ESTADOS UNIDOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Advertisements

O Imperialismo e o colonialismo
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
A EXPANSÃO DOS EUA PARA O OESTE
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
1914 – 1918.
EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLÍTICA E ECONÔMICA
Módulo 09 – América do Norte
Jamaica A Jamaica é uma nação insular localizada no mar das Caraíbas (mar do Caribe), extensa 234 quilômetros de leste a oeste e 80 quilômetros de norte.
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
Os EUA no século XIX: Aumento populacional:
EUA: potência hegemônica atual
O IMPERIALISMO Prof. Ms. Wladmir coelho
América Anglo-Saxônica: paisagens naturais e atividades econômicas
(c) Produção de laranja, plantação de arroz, tabaco e cana-de-açúcar.
Capitulo 5: Ponto 2.
Agricultura Mundial I, II e III – G13, G14 e G15
1 - Os EUA no século XIX: Aumento populacional:
Correção da Prova 4° Bimestre.
CONTINENTES E PAISAGENS NATURAIS
Revolução Americana.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
IMPERIALISMO DEFINIÇÃO: “ [...] dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca.
E.U.A ECONOMIA NORTE-AMERICANA PIB: US$ 15 trilhões (dados: FMI para 2011) PIB per capita: US$ Os EUA tornaram-se a maior economia do mundo.
COLONIZAÇÃO E FORMAÇÃO DA AMÉRICA DESENVOLVIDA
COLONIZAÇÃO E FORMAÇÃO DA AMÉRICA DESENVOLVIDA
CAPÍTULO 4 – AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA
A atividade agrícola e o espaço agrário
IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Prof. Cap Queiroz.
A AMÉRICA NO SÉCULO XIX - OS EUA NO SÉCULO XIX.
IMPERIALISMO Professor Ricardo Professor Ricardo.
Capítulo 22 – Os países emergentes
As treze colônias O primeiros colonos ingleses a desembarcar no continente americano eram os puritanos. Eles fundaram na costa atlântica uma colônia chamada.
EUA -Grande potência mundial
Atualmente a África do Sul garante o maior PIB do continente.
Economia dos Estados Unidos da América
"A burguesia não pode existir sem constantemente revolucionar os instrumentos de produção e, portanto, as relações de produção e, com elas o total das.
EUA.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
África: Aspectos Naturais.
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX.
Fluxos Migratórios.
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
Independência dos Estados Unidos
OS EUA Século XIX.
JAPÃO: O PAÍS MAIS INDUSTRIALIZADO DA ÁSIA
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS. PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS.
Parte 1: Território e Nação
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
Produção Econômica da América Latina – parte II
Agropecuária dos EUA.
Revisão 8º ano.
Colonização Africana Colonização Africana.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Doutrina Monroe A chamada Doutrina Monroe foi anunciada pelo presidente estadunidense James Monroe (1817 a 1825) em sua mensagem ao Congresso em 2 de dezembro.
Formação do Território Brasileiro
Estados Unidos.
Raízes do crescimento econômico norte-americano
IMPEIALISMO SEC. XIX 22/04/2017
Formação territorial brasileira
1) CONTEXTO DAS GUERRAS NAPOLEÔNICAS:
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
As colônias da América Prof. Filipe Carota. Regras de Sala 1)Respeitar 2) Pedir 3) Cumprir.
CAPÍTULOS 26 E 27 – 3ª. SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ SÉCULO XIX.
E.E.M PLACIDO ADERALDO CASTELO 2º Ano “B” HISTORIA Professora: Raquel Equipe: Ana Géssica Daniele Cristina Gabriela Gabriel Emanuel.
Estados Unidos. As Treze Colônias Guerra de Secessão ( ) Estados do SulEstados do Norte -Clima Subtropical - Latifúndios - Mão-de-obra escrava.
A independência dos Estados Unidos
EUA 8º Ano.
Transcrição da apresentação:

ESTADOS UNIDOS

Colonização

Colonização Os Estados Unidos foi colonizado por ingleses. A ocupação e exploração dessa colônia não se deu de forma igualitária.

Colônias do Norte As Colônias do Norte, foram ocupadas por ingleses rejeitados e tentavam na América uma nova oportunidade. Assim, as propriedades eram de pequeno porte, com mão de obra familiar e produção voltada para o mercado interno o que acabou desenvolvendo uma economia local.

Colônias do Sul Já as Colônias do Sul não tiveram a mesma forma de ocupação do território. Nessa região as propriedades eram de grandes extensões com produções agrícolas tropicais que atendiam as necessidades da metrópole inglesa e com uso de mão – de – obra escrava.

A Guerra de Secessão Após a independência dos Estados Unidos as colônias do sul tentaram se separar das do Norte por não concordarem com as medidas implantadas pelo governo federal. A abolição da escravatura era um dos principais pontos de discórdia entre elas.

continuação Os estados do norte, mais ricos e preparados militarmente, venceram e impuseram seus interesses sobre o país. A escravidão foi abolida, atendendo aos interesses dos estados do norte. Apesar disso, os negros não tiveram nenhum programa governamental que lhes garantissem a integração social. Após a liberdade, foram marginalizados pela sociedade.

A Ocupação territorial Após a Independência os Estados Unidos iniciou sua expansão em direção ao oeste. Territórios foram comprados, outros simplesmente anexados; Foram feitos projetos de ocupação com doação de terras aos estrangeiros que quisessem desbravar o oeste norte – americano;

DESTINO MANIFESTO Projeto do governo americano que sustentava a “Superioridade norte – americana” como explicação para conquistas territoriais e sentimento de superioridade em relação a outros povos.

Expansão territorial norte - americana

Doutrina Monroe No final do século XIX com o imperialismo europeu na Ásia e África, os Estados Unidos desenvolveu um projeto de ampliar a influência econômica e política sobre o continente americano. Essa política norte – americana recebeu o nome de DOUTRINA MONROE.

A Ascensão da potência americana O crescimento da economia norte-americana foi propiciado por acontecimentos históricos como a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) momento em que a Europa se encontrava em reconstrução, então os EUA forneceram empréstimos e mercadorias, resultando num gigantesco crescimento do PIB e se consolidando definitivamente como a maior potência mundial.

A indústria norte – americana Desde o processo de colonização, as atividades industriais estavam localizadas no Nordeste dos Estados Unidos. A presença de carvão mineral na região dos Grandes Lagos e de minério de ferro nos Apalaches foram fundamentais para o crescimento industrial.

A expansão da indústria Após a Segunda Guerra mundial as empresas norte – americanas se espalharam pelo mundo ampliando os rendimentos dessas empresas e fortalecendo ainda mais a economia norte – americana.

continuação Ao longo do século XX, novas áreas industriais foram formadas de acordo com as novas atividades industriais.

As novas áreas industriais As áreas de alta tecnologia, informática e comunicações se instalaram na costa oeste norte –americana

As novas áreas industriais As atividades aero – espaciais e de pesquisas como a NASA se encontram na porção sul, no Texas. A extração de Petróleo no Golfo do México também colaborou para o desenvolvimento do Texas

A Agricultura

Agricultura A agropecuária norte – americana é estruturada no que se denomina “BELTS”, isto é, extensas faixas de terras onde predominam um determinado produto agropecuário de acordo com as características climáticas e também do relevo. Possui uma alta mecanização e investimentos nas melhorias agrícolas

A Grande potência militar A participação efetiva dos Estados Unidos na II Guerra Mundial transformou – o em uma das grandes potências do mundo até os dias de hoje. Com o desenvolvimento da Guerra Fria os Estados Unidos investiu maciçamente na área militar intimidando frequentemente seu grande oponente da época, a URSS. Com o fim da URSS os Estados Unidos torna –se a principal superpotência detentora de enorme poder militar.

As regiões geoeconômicas Nordeste – região industrial mais tradicional dos Estados Unidos conhecida como Manufacturing Belt. Nessa região está situada a capital, Washington, e o principal centro econômico – financeiro do país, New York.

Planícies Centrais: Essa região é o grande celeiro agrícola norte – americano. A agricultura é altamente mecanizada.

Sul: Nessa região o turismo, as empresas aeroespaciais e a extração de petróleo são grandes destaques. Nos últimos tempos essa região recebeu o nome de SUN BELT justamente pelo crescimento de novos setores industriais e de alta tecnologia.

Costa Oeste: Além de desenvolver uma agricultura irrigada essa região tem ganho destaque em atividades dos setores de telecomunicações, informática e alta tecnologia graças ao Vale do Silício presente no estado da Califórnia, próximo a São Francisco.

Oeste: Nessa região se destaca a criação de gado, a irrigação no cultivo de frutas e hortaliças e a extração de minérios.