Modelo biologista e tecnicista hegemônico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ações Estratégicas na Atenção Básica
Advertisements

A Enfermagem na Organização do SUS
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
Avanços Observados Abrangência Ampliação das ações realizadas nos centros de saúde – atenção integral Avanço em complexidade do cuidado prestado Cuidado.
UBS Trabalham dentro do Sistema Único de Saúde - SUS
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
Política Publica do SUS em Dependência Química
FÓRUM MACRORREGIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
Políticas Sociais em Saúde Pública
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Brasil: conquistas e desafios para o sistema de saúde
PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA CAMPO MOURÃO
NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA- NASF
SAÚDE, CONTROLE SOCIAL E VOCÊ:
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Alguns conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Alexandre de Araújo Pereira
I Seminário Microrregional de Atenção Primária – Betim 21 / 09 / 2007
mudado na prática da saúde? Adriana Coser Gutiérrez
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Minuta de resolução para CIB
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO WORKSHOP SAÚDE MENTAL E REFORMA PSIQUIÁTRICA PAINEL 1 MODELO DE PREVENÇÃO E ATENÇÃO.
MESA REDONDA: Rede como produção de Encontro e Responsabilização
ESF Integralidade da assistência
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF   GABINETE DO MINISTRO Portaria Nº 154, de 24 de janeiro de 2008.
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Clínica Ampliada e Arranjos Organizacionais
Atenção à Saúde da Família e Comunidade
Apoio Matricial e Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Programa de Atenção Comunitária a meninos, meninas e adolescentes com sofrimento mental Direção Adjunta de Saúde Mental Governo da Cidade de Buenos Aires.
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Estratégia de Saúde da Família
NOAS.
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
Prof.João Galdino. No que se refere às questões relativas à infraestrutura, à logística e às diretrizes, recomenda-se que sejam avaliadas algumas possibilidades,
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
MODELOS ASSISTENCIAIS EM SAÚDE
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
10ª Reunião Plenária da CNPD
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
ÁREA TÉCNICA SAÚDE DO IDOSO
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
NASF e AME : CONSTRUINDO A REDE DE CUIDADOS NA ZONA SUL DE SÃO PAULO Ana Paula da Silva Delgado 1, Érica Veneroni Pinto 2, Mônica Heiderich 3, Kátia Ap.
REUNIÃO CÂMARA TÉCNICA DA ATENÇÃO BÁSICA, CONASS E CONASEMS – 12 DE AGO DE Grupo 2 – APS COMO ORDENADORA DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE (SISTEMAS DE.
Alguns Conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
Apoio Matricial.
Programa Saúde da Família
NASF Betim 2009/2010. Criação dos NASF´s Portaria 154 (MS, 2008) – NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) Profissionais de diferentes áreas especializadas.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
CRIAÇÃO DO NASF.
Apoio Matricial, Apoio em Saúde e a Articulação da Rede
REABILITAÇÃO Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência.
Saúde Mental na Atenção Básica Karime Pôrto Coordenação Nacional de Saúde Mental DAPE/SAS/MS.
Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SÁUDE
Transcrição da apresentação:

Modelo biologista e tecnicista hegemônico Saude como ausência de doença... Atenção centrada no individuo, nas ações curativas, pouco coletivo, tudo baseado em queixa conduta... Demanda mostra esta expectativa curativa Hospital dominante, Serviços concentrados no espaço urbano Medico centrado Funcionamento baseado na demanda espontânea

“SUS é um grande projeto civilizatorio e de inclusão da população” SISTEMA ÚNICO DE SAUDE 1988 - Reforma Sanitária A possibilidade de superação do modelo de assistência hegemônica. “SUS é um grande projeto civilizatorio e de inclusão da população”

Legislação federal 8080/90 8142/90 Universalidade – acesso para todos, direito a saude integralidade – integração dos serviços da saude, não só o biológico mas em outros determinantes que permitem o agravo... equidade – todos os cidadãos serão atendidos igualmente, independente da complexidade do seu caso e ainda considerando as necessidades coletivas e os riscos. gratuidade – não será cobrado nenhum valor diretamente, quer seja total ou parcial. Controle social

Niveis de complexidade baixa (APS ou AB), media (AS) e alta complexidade (AT) são complementares entre si No campo da Saúde Mental há inversão dos niveis...l APS é aquele nível que oferece a entrada no sistema para todas as novas necessidades. Necessidade de triagem. Atenção para a pessoa, e não para a enfermidade. Pensar nos vários determinantes sociais da doença, nas condições de habitação, de moradia, nas relações que se estabelecem em sua comunidade e na família. É acompanhamento longitudinalidade.

PORTARIA Nº 692/1994 ESTRATEGIA SAÚDE DA FAMÍLIA - reorganização da pratica assistencial em novas bases e critérios, em substituição ao modelo tradicional de assistência, orientado para a cura de doenças no hospital. . centrada na familia, entendida e percebida a partir do seu ambiente físico e social ... Historicamente responsabilizamos só a pessoa ... visão ampliada do processo de saude.... . território – é o local onde se estabelece as relações sociais.... atenção na prevalência ex. diabetes, hipertensão e programas... (crianças, mortalidade materna e infantil...)

As principais atividades nas Unidades de Saúde da Familia: • Mapeamento da área adscrita e dos equipamentos sociais presentes nesse território; • Planejamento, busca ativa, Cadastramento e acompanhamento das famílias; IMPORTANCIA DAS INFORMAÇÕES • Acolhimento e marcação de consultas;

PORTARIA MS GM N. 154/2008 NASF – não existe sem ESF.. tem que estar acoplados as ESF NASF é uma conquista das equipes de saúde da família . objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção basica, bem como sua resolubilidade; . não se constituem em porta de entrada do sistema, e devem atuar de forma integrada à rede de serviços de saúde, a partir das demandas identificadas no trabalho conjunto com as ESF

NASF – pressupostos tecnológicos CLINICA AMPLIADA . Ampliação do olhar – tirar o caráter da doença... . busca de autonomia do usuário – olhar para outro determinantes as vezes pode levar a que o usuário se cuida um pouco melhor . apoio matricial – objetiva assegurar retaguarda especializada a equipe/profissionais encarregados da atenção a problemas de saude. é uma co-produção, é um compartilhamento.... é uma retaguarda assistencial e suporte técnico pedagógico as equipes de referencias . sistema de compartilhamento sincrônico de saberes e responsabilidades pelo cuidado.... só possível como reunião de equipe.... senão vira um ambulatório ambulante.... a equipe tem que organizar durante a semana, algumas horas para reuniões...

Projeto Terapêutico Singular (PTS) - Constitui-se em um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, direcionadas a um sujeito individual ou coletivo, realizada por uma equipe interdisciplinar, com apoio matricial se necessário.

Projeto de Saúde no Território (PST) - Pretende ser uma estratégia das equipes de SF e do NASF, para desenvolver ações efetivas na produção da saúde em um território articulando os serviços de saúde com outros serviços e políticas sociais, de forma a investir na qualidade de vida e na autonomia das comunidades. Ele deve iniciar-se pela identificação de

Desafios a serem superados O trabalho em grupo/equipe constitui-se em um dos desafios que se coloca para os profissionais do NASF e da ESF. A intersetorialidade. Rotatividade, precarização das relaçoes de trabalho; O acolhimento, produção de vinculos....