Ambulatório Bias Fortes – Transplante hepático

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Promoção de saúde na comunidade surda – A importância de uma alimentação balanceada para um estilo de vida saudável Aline Domingues Barreto1, Bárbara Pereira.
Advertisements

Promoção de saúde na comunidade surda
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ANISIO TEIXEIRA
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
Luana Alves Tannous R3 UTI 02/08/2006
Administração de Marketing 1
Dra Maysa Seabra Cendoroglo Dra Lara M Quirino Araújo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO SOCIAL - ESNS
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Esp. Mick Lennon Machado
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
CEU CEI PARQUE ANHANGUERA
ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO JACQUES CORRÊA DA COSTA
PROF. VANEIR INOCÊNCIO BEZERRA (MESTRE EM CIÊNCIAS BIOMÉDICAS)
1.
IMPLANTAÇÃO DO PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE Oficina 10: O Sistema de Apoio Diagnóstico Laboratorial Prof. Pedro Guatimosim Vidigal.
Doença Renal Crônica Orientação aos pacientes atendidos no ambulatório especializado de Doença Renal Crônica do Hospital das Clínicas de Pernambuco.
O Blog como Ferramenta de Aprendizagem
Total Care /Hospital Paulistano -Amil SP
COMBATE A FOME 6°B.
Alimentos Regionais Brasileiros e a Promoção da Alimentação Saudável
O USO DE ERVAS AROMÁTICAS COMO ESTRATÉGIA NA DIMINUIÇÃO DO CONSUMO DE SAL NA DIETA DE ADULTOS E IDOSOS HIPERTENSOS ATENDIDOS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE:
DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Dra. Henriqueta Sacramento
Alimentação Saudável.
II Encontro de Educação e Saúde
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Escolas Promotoras de Saúde
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sábado a Segunda-feira, 23 a 25 de Março de 2013.
A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO - UFMT
PROGRAMAÇÃO 2012 HORÁRIO PROGRAMAÇÃO DO EVENTO 28 e 29 DE SETEMBRO 2012RESPONSÁVEISLOCALIZAÇÃO 19h00 /28-09Abertura OficialDiretoria FGAuditório 2 da.
Trabalho Elaborado por Luís Genebra Nº12 Vítor Barroso Nº17
NutriTeen Projeto de Marketing para o Centro de Atendimento e Apoio
Resultado Questionário E. E. F. Paquetá
Universidade Federal do Amapá
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
Componente Curricular
Componente Curricular
SESI INDÚSTRIA SAUDÁVEL
Pergunta 01 Estou com o peso ideal? Sim – 20 pontos Não – 0 (zero)
EDUCAÇÃO EM SAUDE III ALUNA: SIMONE GAIRA MOURA PROFESSORA: CATARINE GRISA DISSIPLINA: EDUCAÇÃO EM SAUDE III TRABALHO: PROJETO DE ATIVIDADE PRÁTICA ATIVIDADE.
Projeto de Arquitetura V 6. semestre
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
12. Rede de Tratamento ao Usuário do Programa de Diabetes
HIPERTENSÃO E DIABETES: APRENDENDO A CONVIVER.
Introdução a Engenharia de Alimentos
Rio Verde - Goiás - Brasil
Qualidade de vida X Alimentação Carolina Cazelli Alencar Nutricionista
MODELO DE APRESENTAÇÃO A SER UTILIZADO
Objetivo Geral Promover a qualidade de vida, bem-estar e autonomia da gestante através de ações multidisciplinares. Troca de experiências e informações.
ESCOLA SEAC   GISELLE DINIZ SILVA
Papel dos Guias Alimentares
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
ESCOLA MUNICIPAL FLORIANO PEIXOTO
Serviço de Nutrição Hospitalar
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
ÁREA TÉCNICA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ATENÇÃO BÁSICA
“De tudo o que os seres humanos tem em comum, o mais comum é que precisam comer e beber” Georg Simmel.
PROJETO EDUCAÇÃO EM SAÚDE III
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS EM CRECHE FILANTRÓPICA DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS FERNANDES, L.1 GUIMÃRAES, M.P.S.
SEAC - ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL À DISTÂNCIA CURSO ASB – AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL PROFESSOR: FÁBIO CRISTIANO ALUNA: ROSELI AP. BRISIDA DISCIPLINA:
DIAGNÓSTICO DA FAZENDA RIO TAVARES Aline Cardozo¹, Amanda Corrêa Martins¹, Cleiton Oliveira¹, Dalvan Antônio de Campos¹, Iana Bárbara Ramalho Faria ¹,
RELATÓRIO FINAL DA 5ª FASE DO TERRITÓRIO DA SERRINHA Anauã Franco Rosa¹, Luiza Weiss¹, Milena Martins¹, Nathália Petry¹, Roberta Müller¹, Roberta Ostermann¹,
MAGAGNIN, Ana Paula Pedroso; RIBEIRO, Vanusa Orientadora: ANDRIOLA, Verginia Instituto Federal do Paraná – Câmpus Palmas
Profª Adriana S. Nagahashi 2015
COORDENADORES ATUAIS Tutores: Shigueo e Helena Iwamoto Presidente: Rosilene Vice-presidente: Carla Coord. Científico: Viviane e Flaviana Coord. Assistencial:
FUNDAMENTOS DA NUTRIÇÃO AULA 3
INCIDÊNCIA DE COMPRA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS ANTES E APÓS DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E TÉCNICAS DE PREPARO COMO ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM SUPERMERCADO.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E PROMOÇÃO SOCIAL DE RIO FORTUNA/SC Flávia Alberton – Nutricionista – Coordenadora do Projeto Renata Boeing – Professora.
NASF de Bela Vista do Toldo
Transcrição da apresentação:

Ambulatório Bias Fortes – Transplante hepático Universidade Federal de Minas Gerais Graduação em Nutrição Instituto Alfa de Gastroenterologia - HC Projeto Sala de Espera Ambulatório Bias Fortes – Transplante hepático Acadêmicas: Aline Pelosi Ana Beatriz Campos Michelle Oliveira Thammy Jessica Professora Orientadora: Simone Generoso

OBJETIVO As salas de espera tem objetivo de mostrar estratégias de promoção e educação em saúde aos pacientes pré e pós transplante hepático. Orientações para melhor estado nutricional e uma melhor qualidade de vida.

SALAS DE ESPERA A intervenção é feita com dinâmicas, com participação ativa e coleta do conhecimento prévio dos participantes. Duração de 20 minutos Aplicação de pré e pós testes em todas oficinas. Temas diversos

Higienização das mãos, de frutas e de verduras TEMAS ABORDADOS Alimentação saudável Restrição de sódio Higienização das mãos, de frutas e de verduras Diet e Light Leitura de rótulos Diabetes Hipercalemia

CRONOGRAMA 20/08  Oficina Hipercalemia 27/08  Oficina Dieta Hipossódica 03/09  Oficina Alimentação saudável 10/09  Oficina Higienização das mãos 17/09  Oficina Diet e Light 24/09  Oficina Diabetes 01/10  Oficina Leitura de rótulos 08/10  Oficina Hipercalemia 15/10  Oficina Dieta Hipossódica

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Dinâmica  Utilização de figuras com os 10 passos da alimentação saudável (Ministério da Saúde), ressaltando a importância de uma alimentação saudável Cartilha explicativa com o material.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

RESTRIÇÃO DE SÓDIO Dinâmica  Utilização do sal porcionado em saquinhos com 2g, 5g, 8g, 12g, sendo demonstrado a quantidade ideal de sal da dieta hipossódica Cartilha explicativa com o material.

RESTRIÇÃO DE SÓDIO

HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS, FRUTAS E VERDURAS Dinâmica  Utilização da tinta guache para sujar as mãos e depois mostrar a lavagem correta. Explicação sobre os passos para higienização das frutas e verduras. Cartilha com as técnicas corretas de lavagem das mãos e dos alimentos.

HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS, FRUTAS E VERDURAS

DIET LIGHT Dinâmica  Utilização de cartazes e figuras explicativos, demonstrando as principais diferenças entre os alimentos Diet e Light. Cartilha explicativa com o material.

DIET LIGHT

DIABETES Dinâmica  Utilização de figuras em um varal, para mostrar como a doença se desenvolve e como a ação da insulina é importante no controle da doença. Cartilha explicativa com o material.

DIABETES

Leitura dos rótulos Dinâmica  Entregue rótulos de alimentos a todos pacientes para acompanhamento da explicação da tabela nutricional. Orientar a importância da leitura dos rótulos, mostrando diferenças nutricionais nos alimentos de diversas marcas. Cartilha explicativa com o material.

Hipercalemia Dinâmica Utilização do copinho de café para demonstrar o rim saudável e o rim debilitado. Mostrar a importância do controle do potássio na alimentação Cartilha explicativa com o material.

Total: 52 pessoas