Medicina Aeroespacial: Ocorrências Médicas a bordo Dra. Thaís Russomano Dr. João de Carvalho Castro
Por favor, há algum médico a bordo? Número de Emergências Médicas a bordo na aviação comercial é crescente! Fatores subjacentes: Pré-vôo O ambiente do vôo O ambiente na cabine O passageiro
O Pré-Vôo Aeroportos Local público com alta incidência de Morte Súbita (1) Estresse Distâncias Peso Medo de voar 10% da população geral (1) Becker et al. Circulation 1998;97:2106-2109
Ambiente de Cabine Pressão Interna Altitude Hipóxia Expansão gasosa Ar condicionado Baixa umidade relativa do ar Recirculação Imobilidade Doença tromboembólica Pressão Interna Relação 5:1
Ambiente de Cabine Pressão Interna Altitude Hipóxia Estudos Boeing em limitar a altitude de cabine a 6.000 pés Pressão Interna
O passageiro 500 mil passageiros a cada momento Aumento da expectativa de vida Doenças pré-existentes Conhecidas ou não Ativas ou não Perturbação da rotina posológica
Freqüência de problemas em vôo Estratégia Quais os problemas mais freqüentes? Quais os problemas que podem representar maior gravidade? Quais os problemas que podem ser efetivamente solucionados a bordo? Freqüência de problemas em vôo MedAire
Recursos a Bordo O que precisa ser feito de imediato? O que pode ser feito sob orientação? Quem é o objeto para treinamento? O Suporte Básico de Vida Outras situações sem ameaça iminente à vida O comissário de bordo
Elementos de uma solução Recursos a bordo Kit médico Medicamentos / Equipamentos Suporte remoto Profissional de saúde voluntário Informação para o passageiro Direta Indireta: Informação aos médicos
PCR e Aviação
Experiência Varig 1 morte a cada 1.6 milhões de pax 1 morte a cada 4.1 bilhões de pax.km (RPK) Mais mortes por doença do que por acidente aéreo
Corrente da Sobrevivência Acesso RCP Desfibrilação Cuidados Precoce Precoce Precoce Avançados Precoces
Prevenção Informação Aconselhamento pré-viagem Medicação Receita médica / Cartão médico Telefone do médico *Desvio de rota
O futuro Aviões de grande capacidade Avanço da tele-medicina
Conclusões As emergências médicas a bordo de aeronaves comerciais tendem a aumentar Os recursos devem ser desenhados como atendimento extra-hospitalar (suporte básico de vida) O médico deve estar preparado para enfrentar situações de emergência extra-hospitalar (BLS) Telemedicina é a grande vertente (seria bom se não precisássemos chamar o doutor...)
Ocorrências e Orientações Vasovagal - Desmaio É a causa mais comum de síncope (perda de consciência) Fatores precipitantes Dor Trauma Fadiga Perdas sangüíneas Repouso prolongado Valsalva Stress / ansiedade lembrar hiperventilação
Ocorrências e Orientações Vasovagal – Desmaio Hipotensão e bradicardia ocasionam redução no fluxo sanguíneo cerebral Sinais e Sintomas que podem preceder o desmaio: Sensação de vazio na cabeça, náuseas, zumbido, sudorese, salivação, palidez alterações visuais (redução no campo de visão, escotomas, etc.) Taquicardia pode ser o sinal inicial
Ocorrências e Orientações Vasovagal – Desmaio Manejo: Diferenciar de uma PCR Deitar a pessoa (ideal) Afrouxar as roupas Na maioria das vezes a vítima recobra a consciência em pouco tempo
Ocorrências e Orientações Cardíacos Importante é o reconhecimento da PCR (Parada Cardiorespiratória) Situação de maior gravidade nas quais é vital o tempo inicial para início do atendimento e recurso a bordo (DEA – Desfibrilador Externo Automático)
Ocorrências e Orientações Cardíacos Dor no peito / Angina Esclarecer se a vítima já apresentou este sintoma antes e se tem medicação ou indicação de uso Orientar e reforçar o benefício do uso da própria medicação Oxigênio *Situação que pode evoluir para PCR
Ocorrências e Orientações Neurológicos Gravidade – AVE (acidentes vasculares encefálicos / derrames) Reconhecimento: Súbita alterações como: Alterações da consciência, confusão mental, desorientação, alterações da marcha ou sensibilidade, assimetria na face ou de movimentos e força dos membros
Ocorrências e Orientações Neurológicos Manejo: Oxigênio Posição da vítima Orientação remota * Pouso alternado?
Ocorrências e Orientações Neurológicos Convulsões Posicionamento da vítima Evitar traumas e danos secundários Via aérea / respiração Desencadeantes Hiperventilação, hipóxia, deixar de usar medicação, hipoglicemia, etc.
Ocorrências e Orientações Gastrointestinais Náuseas Vômitos Cólicas Diarréia Azia
Ocorrências e Orientações Gastrointestinais Importante fator é a aerodilatação Manejo: Afrouxar roupas, oferecer medicação para controle dos sintomas, líquidos, conforto, etc
Ocorrências e Orientações Respiratórios Insuficiência respiratória e ambiente de cabine = Estado mórbido pode ser agravado pelo ambiente hipobárico e condições de ar de cabine Ar seco e frio Dispnéia (falta de ar) pode estar presente por ansiedade (causa freq.) = hiperventilação
Ocorrências e Orientações Respiratórios Asma / Bronquite Sensação de falta de ar (dispnéia), sensação de chiado no peito, tosse Dificilmente a primeira manifestação nestes casos ocorrerá a bordo Manejo Uso de sua medicação Passageiros por vezes tem receio de usar seus “sprays” (“bombinhas”) Oxigênio, se possível umidificado
Ocorrências e Orientações Medo de voar Vôo normal Ouvir Orientação Afastar das áreas de maior instabilidade Evitar álcool e/ou sedativos sem avaliação e prescrição médica prévias
Ocorrências e Orientações Obstétrico / Ginecológico Parto a bordo Dor / cólicas Contrações
Ocorrências e Orientações Corpo estranho Olhos Evitar intervenções e lesões secundárias Ouvidos Corpo estranho vivo?
Ocorrências e Orientações Outras situações Traumas Dor Vasculares Edema
Ocorrências e Orientações Álcool Embriaguez aguda Agitação Manejo Evitar sedação ou mais álcool Contenção mecânica
Ocorrências e Orientações Queimaduras Cuidado imediato Natureza da queimadura Químicas Descontaminar a área