Carolina Oliveira Guilherme Barbosa Otávio Kaiser Renata Gonçalo Tábata Major Viviene Bauer
Instituição que promove há mais de 63 anos o crescimento profissional e pessoal de mais de 49 milhões de brasileiros. O ensino a distância foi instituído na década de 90 e em 2004 o Ministério da Educação credencia o Senac para os cursos de Pós-graduação lato sensu a distância. Todos os cursos estão disponíveis através do site: para consulta e inscrição. Todos os cursos são certificados e reconhecidos pelo MEC. O Senac oferece cursos de pós-graduação, extensão universitária e de aperfeiçoamento. Os cursos custam em média 10% menos que os presenciais. Aluno e professor trocam informações em tempo real mesmo separados fisicamente, através de ’s, fóruns e chats. Ambientes virtuais são criados de acordo com cada tipo de curso oferecido no portifólio. O aluno recebe atendimento personalizado realizado por tutores especializados que o avalia através de trabalhos de conclusão nas modalidades: estudo de caso ou plano de negócios.
Senac São Paulo COC Claretiano Metodista
“Crescimento do Produto Interno Bruto nordestino deve superar o do Brasil em 2010, que fecharia o ano em 6,8%“ (BANCO DO NORDESTE) Regiões Crescimento Nordeste1212,512,41312,713,1 1,1 Norte4,24,14,24,74,95,1 0,9 Centro-Oeste8,48,8 9,19,2 0,8 Sul16,216,116,416,917,416,6 0,4 Sudeste59,158,558,256,755,856 -3,1
Capitais concentram cerca de 70% dos cursos de pós-graduação Universitários no Mato Grosso e região Norte deslocam-se em média mais de 100 Km para cursar ensino superior 246
AUMENTO DA POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA
“Apagão de Profissionais” “Boom de Contratação Formal” " 57% das companhias nacionais têm dificuldades para preencher seu quadro de funcionários Pesquisa SAP – People for Growth 1/3 empresas de TI tiveram dificuldade para achar pessoal com a qualificação necessária. 80% reclamaram da falta de qualificação Comitê Gestor da Internet-Brasil
Geração Y: ◦ Flexibilidade, ◦ Prioridade da qualidade de vida, ◦ Facilidade do uso de meios tecnológicos Acelerado ritmo de vida nos grandes pólos Trânsito
Poucas escolas; Necessidade de alunos; Capacidade econômica nas regiões; Tecnologia; Formas de avaliação e interações entre os alunos eficiente; Cultura.
O EAD permite que as IES pratiquem mensalidades mais acessíveis, atingindo a população das classes de baixa renda. ESTRATÉGIACOMPETITIVA ESTRATÉGIA COMPETITIVA O programa EAD também pode ser utilizado com o propósito de educar e/ou informar funcionários, clientes, distribuidores e fornecedores.
Polos regionais. Aulas em casa para alunos de cidades e regiões com muita demanda. Internet. Biblioteca virtual. ESTRATÉGIACOMPETITIVA ESTRATÉGIA COMPETITIVA
Encontros regionais definidos antecipadamente para apresentação de projetos e trocas de experiência. Professores tutores nos polos regionais certificados pela própria universidade. ESTRATÉGIACOMPETITIVA ESTRATÉGIA COMPETITIVA
Tempo x distância Demanda por ensino de qualidade - regiões Custo benefício - aluno e organização Aumento do acesso