INICIANTE EV3 LIÇÃO #3
Exercícios com Flexsim Passo a Passo
LIÇÃO DE PROGRAMAÇÃO DO EV3 AVANÇADA
Programação Iniciante - Lição #5
Programação intermediário - lição #1
Programação inicial liçao 4
Planilha Eletrônica - Excel
Compras – Planejamento de Estoque
Contagem Sequencial do Estoque
Introdução ao aplicativo Lync da Windows Store Lync 2013.
Backup DE DADOS DO USUÁRIO. Cópia de segurança dos dados no computador, alguns fáceis e outros trabalhosos, de acordo com a quantidade de dados. Utilizado.
Tutorial: Construção de Avatar.
Estratégias Alternativas de Giroscópio
Protegendo pasta na rede com senha no windows -XP
Apresentação do Foobar2000
Microsoft Excel.
1º e 2º ano XII Olimpíadas das Cores Emílio Miotti.
TV de Bolso TV de Bolso apresenta Tutorial: editando seu vídeo no Movie Maker.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Tutorial Webnode Criando site 1. Registrando Acesse o endereço: e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie.
LIÇÃO DE PROGRAMAÇÃO EV3 AVANÇADA
Lição de programação iniciante
Lição de programação iniciante
Lição de programação iniciante
Viga de Sincronização Paralela
Lição de programação iniciante
LIÇÃO DE PROGRAMAÇÃO INTERMEDIÁRIA
Lição de programação iniciante
Movendo em Linha Reta Girando e Voltando LIÇÕES DE PROGRAMAÇÃO EV3 INICIANTE.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMAÇÃO INICIANTE – EV3 LIÇÃO #1 Tópicos abordados: Introdução para Brick e Software EV3 Movendo em linha reta Curva Por: Droids Robotics

SEÇÃO 1: BÁSICOS EV3 INTRODUÇÃO PARA O BRICK E SOFTWARE EV3 Copyright © EV3Lessons.com 2014 (Last edit: 1/21/2015)

OS BOTÕES DO “BRICK” 1 =Retornar Desfazer Parar o programa Desligar EV3 2 = Botão Central Selecionar opções Rodar programa 3 = E, D, Cima, Baixo Navegar nos menus 1 3 3 2 3 3 Copyright © EV3Lessons.com 2014 (Last edit: 1/21/2015)

A tela do “brick” Abas na tela 1 2 3 4 Abas na tela Executados Recentemente Achar programas que você executou recentemente Navegação de arquivos Achar todos programas por pasta 3. Aplicativos do Brick Visualizador de portas 4. Configurações Bluetooth, Wifi, Volume Copyright © EV3Lessons.com 2014 (Last edit: 1/21/2015)

PORTAS, SENSORES, MOTORES Portas A, B, C, D = Motores Configuração padrão assume motor Direito no C, Motor Esquerdo no B B C Configuração padrão Portas 1, 2, 3, 4 = Sensores Copyright © EV3Lessons.com 2014 (Last edit: 1/21/2015)

Software EV3 Abrir projetos salvos Abrir novo projeto Copyright © EV3Lessons.com 2014 (Last edit: 1/21/2015)

EV3 Software: Starting A new program Criar projeto Projetos abertos Programas abertos Create a Program Propriedades do projeto Lista de programas Copyright © EV3Lessons.com 2014 (Last edit: 1/21/2015)

SOFTWARE EV3: TELA DE PROGRAMAÇÃO Programando blocos em seis abas coloridas Programando áreas ou tela Status do bloco e download Copyright © EV3Lessons.com 2014 (Last edit: 1/21/2015)

BLOCOS EV3: ABAS COLORIDAS BLOCOS DE AÇÕES Motores grandes e médios, e movimento BLOCOS DE FLUXO Começar, Esperar, Loop, Condição, Interruptor de Loop BLOCO DE SENSORES botões do brick, Giro, Cor, Ultrassônico Operações de Dados Variável, Ordem, Lógica, Matemática, Comparação… BLOCOS AVANÇADOS Carregamento de dados, Motores irregulados… MEUS BLOCOS Blocos customizados, Blocos que você criou Copyright © EV3Lessons.com 2014 (Last edit: 1/21/2015)

Seção 2: movendo em linha reta Copyright © EV3Lessons.com 2014 (Last edit: 1/21/2015)

DESAFIO: MOVENDO EM LINHA RETA PRIMEIRO PASSO: Aba Bloco Verde, Clicar e segurar o “move stereing” e mover para área de programação SEGUNDO PASSO: Descer próximo para o bloco incial(flecha verde) Copyright © EV3Lessons.com 2014 (Last edit: 1/21/2015)

Sentido: Em linha reta ou curva Bloco de mover direção B C Modo de operação Parar\Continuar Sentido: Em linha reta ou curva Força/Velocidade Duração\Distancia Copyright © EV3Lessons.com 2014 (Last edit: 1/21/2015)

negativo & Positivo, potência: para trás &para frente Potência negativa= Para trás Potência positiva=para frente Copyright © EV3Lessons.com 2014 (Last edit: 1/21/2015)

DESAFIO: MOVA EM LINHA RETA (3 SEGUNDOS) ETAPA 1: Aba do bloco verde, Clique e segure Move Steering e arraste o programa para a área ETAPA 2: Solte-o próximo do Bloco Inicial (seta verde) ETAPA 3: Selecione Opções. Mova “3 Segundos” ETAPA 4: Conecte o cabo USB no EV3 e no Laptop. ETAPA 5: Baixe o EV3 Copyright © EV3Lessons.com 2014 (Last edit: 1/21/2015)

Movimento em linha reta: Segundos vs. graus vs. rotações CHEGADA DESAFIO: Mova seu robô para frente a partir da linha de saída para a linha de chegada (1) e volte para o começo (2). Tente: Selecione SEGUNDOS, GRAUS or ROTAÇÕES Tente: Diferentes velocidades Quais são algumas das vantagens ou desvantagens da utilização de cada uma delas? Será que você tem que fazer um monte de apostas e verificar para alcançar a linha? 1 2 B C SAÍDA Copyright © EV3Lessons.com 2014 (Last edit: 1/21/2015)

DESAFIo do movimento em linha reta – parte 1 sumário TIMES SEGUNDOS GRAUS ROTAÇÕES Time 1 Time 2 Time 3 Time 4 Copyright © EV3Lessons.com 2014 (Last edit: 1/21/2015)

Discução do movimento em linha reta Times Você adivinhou e checou muito? Queria mudar a questão da velocidade? O que foi mais preciso? Segundos? Graus? Você acha que o tamanho da roda vai importar? Você acha que o nível de bateria vai importar? Time 1 Time 2 Time 3 Time 4 Copyright © EV3Lessons.com 2014 (Last edit: 1/19/2015)

MOVENDO EM LINHA reta com mais precisão: USE A PORTA DE VISUALIZAÇÃO Tente a “porta de visualização” no brick (na aba de aplicativos do BRICK) Mova seu robô com sua mão do começo da linha até o fim da linha Veja com quantos graus o seu robô se mexeu Use este número no ‘’Bloco de Mover direção’’ para mover com a distância correta Copyright © EV3Lessons.com 2014 (Last edit: 1/21/2015)

Seção 3 : virando Copyright © EV3Lessons.com 2014 (Last edit: 1/21/2015)

Articulação Vs. GIRO DE VOLTA 180 Graus de Giro de Articulação Noticia onde o robô termina em ambas figuras depois de180 graus. No Giro de Volta, o robô movimenta bem menos e isto torna o Giro de Volta ótimo para posições estreitas. Giros de Volta tendem a ser um pouco mais rápidos, mas também menos precisos. Então quando você precisa fazer tunos na mesa da FLL, você deve decidir qual turno é melhor para você! B C Posição Final Movimentos do motr B B C Posição Inicial 180 Graus de Giro de Volta Start Position End Position B C B C Motors B and C Move Copyright © EV3Lessons.com 2014 (Last edit: 1/21/2015)

Como fazer articulação e rotação de giros Valor de Virada 50 -50 100 -100 Articulação Gira à Direita Articulação Gira à Esquerda Rotação Gira à Direita Rotação Gira à Esquerda B C B C B C B C Mude o valor de virada aqui Copyright © EV3Lessons.com 2014 (Last edit: 1/21/2015)

Fazendo um giro de articulação para 90 graus ? B C B C Programe seu robô para 90 graus...Será que o robô vira apenas 90 graus se você escolher para que ele gire essa quantidade? Copyright © EV3Lessons.com 2014 (Last edit: 1/21/2015)

Como você faz o robô girar 90 graus? Ans. Tente usar a visualização de portas novamente para medir o giro e em seguida, introduzir o número correto de graus. Copyright © EV3Lessons.com 2014 (Last edit: 1/21/2015)

Transformando um braço de acessório, não apenas as rodas Anexar um motor médio à porta A ou o motor grande à porta D, se necessário. Movimento de Virada vs. Bloco de Motor Para mover suas rodas você deve usar um Bloco de Movimento de Virada que sincronize ambas as rodas dos motores. Para mover seu braço acessório, você usa um bloco de motor médio ou um bloco de motor grande porque você não precisa sincronizar os motores. Bloco do Motor Médio Bloco do Motor Grande Copyright © EV3Lessons.com 2014 (Last edit: 1/21/2015)

Blocos de Motor “LIGADO” e “Espera” Deixando o motor “ligado”e “desligado” Por quê usar o “ligado” em vez de “graus”? Talvez deseje que o programa faça outras tarefas enquanto se movimenta Bloco de “Espera” na aba de fluxo Espere alguns segundos WAIT! Copyright © EV3Lessons.com 2014 (Last edit: 1/21/2015)

Algo divertido: bloco de exibição Use o Bloco de Exibição para exibir informações e imagens na tela. Você pode controlar a localização e o lado do texto. Você pode usar esse mesmo bloco para exibir o sensor lendo as instruções. Desafio: Você pode exibir olhos na tela enquanto movimenta? Olhos alternados que olham na direita e na esquerda. Use o Bloco de Exibição, Motor Ligado e Bloco de Espera. Copyright © EV3Lessons.com 2014 (Last edit: 1/21/2015)

Solução do desafio Bloco de Exibição Bloco de Espera Motor Desligado Motor Ligado Copyright © EV3Lessons.com 2014 (Last edit: 1/21/2015)

CRéDIToS Esse tutorial foi criado por Sanjay Seshan e Arvind Seshan do Droids Robotics. Mais lições estão disponíveis em www.ev3lessons.com Email dos autores: team@droidsrobotics.org Traduzido para o português por João Victor Quintanilha, José Mateus e Bruno Leonardo da Gametech Canaã.                           ThisEsse trabalho é licenciado sobre uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Copyright © EV3Lessons.com 2014 (Last edit: 1/21/2015)