Carolina Oliveira Guilherme Barbosa Otávio Kaiser Renata Gonçalo Tábata Major Viviene Bauer.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Encontro com professores
Material de Divulgação Online: Pólos do Campus Virtual
A Educação do Nosso Tempo
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
TC F3A O ENSINO DA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COMO DISCIPLINA REGULAR DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU:
Rede SENAI 52,6 milhões de matrículas desde 1942
ATIVIDADE EXTRA-CLASSE
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
Universidade – Tecnologias – Articulação
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
Desafios e oportunidades do EAD
                             VIPES/Dipes.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Pós-Graduação em Saúde
Empreendedorismo Nívea Cordeiro 2010.
Educação Superior a Distância Forgrad – maio/2005 Questões, tendências e políticas no âmbito do Ministério da Educação Prof. Rubens Martins
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: IMPACTOS INSTITUCIONAIS
Arnaldo Niskier da Academia Brasileira de Letras e presidente do CIEE/Rio UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ Rio de Janeiro, 7 de agosto de 2009.
A Educação a Distância na perspectiva
Secretaria de Educação Superior
Setor de ensino-aprendizagem Anna Cláudia Satie Henrique Terada Vanessa Pazzini.
Compartilhando experiências: superação das Assimetrias Regionais e Setoriais nos eixos do Ensino, Pesquisa e Extensão. Algumas contribuições do ForGrad.
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
Levantamento realizado pela Coordenação de Pós-Graduação do Programa de Saúde Pública / ENSP MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PÚBLICA 2010.
FERNANDO DE SOUZA MEIRELLES
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Tipos de Tutoria.
Talentos para Inovação
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
OBJETIVO: Desenvolver um sistema próprio de ensino bilíngue posicionando o Colégio AZ entre as melhores instituições da região. Na sequência, difundir.
CONAI 14/05/10. A Fundação Unimed foi criada no ano de 1995 e hoje atua nacionalmente de forma próxima às Unimeds, respeitando as peculiaridades de cada.
“Integração Graduação – Pós-Graduação: Desafios Atuais ” XVII EnAngrad, São Luís - MA, 2006 Prof. Fernando S. Meirelles Diretor da FGV-EAESP.
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
A EMPRESA  A Faculdade Integrada Tiradentes – Fits – é uma Instituição que tem como objetivo oferecer educação superior de alta qualidade por meio de.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Tecnologia da Infomação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras
Educação à distância (EaD) é um processo de ensinar e aprender onde os alunos e professores trocam informações, conhecimentos e os mesmos estão separados.
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
Novos Modelos de Empresa Graduação através do ensino pela Internet para as classes C e D da cidade de Belém (PA) Alexandre Rodrigues Duarte Angélico Erika.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.

Linha do Tempo União Educacional Minas Gerais
Proposta do Curso É parte da estratégia de fortalecer a capacidade avaliativa e institucionalizar a avaliação nos diferentes níveis de atuação das intervenções.
Linha do Tempo da EaD no Brasil
Política Educacional Brasileira
Prof. Carlos Longo, PhD Universidade Positivo Diretor da ABED
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Universidades corporativa no Brasil - 01 A empresa na sala de aula Um dos grandes desafios do empresariado é manter os funcionários em constante processo.
/ / Década de SAIR.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Novos Modelos de Empresa
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
1° Encontro.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Educação à Distância Forma de ensino que possibilita auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados.
Painel: TIC e a Formação de Recursos Humanos 4/9 14h Experiências e Estratégias UNIFESP Prof. Livre-docente Ivan Torres Pisa Departamento de Informática.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Transcrição da apresentação:

Carolina Oliveira Guilherme Barbosa Otávio Kaiser Renata Gonçalo Tábata Major Viviene Bauer

Instituição que promove há mais de 63 anos o crescimento profissional e pessoal de mais de 49 milhões de brasileiros. O ensino a distância foi instituído na década de 90 e em 2004 o Ministério da Educação credencia o Senac para os cursos de Pós-graduação lato sensu a distância. Todos os cursos estão disponíveis através do site: para consulta e inscrição. Todos os cursos são certificados e reconhecidos pelo MEC. O Senac oferece cursos de pós-graduação, extensão universitária e de aperfeiçoamento. Os cursos custam em média 10% menos que os presenciais. Aluno e professor trocam informações em tempo real mesmo separados fisicamente, através de ’s, fóruns e chats. Ambientes virtuais são criados de acordo com cada tipo de curso oferecido no portifólio. O aluno recebe atendimento personalizado realizado por tutores especializados que o avalia através de trabalhos de conclusão nas modalidades: estudo de caso ou plano de negócios.

 Senac São Paulo  COC  Claretiano  Metodista

“Crescimento do Produto Interno Bruto nordestino deve superar o do Brasil em 2010, que fecharia o ano em 6,8%“ (BANCO DO NORDESTE) Regiões Crescimento Nordeste1212,512,41312,713,1 1,1 Norte4,24,14,24,74,95,1 0,9 Centro-Oeste8,48,8 9,19,2 0,8 Sul16,216,116,416,917,416,6 0,4 Sudeste59,158,558,256,755,856 -3,1

 Capitais concentram cerca de 70% dos cursos de pós-graduação  Universitários no Mato Grosso e região Norte deslocam-se em média mais de 100 Km para cursar ensino superior  246

 AUMENTO DA POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA

“Apagão de Profissionais” “Boom de Contratação Formal” "  57% das companhias nacionais têm dificuldades para preencher seu quadro de funcionários Pesquisa SAP – People for Growth  1/3 empresas de TI tiveram dificuldade para achar pessoal com a qualificação necessária.  80% reclamaram da falta de qualificação Comitê Gestor da Internet-Brasil

 Geração Y: ◦ Flexibilidade, ◦ Prioridade da qualidade de vida, ◦ Facilidade do uso de meios tecnológicos  Acelerado ritmo de vida nos grandes pólos  Trânsito

Poucas escolas; Necessidade de alunos; Capacidade econômica nas regiões; Tecnologia; Formas de avaliação e interações entre os alunos eficiente; Cultura.

 O EAD permite que as IES pratiquem mensalidades mais acessíveis, atingindo a população das classes de baixa renda. ESTRATÉGIACOMPETITIVA ESTRATÉGIA COMPETITIVA  O programa EAD também pode ser utilizado com o propósito de educar e/ou informar funcionários, clientes, distribuidores e fornecedores.

 Polos regionais.  Aulas em casa para alunos de cidades e regiões com muita demanda.  Internet.  Biblioteca virtual. ESTRATÉGIACOMPETITIVA ESTRATÉGIA COMPETITIVA

 Encontros regionais definidos antecipadamente para apresentação de projetos e trocas de experiência.  Professores tutores nos polos regionais certificados pela própria universidade. ESTRATÉGIACOMPETITIVA ESTRATÉGIA COMPETITIVA

 Tempo x distância  Demanda por ensino de qualidade - regiões  Custo benefício - aluno e organização  Aumento do acesso