COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO INFANTIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GUIA DE EVOLUÇÃO DOS GRUPOS DA PASTORAL FAMILIAR
Advertisements

Saúde Reprodutiva e Maternidade Saudável: Legislação Nacional em Conformidade com o Direito Internacional dos Direitos Humanos.
Iv seminário estadual de vigilância do óbito materno infantil
IV Seminário Estadual Vigilância do Óbito Materno e Infantil
Controle da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal na Atenção Básica
O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Situação no Rio de Janeiro
Experiência bem sucedida no PSF de Suape
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
BH - REDE ASSISTENCIAL habitantes 9 Distritos Sanitários
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Humanizando o Atendimento Pré-Natal e Parto
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
Estratégias para Redução da Mortalidade Materna e Infantil na Bahia
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
Fortalecimento da institucionalidade do conselho
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
15ª Conferencia Nacional de Saúde, Comunicação e Mobilização
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
APIM Atenção à Primeira Infância e à Maternidade
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Foco de Atuação: Atenção Básica
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
VAMOS FALAR DE SAÚDE ? DÉBORA MAÍRA AZEVÊDO CAIXETA
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
Drª. Elisete Navas Sanches Próspero
Objetivo Geral Promover a qualidade de vida, bem-estar e autonomia da gestante através de ações multidisciplinares. Troca de experiências e informações.
Mude a história cuidando das crianças hoje novembro, 2014.
Atenção Básica em Saúde
SAÚDE MATERNO INFANTIL
Saúde Integral da Criança
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
ROTARY CLUBE CAMPO LIMPO PAULISTA E CASA DA AMIZADE
À espera do bebê Grupo de Adolescentes Gestantes Curitiba, 22 de março de 2010.
O PRÉ-NATAL É TÃO IMPORTANTE QUANTO O SEU FILHO!
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA MUNICÍPIO DE CASCAVEL
Enfª Carla de L. Holanda de Abreu
A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI
Ministério da Educação Ministério da Saúde UNESCO UNICEF UNFPA
NASCER NO PARANÁ DIREITO À VIDA 01/21.
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
PROGRAMA FILHOS DE TRÊS BARRAS DO PARANÁ
Projeto Criança Exposta ao Vírus HIV em São José
Saúde da Mulher Ações de 2010 e planejamento para 2011
Situação de Abrangência Brasil crianças (média mensal de crianças menores de 6 anos acompanhadas) gestantes (média mensal de gestantes.
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
OFICINA DE QUALIFICAÇÃO DE FACILITADORES DO NASF
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL
Maria Lenin Ortega Alvarez MAIS MÉDICOS 2015
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO PARANÁ O que é a Rede Mãe Paranaense É um conjunto de ações que envolve a captação precoce da gestante, o seu acompanhamento.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
Visa ampliar o acesso masculino aos serviços, estimular o homem a cuidar mais de sua saúde e reduzir a transmissão vertical de doenças.
Linha Cuidado Saúde da Mulher
UM CASO: A CONSTRUÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO MATERNO E INFANTIL: REDE CEGONHA SUL MATOGROSSENSE.
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO INFANTIL NOVA ESPERANÇA - PR

COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO INFANTIL O MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA FICA A 467,80 KM DE DISTÂNCIA DA CAPITAL. SUA POPULAÇÃO É DE 25.729 HABITANTES, SENDO 21.785 DA ÁREA URBANA E 3.944 HABITANTES DA ÁREA RURAL. NÚMERO DE NASCIDOS VIVOS NO ANO DE 2009: 319. NÚMERO DE ÓBITO INFANTIL: 01 (MENOR DE 1 ANO). NÚMERO DE ÓBITO MATERNO: 00 . O MUNICÍPIO FAZ PARTE DA 15ª REGIONAL DE SAÚDE DE MARINGÁ.

COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO INFANTIL ENTIDADES QUE COMPÕE O COMITÊ: COMUNIDADE BOM PASTOR DEFESA CIVIL PASTORAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE PODER LEGISLATIVO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL GESTÃO DE SAÚDE

COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO INFANTIL - 05/11/2009: Pré-reunião com a comunidade. Problemas levantados Dificuldade de levar informação para os adolescentes; Número crescente de gravidez na adolescência; Falta de planejamento familiar; Número de parto cesárea maior que parto normal; Situação sócio-econômica baixa; Início do pré-natal tardiamente. Ações Implantação de aulas de educação sexual no currículo escolar/ palestras, teatros, bandas, cinemas educativos com intuito preventivo; Incentivo financeiro para os profissionais obstétricos que realizarem parto normal; Trabalho intersetorial - parceria com Conselho Tutelar, Pastoral da Criança, Comunidade Bom Pastor, CMDCA, no intuito de ajudar as gestantes com enxovais. Maior envolvimento dos profissionais que atendem prénatal as equipes de profissionais envolvidos no pré-natal (atenção básica); Sensibilizar outras secretarias municipais (educação e assistência social), população feminina e Conselhos envolvidos.’

COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO INFANTIL 11/11/2009: Implantação e definição dos membros do Comitê com a participação da 15ª Regional de Saúde de Maringá. A partir desta data, vem sendo realizadas reuniões mensais.

COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO INFANTIL Identificando os dois maiores problemas que levam a mortalidade materno infantil no município: 1 – Gravidez na adolescência: Projeto Educação Sexual nas Escolas. 2 – Captação da gestante após 120 dias: Projeto “Uma Nova Mãenia de Cuidar”.

COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO INFANTIL Projeto de Educação Sexual nas Escolas OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Reduzir o índice de gravidez na adolescência. - Levar conhecimento aos adolescentes sobre relacionamentos sociais, sexuais e DST. - Refletir com os adolescente a maternidade nesta etapa da vida. - Oportunizar as adolescentes grávidas um bom acompanhamento no pré-natal e puerpério. METODOLOGIA - Debates semestrais com temas: “HIV/AIDS, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Gravidez na Adolescência, Métodos Contraceptivos e Planejamento Familiar” com palestrantes preparados que possuam vivência de trabalhar com este públicol. - Será feito visitas para as adolescentes grávidas das escolas pela Pastoral da Criança, Comunidade Bom Pastor para conhecer a realidade social destas adolescentes visando possíveis auxílios sociais. RESULTADOS ESPERADOS -Despertar o Interesse de todos os envolvidos (adolescentes, escolas, família, comunidade e equipe de saúde) em mudanças de hábitos que venham proporcionar melhora na qualidade de vida; - Diminuição do indicador de gravidez na adolescência; - Melhora do relacionamento interpessoal entre os adolescentes. - Formação de agentes multiplicadores de informação pré-adolescentes e adolescentes partindo da concepção de que há maior aceitação e aprendizado no ensino entre eles.

COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO INFANTIL Projeto “Uma Nova Mãenia de Cuidar” Objetivo geral: Captar as gestantes desde o início da gravidez (até 120 dias) para a realização de um bom pré-natal. Objetivos específicos: - Preparar a gestante para receber o recém-nascido. - Realizar todos os exames do pré-natal estabelecidos pelo SUS. - Aumentar a captação de informações no programa SISPRENATAL. - Incentivar a participação da gestante em programas realizados pelas Unidades Básicas de Saúde. Implementação/Plano de ação: - Captar a gestante no primeiro trimestre; - Passar por no mínimo 4 orientações dos profissionais da saúde (ex: nutricionista, psicóloga); - Realizar no mínimo 7 consultas de pré-natal e todos os exames de rotina conforme preconizado pela OMS; - O controle será feito através de um cartão, onde este será carimbado em todas as ações que a gestante participar; - Estando a gestante com o cartão completo, receberá um kit do Comitê contendo: fralda descartável, termômetro, gaze, álcool 70%, pomada de assadura dentro de uma necessaire bordada com o nome do projeto e do Comitê.

COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO INFANTIL Resultados Esperados: - Aumentar o índice de gestantes cadastradas no programa SISPRENATAL antes dos 120 dias; - Aumentar o número de consultas no puerpério; - Diminuição da mortalidade materna infantil; - Diminuição de infecção no pós-parto, coto umbilical, mastite; - Aumento do tempo de aleitamento materno exclusivo; - Maior adesão das gestantes nas orientações oferecidas pela secretaria de saúde.

Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos" (Provérbio chinês)

COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO INFANTIL CONTATO COM O COMITÊ: cmrmmine@hotmail.com novaesperancasaude.blogspot.com (44)3252 12 09