POSTURA – UMA QUESTÃO DE CONHECIMENTO CORPORAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Corpo Humano Os Ossos.
Advertisements

DESVIOS POSTURAIS LORDOSE CERVICAL = Acentuação da concavidade da coluna cervical. CAUSA: - Hipertrofia da musculatura posterior do pescoço CORREÇÃO: -
Ossos do Crânio Anatomia da cabeça Crânio 8 ossos cabeça Face 14 ossos
Evelin Amorim Sabina Santos
Prevenção de Lesões na coluna vertebral
10 Princípios em Ergonomia.
SISTEMA ESQUELÉTICO.
O movimento e o exercício
ERGONOMIA Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ERGONOMIA.
ERGONOMIA Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ERGONOMIA.
BOLAS SUIÇAS Profª. MSc. Lucia Gill Acad. Daniele Costa.
PREVENÇÃO DAS DEFORMIDADES DA COLUNA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Sitema esquelético ColégioINEDI Prof. Luiz Antônio Tomaz.
Palestra: Ergonomia e Saúde
ARCOS PLANTARES CAVOS, PLANOS E NORMAIS.
Principais patologias identificados pelo raio x
ERGONOMIA Vem das palavras gregas “ergos” = trabalho e “nomos” = estudo de, ou leis naturais de. Objetivos Aumentar a eficiência do trabalho humano Reduzir.
Prof. Paulo Renato de Andrade Ergonomia
Disciplina de Traumato-Ortopedia e Reumatologia
Exemplos de exercícios de estiramento aplicados ao Badminton
O ESQUELETO HUMANO.
Coluna Vertebral Postura ou atitude corporal é a posição relativa da cabeça, do tronco e dos membros, quer em repouso quer em movimento. Agora que estás.
Ciências Cap. 11: O esqueleto Samuel Bitu.
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
DEFORMIDADES DA COLUNA VERTEBRAL
I P C A AGNALDO TREINAMENTOS S A E Ç G N U A R.
A posição correta na cadeira
Como manter uma Boa Postura?
MARIA APARECIDA Nº28 MARIA DO CARMO Nº29 CLEUZA Nº8 JOSEIR PAULO Nº24
Ergonomia.
POSTURA CORPORAL.
Desvios Posturais de Tronco
Programa de Especialização em Massoterapia Ênfase em Ensino
Especialização em Enfermagem de Reabilitação
Divisão do esqueleto Esqueleto axial Esqueleto apendicular
Coluna Vertebral.
Disciplina de anatomia
ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
Especialização em Enfermagem de Reabilitação
ESTUDO DO MOVIMENTO MODULO 1 OSSOS DA COLUNA VERTEBRAL
ORIENTAÇÕES E CUIDADOS COLUNA VERTEBRAL
Microdiscotomia lombar e sua reabilitação
Coluna vertebral.
As medidas de comprimento são médias do percentil 50 de tripulações da Força Aérea Norte Americana.
Fusão da coluna lombar - Artrodese Eletiva
Informações para a indústria da construção
Caso Clínico Ortopedia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
Sitema esquelético.
Desvios da Coluna Vertebral
Alterações Posturais.
SISTEMA LOCOMOTOR COLÉGIO SÃO JOSÉ 8º ANO CIÊNCIAS 2015
Seminários 9, 10 e 11 – Unidade I
A UTILIZAÇÃO DA HIDROTERAPIA NO TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO LOMBAR
Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2015
Anatomia e Cinesiologia da Coluna Vertebral
Saúde do Trabalhador SISTEMA LOCOMOTOR.
Centro de Educação Profissional Integrado Técnico em radiologia Curso: Técnico em Radiologia Título: Patologias II Tuma:92 Turno: Noite Módulo: V Nomes:
Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2015
Avaliação Postural Profa. Mirelle Saes.
Sistema Ósseo.
Distúrbios Musculoesqueléticos
Pelve e Quadril Estrutura e Função
Lesões mais frequentes no futebol
INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO QUADRO ÁLGICO DA LOMBALGIA CRÔNICA
IMOBILIZAÇÃO E TRANSPORTE DE VÍTIMAS
Coluna vertebral.
Alexandre José Exposto
PROF. ESP. CÉSAR ADRIANO DIAS VECINA
Transcrição da apresentação:

POSTURA – UMA QUESTÃO DE CONHECIMENTO CORPORAL

O ser humano bípede Evolução Trauma Sustentação

EVOLUÇÃO DA POSTURA

INVOLUÇÃO X CONCLUSÃO *Antigamente : quadrúpede. *Atualmente: bípede *Principal marco da evolução das posturas em 350.000 anos. *Vantagens: cobrir grandes distâncias com o olhar, alargando seu campo visual e libertar as mãos das funções de equilíbrio e locomoção. *Desvantagens: não pode ser conservada durante muito tempo, sem provocar alterações em toda a estrutura corporal.

O QUE É POSTURA? A postura é a maneira de mover-se, não somente um fenômeno anatômico e fisiológico do comportamento humano. Um alinhamento ideal entre ossos, músculos em uma determinada posição. “A postura correta consiste no alinhamento do corpo com eficiências fisiológica e biomecânicas máximas, o que minimiza os estresses e as sobrecargas sofridas ao sistema de apoio pelos efeitos da gravidade” (Palmer & Apler, 2000). É também um resultado da história, das vivências e experiências de um indivíduo dentro de sua época. A postura transmite as sensações e sentimentos do ser humano.

PERCEPÇÃO CORPORAL Nossa postura física diz bastante sobre nós: Ela é única; Tem plasticidade no contato com o ambiente; A postura transmite todas as sensações e sentimentos do ser humano, ou seja: O NOSSO CORPO FALA!

Mudança de sentimentos

Inclusão de uma nova vida

Manifestações corpóreas

ANÁLISE DA POSTURA Envolve a identificação e a localização dos segmentos corpóreos relativos a linha de gravidade; A avaliação postural deve determinar se um segmento corporal ou articulação desvia-se de um alinhamento postural ideal.

Alterações Posturais 2 TIPOS: PRIMÁRIAS SECUNDÁRIAS

Definições Quanto a curvatura: Primária:estruturada - nasce com ela Secundária:transitória - pode sumir

FATORES QUE ALTERAM A POSTURA SEDENTARISMO OBESIDADE HÁBITOS ERRADOS 3 PRINCÍPIOS VESTIMENTAS CULTURA ALIMENTAÇÃO DOENÇAS TRAUMAS PSICOLÓGICOS OUTROS, COMO ESPORTES E SONO

PRINCÍPIOS INTERLIGADOS EQUILÍBRIO: o Princípio do Equilíbrio afirma que, onde quer que várias partes formem um todo (um sistema), devemos prestar atenção e nos dedicar a cada parte, sob pena de que soframos alterações. ALINHAMENTO: DTM( disfunções temporomandíbula), síndrome de compressão através do desnível da cabeça. Influência da má postura da cabeça e ombros sobre músculos temporais. MOTION: significa movimento parado.

ANÁLISE POSTURAL RELACIONADA À COLUNA

FORMAÇÃO DA COLUNA VERTEBRAL

COLUNA SOFREDORA

CURVATURAS FISIOLÓGICAS DA COLUNA

CURVATURAS FISIOLÓGICAS DA COLUNA Lordose Cervical, levemente anterior; Cifose Dorsal, levemente posterior; Lordose Lombar, levemente anterior; Sacral, levemente posterior.

ESTRUTURAÇÃO DE NOSSA COLUNA GERAL- CERVICAL- TORÁCICA- LOMBAR- SACRA- CÓCCIX

COLUNA FRACIONADA VÉRTEBRA DISCO INTERVERTEBRAL FACETAS ARTICULARES MEDULA ESPINHAL

BIOMECÂNICA DA COLUNA Explica os tipos de força que podem atuar sobre as estruturas da Coluna Vertebral. Compressão; Tensão; Cisalhamento e Torção.

BIOMECÂNICA DA COLUNA COMPRESSÃO: São dores causadas por carga excessiva ou prolongada na coluna.

BIOMECÂNICA DA COLUNA 2. TENSÃO: É um tipo de força que atua sobre a coluna na parte distal da vértebra.

BIOMECÂNICA DA COLUNA 3. CISALHAMENTO: Tensão gerado por forças aplicadas em sentidos opostos porém em direções semelhantes.

BIOMECÂNICA DA COLUNA 4. TORÇÃO:

A coluna vertebral faz parte do esqueleto axial e liga–se a ela o crânio e os membros

PRINCIPAIS ALTERAÇÕESDA COLUNA

CIFOSE (hipercifose) A hipercifose é uma deformidade que caracteriza-se por um aumento anormal na curvatura da coluna torácica. A curvatura normal não pode exceder os 45º de angulação radiográfica Também é descrita como dorso curvo ou popularmente conhecida como "corcunda".

HIPERCIFOSE

TIPOS DE CIFOSE Cifose Postural : parece na adolescência e é mais comum em meninas; frouxidão ligamentar;evidencia quando o paciente assume a postura sentada. Scheurmann: aparece na adolescência durante o crescimento. A vértebra fica com um formato acunhado anteriormente. A causa é desconhecida. Cifose Congênita: ocorre durante a formação fetal; através de fusões de múltiplas vértebras; ou má formação.  Cifose Traumática: é aquela causada por fraturas osteoporóticas ou por fraturas devido à traumas de alta energia .

TRATAMENTO DA CIFOSE NÃO CIRÚRGICO: Medicações; aumento da atividade física específica; fisioterapia; bloqueio da facetas; tratamento da dor. 2. CIRÚRGICO: Fusão vertebral (artrodese)

ESCOLIOSE Escoliose é uma deformidade em que existe uma curvatura lateral da coluna, fazendo com que o corpo fique assimétrico. A escoliose é uma deformidade anatômica Aparece por volta dos 10 anos de idade em uma coluna previamente normal .

ESCOLIOSE

ESCOLIOSE

TRATAMENTO DA ESCOLIOSE NÃO CIRÚRGICO: Os exercícios visam o controle da dor e a manutenção do quadro nos casos em que a deformidade é pequena CIRÚRGICOS: cirurgia consiste em colocar uma ou mais hastes metálicas que restituem o alinhamento e fixam a coluna

TRATAMENTO X CIRURGIA

FOTO PÓS CIRÚRGICO

HIPERLORDOSE Esta alteração postural corresponde a um aumento excessivo da(s) convexidade(s) da coluna vertebral normal, fisiológica. Elas podem ser encontradas tanto nas vértebras cervicais quanto nas lombares, apresentando com isto sintomas diferentes. Os músculos abdominais fracos e um abdome protuberante são fatores de risco. A hiperlordose lombar é atribuída pela retração de cadeias musculares importantes do nosso corpo humano.

COLUNA COM HIPERLORDOSE LOMBAR

CAUSAS DA HIPERLORDOSE LOMBAR • A anteversão da pelve, mau posicionamento atrás da linha de gravidade; Gravidez; Obesidade; Falta de atividade física, ou realizada de maneira errada; A antepulsão da pelve, posicionamento errado a frente da linha de gravidade.

GRAVIDEZ X POSTURA

CAUSAS DA HIPERLORDOSE CERVICAL Proeminência da cabeça, caracterizando um pescoço mais alongado à frente. Diminuição da mobilidade do pescoço.

FOTO DE HIPERLORDOSE CERVICAL

TRATAMENTO DA HIPERLORDOSE Exercícios de ginástica respiratória; Exercícios para trofismo dos abdominais; Exercícios de fortalecimento da musculatura glútea e abdominal; Alongamento dos músculos da região lombar; Diminuir anteversão pélvica; RPG.

ALTERAÇÕES POSTURAIS NA OBESIDADE A forma e estrutura dos ossos são determinadas geneticamente e por condições fisiológicas e patológicas . As alterações na estrutura corporal não são exclusivas dos obesos, mas aparecem mais freqüentemente neles devido ao aumento das exigências mecânicas em determinadas regiões.

DORSO PLANO (falta de mobilidade, quase não se vê curvatura)

MEMBROS INFERIORES JOELHOS: Genu varo (joelho para fora) e Genu valgo (joelho para dentro)

PÉS X POSTURA PÉS CHATOS: planta do pé assenta totalmente no chão devido à ausência de arqueamento; PÉS ARQUEADOS: tocam apenas partes dos pés na terra.

POSTURAS NOS DIAS DE HOJE

POSIÇÕES NO COMPUTADOR

TRABALHOS COM POSTURA INCORRETA

SALA DE AULA

DICAS…

MOCHILAS ESCOLARES Pesquisas comprovam que a incidência de lesões provocadas por mochilas em escolares é elevada, quando algumas regras não são seguidas. Por isso, fiquem atentos para as dicas: O tamanho é importante. Deve acompanhar a superfície das costas, sem ser grande demais. As alças devem ser largas, acolchoadas e bem ajustadas ao corpo.

MOCHILAS ESCOLARES

MOCHILAS ESCOLARES Dê preferência para mochilas com duas alças. Carregue-a na frente contra o peito ou junto às costas. O fundo da mochila deve ficar apoiado na curva da zona lombar. Nunca deve ficar a mais de 10 centímetros da região da cintura. Coloque os materiais mais pesados junto às costas. Disponha os livros e outros materiais de uma maneira que não fiquem soltos lá dentro, provocando movimentos de desequilíbrios.

MOCHILAS ESCOLARES

MOCHILAS ESCOLARES Nas mochilas com rodas, é preciso cuidado com a alça do carrinho, que deve ser a uma altura apropriada. As costas devem estar retas ao puxá-las. Certifique-se de que só está na ((mochila o material necessário para as atividades do dia. Bolsa de uma única alça, deve ser usada cruzada no ombro e revezando a colocação no lado direito e esquerdo. Ajustar a alça para a bolsa ficar na altura do quadril.

MOCHILA COM RODINHAS

MOCHILAS ESCOLARES

MOCHILAS E CONSEQUÊNCIAS

PREVENÇÃO Para evitar problemas posturais de qualquer natureza é importante desenvolver um bom condicionamento físico, particularmente a resistência e o fortalecimento muscular, o alongamento e a flexibilidade e a manutenção de um adequado peso corporal.

CUIDAR DA POSTURA SIGNIFICA MAIS QUALIDADE DE VIDA. FIQUE ATENTO!