Utilização de algoritmos genéticos para a identificação e escolha de acções de condicionamento da procura de energia Álvaro Gomes; A. Gomes Martins; Carlos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uso de indicadores para medir o progresso e o desempenho
Advertisements

Unidade VII Algoritmos Genéticos
Busca Informada Parte 3 – Algoritmos Genéticos
Algoritmos Genéticos Alex F. V. Machado. Algoritmos Genéticos Quanto melhor um indivíduo se adaptar ao seu meio ambiente, maior será sua chance de sobreviver.
Escolas Estratégicas Introdução
Optimization and Decision Support Techniques FUNDAMENTOS DE ALGORITMOS GENÉTICOS Pedro Miguel A. S. Melo FEUP – Fevereiro de 2008.
CONCEITOS BÁSICOS DA META-HEURÍSTICA TABU SEARCH
1. Análise do Problema 2. Definição de dados
Fundamentos dos Algoritmos Genéticos Alex F. V. Machado.
Algoritmos Genéticos Alex F. V. Machado. Algoritmos Genéticos Quanto melhor um indivíduo se adaptar ao seu meio ambiente, maior será sua chance de sobreviver.
Computação Evolucionária
Adriano Joaquim de O Cruz
Implementação de AG no Balanceamento Interativo de Linhas de Montagem
Algoritmos Genéticos Marcone Jamilson Freitas Souza
Computação Evolutiva: Programação Genética
Computação Evolutiva: Estratégias Evolutivas
Otimização de Funções Contínuas via Algoritmos Genéticos Adaptado do trabalho realizado por: Frederico Heitor Mônica do Amaral.
Otimização de Funções Contínuas via Algoritmos Genéticos
Inteligência Artificial
Algoritmos Genéticos Prof. Luis Otavio Alvares II/UFRGS
Algoritmos Genéticos Rômulo Ferreira Douro.
Apresentação Introdução à Programação Genética Título :
Algoritmos Genéticos - Capítulo 10 Representação Numérica
Introdução às finanças corporativas Prof. Reinaldo Cafeo
Programação Linear.
Métodos Populacionais
Controle de parâmetros em algoritmos evolucionários
Otimização Prof. Benedito C. Silva IRN UNIFEI
Uma Introdução a Evolução Diferencial
Nuno Orientador: Prof. João Paulo Tomé Saraiva Apoio no INESC:
Inteligência Artificial I
Desempenho de Algoritmos Genéticos
Algoritmos Genéticos em Problemas com Restrições
Funções do distribuidor vinculado
2004/2005 MEEC - Gestão de Energia em Edifícios e na Indústria 1 Certificação energética de edifícios Álvaro Gomes.
Conservação estratégica em iluminação e aquecimento de água - um estudo de caso A. Gomes Martins INESC Coimbra Universidade de Coimbra.
Métodos Populacionais
O PROBLEMA DE SCHEDULING EM JOB-SHOP
Anne Magály de PaulaCanuto DIMAp/UFRN
Algoritmos Evolutivos Algoritmos Genéticos Introdução
Resolução de sistemas de equações lineares
Objectivo Identificar o Modelo da Abordagem Sistémica da Instrução - ASI.
PLANEJAMENTO DO EXPERIMENTO
Algoritmos Genéticos Ricardo Prudêncio.
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
PROBLEMA DO EMPACOTAMENTO
O PROBLEMA DE SCHEDULING EM JOB-SHOP
Algoritmos Genéticos Fernando Lobo
Introdução Prof. Antonio Carlos Coelho
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Cenários de liberalização do mercado de electricidade Actividade de comercialização de “retalho” Gestão de Energia em S.E.E.
Carlos ArriagaEconomia bancária e Financeira1 Unidade 3 Introdução à teoria do portefólio 1 Modelo de Markowitz Fronteira eficiente 2. Determinação da.
Mestrado em Gestão de Informação Tese de Mestrado: Uma Metodologia para a Selecção de Pontas de Aço numa Empresa Metalomecânica Supervisão: Manuel António.
Optimização Os problemas de optimização têm como objetivo maximizar ou minimizar uma função definida sobre um certo domínio Optimizar (max ou min)
Gestão da Carga em Sistemas Distribuídos : Algumas Considerações Luís Paulo Peixoto dos Santos Departamento de Informática Universidade do Minho.
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira Carmen Freitas 25/9/2003.
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira. Apresentação da Cadeira.
Projeto de um Algoritmo Genético Híbrido para Planejamento Operacional de Curto Prazo de Minerações a Céu Aberto Robert Fabricio Subtil.
Algoritmos Genéticos Ricardo Prudêncio.
Inteligência Artificial
Computação Evolutiva Nome dado ao estudo de algoritmos cuja inspiração é o processo de evolução natural das espécies. Origem: trabalho de um pesquisador.
COMO ESCOLHER O FORNO CERTO PARA O SEU NEGÓCIO? Qual o melhor forno que tem hoje no Mercado? Que eu vá conseguir o melhor desempenho energético?
Algoritmos Genéticos ÝIntrodução ÝHistórico ÝAlgoritmo Genético Básico: 3Representação de um indivíduo 3Função de aptidão 3Operadores genéticos 3Critério.
Algoritmos Genéticos Uma visão geral do método Cláudio M. N. A. Pereira.
Taís Sineiro Herig Laboratório de Genômica e Expressão / UNICAMP
1 Algoritmos Genéticos em Otimização de Planejamento l Planejamento ocorre em todas as atividades e envolve: PLANEJAMENTO Recursos Tarefas Tempo Objetivos.
Programação Linear ADSA António Câmara.
Métodos Populacionais. Mantém um conjunto de soluções candidatas e não só uma solução Cada solução será modificada e avaliada Hill-Climbing paralelos.
1 Problemas Numéricos com Representação por Números Reais Prof. Marco Aurélio C. Pacheco.
Universidade do Sul de Santa Catarina Ciência da Computação Técnicas de Inteligência Artificial Aula 10 Algoritmos Genéticos Max Pereira.
Transcrição da apresentação:

Utilização de algoritmos genéticos para a identificação e escolha de acções de condicionamento da procura de energia Álvaro Gomes; A. Gomes Martins; Carlos Henggeler Antunes DEEC / INESCC 10º Congresso da APDIO; UM - Campo de Azurém; Guimarães

Gestão da procura “LM” Objectivos operacionais e económicos (promoção da eficiência energética / económica)  incorporação de recursos existentes no lado da procura  eficiência económica – reestruturação / liberalização * Comercializador: compra por grosso e venda a retalho ( volatilidade dos preços) 10º Congresso da APDIO; UM - Campo de Azurém; Guimarães

Objectivos Minimizar procuras máximas a pelo menos dois níveis de agregação Maximizar lucros Minimizar desconforto Minimizar “ perdas” 10º Congresso da APDIO; UM - Campo de Azurém; Guimarães

Problema com objectivos conflituantes Desafio: Proceder à identificação e escolha de 1 conjunto de acçãos de deslastre, em presença destes objectivos 10º Congresso da APDIO; UM - Campo de Azurém; Guimarães

Algoritmos Genéticos (ag’s) Trabalham com conjuntos de soluções Apresentam comportamento com algumas características semelhantes às encontradas na evolução natural – através de operadores: selecção; reprodução; recombinação e mutação O desempenho de cada indivíduo é avaliado de acordo com o conjunto de objectivos em análise Potencialmente “cegos” se não usarem informação disponível no espaço dos objectivos Requisitos Representação do mundo real definição do espaço das soluções admissíveis; função de avaliação do desempenho das soluções; representação das soluções Parametrização do algoritmo valores para parâmetros dos operadores utilizados: probabilidades de mutação e de recombinação; tamanho da população; procedimento de selecção; etc 10º Congresso da APDIO; UM - Campo de Azurém; Guimarães

Aproximações experimentadas Meta-frente Óptimo flutuante Meta-óptimo 10º Congresso da APDIO; UM - Campo de Azurém; Guimarães

Contribuição para a probabilidade de mutação dos objectivos min lucros e min desconforto 10º Congresso da APDIO; UM - Campo de Azurém; Guimarães

Contribuição para a probabilidade de mutação do objectivo min ponta máxima agregada 10º Congresso da APDIO; UM - Campo de Azurém; Guimarães

Formatação da fitness 10º Congresso da APDIO; UM - Campo de Azurém; Guimarães

Processo de selecção 10º Congresso da APDIO; UM - Campo de Azurém; Guimarães

Incorporação de conhecimento 10º Congresso da APDIO; UM - Campo de Azurém; Guimarães

Algumas características do algoritmo: Populações com 20 indivíduos; Vantagem na utilização de conhecimento Processo de selecção elitista com inclusão de torneio e eventualmente em conjunto com métodos determínisticos Inexistência de demasiada pressão de convergência mostra-se benéfica. Mais alguns parâmetros Pc= 0,01; indução de nichos; restrições ao casamento 10º Congresso da APDIO; UM - Campo de Azurém; Guimarães

Resultados 10º Congresso da APDIO; UM - Campo de Azurém; Guimarães

Evolução dos valores para o factor de perdas encontrados na população em cada geração 10º Congresso da APDIO; UM - Campo de Azurém; Guimarães

Evolução dos valores para potência desagregada 2 encontrados na população em cada geração 10º Congresso da APDIO; UM - Campo de Azurém; Guimarães