CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA

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A sociologia de Durkheim Luciano Mendes. Èmile Durkheim (1858 – 1917) Nasceu em Épinal, região nordeste da França; Formou-se em filosofia na École Normale.
Transcrição da apresentação:

CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA MARX, DURKHEIM E WEBER

KARL MARX (1818-1883) CONCEITO INICIAL – DIALÉTICA (não de maneira idealista, mas de maneira prática). O MUNDO É RESULTADO DA AÇÃO HUMANA. A PRIMEIRA CONDIÇÃO DE TODA A HISTÓRIA HUMANA, É JUSTAMENTE A EXISTÊNCIA HUMANA.

FORÇAS PRODUTIVAS AÇÃO DO HOMEM SOBRE A NATUREZA; “Os homens não são livres árbitros de suas forças produtivas – base de toda a história, pois toda força produtiva é produto de uma atividade anterior.” (Marx) Homem natureza

RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO Diz respeito ao modo como os homens se organizam entre si para produzir: as formas de apropriação das ferramentas e outros meios usados na produção, os mecanismos de tomada de decisão e de distribuição de riqueza gerada.

Distribuição de riquezas A distribuição de riquezas é antes de mais nada a distribuição dos instrumentos de produção e a distribuição dos membros da sociedade pelos diferentes gêneros da produção.

Superestrutura O conjunto das forças produtivas e das relações sociais de produção de uma sociedade, são sua base. E sobre esta base é que a sociedade vai construir suas instituições políticas e sociais. Superestrutura Infra-estrutura

Émile Durkheim (1858-1917) A modificação da sociedade não é dever do estudioso. Ele deve somente entender e explicar os fatos sociais.

Fatos Sociais “Toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de agir sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma experiência própria, independente das manifestações individuais que possa ter.” (Durkheim)

Consciência As consciências dos indivíduos que compõe uma sociedade, geram em conjunto, uma consciência coletiva. Sociedade: “o mais poderoso feixe das forças físicas e morais cujo resultado a natureza nos oferece!” Ao se estudar a sociedade, deve-se estudar o todo, a consciência coletiva, e não somente o indivíduo (corrobora a visão de A. Comte).

Dois tipos de consciência: individual e coletiva; Individual, somente com a própria pessoa; Coletiva: Sentimentos, idéias e crenças que a sociedade imputa no indivíduo.

Representação Coletiva A maneira como a sociedade se vê, se percebe, e o mundo que está ao seu redor. É dessas representações que vem os valores e os conceitos de uma sociedade. Indivíduo Mundo Sociedade Se vemos violência, corrupção, abandono, falta de atitude, como perceberemos o mundo a nossa volta?

Consciência individual Divisão do trabalho Esta, implica na diminuição que cabe à consciência coletiva, na consciência total do ser social, dando mais liberdade para o desenvolvimento da personalidade. Consciência coletiva Consciência individual

Solidariedade Orgânica ou Mecânica Orgânica: Os membros da sociedade tem uma esfera de ação bem definida e integram-se ao corpo social, pela divisão do trabalho. Mecânica: já mais uma imposição do conjunto social sobre você e sobre suas ações. O Direito é o melhor indicador destas Solidariedades.

Moral “É tudo que é fonte de solidariedade, tudo que força o indivíduo a contar com o seu próximo, a regular seus movimentos com bases em outra coisa que não o impulso de seu egoísmo. E a moralidade é tão mais sólida, quanto maiores forem os laços desta ação.” A falta de regras morais, cria uma sociedade com anomia.

Bases sólidas Influenciado pelo positivismo, Durkheim firma bases sólidas e métodos consistentes para a análise sociológica.