Práticas Integrativas e Complementares no SUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Heloísa de Andrade Lins, Antonio Giovani Boaes Gonçalves.
Advertisements

Núcleo de Apoio a Saúde da Família
 HOMEOPATIA: Fundamentos Aplicações Orientações sobre formação
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
MEDICALIZAÇÃO A quem serve?.
HOMEOPATIA NO SUS.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
Política Nacional de Humanização
ÁREA DE ATUAÇÃO DO BIOMÉDICO
INTEGRALIDADE DO ATENDIMENTO NO SUS
PRÁTICAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARESNO SUS
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA- NASF
Política Nacional de Humanização
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Projeto Farmácias Vivas

POLÍTICA ESTADUAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PEPIC)
Alexandre de Araújo Pereira
I Seminário Microrregional de Atenção Primária – Betim 21 / 09 / 2007
REGULAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR E OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE
INTEGRALIDADE EM SAÚDE
MESA REDONDA: Rede como produção de Encontro e Responsabilização
ESF Integralidade da assistência
XVIII Jornada Docente Homeopatia: Experimentando a Não – Violência Belo Horizonte - Novembro de 2007.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
PRÁTICAS INTEGRATIVAS NO SUS
Articulação e Fortalecimento
A prática do psicologo no CRAS
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Clínica Ampliada e Arranjos Organizacionais
PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS:
Medicamentos no contexto local indígena Guarani (Litoral de SC)
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Silene de Lima Oliveira Melissa Rossati Nelson Felice de Barros.
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO PRÁTICAS ALTERNATIVAS.
Apresentação de TCC Educanda: Isis Ferraz de Moura Grupo : Pororoca
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
Introdução e Um pouco de História da mtc(medicina tradicional chinesa)
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO – JUVENIL CAPSi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
O FARMACÊUTICO, O MEDICAMENTO E A FARMÁCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO BRASIL.
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA REDE Informação Para Sensibilização
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Não é a doença que precisa ser curada e, sim, o paciente.
Curso para ACS  .
Antroposofia aplicada à saúde: Iracema de Almeida Benevides
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
A prescrição Homeopática Profa Walkíria. Indicações Plantas Pessoas Animais.
Curso PICs para Gestores
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
OSP I Odontologia Social e Preventiva
CRIAÇÃO DO NASF.
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal. Saúde “É um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença” (OMS,
Itinerários terapêuticos
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
Transcrição da apresentação:

Práticas Integrativas e Complementares no SUS

Contexto A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS foi publicada na forma das Portarias Ministeriais nº 971 em 03 de maio de 2006, e nº 1.600, de 17 de julho de 2006. O campo da PNPIC contempla sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são também denominados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de medicina tradicional e complementar/alternativa (MT/MCA).

Contexto A PNIPIC contribui para o fortalecimento dos princípios fundamentais do SUS: Atua nos campos da prevenção de agravos e da promoção, manutenção e recuperação; Baseia-se no modelo de atenção humanizada e centrada na integralidade do indivíduo. A PNPIC no SUS = abertura de possibilidades de acesso a serviços antes restritos a prática de cunho privado.

Práticas Integrativas Complementares a Saúde no SUS Propósito das Estímulo aos mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde; Ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade; Visão ampliada do processo saúde-doença e promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.

Objetivos da Política de Práticas Integrativas Complementares no SUS Estimular as ações referentes ao controle/participação social, promovendo o envolvimento responsável e continuado dos usuários, gestores e trabalhadores da saúde. Promover a racionalização das ações de saúde, estimulando alternativas inovadoras e socialmente contributivas ao desenvolvimento sustentável. Contribuir ao aumento da resolubilidade do Sistema e ampliação do acesso à PNPIC. Contribuir ao aumento da resolubilidade do Sistema e ampliação do acesso à PNPIC

Medicina Tradicional Chinesa Acupuntura Homeopatia Fitoterapia Medicina Antroposófica Termalismo-Crenoterapia

Medicina Tradicional Chinesa Acupuntura Sistema médico integral, originado há milhares de anos na China. Linguagem que retrata as leis da natureza e que valoriza a inter relação harmônica entre as partes visando a integridade. Fundamentos: 1. teoria do Yin-Yang: divisão do mundo em duas forças ou princípios fundamentais; fenômenos em opostos complementares. - Objetivo : obter meios de equilibrar essa dualidade. 2. Teoria dos cinco movimentos que atribui a todas as coisas e fenômenos, uma das cinco energias (madeira, fogo, terra, metal, água).

Medicina Tradicional Chinesa Acupuntura Elementos utilizados: - anamnese, palpação do pulso, observação da face e língua em suas várias modalidades de tratamento (Acupuntura, plantas medicinais, dietoterapia, práticas corporais e mentais). A acupuntura compreende: - procedimentos que permitem o estímulo preciso de locais anatômicos definidos por meio da inserção de agulhas filiformes metálicas.

Medicina Tradicional Chinesa Inclui também: 1) práticas corporais 2) práticas mentais (meditação); 3) orientação alimentar; 4) uso de plantas medicinais (Fitoterapia Tradicional Chinesa)

Medicina Tradicional Chinesa Práticas Corporais lian gong chi gong tuina tai-chi-chuan

Homeopatia Definição: sistema médico complexo de caráter holístico baseada no princípio vitalista Baseado no uso da lei dos semelhantes enunciada por Hipócrates no século IV a.C. Para homeopatia o adoecimento é a expressão da ruptura da harmonia das dimensões do ser humano que são as dimensões física, psicológica, social e cultural.

Homeopatia – modelo de atenção centrado na saúde estratégia para a construção de um modelo de atenção centrado na saúde Recoloca o sujeito, em todas as suas dimensões, no centro do paradigma da atenção Fortalece a relação médico-paciente , promove a humanização na atenção, estimula o autocuidado e a autonomia do indivíduo. Atua em diversas situações do adoecimento reduzindo a demanda por intervenções e emergências, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Contribui para o uso racional de medicamentos, podendo reduzir a fármaco-dependência.

Plantas Medicinais e Fitoterapia Definição: "terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal". O uso de plantas medicinais na arte de curar é uma forma de tratamento de origem muito antiga, relacionada aos primórdios da medicina e fundamentada no acúmulo de informações por sucessivas gerações.

Termalismo – Crenoterapia Definição - compreende as diferentes maneiras de utilização da água mineral e sua aplicação em tratamentos de saúde. - Finalidade terapêutica de atuar de modo complementar aos demais tratamentos de saúde. O uso das Águas Minerais para tratamento de saúde é um procedimento dos mais antigos, utilizado desde a época do Império Grego.

Medicina Antroposófica Definição Abordagem médico-terapêutica complementar, de base vitalista; modelo de atenção organizado de maneira transdisciplinar, buscando a integralidade do cuidado em saúde. recursos da MA como instrumentos para ampliação da clínica Recursos: Medicamentos baseados na homeopatia, fitoterapia e outros específicos da MA. Trabalho médico integrado a atuação de outros profissionais, de acordo com as especificidades de cada categoria.

Referências Bibliográficas Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC-SUS. Brasília : Ministério da Saúde, 2006. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnpic.pdf Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Práticas integrativas e complementares: plantas medicinais e fitoterapia na Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/miolo_CAP_31.pdf