MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
A TEORIA DE WILLIAM HEARD KILPATRICK
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
AULA DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Cinética Química Autor: Bernardo Maia.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Elaboração de uma situação de Aprendizagem
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Transmissão de Calor Definição de Calor: Calor é energia térmica em trânsito motivada por uma diferença de temperatura, sendo sempre transferida do meio.
Colégio Franciscano Santíssima Trindade Aula: Transmissão de Calor
Calor e TEMPERATURA.
Transmissão de Calor.
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Paulo Ricardo Cristofio Pereira Junior Dezembro, 2012
AGRADECIMENTOS BIBLIOGRAFIAS FIGUEIREDO, A.; Pietrocola, M. Física um Outro Lado. Editora FTD, São Paulo, MENEZES, L.C. Física para o Ensino Médio.
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Temperatura Escalas termométricas Mapa conceitual – Planejamento da Unidade de Ensino Processos de variação de temperatura Capacidade térmica Calor específico.
ESCOLA ESTADUAL DORA MATARAZZO
Maria de Lurdes Silva Agrupamento de Escolas de Cerva
Termologia – Temperatura e Calor.
Modelagem Matemática: Elaboração de Atividades
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Percepção do Espaço Pela Criança
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
REGULARIDADES E PADRÕES
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Densidade ou massa volúmica de uma substância
Profa. Reane Franco Goulart
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
2ª MOSTRA CIENTÍFICA 25/10/2013 E.F. II 6º Anos até aos 9º Anos 2013
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
Como gelar a cerveja rapidamente
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Propagação do Calor Prof.: Eduardo Kilder.
“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”
Propagação(transmissão) do calor
Termologia Professor John Disciplina Física E.
Processo Adiabático Além dos processos ideais tratados na aula passada (isobárico e isovolumétrico), um quarto tipo de processo tem grande importância.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Isabel Nunes Escola Secundária de Vergílio Ferreira Lisboa, Lisboa 12º ano – Física e Química Água Quente Para Toda A Gente 5.
Questionamentos iniciais:
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Laboratório Básico I: FONTE DE HERON
O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e os PCNs
Odilei Avelino dos Santos
SEPARADORES CRIAM UM MÉTODO PARA SEPARAR OS MATERIAIS.
A COPA DO MUNDO É AQUI, E EU COM ISSO?
PIAGET. Fatos psicogenéticos (Driver, Asoko, Leach, Mortimer & Scott, 1999; Montoya, 2004)  Evidenciam a necessidade urgente de abolir, no campo educacional,
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
DRAMATIZAÇÃ O Mudanças de Estado Físico 1. REGRAS DE APRESENTAÇÃO  A professora Eliane dividiu os alunos em 2 grupos.  Um grupo ficou encarregado de.
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Prof. Silvio Professor Silvio.
NTE29/11/2012. No mundo atual o uso da tecnologia têm sido cada vez mais presente e necessária no dia a dia de todos nós.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sondagem: Inserir uma imagem para fazer os conhecimentos prévios dos alunos. (questionamentos). Problematização: Quais são os riscos.
Aquaponia na escola como atividade inovadora de aprendizagem.
O Brasil que queremos e o Ensino Superior: Desafios e Oportunidades. Isaac Roitman Núcleo de Estudos do Futuro / UnB Comissão Senado do Futuro 28 de novembro.
Transcrição da apresentação:

MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Mestrando: Fausto Vieira Nachtigall Reflexão da Docência

Apresentação Quando iniciei as aulas com os alunos, logo me questionaram quanto a possibilidade de realizarem uma atividade experimental no laboratório. Expliquei que pelo conteúdo ser mais sobre o estudo de movimento, as atividades experimentais tornam-se um pouco “chatas”, mas se eles realmente quisessem realizar uma atividade experimental, poderíamos fazer a construção de um painel solar em momentos extra-classe.

Compreendendo os processos de transmissão de calor. PAINEL SOLAR: Compreendendo os processos de transmissão de calor.

Objetivo geral: Compreender os processos de transmissão de calor por meio da construção de um painel solar. Objetivos específico: Estimular o aluno à pesquisa científica; Promover o trabalho em equipe; .Reconhecer a aquisição de conhecimento com a construção do painel solar;

Metodologia do trabalho Onde: A atividade foi desenvolvida na Escola Bom Pastor, localizado no centro da cidade de Chapecó que possui aproximadamente 2500 alunos de ensino fundamental e médio divididos nos três turnos. Quando: A atividade foi desenvolvida em momentos extra- classe nas segundas e quartas feiras nos horários das 17:30 as 18:45. Foi planejado inicialmente cinco encontros, mas foram necessários oito períodos para finalizar a atividade. Com quem: Os alunos participantes da atividade são alunos de 1ª ano do ensino médio. Como a atividade foi realizada em horário extra classe, apenas alguns participaram, aproximadamente 12 alunos no inicio, e somente três ao final da atividade, dos quais, somente um, foi a todos os encontros.

Método dos Três Momentos Pedagógicos 1. Problematização inicial (PI): apresentação do tema; verificação do conhecimento prévio dos alunos; Postura passiva do Professor; 2. Organização do conhecimento (OC): Aprofundamento do estudo; Pesquisa em livros, revistas, sites... Postura ativa do Professor; 3. Aplicação do conhecimento (AC): Aplicação do conhecimento adquirido; - Verificação da aprendizagem do aluno; Abordagem de novas situações

Construção do Painel Solar Matérias utilizado: garrafas pet (2l); cola quente (silicone); arame, bombas de água mineral (5l); manga transparente (6m); spray (cor preta) Montagem: Cortar o fundo das garrafas pet e esquentá-las o suficiente para que o fundo de uma garrafa caiba na outra, após, esquentar novamente, para que as garrafas fiquem presas uma na outra e por fim, selar o espaço da garrafa com o silicone. Com o spray, Pintar um dos lados dos litros já montados, e usar novamente o silicone para vedar os gargalos com as mangas. realizar o mesmo método ao ligar a mangas a bomba de 5 litros

1º Momento (PI): A pesquisa no laboratório de informática Os alunos foram levados a sala de informática para pesquisarem sobre o aquecedor solar, como funciona e quais os processos envolvidos.

2º Momento (OC): Aulas Praticas Os alunos foram levados ao laboratório de física onde foi realizado algumas experiências praticas com relação aos processos de transmissão de calor. 1: Esta atividade consiste em verificar a transmissão de calor pela irradiação, nesse caso, o interior da latinha possui, na vertical, um de seus lados pintado de preto, e do lado de fora da lata, dois palitos de fósforo grudados na lata por serra. Quando a chama da vela for acessa, essa irradiará calor que será absorvida mais rápido pela parte da lata pintada de preto, que consequentemente fará com que o fósforo, preso desse lado da lata pela serra, derreta primeiro derrubando o palito.

2: Nessa atividade, um garfo com duas pontas, uma de cobre e a outra de alumínio, são aquecidas em um ponto em comum, o melhor condutor de calor (cobre) fará com que a serra grudada na ponta dos garfos, derreterá primeiro.

3 e 4: esta atividade foi feita para mostrar a diminuição da temperatura do gelo ao acrescentar sal a este devido as moléculas deste atraem fortemente as moléculas de água, dificultando a organização dos cristais de gelo e, conseqüentemente, diminuindo seu ponto de congelamento.

5 e 6: com a mistura da atividade anterior, a aquecemos para mostrar que a temperatura de ebulição da água aumenta quando acrescentamos sal, isso por que, na água salgada, os íons Na+ e Cl- ocupam parte do espaço entre as moléculas de água. Conforme a temperatura aumenta, apesar de as moléculas de água de mexerem mais rapidamente, eles estão em menor número, então há menos colisões e a pressão do vapor é mais baixa em comparação com água pura na mesma temperatura. É preciso mais energia (temperatura) para a pressão do vapor de água salgada chegar até a pressão atmosférica e ultrapassá-la e começar a ferver.

3º momento (AC): Construção do aquecedor solar Do quarto encontro em diante, os alunos fizeram a construção do aquecedor solar, usando para isso, garrafas pet de 2 litros, cola quente (silicone), canos de borracha transparente, arame, e um galão de cinco litros de água.

Conceitos Trabalhados Na realização desta atividade, os alunos tiveram a oportunidade de compreender os processos de transmissão de calor, durante toda a atividade realizada. Num primeiro momento, quando os alunos pesquisaram na internet , maneiras de construir um aquecedor solar, e quais os processos que envolviam no seu funcionamento, nesse caso, a convecção e a irradiação. Na segunda e terceira etapas quando realizaram as atividades no laboratório e viram algumas atividades praticas envolvendo os três processos (convecção, irradiação e condução), bem como a aplicação desses conceitos na construção do painel. E num pós encontros no qual o a aparelho funcionou, nesse caso, comprovando a eficácia dos processos de transmissão de calor

Considerações finais A atividade de construção do painel solar foi uma oportunidade de colocar em pratica os estudos realizados nas aulas de física, o que proporcionou ao aluno uma atividade diferenciada amplia seu conhecimento, dando um sentido real ao estudo realizado. O planejamento das etapas realizadas foi de fundamental importância, pois, ajuda o aluno a compreender e fazer as conexões necessária a aprendizagem.

Referencias: PIRTOCOLA, Mauricio. Física em contexto: pessoal, social e histórico: energia, calor, imagem e som / Mauricio Pietrocola pinto de Oliveira... Alexander Pogibin, Renata Cristina Andrade Oliveira, Talita Raquel Luz Romero. – 1. Ed. – São Paulo: FTD 2010 – (Coleção Física em contexto: pessoal, social, histórico; v. 1) DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002. http://www.coladaweb.com/fisica/termologia/transmissao-de-calor acessado em 20/11/2013. http://www.sempretops.com/dicas/aquecedor-solar-caseiro-como-fazer/ acessado em 20/11/2013. Balbinot, A. B.; Bulegon,A. M.; Teixeira, E. H.;Behar, P. A.;Castiglia,V. C. A PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O USO DO MODELO METODOLÓGICO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS. Porto Alegre; UFRGS; V. 8 Nº 3, dezembro, 2010.