EXERCÍCIOS SOBRE VOZ PASSIVA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

ESTUDO DO VERBO.
Verbos – Prova Bimestral
Conselhos para melhorar a sua redação
REDAÇÃO 2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO.
Resumo.
Tempos compostos Diferença entre locução verbal e tempo composto Locuções verbais: vai querer saber; quero saber.
Revisão – termos da oração
Concordância do Verbo Ser
Na língua portuguesa, uma oração pode ser expressa nas vozes:
Concordância verbal.
Verbos São palavras que exprimem Ação, Estado, Mudança de estado e Fenômenos da natureza.
Verbos São palavras que exprimem Ação, Estado, Mudança de estado e Fenômenos da natureza.
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
EE Coronel Calhau EE Orlando Alves Pereira
Língua Portuguesa Prof.ª. Cleir Silvério.
Infinitivo Gerúndio Particípio
FACULDADE AÇÃO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Apontamento dos problemas encontrados na
Prof. Betto
Pontuação : e.
Língua Portuguesa Profª Monize Diniz Silva
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Metodologia de Pesquisa
Partícula apassivadora X Índice de indeterminação do sujeito
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Sistema de Comando em Operações
PROPOSTAS 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 2011 – Viver em rede no século XXI Trabalho na construção da dignidade humana.
EXERCÍCIOS REGÊNCIA VERBAL PROF. : RICARDO ERSE
Vozes Verbais Ensino Fundamental II
Processo de Queima – Considerações Técnicas
O Futuro do Conjuntivo Parte I
Marco Civil da Internet
EXERCÍCIOS SOBRE VERBO HAVER
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Função da Administração:
Legislação Social e Trabalhista II – Prof. Cesar Augustus Mazzoni
EXERCÍCIOS SOBRE VERBOS
Simulador de Antecipação de Recebíveis Visa/MasterCard
EXERCÍCIOS SOBRE ACENTUAÇÃO E SÍLABAS
EXERCÍCIOS SOBRE PERÍODO COMPOSTO
Desafio Pré-Vestibular
Educação física e as novas Tecnologias Cristiana Araújo Nº3 12º12.
EXERCÍCIOS SOBRE PONTUAÇÃO
Trajetória acadêmica: alguns indicadores do Curso de Educação Especial Diurno da Universidade Federal de Santa Maria Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA.
EXERCÍCIOS SOBRE COLOCAÇÃO PRONOMINAL
EXERCÍCIOS SOBRE PRONOMES
EXERCÍCIOS SOBRE CRASE
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
EXERCÍCIOS SOBRE PRONOMES
EXERCÍCIOS SOBRE REGÊNCIA
EXERCÍCIOS DE CONCORDÂNCIA VERBAL
EXERCÍCIOS DE MORFOLOGIA CLASSES GRAMATICAIS
Produção de texto: Texto de opinião Definição Planificação Estrutura
EXERCÍCIOS SOBRE O USO DO “PORQUÊ”
Profª Maiara Cristina Segato
PRONOMES OBLÍQUOS FUNÇÃO SINTÁTICA.
Concordância Verbal Professora France Lima.
EXERCÍCIOS DE MORFOLOGIA CLASSES GRAMATICAIS
CONTEÚDOS: Diferença entre frase, oração e período; Conceito de frase;
Resumo.
Vozes verbais.
Alain Touraine.
A palavra pede passagem...
UNIDADE 15 – DA DISTRIBUIÇÃO E REGISTRO DA PETIÇÃO INICIAL
Resumo.
Easy.
Apresentação sobre verbo Professora: Janaina Rigo Caierão.
ESTUDO DOS VERBOS II PROFª LUIZA PROFª LUIZA VOZES VERBAIS Indicam a relação entre o SUJEITO e a AÇÃO expressa pelo verbo. a ação é praticada pelo.
Transcrição da apresentação:

EXERCÍCIOS SOBRE VOZ PASSIVA Professora Cristiane Orzil

FUNDEP (2009) - Superior – Lavras 1 FUNDEP (2009) - Superior – Lavras 1.A conclusão poderia ter sido tirada das filas de qualquer tribunal de pequenas causas[...]‖ (linhas 1-2) Assinale a alternativa em que a forma passiva sintética mantém o tempo e o modo da locução verbal sublinhada. A) Poder-se-ia ter tirado a conclusão das filas de qualquer tribunal de pequenas causas. B) Pode-se tirar a conclusão das filas de qualquer tribunal de pequenas causas. C) Podia-se ter tirado a conclusão das filas de qualquer tribunal de pequenas causas. D) Podia-se tirar a conclusão das filas de qualquer tribunal de pequenas causas.

Pref. de BH – 2010 – Fund. Guimarães Rosa 2 Pref. de BH – 2010 – Fund. Guimarães Rosa 2. Leia, observando o contexto: “O empreendedor acompanha as tendências do momento”. Se passarmos a frase acima para a voz passiva, o verbo ficará na seguinte forma: (A) São acompanhadas. (B) Serão acompanhadas. (C) Foram acompanhadas. (D) Tinham sido acompanhadas.

Pref. de BH – 2010 – Fund. Guimarães Rosa 3 Pref. de BH – 2010 – Fund. Guimarães Rosa 3. Assinale a alternativa cuja concordância verbal está INCORRETA: (A) Cabe às gerações X e Y a promoção de mudanças. (B) Um grupo de jornalistas publicou matéria referente às gerações X e Y. (C) Estabeleceu-se novas medidas visando ao atendimento dos consumidores. (D) Raros são os dias em que não se divulgam os maus hábitos do consumidor.

b) Num futuro próximo, Tavalu deixará de ser um local habitável. 4 FUNDEP - 2005   Assinale a alternativa em que, na frase transcrita, há uma forma verbal na voz passiva. a) Na Europa, as correntes que aquecem o continente poderiam desaparecer. b) Num futuro próximo, Tavalu deixará de ser um local habitável. c) Os cientistas sabem precisar exatamente o que está causando essa mudança. d) Quando se fala em alteração climática, o efeito estufa é o primeiro a ser mencionado.

d) Todas as regras devem estar presentes na convenção. 5. FUNDEP - 2007   Assinale a alternativa em que a forma verbal destacada está conjugada na voz passiva. a) A alternativa é ajuizar uma ação de cobrança, que tem levado em média de dois a três anos para julgamento. b) Há a possibilidade de venda de vagas de garagem, que devem ser tratadas como unidades autônomas. c) Sem acordo, recorre-se ao Judiciário, que poderá determinar a penhora de seus bens. d) Todas as regras devem estar presentes na convenção.

... é preciso evitar a todo custo que se usem mais recursos 6. FCC – 2010 ... é preciso evitar a todo custo que se usem mais recursos do que a natureza é capaz de repor. (último parágrafo) A forma verbal que traduz exatamente o sentido da que está grifada acima é: (A) foram usados. (B) tinha sido usado. (C) possa ser usado. (D) sejam usados. (E) tenha sido usado.

7. Assinale a oração que não tem condições de ser transformada em passiva. a) As novelas substituíram os folhetins do passado. b) O diretor reuniu, para esta novela, um elenco especial. c) Alguns episódios estão mexendo com as emoções do público. d) O autor extrai alguns detalhes do personagem de pessoas conhecidas.

8. A locução verbal que constitui voz passiva analítica é: a) Vais fazer essa operação? b) Você teria realizado tal cirurgia? c) Realizou-se logo a intervenção. d) A operação foi realizada logo.

9. NÃO admite transposição para a voz passiva a seguinte construção: FCC – 2011 9. NÃO admite transposição para a voz passiva a seguinte construção: (A) Já identificaram as atividades informais como práticas de trabalho relacionadas à luta pela sobrevivência. (B) O trabalho informal leva o trabalhador à baixa remuneração e à privação de quaisquer garantias trabalhistas. (C) o Brasil contava, no início da década de 1980, com 1/3 do total dos trabalhadores submetidos às atividades informais. (D) A ocupação informal expõe o trabalhador às inseguranças de uma ocupação inteiramente desprotegida. (E) A retomada do desenvolvimento econômico poderá propiciar o ingresso de muita gente no trabalho formal

A. ( ) Precisa-se de muito operário. B. ( ) Contou-se longo romance. CFS 2009 10. Se flexionarmos as expressões destacadas, a opção em que o verbo NÃO pode ficar no plural é: A. ( ) Precisa-se de muito operário. B. ( ) Contou-se longo romance. C. ( ) Vê-se ao longe viçosa plantação. D. ( ) Urge que se venda a propriedade.

11. Fundep – Lagoa Santa – 2010

12. FUNDEP 2012 - INDI Se a história econômica mundial fosse contada em fábulas, a do Brasil poderia ser descrita assim: [...]‖ (linhas 1-2) Assinale a alternativa em que se redige corretamente o trecho acima, na voz passiva sintética, preservando-se os tempos e modos das formas verbais. A) Se contasse a história econômica mundial em fábulas, podia descrever a do Brasil assim: [...] B) Se contassem em fábulas a história econômica mundial, descrever-se-ia a do Brasil assim: [...] C) Se se contar a história econômica mundial em fábulas, a do Brasil seria descrita assim [...] D) Se se contasse em fábulas a história econômica mundial, poder-se-ia descrever a do Brasil assim: [...]

13. FUNDEP – 2011 - ALFENAS

GABARITO 1A 2A 3C 4D 5B 6D 7C 8D 9C 10A 11A 12D 13C