Nayla Angélica, Eugenia Paula, Ravena Santiago

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Onde? ING (início), FRA (auge);
Advertisements

UNIJUÍ CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO ILUMINISMO PROF:DEJALMA CREMONESE ALUNA:QUELI P. FURLANETTO.
O ILUMINISMO ( ESCLARECIMENTO )
JOHN LOCKE Filósofo - Médico - Político PAI DO LIBERALISMO = (Liberalismo de LOCKE) = Filósofo (de transição entre a maneira de ver no período medieval.
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
ILUMINISMO (ou Ilustração) Século XVIII (Século das Luzes)
ILUMINISMO.
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O ILUMINISMO OBJETIVOS RECONHECER.
Pré – condições para o “Século das Luzes” (séc. XVIII)
O I L U M N S Professora: Marta.
ABSOLUTISMO CONCEITO E TEÓRICOS.
O ILUMINISMO.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Onde? ING (início), FRA (auge);
Cursinho Popular Paulo Freire
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
ILUMINISMO As luzes da razão.
ILUMINISMO Definição: movimento filosófico, intelectual e científico que contrariou as bases do Antigo Regime; Quando: século XVIII; Onde? ING (início),
O I L U M N S Professor: Odair.
O Liberalismo do século XVIII e XIX
ILUMINISMO “O Século das Luzes”.
Iluminismo A BUSCA DA RAZÃO.
Iluminismo O século das Luzes.
Filosofia Professor Breno Cunha
Quando: século XVIII; Onde? INGLATERRA (início), FRANÇA (auge);
Filosofia Professor Breno Cunha
O Iluminismo.
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
Obra : O espírito das leis
ILUMINISMO Daniela Torres.
O ILUMINISMO Professor Jarlison Augusto
Por um mundo mais digno.
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
O ILUMINISMO.
ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.
Historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima Ceticismo.
Iluminismo Definição:
ILUMINISMO Anti-dogmático. Valorização da razão.
Iluminismo Prof. Vanessa Martins.
AULA-22 HISTÓRIA 1 PROF. FERNANDO GONDIM
MONTESQUIEU MARX ESTADO
REFORMA Prof. Adriana Freitas.
O iluminismo O período histórico marcado entre os Sécs. XV a XVIII se caracteriza por uma produção filosófica intensa, dando inicio a uma série de transformações.
Quando: século XVIII; Onde? ING (início), FRA (auge);
O Século das Luzes -.
Você tem o privilégio de ler agora um Importante texto bíblico: Leia antes os capítulos 5 e 6 Medite, Aplique à tua vida Envie aos teus amigos.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Filósofos iluministas
A base dos Ideais Liberais/Democráticos
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
Prof° Leandro Crestani
História
A Crise do Antigo Regime: Iluminismo e Liberalismo
ILUMINISMO Prof° Marlon Novaes.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Liberalismo Clássico Nome: Sílvia Trevisan Knebel Professor: Dejalma Cremonese Data:15/04/07.
ILUMINISMO.
ILUMINISMO “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre” Voltaire.
Quebra-se a hegemonia da Igreja Católica
Empirismo Francis Bacon 1561 Superar o método aristotélico/escolástico
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
Somos a Igreja de Cristo parte 1
Filosofia Moderna: empirismo e iluminismo
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
O Iluminismo e as ideias que revolucionaram o mundo.
O ILUMINISMO Cap. 27 – Aulas “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre”. Voltaire.
As idéias iluministas não surgiram do nada. No fundo elas iam de encontro às necessidades vividas por toda aquela gente sofrida, desprezada e pisoteada.
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Transcrição da apresentação:

Nayla Angélica, Eugenia Paula, Ravena Santiago Comunicação social/jornalismo Estudos contemporâneos Prof. MSc. Wolfgang Teske François Marie Arouet – Voltaire “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”. Nayla Angélica, Eugenia Paula, Ravena Santiago Organização

Voltaire Escritor, ensaísta, deísta e filósofo iluminista francês conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusive liberdade religiosa e livre comércio. Foi um dentre muitas figuras do Iluminismo (juntamente com John Locke e Thomas Hobbes) cujas obras e ideias influenciaram pensadores importantes tanto das Revoluções Francesa e Americana.

Voltaire - História Paris - 1694 Talento literário e sensibilidade política; Colégio jesuíta. Com o exílio na Inglaterra aprende novas expressões e a tolerância religiosa; Propaga suas ideias na França em “As cartas filosóficas”-1734

Voltaire - pensamentos Atacou com veemência os abusos praticados pelo antigo regime. Um julgamento deveria ocorrer com todos os trâmites legais. Poder racional e benéfico. Progresso da razão e incentivo à ciência e tecnologia – Reforma da sociedade

Além de apoiar a liberdade de expressão, Voltaire também defendia a criação de leis para todos da população.

Voltaire - pensamentos Perseguidor dos dogmas, sobretudo os da Igreja. Mas, em uma revista de filosofia na França em  o catedrático de filosofia Carlos Valverde escreve um surpreendente artigo, no qual documenta uma suposta mudança de comportamento do filósofo francês em relação à fé cristã, registrada no tomo XII da famosa revista francesa Correpondance Littérairer, Philosophique et Critique (1753-1793). Tal texto traz, no número de abril de 1778, páginas 87-88, o seguinte relato literal de Voltaire:

"Eu, o que escreve, declaro que havendo sofrido um vômito de sangue faz quatro dias, na idade de oitenta e quatro anos e não havendo podido ir à igreja, o pároco de São Suplício quis de bom grado me enviar a M. Gautier, sacerdote. Eu me confessei com ele, se Deus me perdoava, morro na santa religião católica em que nasci esperando a misericórdia divina que se dignará a perdoar todas minhas faltas, e que se tenho escandalizado a Igreja, peço perdão a Deus e a ela. Assinado: Voltaire, 2 de março de 1778 na casa do marqués de Villete, na presença do senhor abade Mignot, meu sobrinho e do senhor marqués de Villevielle. Meu amigo."

Este relato foi reconhecido como autêntico por alguns, pois estaria confirmado por outros documentos que se encontram no número de junho da mesma revista. Já outros questionam a necessidade de alguém que já acredita em Deus ter que converter-se a uma religião específica, como o catolicismo.

Morreu em maio de 1778 Livros históricos afirmam que ele tentou destruir a igreja a favor maçom.

Voltaire introduziu várias reformas na França: liberdade de imprensa; Um sistema imparcial de justiça criminal; Tolerância religiosa; Tributação proporcional e redução dos privilégios da nobreza e do clero.

Tipos de preconceitos Dos sentidos - o sol é pequeno, pois vejo-o assim. Físicos - A terra está imóvel; Históricos -  lenda da fundação de Roma, por Remo e Rômulo; Religiosos - Maomé viajou nos céus.

Voltaire Tratamento racional para desvendar os mistérios da consciência humana; As crenças tem um lado subjetivo muito forte. Nos esforçando para ver a crença, ela acabará por existir, para nós. Não era um democrata, e acreditava que as pessoas comuns estavam curvadas ao fanatismo e à superstição.

Voltaire O dicionário filosófico publicado em 1764 . Primeiro livro de bolso da história e alcançou muito sucesso. Ideias revolucionárias:criticam o Estado e a religião;

O conjunto de ideias de Voltaire constitui uma tendência de pensamento conhecida como Liberalismo, onde o indivíduo é capaz de elaborar as suas próprias leis, em que a vontade da maioria prevalece. Destaca-se que Voltaire, em sua vida, também foi "conselheiro" de alguns reis.

Voltaire Faz parte desse movimento de renovação da cultura e crítica da política absolutista chamada Iluminismo; Suas ideias foram propagadas na Revolução Francesa e refletiam os ideais dessa revolução, durante a qual foi muito lembrado; Não despreza a cultura pagã e oriental, como fazem outros autores.

Voltaire O mal, não é metafísico, mas sim social. Deve-se superá-lo com trabalho e com a razão; O homem deve estar sempre ocupado, para não ficar doente e morrer. Voltaire era muito ativo e combateu o ócio;

Voltaire O ceticismo de Voltaire é uma atitude espiritual, contra a metafísica; O Ser Supremo, cuja crença veio depois do politeísmo, é válido; Paradoxo: Deus existe e não podemos conhecer os mistérios do universo; É a causa primeira de tudo, Inteligência suprema.

Voltaire Contrariamente ao Deus judaico-cristão, o Deus de Voltaire fez o mundo em tempos remotos e depois abandonou-o ao próprio destino. Por isso Voltaire é deísta. Participou da enciclopedia; Defendeu muitos que estavam em desgraça e lutou contra a tirania. Não se entusiasmava com as formas de governo.

Principais obras Tratado sobre a tolerância, 1763 Le Philosophe ignorant, 1766 Édipo, 1718 Elementos da Filosofia de Newton, 1738

Obrigada pela atenção. “Não quero participar da política Obrigada pela atenção!! “Não quero participar da política... A política não é o meu ofício; sempre me limitei a fazer pequeninos esforços para tornar os homens menos tolos e mais honestos ..” “Que é a política senão a arte de mentir a propósito?. .” Voltaire