Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - PORTUGUÊS

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Transcrição da apresentação:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - PORTUGUÊS Ensino Médio, 1ª Série Transitividade verbal

LÍNGUA PORTUGUESA, 1º ano Transitividade verbal Observe as frases 1 e 3. Elas não declaram nada sobre nada ou ninguém. Veja agora as frases 2 e 4. Elas declaram algo sobre alguém. Nestas frases, a palavra responsável por essas declarações são os VERBOS: 2- Eu ACORDEI 4- Josefa É Basicamente essas declarações podem exprimir: 2- Ações (atos, processos, etc.); 4- Estados. VEJAMOS: Os verbos são as palavras responsáveis pelas declarações que fazemos, ou seja, quando falamos algo sobre alguém ou alguma coisa, normalmente estamos usando verbos. Veja: 1- Bom dia! 2- Acordei cedo hoje. 3- Socorro! 4- Josefa é uma garota estudiosa.

“Na semana passada, a gente contou(1) por aqui que, segundo cientistas, os homens são(2) mais românticos que as mulheres.” Superinteressante, abril de 2011 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º ano Transitividade verbal Neste trecho, a declaração fala de uma ação, de algo que se fez. Note que o verbo(1) significa a ação da qual estamos falando (contar, falar), sendo completada depois pelo que se havia contado. Aqui a declaração que se faz dos homens fala de um estado deles (romântico), no entanto o verbo(2) não significa esse estado, ele apenas indica esse estado, aponta para ele. Imagem: Andréia Bohner from Brazil / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

LÍNGUA PORTUGUESA, 1º ano Transitividade verbal Outro exemplo: No primeiro trecho, a declaração fala de uma ação, de algo que se faz. Note que o verbo(1) significa a ação da qual estamos falando (dizer, falar), sendo completada depois pelo que se diz. Aqui a declaração que se faz do imaginário fala de um estado dele (totalmente errado), no entanto o verbo(2) não significa esse estado, ele apenas indica esse estado. Um estudo dos EUA,[...], diz(1), simples assim, que o imaginário popular está (2) totalmente errado. Superinteressante, abril de 2011

Assim dizemos que há dois tipos básicos de verbos: LÍNGUA PORTUGUESA, 1º ano Transitividade verbal Assim dizemos que há dois tipos básicos de verbos: os verbos 1 (contou, diz) são SIGNIFICATIVOS, pois significam as informações centrais das declarações (as ações – contar, dizer). A gente contou por aqui/ um estudo diz. os verbos 2 (são, está) são NÃO SIGNIFICATIVOS, pois não significam as informações centrais das quais se fala (os estados – romântico, errado). Os homens são românticos/ o imaginário está errado.

Resumindo Os verbos basicamente podem exprimir “ações” e “estados”; LÍNGUA PORTUGUESA, 1º ano Transitividade verbal Resumindo Os verbos basicamente podem exprimir “ações” e “estados”; Quando indica ação, esse verbo significa essa ação; Quando indica estado, o verbo não significa tal estado; Assim: a- os verbos de ação são significativos; b- os verbos de estado são não significativos.

Espaguete com Brócolis e Tomate seco LÍNGUA PORTUGUESA, 1º ano Transitividade verbal Espaguete com Brócolis e Tomate seco 400 g de espaguete 1 xícara (chá) de brócolis cozidos 1 tomate seco em tirinhas 2 colheres (sopa) de azeite 1 dente de alho picado sal e pimenta-do-reino a gosto Cozinhe o macarrão em água quente abundante com sal. Escorra e reserve. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e refogue o alho até dourar. Junte o brócolis e o tomate e tempere com o sal e a pimenta-do-reino. Ponha o macarrão, mexa e sirva em seguida. Neste texto, temos instruções para a realização de algo – no caso, uma receita culinária. Textos deste tipo são chamados de injuntivos – da ordem da injunção – ou seja, textos destinados à instrução. Imagem: Daniel K. Gebhart /  Creative Commons Attribution 2.5 Generic.

LÍNGUA PORTUGUESA, 1º ano Transitividade verbal COZINHE o macarrão AQUEÇA o azeite REFOGUE o alho JUNTE o brócolis PONHA o macarrão Numa receita culinária, os verbos predominantes são os verbos de ação – significativos – pois o tempo todo estamos recebendo indicações do QUE e de COMO fazer.

LÍNGUA PORTUGUESA, 1º ano Transitividade verbal Note que a ação dos verbos da tela anterior se aplicam sobre os ingredientes do prato. Aqueça o azeite Cozinhe o macarrão Assim, vemos que a ação de aquecer se aplica sobre o azeite e a ação de cozinhar se aplica sobre o macarrão. Imagem: (a)  Alex Ex / GNU Free Documentation License e (b) cyclonebill / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic.

LÍNGUA PORTUGUESA, 1º ano Transitividade verbal Na receita culinária, essa é uma regularidade constante, pois as ações que temos que fazer se aplicam sobre os ingredientes da receita. Veja o quadro ao lado: COZINHE o macarrão AQUEÇA o azeite REFOGUE o alho JUNTE o brócolis PONHA o macarrão

LÍNGUA PORTUGUESA, 1º ano Transitividade verbal Na receita culinária, essa é uma regularidade constante, pois as ações que temos que fazer se aplicam sobre os ingredientes da receita. Veja o quadro ao lado: Chamamos verbos como esses, em que o sentido tem que passar a frente, de VERBOS TRANSITIVOS. Em outras palavras, os verbos transitivos são aqueles em que o sentido transita para outro termo. COZINHE o macarrão AQUEÇA o azeite REFOGUE o alho JUNTE o brócolis PONHA o macarrão

LÍNGUA PORTUGUESA, 1º ano Transitividade verbal VERBO OBJETO COZINHE O MACARRÃO AQUEÇA O AZEITE REFOGUE O ALHO JUNTE O BRÓCOLIS PONHA Chamamos os termos para os quais se destinam a ação dos verbos transitivos de OBJETOS, ou seja, chama-se os complementos dos verbos transitivos de objetos. Veja o quadro ao lado:

LÍNGUA PORTUGUESA, 1º ano Transitividade verbal Os verbos transitivos podem transitar de duas formas diferentes. Veja o trecho da música “Os Anjos” – Legião Urbana. Veja o exemplo ao lado. A ação de pegar se aplica diretamente sobre as duas medidas de estupidez. Compare agora com este exemplo. A ação levar precisa transitar, porém não se aplica diretamente sobre o forno. Concluímos assim que há dois verbos transitivos: aqueles cujas ações se aplicam diretamente sobre seus objetos e aqueles cujas ações não se aplicam diretamente sobre seus objetos. Vejamos: Pegue duas medidas de estupidez Junte trinta e quatro partes de mentira Coloque tudo numa forma Untada previamente Com promessas não cumpridas Adicione a seguir o ódio e a inveja Dez colheres cheias de burrice Mexa tudo e misture bem E não se esqueça, antes de levar ao forno, temperar Com essência de espírito de porco Duas xícaras de indiferença e um tablete e meio de preguiça

LÍNGUA PORTUGUESA, 1º ano Transitividade verbal Compare os dois quadros. Veja as palavras que iniciam os objetos: Perceba que em I temos várias palavras iniciando os objetos, mas em II os objetos iniciam-se sempre com a preposição DE. I duas maçãs. o melão em duas metades. Corte os legumes em cubos. vários inhames em fatias. II de melão. Eu gosto de você. de cantar. de Pernambuco. I II Duas De O Os Vários

LÍNGUA PORTUGUESA, 1º ano Transitividade verbal Em II, porém, a ação (processo) do verbo gostar não se aplica diretamente sobre seus objetos (melão, você, cantar e Pernambuco). Logo, para fazer a ligação entre o verbo e seu objeto, é necessário, nesse caso, a palavra DE. Assim são chamados de Verbos Transitivos Indiretos (VTI), pois a ligação verbo-objeto é feita indiretamente, através de uma palavra intermediária (de). Em I, a ação do verbo CORTAR se aplica diretamente sobre seus objetos (maçã, melão, legumes e inhames). Logo não precisa de uma palavra específica para fazer a ligação verbo-objeto. Logo, são chamados Verbos Transitivos Diretos (VTD), pois a ligação verbo-objeto é feita diretamente, sem uma palavra intermediária.

Corte O MELÃO em duas metades. OS LEGUMES em cubos. LÍNGUA PORTUGUESA, 1º ano Transitividade verbal   1- Os verbos transitivos diretos (VTD) não precisam de nenhuma palavra para se ligar ao seu objeto, pois aplicam suas ações diretamente sobre eles e aceitam depois dele as mais diversas palavras. DUAS MAÇÃS. Corte O MELÃO em duas metades. OS LEGUMES em cubos. VÁRIOS INHAMES em fatias grossas.

LÍNGUA PORTUGUESA, 1º ano Transitividade verbal 2- Os verbos transitivos indiretos (VTI) precisam de uma palavra específica (preposição) para se ligar ao objeto, pois o fato expresso em seu significado não atua diretamente sobre seu objeto. de doce. de melão. Eu gosto de você. de cantar. de Pernambuco.

LÍNGUA PORTUGUESA, 1º ano Transitividade verbal A maioria dos Verbos Transitivos Indiretos aceita apenas uma única preposição em seu complemento (objeto). Veja: de balas. Gosto para balas. com balas.

EX.: Amanhã eu vou à praia. (norma padrão – preposição A) LÍNGUA PORTUGUESA, 1º ano Transitividade verbal IMPORTANTE: alguns verbos diferem suas regências na norma padrão e na norma não padrão. EX.: Amanhã eu vou à praia. (norma padrão – preposição A) Amanhã eu vou pra praia. (norma não padrão – preposição PRA)

Vejamos os exemplos abaixo: LÍNGUA PORTUGUESA, 1º ano Transitividade verbal Há ainda verbos que não precisam transitar, ou seja, eles não precisam de um objeto para o qual suas ações serão destinadas. Vejamos os exemplos abaixo:   Depois de CAIR, o menino CHOROU, mas, quando parou, sua namorada CHEGOU. No exemplo acima, os verbos destacados (cair, chorou e chegou) não precisam destinar suas ações a nenhum objeto, logo não transitam, são INTRANSITIVOS.

Qualquer verbo pode ser usado como verbo intransitivo. LÍNGUA PORTUGUESA, 1º ano Transitividade verbal Qualquer verbo pode ser usado como verbo intransitivo. ATENÇÃO

- Meu sobrinho tem quatro anos e já lê. LÍNGUA PORTUGUESA, 1º ano Transitividade verbal Na primeira oração, o verbo ler foi usado com sua regência regular – VTD. Na segunda oração, no entanto, o verbo ler foi usado sem objeto. O que se quer ressaltar é apenas a habilidade de ler, não sendo necessário um complemento para o verbo. VERBO TRAN. DIR. OBJETO DIRETO li sua carta - Li sua carta logo que chegou. - Meu sobrinho tem quatro anos e já lê. Imagem: Jean Raoux / Public.

- Comi uma pizza média sozinho. - Eu como demais quando estou nervoso. LÍNGUA PORTUGUESA, 1º ano Transitividade verbal Na primeira frase, o verbo comer foi usado com sua regência regular – VTD. Na segunda frase, porém, o verbo comer foi usado como intransitivo, não sendo necessário dizer o que se come, pois o que se quer informar é um hábito, algo costumeiro. VERBO TRAN. DIR OBJETO DIRETO comi uma pizza - Comi uma pizza média sozinho. - Eu como demais quando estou nervoso. Imagem: cyclonebill /  Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic.

LÍNGUA PORTUGUESA, 1º ano Transitividade verbal No primeiro exemplo, vemos o verbo assistir, usado naturalmente como VTI. Na segunda oração, mais uma vez, não é necessária a referência a um objeto, já que é apenas uma referência a um hábito. VERBO TRAN. IND. OBJETO INDIRETO assisti a um filme Imagem: U.S. Navy photo by Photographer's Mate Airman Christine Singh / Public Domain. - Ontem assisti a um filme ótimo. - No fim de semana, não faço nada, apenas assisto.

VERBOS NÃO SIGNIFICATIVOS LÍNGUA PORTUGUESA, 1º ano Transitividade verbal VERBOS NÃO SIGNIFICATIVOS Como vimos anteriormente, os verbos podem significar fatos presentes na frase ou apenas indicar um estado presente nela. Veja: “(A) De acordo com o que foi apurado, (B) os homens tendem a ser mais românticos do que as mulheres.” No período acima, temos duas orações: (A) uma expressando uma ação; (B) outra expressando um estado. Vejamos a oração (B): “os homens tendem a ser mais românticos do que as mulheres.” Nela, estamos falando algo sobre os homens, a principal informação dessa declaração não é uma ação dos homens, mas um estado, uma qualidade deles – mais românticos do que as mulheres. O verbo, no entanto, não significa essa qualidade, apenas indica um estado permanente (são).

LÍNGUA PORTUGUESA, 1º ano Transitividade verbal Assim, notamos que ele apenas liga o ser de quem se declara algo a sua qualidade. Classificamos, então, esses verbos como VERBOS DE LIGAÇÃO. Os verbos que indicam estados podem estabelecer vários aspectos em relação a esse estado (passageiro, permanente, mudança de estado, etc.). Note que SÃO ROMÂNTICOS (a) é diferente de ESTÃO ROMÂNTICOS (b). Em (a) temos uma característica permanente e em (b) temos uma que irá passar (estado passageiro).

SIGNIFICATIVOS INDIRETO INTRANSITIVO VERBOS LÍNGUA PORTUGUESA, 1º ano Transitividade verbal DIRETO TRANSITIVO SIGNIFICATIVOS INDIRETO INTRANSITIVO VERBOS NÃO SIGNIFICATIVOS VERBO DE LIGAÇÃO

Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso   3 Andréia Bohner from Brazil / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Only_Time..._(49854383).jpg 23/03/2012 7 Daniel K. Gebhart /  Creative Commons Attribution 2.5 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pasta.jpg 9a (a)  Alex Ex / GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Italian_olive_oil_2007.jpg 9b (b) cyclonebill / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flickr_-_cyclonebill_-_Spaghetti_(1).jpg 22 Jean Raoux / Public. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jean_Raoux_%E2%80%93_Young_Woman_Reading_a_Letter.jpg 23 cyclonebill /  Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flickr_-_cyclonebill_-_Kartoffelpizza_med_rosmarinpesto.jpg 24 U.S. Navy photo by Photographer's Mate Airman Christine Singh / Public Domain. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:US_Navy_060225-N-7711S-095_A_Sailor_stationed_aboard_the_Nimitz-class_aircraft_carrier_USS_Ronald_Reagan_(CVN_76)_takes_a_break_in_the_ship%27s_library_as_he_watch_a_movie.jpg