Tipologia e Tipografia Leandro Müller
Gutemberg (1455)
Tipologia ou Tipografia?
Tipografia: impressão dos tipos. Tipologia: formação dos tipos.
Tipo ou fonte tipográfica
Letras do alfabeto: CAIXA ALTA e caixa baixa Números Símbolos Padrão, variedade ou coleção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos Letras do alfabeto: CAIXA ALTA e caixa baixa Números Símbolos Pontuação
Anatomia do Tipo
Família de tipos: algumas classificações ou Breve história moderna da classificação dos tipos
Francis Thibaudeau (1921)
Maximilien Vox (1954)
Ruari McLean Divisão do grupo Linéale
Aldo Novarese
Giuseppe Peliteri (1958)
“Os classificadores de coisas, que são aqueles homens de ciência cuja ciência é só classificar, ignoram, em geral, que o classificável é infinito e portanto se não pode classificar.” BERNARDO SOARES
Variações nas famílias de tipos
light normal, regular ou redondo italic, narrow ou itálico bold ou negrito heavy expandida / condensada etc.
Essência das variações Espessura Inclinação Branco interno Corpo Comprimento das linhas
Classificação com relação às serifas
Semi-serifa (Libre Semi Serif) Com serifa: Sem serifa (Futura) Semi-serifa (Libre Semi Serif) Com serifa: Triangular (Baskerville) Quadrada (Lubalin) Linear (Courier New)
Padrões de fonte (fontes digitais)
Open Type (Microsoft/Adobe, extensão .OTF, .TTF, .TTC) True Type (Apple/Microsoft, extensão .TTF): nó a cada 45 graus (apropriada para web) Postscript Type 1 (Adobe, extensão .PFB, .PFM): nó a cada 90 graus (apropriada para impressão) Open Type (Microsoft/Adobe, extensão .OTF, .TTF, .TTC) A principal diferença entre elas é o número de nós gerados por graus quando convertidas em curvas.
Categoria de fontes por funcionalidade
Romana antiga e Romana moderna (textos contínuos e/ou longos) Egipiciana (roteiros) Sem serifa, bastão ou lapidária (textos curtos e títulos) Cursiva ou manuscrita (recurso de design) Fantasia (recurso de desing)
Tipo e design
Legibilidade e Leiturabilidade
Contraste
Repetição
Entreletra ou kerning
Entrelinha ou leading Mínima = ao corpo Ideal = 120% do corpo
Corpo 8 pontos: mínimo aceitável para leitura (usado em legendas) 9 pontos: melhor para colunas estreitas 10 e 11 pontos: ideais para leitura, abrigam mais palavras em uma linha 12 pontos: mais legível para linhas longas 13 pontos ou mais: títulos, idosos, crianças
Alinhamento esquerda direita centralizado justificado assimétrico
Utilização dos tipos
Para uma legibilidade máxima, escolha tipos clássicos e testados ao longo do tempo, com um cadastro comprovado.
Um texto composto somente em caixa-alta atrasa muito a leitura Um texto composto somente em caixa-alta atrasa muito a leitura. Utilize caixa-alta e baixa para obter a melhor leiturabilidade possível.
Tenha o bom senso de não utilizar muitos tipos diferentes ao mesmo tempo.
Evite utilizar tamanhos variados e pesos diferentes de tipos ao mesmo tempo.
Evite combinar tipos que têm um aspecto muito semelhante.
Realce os elementos no texto com descrição e sem perturbar o fluxo da leitura.
Para tipos de texto, utilize corpos que, de acordo com estudos de legibilidade e leiturabilidade, são os mais indicados.
Dê preferência à variante regular ou medium dos tipos de texto Dê preferência à variante regular ou medium dos tipos de texto. Evite tipos com um aspecto muito pesado ou muito leve.
Utilize tipos de largura média Utilize tipos de largura média. Evite tipos que pareçam extremamente largos ou estreitos.
Mantenha sempre a integridade do tipo Mantenha sempre a integridade do tipo. Evite alongar ou comprimir arbitrariamente as letras.
Evite os tipos adornados.
Utilize um espaçamento consistente entre letras e palavras de modo a conseguir uma textura sem interrupções.
Para tipo de texto, utilize um espaçamento entre linhas (entrelinha) que transporte facilmente os olhos do leitor de uma linha para a outra.
Utilize comprimentos de linha adequados Utilize comprimentos de linha adequados. As linhas muito curtas ou compridas prejudicam o processo de leitura.
Ao trabalhar com tipo e cor, certifique-se de que há um contraste suficiente entre o caractere e o fundo.
Tipo claro sobre fundo escuro parece ligeiramente menor que o inverso.
Quanto mais simples for o desenho de uma fonte, mais legível ela será.
Para saber se uma letra é bem desenhada, analise-a em caixa-baixa. (cobrindo-se 1/3 inferior é possível perceber sua legibilidade)
Letras pequenas demais tornam a leitura cansativa Letras pequenas demais tornam a leitura cansativa. Por outro lado, as letras exageradamente grande provocam certo mal-estar.
Fontes sem serifa parecem maiores. Ideais para corpos pequenos.
Textos serifados, em corpo pequeno ou sobre ilustrações são difíceis de visualizar.
Quanto mais inclinada for uma fonte, menor será sua legibilidade.
Espaços brancos excessivos colocados entre as linhas diminuem o impacto do texto, que deve funcionar como uma unidade visual.
Mais importante de todos: Experiências de psicólogos da Gestalt confirmaram que a disposição e o arranjo das palavras são mais importantes para leiturabilidade tipográfica do que a forma e as características individuais das letras.
Dicas de sites e bibliografia
Variedades Typographunnies http://type.salsen.com Piadas sobre tipografia. Deep Font Chalenge http://www.deep.co.uk/games/font_game Um jogo em flash relacionado com tipografia, no qual você deve atirar nas fontes indicadas.
Tipógrafos http://tipografos.net Site de variedades sobre tipografia. Identifont http://www.identifont.com Site para identificação de fontes pela aparência, nome, similaridade, figura ou designer/publisher.
Download de fontes Google Font Yükle http://www.fontyukle.net
Criação de fontes YourFonts FontCreator Font Struct Corel http://www.yourfonts.com FontCreator http://www.high-logic.com/font-editor/fontcreator.html Font Struct http://fontstruct.com Corel
Bibliografia recomendada BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico (versão3.0). São Paulo: Cosac Naify, 2005. LUPTON, Ellen. Pensar com tipos. São Paulo: Cosac Naify, 2006. MANGUEL, Alberto. Uma historia da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. MÜLLER, Leandro. Como editar seu próprio livro: um manual básico para quem quer publicar ou ser publicado. Rio de Janeiro: Prestígio, 2011. Para consulta GODFREY, Jason. BiblioGráfico - 100 Livros Clássicos Sobre Design. São Paulo: Cosac Naify, 2009.